imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

Estão abertas as inscrições para o 2° Torneio de Pesca Esportiva no distrito de Águas do Miranda, em Bonito, a 290 km de Campo Grande.

O evento que acontece entre os dias 26 a 28 de abril, adota a modalidade pesque e solte, é parte essencial do Festival de Pesca do distrito e irá contar com shows de artistas locais e regionais, feira de exposições, praça de alimentação, além de palestras, oficinas e campeonato especial de pesca para crianças.

Programação:

26 de abril: Abertura e orientações gerais, com entrega dos kits a partir das 18h.
27 de abril: Competição principal de pesca esportiva para adultos, começando às 6h, seguida de aferição de vídeos das capturas às 16h, e entrega de prêmios às 19h.
28 de abril: Campeonato de pesca esportiva infantil de 9h às 11h, seguido pela premiação.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 equipes. A organização conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Bonito e do Bonito Convention & Visitors Bureau, que disponibilizam mais informações através dos contatos fornecidos.

O torneio segue regras de pesque e solte, com a competição dividida em categorias por dupla ou trio, incluindo o guia de pesca. Importante ressaltar que a pesca é restrita ao trecho do Rio Miranda, delimitado do Rio Nioaque até o Pesqueiro do Davi, com proibições específicas para garantir a preservação ambiental.

Os participantes deverão gravar vídeos das capturas, comprovando o tamanho do peixe, que serão utilizados para aferição dos resultados. Serão premiados os maiores exemplares nas categorias Dourado, Peixe de Escama e Peixe de Couro.

Destaque

 Belezas naturais de Bonito (MS) foram destaque internacional na ITB Berlim, maior feira de turismo do mundo.

O município foi selecionado, em edital de chamamento público da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para dividir estande com cerca de 50 co-expositores brasileiros, entre destinos, regiões e empresas privadas.

A cidade foi representada pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling; secretária de Turismo, Indústria e Comércio do município, Juliane Salvadori e representante do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), Karin Fernanda.

A ITB Berlim é uma feira do setor de viagens e turismo que abrange destinos, atrações, acomodações, transporte, alimentação, bebidas, passeios, produtos e outros serviços turísticos.

Oferece exposições, palestras, workshops e eventos sociais. O evento reuniu na Alemanha, neste mês, 100 mil pessoas, 5,5 mil expositores e 170 países.

Durante o evento, a equipe sul-mato-grossense participou de reuniões com jornalistas, operadores, plataformas online de viagem e sistemas de gestão interessadas no destino. Além disso, os servidores marcaram presença no Cooking Show, programa de culinária de TV, para divulgar a culinária local através da “Moqueca de Pintado”.

Sob o lema “Pioneiro na Transição em Viagens e Turismo”, a conferência mais importante da indústria de viagens levou ao mercado tendências globais, principais especialistas e exemplos atuais de melhores práticas.

Foram três dias de palestras, painéis de discussão, exemplos de melhores práticas, entrevistas com especialistas e prêmios nas categorias de tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens futuras, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho futuro e muito mais.

“Bonito estar presente no maior evento de turismo do mundo é resultado de muito trabalho, que nós, enquanto gestão, estamos desenvolvendo para posicionar fortemente o nosso destino no cenário internacional”, destacou a secretária de turismo do município.

BONITO

Bonito é uma cidade localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e encontra-se a 297 quilômetros de Campo Grande. Foi fundada em 2 de outubro de 1948 e completará 75 anos em 2023. É considerado a Capital do Ecoturismo.

De acordo com relatório divulgado pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), o município superou a marca histórica e bateu recorde de turistas em 2023.

ao todo, 313.316 turistas visitaram o município entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

O número é o maior desde 2015, quando números turísticos começaram a ser monitorados no destino.

De acordo com a turismóloga e coordenadora do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), Janaina Mainchein, o ano de 2023 foi extremamente positivo em razão do número recorde de turistas, bom desempenho da taxa de ocupação de hotéis e aumento do número de visitas em atrativos turísticos.

PASSEIOS

Bonito-Serra da Bodoquena possuem diversos passeios para todas as idades, gostos e bolsos.

A cidade possui rios de águas cristalinas, cavernas/grutas secas e alagadas, cachoeiras, trilhas, balneários, observatórios naturais, flutuação e mergulho em rios, praias de água doce, boia cross e aquários.

