Notícias de Bonito MS
O Coletivo Corpomancia é uma das atrações da área de dança que a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) leva para a 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 30 de julho a 3 de agosto. O espetáculo vai acontecer dia 1º de agosto, às 17h, no palco Fala Bonito que fica na Praça da Liberdade.
O Coletivo Corpomancia traz um jogo como espetáculo de dança. Criado a partir da união das experiências de Paula Bueno, bailarina/designer e Luciana Cristofari, atleta e também designer, "Corpomancia" tem uma proposta inovadora de improviso na dança; promove - em cada apresentação - um espetáculo diferente, na medida em que os jogadores "sorteiam" os espaços e o tempo da dança, as músicas, partes do corpo utilizadas, os modos de movimentos, entre outras variáveis de criação do espetáculo. Tudo isso inclui a participação do público, que sorteia a música e é chamado a dançar e até a se transformar em cenário nas apresentações.
Os jogadores precisam improvisar a cada cena, com a combinação de vários elementos. O jogador usa diferentes lugares existentes no espaço; cada música sorteada pela a platéia propõe um clima diferente, assim como a iluminação. Segundo a bailarina Paula Bueno e a atleta Luciana Cristofari - ambas criadoras do espetáculo - a proposta é que cada apresentação revele novas possibilidades de movimento e cena. Para isso, é interessante que seja apresentado em diferentes espaços, com jogadores de vivências corporais distintas, dando expressões diversas ao jogo.
Dentre os 26 melhores destinos turísticos brasileiros, três deles estão concentrados no Mato Grosso do Sul: Gruta do Lago Azul (Bonito); Flutuação do Rio Sucuri (Bonito) e Flutuação do Rio da Prata (Jardim). A escolha das 26 maiores atrações brasileiras foi feita pela equipe do Guia Quatro Rodas depois de seguidas viagens pelo País. A revista abriu, agora, votação entre os seus leitores para eleger a campeã de todas as atrações. Surpreendentemente, atrativos do Pantanal e da Amazônia ficaram de fora da lista dos finalistas.
Todos os 26 melhores destinos brasileiros foram classificados pelo Guia Quatro Rodas como "imperdíveis". Da Região Centro-Oeste constam apenas as três atrações de Mato Grosso do Sul. Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal não aparecem na lista. O Estado do Rio de Janeiro é o campeão das indicações - cinco no total: Igreja de São Francisco da Penitência, Museu Imperial de Petrópolis, Jardim Botânico, Cristo Redentor e Pão de Açúcar.
São Paulo aparece com quatro citações de melhores destinos (sendo três museus - MASP, Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa - e um parque - Ibirapuera). Mesmo número de citações tem Pernambuco, com destaque para três praias: do Sancho, dos Porcos e do Leão, todas em Fernando de Noronha (que também leva a quarta indicação Pernambucana por atrativo de turismo aventura: mergulho).
"O resultado apresenta mais de 10% das melhores atrações turísticas brasileiras em nosso estado, mostrando o potencial forte do ecoturismo e do turismo rural sul-mato-grossense", comenta o empresário de turismo e produtor rural, Alexandre Costa Marques, presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural do MS (Abraturr/MS).
Em novembro deste ano, entre os dias 20 a 22, este potencial e outras atrações brasileiras poderão ser conferidas pelo setor turístico e pelo público em geral durante a V Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur 2008), que acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande/MS. Informações podem ser obtidas pelo fone (67) 3341-6900 e pelo e-mail: feiratur@opec-eventos.com.br.
Confira todas as atrações brasileiras finalistas do Guia Quatro Rodas: http://viajeaqui.abril.com.br/premioguia4rodas/
O Duo Marcos Assunção e Carlos Alfeu é uma das apresentações musicais programadas para a 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto em Bonito/MS. O show instrumental acontece hoje (30), no dia da abertura do festival, às 20h30, no palco Fala Bonito, que fica na Praça da Liberdade.
