Notícias de Bonito MS
Com o tema “Construindo Novos Destinos”, a terceira edição do Inspira Ecoturismo começou nesta terça-feira (10), reunindo um público de 550 pessoas no Centro de Convenções de Bonito. O evento se estende até o dia 14 de setembro, com painéis, salas temáticas, rodadas de negócios, expositores, visitas técnicas para exploração dos atrativos da região e muito mais, comprovando o potencial de Mato Grosso do Sul para o ecoturismo.
O Inspira Ecoturismo é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Referência em Ecoturismo, sendo uma oportunidade única para empreendedores e gestores do setor se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novas práticas e inovações. São parceiros nesta edição o Ministério do Turismo, a Embratur, a Associação Internacional de Turismo de Aventura, a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, a Fundação Grupo Boticário, Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), entre outros.
“É o maior evento de ecoturismo do Brasil, que trazemos aqui para Bonito. Estamos conectando empresas locais com o mercado, trazendo gestores de vários estados brasileiros para podermos compartilhar boas práticas, inspirar novos destinos para o nosso ecoturismo, discutindo pautas para esta importante atividade econômica, que tanto interfere no desenvolvimento dos territórios e contribui com o faturamento das pequenas empresas”, destaca a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.
Durante a abertura, autoridades destacaram Bonito como um modelo de sucesso para o ecoturismo. “Bonito é realmente um caso de sucesso que traz boas práticas para todo o Brasil. Nós precisamos ter outros destinos para que tenhamos um ecoturismo e um turismo de aventura brasileiro mais competitivo no mercado internacional. Porque o Brasil é um país, não é só essa imensidão territorial, o Brasil é um país com vocações. Nós somos protagonistas daquilo que nós temos vocação para ser”, avalia a coordenadora do Núcleo de Serviços e Economias de Futuro da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro.
O diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, enfatizou a importância do ecoturismo na economia local. “O ecoturismo é o nosso principal segmento. A natureza é o nosso plano de fundo, a nossa diversidade é o nosso diferencial. A gente tem uma capacidade de oferta muito bem-organizada, profissionalizada, e as pessoas vivem do ecoturismo. Estudos mostram que o ecoturismo é um dos segmentos que mais deixam o recurso no local. São os locais, os pequenos negócios, que fazem o ecoturismo, o turismo e a natureza acontecer na região”.
Turismo e Sustentabilidade
Mato Grosso do Sul é um dos estados de maior destaque para o ecoturismo: 83% das empresas atuam com a atividade e ela representa 70,8% do faturamento – ou seja, 4 a cada 5 empresas atuam com o segmento e o impacto no faturamento é maior que a média nacional. É o que aponta a pesquisa Ecoar, desenvolvida em 2023 pelo Polo Sebrae de Ecoturismo e importantes parceiros do segmento. Os dados da pesquisa foram compartilhados durante o primeiro dia de Inspira Ecoturismo, em uma coletiva para a imprensa.
Para quem é empresário local, todo este cenário rende oportunidades, mas, acima de tudo, é necessário responsabilidade. “Vejo o tamanho de esse evento e o tamanho da responsabilidade do empresário de explorar de forma positiva os recursos naturais deste lugar. E empreender requer um sentimento de que este lugar precisa ser cuidado e o Inspira vem corroborando com isso, unindo o empresário em torno de um tema que para nós é crucial. Presto serviços em diversos atrativos turísticos, tenho meu próprio restaurante e eu vejo pais, filhos, netos, sobrinhos envolvidos nessa cadeia orgânica que é o turismo, me encanto em ver quanto nós respiramos o turismo”, afirma o vice-presidente do COMTUR de Bonito, Sylvio Trujillo.
A sustentabilidade no turismo foi um ponto crucial discutido, com a necessidade de colaboração entre os setores público e privado sendo amplamente reconhecida. “A gente sabe que o ecoturismo é o tipo de turismo que mais cresce no mundo hoje. Então, o Ministério enquanto órgão formulador das políticas públicas do turismo em nível federal tem um papel importante, por isso temos parcerias com o Ministério do Meio Ambiente e ICMBio, para que a gente possa, de fato, fortalecer e posicionar o Brasil enquanto um destino competitivo no mercado internacional, e aí trabalhando em conjunto com a Embratur”, destaca a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana de Melo Oliveira.
“Me parece que o Brasil está diante de um mundo encruzilhado como todo o resto do mundo, e isso como em outros caminhos. O mundo que foi construído nos últimos 200 anos foi construído talvez em cima de prosperidade, recursos. E isso nos trouxe um quadro que nós temos hoje. Então, eu acho que o Brasil tem uma oportunidade gigante de repensar o que nós queremos fazer com o turismo brasileiro. O temos aqui é de oportunidade, mas precisamos de políticas públicas sólidas, consistentes, de longo prazo, de compromisso com a iniciativa privada, porque a iniciativa privada tem uma sensibilidade muito grande”, completa o diretor-executivo da Abeta, Luiz Del Vigna.