Os passeios variam de R$ 70,00 a R$ 1.900,00. Confira:

Gruta do Lago Azul - cartão postal da cidade
Grutas de São Miguel
Grita São Mateus
Gruta Catedral
Gruta do Mimoso (nova atração)
Abismo Anhumas
Nascente Azul
Lagoa Misteriosa
Rio Sucuri
Rio da Prata
Rio Formoso
Aquário Natural
Estância Mimosa
Boca da Onça
Cachoeiras da Serra da Bodoquena
Balneário do Sol
Balneário Bosque das Águas
Balneário Municipal
Eco Park Porto da Ilha
Eco Serrana Park
Recanto das Águas
Cânion do Rio Salobra
Fazenda Ceita Corê
Buraco das Araras
Buraco do Macaco
Praia da Figueira
Projeto Jiboia
Biopark

Destaque

 Bonito, a 300 km de Campo Grande, realiza a segunda edição do Festival da Cerveja nos dias 5 e 6 de abril.

O evento, que já se tornou um ponto de encontro para mais de 7 mil pessoas em sua edição anterior, busca aquecer o comércio local e a rede hoteleira. O festival se destaca pela presença de cervejeiros de todo o Estado, contando com a participação de dez cervejarias renomadas como Morenabier, Bonito Beer e Louvada, além de uma seleção de estandes gastronômicos incluindo Tomahawk e Gaspar Espetos.

O palco na praça principal terá apresentações que começam às 20h: Arnaldo Antunes e Raimundos são algumas das atrações.

O festival também é um espaço de aprendizado, com cursos sobre Fabricação de Cerveja programados para a semana do evento e um Curso de Degustação Guiada para entusiastas cervejeiros. Lelo Marchi, Diretor de Cultura, está confiante: "Com o dobro de cervejarias participantes e uma grade de shows reforçada, estamos preparando um evento que é pura diversão e cultura".

O Prefeito Josmail Rodrigues, entusiasmado com o sucesso do ano anterior, está confiante no potencial do festival de se tornar uma tradição, atraindo ainda mais visitantes e consolidando o calendário de eventos da cidade. “Esperamos superar as expectativas e atrair pelo menos 10 mil pessoas”, projeta o Prefeito.

Serviço:

2º Festival da Cerveja de Bonito
Datas: 5 e 6 de abril de 2024
Local: Praça Central, Bonito - MS
Horário: A partir das 18h

Destaque

 Ainda não fez suas reservas para passar o feriado prolongado da Semana Santa (29 a 31) em Bonito, principal destino de turismo de Mato Grosso do Sul? Ainda há tempo, mas seja rápido: a taxa de ocupação da rede hoteleira já está em 95%, com muita procura por hospedagem e passeios, cujo acesso tem controle de capacidade diária.

O trade turístico tem uma expectativa de recorde de público em relação aos últimos nove anos, período em que o fluxo turístico na Capital do Ecoturismo passou a ser monitorado pelo OTEB (Observatório de Turismo e Eventos de Bonito). No ano passado, a ocupação hoteleira foi de 81% na Semana Santa, celebrada no início do mês de abril.

Opções de passeios

O feriado de Páscoa é um dos mais aguardados pelos brasileiros que amam viajar em família ou grupos e Bonito está entre os destinos de natureza e aventura mais procurados, segundo as plataformas digitais. Integrando a Rota Bonito Serra da Bodoquena, oferece diversas opções de passeios e atividades para todos os gostos e todas as idades.

São mais de 40 atrativos, entre balneários, cachoeiras, flutuações, mergulhos, grutas, trilhas, cavalgadas, bike (locação em algumas agências de turismo), contemplação, tirolesa e espaços urbanos. O visitante tem ainda a opção de conhecer passeios nas cidades vizinhas (Jardim e Bodoquena) que integram a rota, distantes 70 km de Bonito.

O período e 29 a 31 e março é considerado alta temporada na Capital do Ecoturismo. Todas as reservas são feitas pelas agências de turismo credenciadas.

Destaque

 A 23ª edição do Festival de Inverno de Bonito já tem data definida – de 21 a 25 de agosto. Audiência pública, realizada na última quinta-feira (21) pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e a Prefeitura de Bonito definiu a data após ouvir representantes de diversos segmentos do município.