Tendo como prioridade a música brasileira, o Duo trabalha com arranjos inéditos em músicas de grandes mestres como Radamés Gnattali, Garoto, Pixinguinha, Hermeto Paschoal e outros, além de obras regionais de Mato Grosso do Sul marcadas pela forte influência da cultura fronteiriça.
A formação tem os instrumentistas Marcos Assunção na guitarra semi-acústica e Carlos Alfeu no violão, o que proporciona uma sonoridade agradável e original. Estes instrumentos, bem populares em nossa cultura, torna o show atrativo para o público e apreciação da música instrumental brasileira.
Durante o espetáculo, os músicos fazem comentários sobre alguns compositores e obras, no intuito de tornar a apresentação mais interessante, mesmo para públicos não habituados à apreciação da música instrumental ou de concerto.
O teatro é destaque na programação do 9° Festival de Inverno de Bonito. A peça "Uma lenda Terena" vai ser apresentada no palco Fala Bonito, na Praça da Liberdade, no dia 31 de julho, às 18h. O espetáculo "Amor Sacro e Profano" acontece no EcoEspaço, na rua Senador Felinto Muller, s/n°, no dia 2 de agosto, também às 18h.
O espetáculo "Uma lenda Terena", da Trupe Teatral Brazil Bonito, conta a história do amor proibido entre um estrangeiro português (Cauti) e uma índia (Caçai), que está prometida do cacique da tribo. Entre efeitos de luz, sombra, corpo e fogo, a peça fala sobre a importância do amor verdadeiro e da crença Terena. Destaca ainda porquê as águas de Bonito são tão puras e cristalinas.
A peça "Amor Sacro e Profano", com direção Bianca Machado, é um monólogo que traça um paralelo da vida da artista plástica sul-mato-grossense Lydia Baís (1900-1983), através de duas personagens: a própria Lydia, representada em sua mocidade, e Maria Teresa Trindade, a narradora, que já velha e esquizofrênica, rememora o passado da artista com ironia e humor cativantes. Baseado na biografia "Lydia Baís", publicada pela própria artista sob peseudônimo, relata as peripécias dessa mulher que desafiou a família patriarcal e provinciana para estudar pintura no Rio de Janeiro.
Sistemas Agroflorestais na recuperação de matas ciliares e geração de renda. Este foi o tema do Dia de Campo que o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, em parceria com o Projeto GEF Rio Formoso, a AGRAER e a Estância Mimosa Ecoturismo, realizou no dia 28 de julho (segunda-feira) no município de Bonito. Este evento faz parte das atividades previstas no projeto Sistemas Agroflorestais (SAF), executado pelo IASB com o patrocínio do Programa PDA Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente.
O dia de campo envolveu visitas a um quintal agroflorestal urbano e à unidade demonstrativa do projeto SAF, localizada na Fazenda Estância Mimosa, para verificação do sistema de plantio e relatos sobre experiências e vantagens do Sistema Agroflorestal. Os participantes, além da visita, assistiram a palestras sobre Implantação de SAF, Segurança Alimentar e Geração de Renda e no final dos trabalhos, fizeram o passeio turístico da Estância Mimosa.
Ao todo, 11 pessoas, entre elas moradoras do Assentamento Guaicurus, do Assentamento Santa Lúcia e pequenos produtores da microbacia do rio Mimoso puderam ter contato com uma forma promissora de produção de alimentos, conhecer o sistema silvipastoril e ter acesso a informações sobre produção de adubos através do reaproveitamento de matérias-prima.
Ao longo das atividades, todos se mostraram satisfeitos com os conhecimentos adquiridos, demonstrando grande motivação em implantar o sistema agroflorestal, em busca de uma melhoria da qualidade de vida e de geração de renda, a partir da diversificação da produção dos alimentos.
Esta iniciativa também propiciou aos participantes uma experiência única ao conhecer um atrativo turístico da região, uma vez que a grande maioria não tinha tido acesso a nenhum passeio da cidade. Assim, puderam ver de perto a estrutura da Mimosa e percorrer a trilha na mata ciliar do rio Mimoso, ficando maravilhados com as cachoeiras visitadas.
