imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Na 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e que acontece de 30 de julho a 3 de agosto, em Bonito, o EcoEspaço vai dar destaque a filmes e videos que promovem a conscientização ambiental, no projeto Reciclando Cultura.

No dia 1° de agosto, às 18 horas, vai ser exibido o documentário "Estamira", direção de Marcos Prado. Durante seu trabalho fotográfico no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, Marcos Prado encontrou uma pérola: Estamira, 63 anos de idade. Ela trabalha no lixão há mais de duas décadas e sofre de esquizofrenia. Deste encontro inesperado surgiu o documentário Estamira, que acompanha, durante três anos, a vida desta mulher que sobrevive no lixo da civilização.

Com uns discursos eloqüentes, filosóficos e poéticos, supera sua condição miserável e questiona os valores perdidos da sociedade. "Às vezes é só resto. Mas, às vezes também vem descuido. (...) Economizar as coisas é maravilhoso, pois quem economiza as coisas tem. Quem não tem sofre", diz Estamira, sobre o lixo.

O documentário Estamira conta a história desta mulher que vive e trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Carismática e maternal, Estamira convive e lidera uma pequena comunidade de velhos que habitam o lixão. Filmado desde 2000, quando Estamira começou a se tratar num centro psiquiátrico público, o filme mostra seu cotidiano ao longo de três anos, a sua transformação e os efeitos dos remédios que se obriga a tomar. Através de seus filhos, são desvendados os árduos caminhos trilhados por ela. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, Estamira vive em função de sua missão: "revelar e cobrar a verdade". Vivendo no lixo da civilização, ela consegue superar sua condição miserável e coloca em questão os valores perdidos da sociedade.

Estamira, dirigido por Marcos Prado e produzido por José Padilha, ambos de Ônibus 174 e Tropa de Elite, surgiu do ensaio fotográfico de Prado, intitulado Jardim Gramacho. Estamira foi o documentário de maior público nos cinemas em 2006 e recebeu 33 prêmios nacionais e internacionais, tais como: Melhor Documentário segundo o júri oficial, nos Festivais Internacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Grand Prix no Festival Internacional de Documentários de Marseille e foi escolhido como o Melhor Documentário no Festival Internacional de Karlovy Vary.

No festival serão exibidos também os curta-metragens "Lixo", "Bisbilhotando em Fragmentos" e "Preservar para Ser".

"Lixo" é um curta-metragem documental de Marcos Prado, produzido pela Zazen Produções, ovacionado no Tribeca Film Festival, em Nova York. Foi produzido em 2007 para a Live Earth, ONG liderada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ambientalista Al Gore. O curta foi exibido na maratona de 24 horas de shows do "SOS - Live Earth", evento transmitido para o mundo todo com o intuito de alertar sobre os danos provocados pelo aquecimento global. O curta mostra a poluição provocada pelo biogás liberado no aterro sanitário de Jardim Gramacho, tema do ensaio fotográfico Jardim Gramacho, de Marcos Prado. Segundo o diretor: "Se todos os aterros sanitários do mundo fossem reunidos num 'país', ficariam em 5º lugar no ranking dos causadores do aquecimento global.

"Bisbilhotando em Fragmentos" é um vídeo de 7 minutos, produzido em HD, que registra a riqueza de detalhes e a sofisticação da obra de Marcos Prado e "Preservar para Ser", com 17 minutos, foi produzido em DVCam, e conta a história de um robô que não se conforma com o descaso com o meio ambiente.

Este ano, o Festival de Inverno de Bonito tem duas ótimas atrações culturais para quem gosta de natureza: o espaço "Natureza Viva" e o Ciclo de Palestras Técnicas "Parcerias na Gestão de Projetos Ambientais".

No espaço "Natureza Viva" você vai conhecer a história da Fundação Neotrópica do Brasil - uma organização não governamental que promove e pratica a conservação da natureza. Os desafios, as conquistas e os resultados obtidos em quinze anos de trabalho, vão estar expostos num ambiente acolhedor; uma pequena reprodução da natureza que ajudamos a preservar.

