imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 Com um aumento de 41% neste primeiro trimestre na movimentação de passageiros em relação a 2023, o Aeroporto de Bonito-MS continua em destaque na aviação brasileira.

Melhorias constantes na infraestrutura, equipamentos modernos e uma enorme simpatia está contribuindo para essa expansão, que vem premiando a região com mais voos, levando e trazendo pessoas de cada canto do país e do mundo.

E o resultado de tudo isto está na programação da malha aérea em Bonito-MS para o mês de julho. Voos todos os dias e com saídas de Campinas-SP e São Paulo-SP e já disponíveis nos sites e agências de viagens.

Momento ideal para programar antecipadamente as suas férias, e desfrutar desta comodidade para conhecer um dos lugares mais procurados e desejados do Brasil por seus encantos naturais.

Destaque

 O Festival de Inverno de Bonito é um evento anual que reúne música, gastronomia, cultura e natureza. A programação completa do festival, incluindo datas e horários dos shows, será divulgada em maio. O evento é realizado pela Prefeitura de Bonito, com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O FIB que será realizado de 21 a 25 de agosto em Bonito, está localizada a 297 quilômetros de Campo Grande. A cidade pode ser acessada por avião, ônibus ou carro.

Este ano estão confirmados, Sandra de Sá, Monobloco, Alexandre Pires, Olodum, Zé Ramalho e Teodoro e Sampaio são alguns dos artistas confirmados para o Festival de Inverno de Bonito 2024, que será realizado de 21 a 25 de agosto em Bonito, a 297 quilômetros de Campo Grande.

Alguns dos artistas foram revelados hoje na WTM Latin America 2024, em São Paulo, pela FundTur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), que marca presença no evento que começou hoje (15) e segue até quarta-feira (17), na Expo Center Norte.

O evento traz mais de 630 expositores – entre destinos, companhias aéreas, operadoras e receptivos. Com o mote “The Future is Open. Be the change”, a WTM espera registrar um aumento de 5% de público.

Além dos estandes, os visitantes da terão acesso a uma programação com seminários, speed networking e debates sobre tecnologia para viagens e Turismo responsável.

Festival de Inverno

Principal festival cultural de Mato Grosso do Sul, o Festival de Inverno de Bonito costuma atrair um público bem fiel, principalmente pelos shows nacionais.

Essa é a 23ª edição do festival, que também inclui uma programação recheada de apresentações teatrais, de dança, exposições de arte e artesanato.

Destaque

 De 15 a 17 de abril acontece uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina: a WTM Latin America. O evento B2B de viagens e turismo, será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo e oferece oportunidades de negócios, acesso a compradores, influenciadores e profissionais relevantes e qualificados da indústria de viagens e turismo.

Mato Grosso do Sul estará presente nesta 11ª edição e, com apoio do Sebrae MS, com uma caravana com cerca de 30 empresários. O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, conta como será a participação do turismo do Estado.

“Mais uma vez nossa participação será recheada de novidades e lançamentos. O trade turístico sul-mato-grossense estará em peso num estante inovador, cheio de tecnologia, sustentável e com neutralização de carbono. Farei participação num painel sobre sustentabilidade, onde vou falar um pouco sobre o case de Bonito carbono neutro e faremos também apresentação e capacitação de operadores internacionais”.

Além da participação no painel, a FundturMS realizará capacitações com Hosted Buyers e agentes de viagem. Intitulada ‘Mato Grosso do Sul: ecoturismo responsável, natureza e aventura segura’, a capacitação acontece no dia 16 de abril, no Teatro Transformation, das 09h às 09h50 e das 12h às 12h50, respectivamente. Estão confirmados 50 hosted buyers e 50 agentes de viagens.

Estão previstas também sessões do Speed Networking com a participação do trade turístico sul-mato-grossense nos dias 16 e 17 de abril, das 10h30 às 12h. Em um dia a sessão será com Hosted Buyers e no outro com membros do Buyers´Club.

MS terá um estande físico de 100m², com balcões de atendimento ao público e exposição dos destinos turísticos locais, onde haverá também uma exposição de artes destacando o talento dos artistas regionais Gabriel Gabino e Isaac de Oliveira.

