Bonito é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas que oferece experiências diferentes em determinadas épocas, por isso, não podemos dizer que há melhor ou pior período para visitar, vai depender do perfil de viajante. Podemos diferenciar as experiências durante o ano, principalmente entre inverno e verão:
Verão em Bonito
É a estação com maior volume de chuvas em Bonito - entre dezembro e março -, época de maior calor e temperaturas na casa dos 35ºC. Nesses meses, as cachoeiras estão mais volumosas e a vegetação em seu estágio máximo de beleza, porém, há chance dos rios ficarem menos cristalinos. É neste período - entre dezembro e janeiro - que a Gruta do Lago Azul mostra toda sua beleza, por volta das 8 horas da manhã os raios de sol entram na gruta e a magia se transforma. Já no Abismo Anhumas - entre novembro e janeiro - esse fantástico feito da natureza acontece por volta do meio-dia.
Neste período também, por conta da piracema, pode-se avistar menos peixes nos rios. Balneários e cachoeiras são o carro-chefe neste período.
Inverno em Bonito
A estação mais seca em Bonito ocorre entre os meses de maio e agosto. Neste período os rios ficam mais cristalinos e repletos de peixes. É também, ótimo período para avistamento dos animais típicos da região, eles saem em busca de água e acabam ficando mais à vista para os visitantes. Ótimo para fazer trilhas, uma vez que a chance de chover é bem menor e a temperatura mais agradável.
Fazer os passeios de flutuações neste período, é uma experiência muito boa, com a escassez de chuvas, a visibilidade na água atinge o auge.
Primavera e Outono em Bonito
As estações intermediárias são uma boa época para conhecer Bonito. Chuva, calor ou frio não são garantidos neste período, mas a meia-estação garante grandes chances de aproveitar ao máximo todos os atrativos turísticos de Bonito e região com um clima mais agradável.
2 - Qual o tempo de permanência ideal em Bonito?
Permanência ideal em Bonito é algo que depende de vários fatores como, disponibilidade de tempo e orçamento, perfil do viajante - para conhecer os atrativos de forma mais intensa ou tranquila -, intenção de experiências em vários, principais ou poucos atrativos, lembrando que há passeios com duração de um dia inteiro, outros meio período do dia. Um bom planejamento antecipado vai auxiliar muito na definição da permanência em Bonito, principalmente se a intenção é vir em alta temporada, onde a compra antecipada dos vouchers é importante, haja vista o grande número de visitantes e a limitação diária de pessoas por atrativo.
Muitos consideram que 5 dias é o período ideal de permanência (sem contar os dias de chegada e partida da cidade), para que possa ser realizado um passeio de cada tipo. Caso queira aproveitar a estada e incluir um roteiro rápido ao Pantanal, considere mais 1 ou 2 dias.
3 - O que levar para Bonito, e não pode faltar na mala?
Antes de tudo, considere a época da viagem para Bonito. O clima em Bonito é quente e úmido na maior parte do ano, mas se a viagem ocorrer nos meses de inverno a mala deverá ser acrescida de mais alguns itens. Além disso, a Capital do Ecoturismo e região possuem passeios na natureza e urbanos, e a noite é repleta de possibilidades para curtir.
Então, além de muita disposição, é indispensável levar:
Vestuário:
Roupas leves e confortáveis, como camisetas de malha, shorts (verão);
Bermudas e shorts (verão);
Saias e vestidos (verão e passeios noturnos);
Camisetas e blusas leves (verão e inverno);
Agasalho, um casaco leve ou blusa de manga longa (inverno e passeios de grutas);
Calça confortável ou legging (trilhas, cavalgadas, passeios de bicicleta e rapel);
Roupas de banho (biquíni, maiô e sunga);
Toalha para banho (para os passeios, que na sua maioria são de atividades aquáticas);
Camisa com proteção solar (opcional).
Calçados:
Tênis/papete ou outro sapato fechado com sola antiderrapante;
Chinelo ou outro calçado aberto com sola antiderrapante;
Bota de trekking para trilhas (opcional);
Calçado subaquático (opcional).
Acessórios e equipamentos:
Boné, chapéu ou viseira;
Capa de chuva com capuz ou guarda-chuva;
Óculos de sol;
Mochila pequena (para uso nos passeios, onde possa levar lanches, frutas, água, toalhas, equipamentos eletrônicos. Algumas atividades de ecoturismo exigem que vá preparado);
Garrafa térmica para água (principalmente em trilhas);
Câmera fotográfica ou celular;
Câmera subaquática (opcional).
Higiene, beleza e proteção corporal:
Protetor solar (mínimo FPS 30);
Repelente de insetos (os passeios de natureza, em sua maioria são diurnos, e há mosquitos e pernilongos);
Hidratante e loção pós-sol.
Outro fator importante que devemos levar em consideração, é que a água de Bonito tem uma alta concentração de magnésio, cálcio e potássio. Por isso, a pele e o cabelo podem ficar mais ressecados após o banho. Pode ser necessário levar alguns produtos para manter a boa saúde e aparência dos cabelos e da pele.