O espaço reserva também, exposições artísticas e fotográficas da natureza de Bonito e do Pantanal, além da réplica viva da natureza, montada no local, representando o tema comemorativo dos 15 anos de Neotrópica, Natureza na sua melhor forma: Viva! Não deixe de conhecer.

O Espaço Natureza Viva acontecerá na sede da Neotrópica - rua 2 de outubro, 165, nos dias 31 julho e 01 de agosto das 14h às 18h e no dia 02 de agosto das 10h às 16h.

Já o Ciclo de Palestras Técnicas, será destinado a promover debates sobre o relacionamento entre Estado, Empresa Privada e ONG.

Nesses quinze anos de trabalho, a Fundação Neotrópica do Brasil acredita que a troca de experiências é o melhor caminho para o desenvolvimento de novas idéias e soluções para a prática da conservação ambiental. Serão dois dias de palestras e bate-papo com representantes do Poder Público, como o Ministério do Meio Ambiente, de Empresa, de ONGs ambientais nacionais e internacionais e de especialistas em parcerias público-privadas.

As palestras serão abertas ao público, a entrada é de graça. Uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre a viabilidade de projetos ambientais, indispensáveis para o futuro do planeta. Você também pode nos ajudar a preservar a região de Bonito e a natureza de nosso país. Participe!

O Ciclo de Palestras Técnicas acontecerá no EcoEspaço do Festival de Inverno de Bonito - rua Senador Felinto Muller, s/n, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, das 8:00 às 12:00.

Ocorreu no dia 17 de julho um novo plantio pelo projeto Plante Bonito na chácara Santa Rita, localizada a 18 km da cidade, na rodovia Bonito/Bodoquena. O proprietário, o Sr. Tito Vargas, interessado nos trabalhos que estão sendo realizados em uma das unidades demonstrativa do projeto Mata Ciliares, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, procurou a instituição com o objetivo de realizar atividades de recuperação nas margens no rio Mimoso que se encontra na propriedade.

Entre as atividades realizadas encontram-se o plantio de 140 mudas de espécies nativas, plantio direto de sementes e construção de barreiras naturais com galhadas retiradas de leras da própria fazenda para amenizar os processos erosivos.

No intuito de aproveitar o entusiasmo do proprietário em realizar ação de conservação, a instituição entrou em acordo com o mesmo para realizar o plantio nesse período perante o seu comprometimento de irrigar as mudas todos os dias para que elas possam suportar o período de estiagem.

Essas mudas foram patrocinadas pelas empresas Hotel Pousada Águas de Bonito e Agência de Turismo Águas de Bonito. Todas as espécies plantadas recebem manutenção para garantir o seu desenvolvimento, além de vários exemplares serem selecionados e demarcados com estacas numeradas com o objetivo de acompanhar o crescimento.

Qualquer pessoa pode contribuir com a recuperação da natureza de Bonito, comprando uma muda e participando do plantio. Visite o site do IASB, www.iasb.org.br, ou entre em contato pelo telefone (67) 3255-1920 e ainda pelo email: iasb@iasb.org.br.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) apresentou o Brasil como destino turístico durante o Encontro Empresarial Brasil-Colômbia, realizado em Bogotá, pelo Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores. A abertura do evento contou com a presença de Alvaro Uribe, presidente da Colômbia, e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, entre outras autoridades dos dois países.

Dentre os painéis temáticos, o de Turismo foi um dos mais requisitados. Com um público formado pelas principais operadoras e agências de turismo da Colômbia, Vicente Cervo, gerente de Segmento e Produto da Embratur mostrou as riquezas do Brasil sob a ótica da diversidade, ressaltando o potencial de Lazer e Negócios do País. "Apresentamos informações, dados e imagens para motivar os profissionais a divulgarem o Brasil aos seus clientes", explica Vicente.

Durante a apresentação, Vicente Cervo falou sobre o Plano Aquarela - Marketing Internacional do Brasil, que estabelece as estratégias e as diretrizes de promoção turística por mercado. "Também mencionamos o cenário favorável em que o trabalho de promoção turística internacional do País está inserido: solidez da economia, aliada aos grandes investimentos em infra-estrutura", complementa.