Segundo o prefeito Josmail Rodrigues, este é o terceiro ano em que o Festival será realizado em agosto, atendendo uma demanda do próprio trade e tem dado bons resultados. “Em 2022 não tivemos tempo hábil para procedimentos legais que envolviam a organização do evento, incluindo até a falta de locais para hospedar os artistas, visto que julho é o segundo mês de maior movimento na cidade, por conta das férias escolares, então decidimos mudar a data para agosto. O que acabou dando muito certo, porque fomentou o turismo, trazendo movimento para um mês que antes era bem ‘parado'”, detalha

Em 2023 o Governo do Estado manteve o evento em agosto e adicionou mais um dia a programação e para este ano a novidade anunciada pelo diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes é um pré e um pós-festival. “Estamos preparando uma programação completa, com grandes nomes da música brasileira e sul-mato-grossense, incluindo o sertanejo, que já é uma tradição no domingo. O pré e pós-festival ainda está sendo formatado, estamos alinhando como será feito, mas a ideia é ter o Festival de Inverno de Bonito por mais tempo”, destaca.

Destaque

 Londres – O momento exato em que uma onça dá o bote em um jacaré no Rio São Lourenço, no Pantanal, foi eleita a melhor foto da vida selvagem do ano pela Organização Mundial de Fotografia, organizadora do concurso Sony World Photography Awards 2024.

O registro, feito pelo britânico Ian Ford, fotógrafo e dono de uma agência de viagens, foi resultado de um lance de sorte, no fim da viagem. Ele contou já ter saído da pousada onda estava hospedado para ir embora quando soube que uma onça-pintada tinha sido vista nas proximidades, correndo então para o local em um barco, a tempo de capturar o olhar penetrante da caçadora e o desespero da presa.

Mais de 395 mil imagens de mais de 220 países e territórios foram inscritas por profissionais e amadores no concurso em 2024. O júri escolheu as melhores em 10 categorias, e uma delas será apontada como a Foto do Ano em abril.

Com o seu alcance incomparável, os Sony World Photography Awards elevam as carreiras dos fotógrafos para o próximo nível. Desde o início, os Prémios têm defendido a inclusão e o acesso, sendo a entrada gratuita. Atuando como uma visão da fotografia atual em toda a sua diversidade, o Prêmio destaca fotógrafos que contam as histórias do nosso tempo.

Destaque

 A Capital do Ecoturismo será a sede da segunda edição da Feira Internacional de Destinos Inteligentes no Brasil (FIDI), em 2025. O evento reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, líderes turísticos, organizações não-governamentais e agentes públicos de turismo e tecnologia da América do Sul e países da Europa.

A captação foi articulada pela Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e prefeitura de Bonito durante a primeira edição da feira, realizada de 17 a 19 deste mês, em Curitiba, com Mato Grosso do Sul sendo inserido em definitivo na era dos destinos inteligentes ao compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo aplicado na Espanha e Argentina.

O DTI Brasil (Destino Turístico Inteligente) é um projeto do Ministério do Turismo, que realiza diagnósticos e aponta procedimentos para o desenvolvimento do turismo local, além de capacitação dos gestores do setor. Bonito é um dos dez municípios selecionados na 2ª edição do projeto, enquanto Campo Grande está na quarta fase.

Visibilidade

Para o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a escolha da Capital do Ecoturismo como anfitriã do próximo evento foi o coroamento da ação efetiva do Estado no recente encontro, onde foram apresentadas todas as vertentes regionais voltadas para a inovação e sustentabilidade – pilares que permeiam todas as ações de gestão do Estado do setor.

“A escolha de Bonito foi algo incrível e coloca Mato Grosso do Sul no mapa internacional desse novo modelo de desenvolvimento dos destinos turísticos mais responsáveis”, disse. “Com a presença de Bonito e Campo Grande, municípios selecionados no projeto, a nossa participação foi expressiva, com grande visibilidade e projeção para os dois destinos.”

Conquista

Ao ressaltar o apoio incondicional da Fundtur/MS nas estratégias de promoção do destino, inclusive na articulação que resultou na captação da edição de 2025 da FIDI, a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, frisou que sediar o importante evento internacional foi uma grande conquista do turismo de Mato Grosso do Sul.

“É resultado também de um trabalho contínuo, com a implementação de muitas ações voltadas não só para a promoção do nosso destino, mas dentro da própria metodologia do DTI Brasil, com a gestão do nosso prefeito Josmail Rodrigues pautada sempre pela inovação e um turismo sustentável”, disse.