Uma boa dica é levar sacos plásticos, cabem em qualquer lugar e podem auxiliar para colocar sapatos, separar roupas sujas ou molhadas durante os passeios.
4 - Precisa contratar guia de turismo em Bonito?
Em Bonito, precisa de guias. Você não pode visitar os atrativos por conta própria, mas fique tranquilo, pois o guia e o custo já estão incluídos no voucher na compra do passeio. Apenas os atrativos Day-Use dispensam o acompanhamento de guias de turismo.
5 - Posso visitar os atrativos de Bonito sem guia de turismo?
Apenas os atrativos Day-Use dispensam o acompanhamento de guias de turismo. Em todos os demais é obrigatório o acompanhamento de guia, porém não se preocupe, pois o guia e o custo já estão incluídos no voucher na compra do passeio.
6 - Quando é a baixa temporada em Bonito?
O calendário de Baixa Temporada (BT) em Bonito corresponde ao período de final de janeiro ao início de julho e, final de julho a meados de dezembro, excluindo os feriados de Carnaval, Semana Santa, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida e Proclamação da República, conforme calendário de baixa temporada definido anualmente pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pela Secretaria Municipal de Turismo de Bonito (Sectur), respectivamente. Na prática, é esse calendário que define a variação no valor dos passeios e hospedagens.
Se preferir um ambiente mais tranquilo e preços mais acessíveis, a baixa temporada pode ser a melhor opção, além dos passeios reduzirem os valores, os hotéis costumam fazer promoções especiais. Se você programar a viagem com antecedência, consegue economizar e até agendar melhor a logística dos passeios mais procurados. Na alta temporada as vagas se esgotam com mais facilidade devido ao maior número de visitantes e o limite diário de visitação.
7 - Quando é o período de alta temporada em Bonito?
O calendário de Alta Temporada (AT) em Bonito corresponde ao período de meados de dezembro ao final de janeiro e o mês de julho, incluindo os feriados de Carnaval, Semana Santa, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida e Proclamação da República, conforme calendário de temporada definido anualmente pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pela Secretaria Municipal de Turismo de Bonito (Sectur), respectivamente. Na prática, é esse calendário que define a variação no valor dos passeios e hospedagens.
Bonito conta com visitantes durante todo o ano, mas em alguns períodos a procura é maior, e é neste período que o turismo se intensifica na cidade e região, com grande número de visitantes nos atrativos turísticos e por consequência na rede hoteleira, por isso a necessidade de fazer as reservas antecipadas para os passeios e hospedagem. Mas é garantido um clima mais animado e quente, e pode ser a melhor escolha. Mas venha sabendo que os valores dos passeios e hospedagens são diferentes da baixa temporada.
Se você programar a viagem com antecedência, consegue economizar e até agendar melhor a logística dos passeios mais procurados. Na alta temporada as vagas se esgotam com mais facilidade.
8 - Os preços dos passeios são os mesmos em todas as agências de Bonito?
Os valores dos atrativos de Bonito são tabelados, todas as agências praticam o mesmo preço e não tem como barganhar descontos. Os preços já incluem a entrada, guias de turismo, equipamentos e seguro.
Os ingressos/tickets para os atrativos de Bonito, ou vouchers únicos, são emitidos pela agência com cópias para os atrativos e guias de turismo e controlados pela Prefeitura Municipal. Esse processo permite o controle da capacidade de carga dos atrativos, além de servir de base para estatísticas do setor.
Isso proporciona transparência e respeito aos visitantes.
9 - Onde comprar ingressos mais baratos em Bonito?
Em Bonito não há concorrência de preços dos atrativos turísticos. Em busca da transparência e respeito aos visitantes os valores são tabelados. Todas as agências praticam o mesmo preço e não tem como barganhar descontos. Os preços já incluem a entrada, guias de turismo, equipamentos e seguro.
Os ingressos/tickets para os atrativos de Bonito, ou vouchers únicos, são emitidos pela agência com cópias para os atrativos e guias de turismo e controlados pela Prefeitura Municipal. Esse processo permite o controle da capacidade de carga dos atrativos, além de servir de base para estatísticas do setor.
Isso proporciona transparência e respeito aos visitantes.
10 - O que comer em Bonito MS?
Visitar Bonito e região vai muito além de seus rios cristalinos e paisagens de tirar o fôlego. O melhor destino de ecoturismo do Brasil é exaltado também por sua rica culinária, com pratos típicos e deliciosos do Cerrado e do Pantanal e as influências do Sul e dos países vizinhos (Paraguai e Bolívia).
São diversas as opções de cafés, hamburguerias, bares, pizzarias, churrascarias, restaurantes que servem pratos típicos, como carnes exóticas (jacaré-do-pantanal, por exemplo), os peixes nativos, como o pintado e o pacu, também estão presentes e se destacam pela composição e sabor de seus pratos, servidos de várias formas: ao urucum, assado, grelhado, frito e ensopado, além da famosa traíra sem espinha.