O projeto
O Projeto "Sistemas Agroflorestais como alternativa de recuperação de matas ciliares e geração de renda em pequenas propriedades no rio Mimoso, Bonito/MS" trata da utilização dos sistemas agroflorestais como forma alternativa de recuperação de matas ciliares, visando à diminuição da pressão sobre os remanescentes de florestas nativas e a diversificação das fontes de renda para os produtores rurais. Esta proposta foi elaborada devido à precária situação que se encontram alguns rios e córregos da região, em especial o rio Mimoso e, pela falta de recursos financeiros que alguns proprietários se encontram, principalmente os pequenos, para investir na recuperação dessas áreas através do modelo convencional e oneroso mais utilizado, que é o plantio de mudas. Aliado a isso, também surgiu a necessidade de disseminar uma atividade potencialmente geradora de renda para evitar o desmatamento de novas áreas para plantio.
Trata-se de um projeto demonstrativo que trabalhará com 01 unidade piloto localizada na porção média do rio Mimoso (rio que vem sofrendo diferentes graus de perturbação), procurando disseminar uma técnica de recuperação eficiente ecologicamente e de baixo custo. O estímulo para a implantação deste sistema em demais propriedades será através de cursos e dias de campo, além de visitas técnicas que visarão mobilizar e selecionar os produtores interessados em aderir ao projeto, recuperando mais áreas de matas ciliares, aumentar a produtividade das propriedades, diminuindo a pressão sobre as matas ciliares.
Espera-se que seja abrangido mais de 50% de proprietários da região e cerca de 20 feirantes através dos cursos e, com um resultado positivo, onde os sistemas agroflorestais se mostrem viáveis e mais baratos, as demais 125 propriedades da micro-bacia do rio Mimoso possam acreditar no projeto, aderindo ao modelo de recuperação, implantando-o e, se tornando um multiplicador das práticas conservacionistas incentivadas pelo projeto.
O projeto está sendo executado em parceria com a AGRAER, IBAMA, Projeto GEF Rio Formoso, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sindicato Rural de Bonito e Estância Mimosa Ecoturismo.
Faltando apenas um dia para a abertura oficial do 9º Festival de Inverno de Bonito - que acontece entre os dias 30 de julho a 3 de agosto - praticamente todos os 4,3 mil leitos de hotéis e pousadas do municípios já estão reservados ou ocupados para os próximos dias.
O movimento turístico, de acordo com agentes locais, já superou o do Festival do ano passado. A expectativa é a de que a lotação total continue mesmo após o 9º Festival de Inverno, em função da divulgação prévia das atrações e do sol, que promete esquentar o clima e o faturamento do setor nas próximas semanas, apesar da baixa temporada.
"No ano passado só conseguimos lotação máxima após o início do Festival. Este ano esgotamos as vagas da pousada com duas semanas de antecedência. Este, sem dúvida, será o Festival de Inverno mais movimentado para o turismo local", afirmou Leonardo Moraes, que trabalha em uma pousada que também administra passeios nos rios de Bonito.
De acordo com dados da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a permanência média de cada turista durante o Festival de Inverno é de 3 dias, gerando assim uma circulação de mais de 50 mil pessoas durante os cinco dias de evento. "A movimentação é significativa para um período de baixa temporada. A expectativa é que o movimento seja maior que o de 2007", garante a diretora da Fundação, Nilde Brum.
Para o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Augusto Mariano, o Festival injetará na economia local - principalmente no setor turístico - mais de R$ 5 milhões, gerando cerca de 300 empregos diretos e 500 indiretos durante os cinco dias de festa.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, confirmou que com a definição do orçamento da união para o setor do Turismo, o programa de promoção e comercialização internacional da Embratur contará com recursos da ordem de R$ 135 milhões.
Segundo ela, a prioridade será destinada aos 12 países que constam no Plano Aquarela: Argentina, Chile, EUA, Espanha, França, Portugal, Itália, Inglaterra, Alemanha, além dos países que há escritórios EBT. Jeanine também confirmou a realização de ações na Casa Brasil em Pequim durante as Olímpiadas.