No estande de MS também terá um espaço para Produção Associada, com demonstração de produtos de empresas de Mato Grosso do Sul:

BeeCo, uma marca dedicada a produção sustentável de mel e produtos apícolas de alta qualidade, que está ganhando destaque por praticar uma apicultura sustentável com manejo responsável e compromisso com a biodiversidade
Angí Chocolates, que colhe frutos nativos do Pantanal de forma sustentável e faz inclusão em seus chocolates agroflorestais, feitos do cacau à barra;
Degustação da Di Bonito Cachaça, uma marca de cachaça artesanal de alambique, que trabalha com a valorização da cultura e costumes do Mato Grosso do Sul.
E, com foco nas estratégias e ações que visam reduzir a pegada de carbono, a Fundação de Turismo de MS promove a neutralização de emissão de CO2 durante a WTM LA. Cada participante do evento que passar pelo estande poderá neutralizar carbono preenchendo o "carbonômetro", realizado pela empresa Compensei. É só escanear um QR Code e seguir as orientações.

Lançamentos

Como destaque do lançamento nacional da edição “Águas da Rota Gastronômica Pantaneira” haverá uma ativação gastronômica com a participação dos chefs Marcílio Galeano e Lucas Caslu. O Cooking Show acontecerá no estande do Mato Grosso do Sul (Rua J35), às 15h, durante três dias de evento.

“Também vamos fazer o lançamento do Festival de Inverno de Bonito, que é um evento que acontece já há muitos anos em Mato Grosso do Sul e agora levaremos para o cenário nacional com um grande motivador de gerador de fluxo turístico para o principal destino de ecoturismo do Brasil. Além de outras novidades que quem participar dos três dias de fera vai poder presenciar”, destaca Wendling.

Sobre a WTM LA

São esperados 27 mil profissionais de viagens, influencers, 620 empresas expositoras e mais de cem Hosted Buyers Internacionais, sendo 60% da América Latina e 40% de outros países para participarem de conferências qualificadas, destinadas a estimular discussões e o desenvolvimento do setor. A presença de Mato Grosso do Sul neste evento é uma importante ação de promoção e divulgação do turismo estadual e visa o aumento do fluxo de turistas no destino.

A agenda completa do evento pode ser conferida no www.wtm.com/latin-america/pt-br.html

Destaque

 O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention, associação mantida pelo trade turístico do destino, realizou uma minuciosa pesquisa para identificar o perfil e os hábitos dos turistas que visitam a região da Serra da Bodoquena nos principais feriados de 2023. Mais de 33% dos 2.776 entrevistados são de Mato Grosso do Sul.

Com apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o levantamento gera informações que apontam não apenas tendências do fluxo turístico em Bonito, Jardim e Bodoquena, como contribui para planejamento futuro de ações para aprimoramento do atendimento, promoção e divulgação dos destinos, na avaliação do presidente do Bonito Convention, Rodrigo Coinete.

Um dos itens do questionário realizado por nove pesquisadores trata da percepção espontânea do turista sobre Bonito, revelando as mais variadas reações e sensações para descrever a experiência vivida em uma palavra, como: lindeza, familiaridade, iluminado, astral lindo, encantador, abençoado, admirável, conexão, Deus, gratificante, fantástico e maravilhoso.

Como chegaram ao destino

Conforme a pesquisa, 33,53% dos entrevistados são do próprio Estado, vindo a seguir São Paulo (23,74%) e Paraná (10,87%), predominando a idade entre 26 e 50 anos (71,68%). Do total entrevistado, 69,50% possuem graduação completa e 45,17% declararam renda média entre 4 a 10 salários mínimos. A maioria (62,54%) visitava Bonito e região pela primeira vez em busca de lazer (83,82%), viagem motivada pelo ecoturismo e belezas naturais (88,89%).

Hotéis e pousadas foram os meios de hospedagem utilizados por 70% dos visitantes, com 42,38% optando por reservas diretas. Informações sobre o destino foram pesquisadas nas redes sociais por 48,80% e 51,47% utilizaram as agências de turismo em algum momento da viagem. O tempo de permanência na região da maioria (51,51%) dos entrevistados foi de 4 a 5 dias, 49,39% fizeram a viagem de carro e 44,59% viajaram em família.

Serviços tem avaliação ótima

Em relação ao período da viagem, 32,07% disseram que visitam Bonito e região nos feriados prolongados, com 34,21% respondendo que a diversidade das atividades é o fator motivador para a escolha dos destinos.

Dentre os mais de 40 atrativos, os mais visitados foram: balneários (22,83% dos visitantes pesquisados), cachoeiras (18,45%) e flutuação (14,96%). O levantamento do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito incluiu também o nível de satisfação dos turistas quanto aos serviços ofertados. Infraestrutura recebeu “ótimo” de 31,84% do universo pesquisado; segurança, 64,39%; gastronomia, 61,10%; passeios, 71,90%; e atendimento, 67,44%.