A cultura pantaneira está sempre em destaque na mesa, com o quebra-torto (arroz carreteiro, ovos e farofa) e a comida (dos peões) de comitiva (carreteiro, feijão, mandioca, macarrão tropeiro, charque e carne de sol). A comida pantaneira se realça nos cardápios oferecidos pela rede gastronômica de Bonito, com presença forte de doces caseiros de sobremesa.
Nesse rico universo de iguarias serranas, também se destacam as carnes exóticas, como a de jacaré-do-pantanal criado em cativeiro, cuja carne branca com sabor suave e textura semelhante à de frango se diferencia do animal da natureza, cujo abate é proibido. Para testar o paladar e sentir o aroma dos frutos da terra, os chefs recomendam experimentar a guavira, comum na região, que pode ser servida com molho em pratos com carnes.
11 - Onde comer em Bonito MS?
Bonito também é referência na culinária sul-mato-grossense. São diversas as opções de cafés, hamburguerias, bares, pizzarias, churrascarias, restaurantes que servem pratos típicos, como carnes exóticas (jacaré-do-pantanal, por exemplo), os peixes nativos, como o pintado e o pacu, também estão presentes e se destacam pela composição e sabor de seus pratos.
12 - É possível comprar ingressos diretamente na entrada dos passeios em Bonito?
Não. Todos os passeios devem ser planejados com antecedência. Esse processo permite o controle da capacidade de carga dos atrativos, além de servir de base para estatísticas do setor. A capacidade de carga tem como objetivo a preservação da natureza na região.
13 - Todos os atrativos de Bonito precisam de agendamento prévio?
Com objetivo de preservação ambiental, o número de visitantes nos atrativos turísticos têm controle de limitação diária. Por isso, é importante o agendamento prévio, já que as vagas são limitadas e bastante concorridas. Em período de alta temporada é sugerido que se faça com boa margem de antecedência.
14 - Com que antecedência reservar passeios em Bonito?
1 mês de antecedência para períodos de baixa temporada (BT) - fora de férias escolares e feriados prolongados;
3 meses de antecedência para períodos de alta temporada (AT) - de meados de dezembro ao Carnaval, férias de julho e feriados prolongados;
6 meses de antecedência para os períodos festivos de Réveillon e Carnaval.
Leve em consideração que alguns atrativos são muito concorridos em qualquer época do ano, como a Flutuação no Rio da Prata e a visita à Gruta Azul.
15 - Como reservar os passeios de Bonito?
Garantir seus passeios em Bonito é relativamente fácil, o Portal Bonito agiliza a reserva dos passeios pela internet, assim como, oferece atendimento via WhatsApp (+55 67 99680-3926) para consultas e solução de dúvidas on-line.
É possível também, com auxílio de nossa equipe, planejar um pacote personalizado para o período desejado preenchendo o formulário de reservas.
Seu voucher (ingresso) é encaminhado automaticamente para seu dispositivo, dispensando o comparecimento na agência, tempo que poderá utilizar para curtir um pouco mais em Bonito.
Passo a passo para a reserva dos passeios:
1 - Escolha o passeio de sua preferência (aventura, flutuação, balneários, grutas, mergulho, contemplação, arvorismo, aquáticos, etc);
2 - Clique no botão COMPRAR e aguarde o redirecionamento para a agência credenciada parceira. Na página do produto, basta informar os dados para concluir a compra de forma totalmente segura, pois todo o processo é executado utilizando criptografia de chave segura, tanto no Portal Bonito quanto nas agências parceiras.
3 - Indique o número de pessoas (adultos, crianças e melhor idade), data e horário de sua preferência e os dados de identificação de cada um;
4 - Continue escolhendo os demais atrativos e datas, caso seu interesse seja visitar mais de um atrativo;
5 - Conclua confirmando sua opção de pagamento, que poderá ser em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito.
Lembrando, poderá incluir também todos os trajetos para os atrativos em Transfer Compartilhado na mesma compra bastando clicar na aba Transporte.
16 - Posso comprar e agendar os passeios de Bonito on-line?
Sim. De forma prática e em ambiente seguro e verificado, pode-se adquirir e agendar as datas para os atrativos turísticos de Bonito. Uma forma rápida, segura e tranquila para programar sua viagem com antecedência necessária, garantindo assim sua visita aos atrativos, principalmente quando sua viagem ocorrer em períodos de alta temporada.
17 - Quantos passeios podem ser feitos por dia em Bonito?
Considerando que os atrativos turísticos de Bonito, em sua maioria, dividem-se em passeios de meio período e dia inteiro, mais comumente é fazer 2 passeios por dia. Dependendo do perfil do visitante, pode ainda ser incluído um passeio noturno.
Bonito oferece além dos atrativos de natureza, uma noite repleta de possibilidades para curtir a permanência na cidade. A sugestão é aproveitar não somente os atrativos turísticos, mas também a face cultural e descontraída da cidade.