Com o objetivo de conhecer e aplicar as técnicas para a confecção de peças em Palha de Milho, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena promove entre os dias de 05 a 09 de agosto o curso de "Artesanato em Palha de Milho", oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), através da parceria com o Sindicato Rural de Bonito.

Este curso faz parte das atividades previstas no Projeto "Sistemas Agroflorestais: na recuperação de Matas Ciliares e geração de renda", patrocinado pelo Programa PDA Mata Atlântica. O curso é destinado aos moradores da região do rio Mimoso, como também às pessoas da comunidade em geral.

As inscrições estão abertas. Ao todo serão oferecidas 12 vagas. Maiores informações entre em contato com o IASB pelo Tel: (67) 3255-1920 ou visite-nos: Rua Cel. Pilad Rebuá, nº 1348, 2º Piso, Centro.

O Festival de Inverno de Bonito não será apenas momento de divulgar e refletir sobre arte e cultura. A necessidade de proteção do meio-ambiente também será destacada em uma série de atividades para as cerca de 20 mil pessoas que devem participar diariamente dos eventos que fazem parte do festival.

"Nós temos que aproximar o festival do que ele mais inspira em Bonito, que são a ecologia, a natureza e o meio-ambiente. Preparamos palestras, shows e atividades ligados à ecologia porque é importante preservar a beleza natural de Bonito. A população já sabe disso, o governo cuida disso, mas nós temos que trabalhar isso com o público. Dar destaque ao meio-ambiente é muito importante para o festival como um todo", disse o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) Américo Calheiros no Primeira Notícia desta sexta-feira.

Calheiros contou ainda que a programação deste ano está cheia de novidades. "Uma bela galeria, caminhão trapézio com atividades circenses, a Escola Picadeiro de São Paulo, o caminhão cinema, um grupo que irá confeccionar instrumentos musicais, além dos shows e outras atividades já tradicionais", enumerou.

O diretor-presidente disse também que apesar do festival levar a Bonito shows com cantores de renome nacional como Maria Bethânia, Almir Sater e Zé Ramalho, os artistas da terra terão espaço. "Nós estamos garantindo a participação de pratas da casa, artistas locais. Por mais que tenhamos shows com artistas conhecidos, temos que valorizar os nossos e isso é prioridade no Festival", finalizou.

O Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, é uma promoção do governo do estado e parceiros.

O Primeira Notícia é o radiojornal da FM 104,7 que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 7 às 8h.

O Pantanal, patrimônio natural da humanidade, é candidato no concurso que irá escolher as maravilhas naturais do mundo. Internautas de todo o globo estão votando para eleger as sete principais. Para participar é preciso acessar o site www.new7wonders.com/nature/en/vote_on_nominees/, preencher o cadastro e marcar sete candidatos.

Segundo a fundação suíça New Seven Wonders, até o momento, 277 candidatos brigam para ser uma maravilha natural, mas esse número pode aumentar devido à possibilidade de sugerir nomes até o fim do ano. No dia 31 de dezembro, a votação será encerrada e os 77 primeiros colocados serão avaliados por uma comissão julgadora que irá selecionar 21 nomes para votação popular. Os sete primeiros colocados nessa nova consulta serão eleitos maravilhas naturais.

O grande objetivo da organização com o concurso é estimular a visitação desses locais para que as pessoas possam admirar e aprender a proteger o meio-ambiente. Para o candidato, a principal vantagem é a divulgação gratuita, com conseqüente aumento no fluxo de turistas e investimentos.

Parque Nacional do Pantanal, candidatura conjunta do Brasil com Paraguai e Bolívia, entrou ontem na lista dos 77 mais votados e agora ocupa a 69ª posição. O País ainda tem outros cinco participantes: rio Amazonas, em 8º lugar (parceria com Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), Cataratas do Iguaçu em 18º (parceria com a Argentina), Fernando de Noronha na 27ª posição, Pão de Açúcar na 70ª e Monte Roraima.

O site divulga o ranking duas vezes por dia e para que o Pantanal se mantenha entre os candidatos com chance de fazer parte da lista final é preciso mobilizar a população. Participe e ajude o Pantanal Sul-Mato-Grossense a oficializar o status de maravilha natural.