Inspira Ecoturismo
Com um histórico de sucesso, a edição anterior do Inspira Ecoturismo contou com mais de 1.700 participantes e gerou uma receita estimada em R$ 2 milhões para o destino. A expectativa para 2024 é que o evento continue a promover a troca de conhecimentos e a implementação de práticas inovadoras e sustentáveis no ecoturismo, consolidando ainda mais Bonito/MS como um polo de turismo sustentável. Para participar, os interessados devem se inscrever em: inspira.ms.sebrae.com.br.
Bonito (MS) se tornará mais uma vez o epicentro do ecoturismo com a realização da 3ª edição do Inspira Ecoturismo, entre os dias 10 e 14 de setembro, no Centro de Convenções do município. Com o tema “Construindo Novos Destinos”, o evento promete cinco dias intensos de aprendizado, networking e exploração das maravilhas da região. As inscrições são gratuitas e feitas em: inspira.ms.sebrae.com.br.
O Inspira Ecoturismo é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, sendo uma oportunidade única para empreendedores e gestores do setor se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novas práticas e inovações. Este ano, o evento contará com uma programação rica, incluindo palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas que permitirão aos participantes se aprofundarem em temas cruciais para o desenvolvimento sustentável do ecoturismo.
Com a expectativa de reunir um público de 800 pessoas, de pelo menos 20 estados brasileiros, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, aponta que o evento, de porte nacional, já é esperado na região. “A Capital do Ecoturismo, Bonito, se prepara para receber com entusiasmo mais uma edição do Inspira Ecoturismo. Este evento nacional se tornou um ponto de encontro para os pequenos negócios do setor de todo o país, que aproveitam a oportunidade para fazer networking, estabelecer conexões com gestores públicos e se atualizar sobre as últimas tendências e práticas sustentáveis”, disse.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, fala da parceria entre as instituições em mais uma edição do Inspira Ecoturismo e sobre a agenda da Fundtur durante o evento.
“Este é um evento fantástico que traz muito debate, muito conteúdo inédito e inovador pra Bonito. Teremos uma participação intensa durante a programação, além de nossa presença no espaço de atendimento, juntamente com as Instâncias de Governança Regionais e empresários do setor. Nessa parceria, trouxemos Joseph Pine que vai falar sobre turismo transformacional e também vamos oferecer um workshop para o trade e representantes de instituições do Estado, que irão debater sobre esse novo conceito e como aplicá-lo em seus negócios, faremos também algumas reuniões de negócios e participo de um painel sobre gestores com propósito onde conto um pouco sobre minha trajetória. Será um evento muito completo, com muita informação e muita troca de experiências entre os destinos. Estamos muito felizes em ser parceiros do Sebrae mais uma vez”.
Agenda Fundtur MS
Dia 10/09
18h – Credenciamento
19h – Abertura com fala do Bruno
Dias 11 e 12/09
8h45 às 17h30 – Atendimento no estande da FundturMS
Dia 11/09
09h às 12h – Workshop Internacional: ‘Economia Transformacional e o seu negócio’, com o escritor americano do livro The Experience Economy, Joseph Pine, juntamente com a FundturMS e lideranças do trade convidadas) – Salas Multiuso do CCB
Dia 12/09
09h – Painel Momento Explora – ‘Gestores com propósitos nas instituições’
Painelista: Luiz Del Vigna – Abeta
Painelista: Bruno Wendling – Fundtur MS
Painelista: Ana Clévia Guerreiro – Sebrae Nacional
Mediador: Isabella Montello – Sebrae/MS
17h30 – Encerramento
São parceiros do evento o Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Associação Internacional de Turismo de Aventura (ATTA), Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (ABETA), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), Fundação Grupo Boticário, Prefeitura Municipal de Bonito – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR).
Inspira Ecoturismo 2024: Nomes de peso como Joseph Pine e Daniela Filomeno marcam presença em Bonito
Entre os dias 10 e 14 de setembro de 2024, Bonito (MS) receberá o Inspira Ecoturismo, com a presença de profissionais renomados como o autor norte-americano B. Joseph Pine II, a jornalista Daniela Filomeno e a especialista em futurismo e inovação Daniela Klaiman. A 3ª edição do evento, promovido pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, do Sebrae/MS, ocorre no Centro de Convenções do município e oferecerá uma programação repleta de palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas para exploração dos destinos.
O destaque será a palestra de B. Joseph Pine II, durante a abertura oficial do evento, no dia 10 de setembro, às 19h30. Conhecido por seu renomado livro “The Experience Economy”, Pine abordará sua nova visão sobre a Economia Transformacional. Com uma carreira de destaque que inclui discursos no Fórum Econômico Mundial, TED e Consumer Electronics Show, Pine é uma referência global em inovação e gestão de experiências.
Para fomentar novas possibilidades, o “Momento Inspira” trará discussões vitais para o setor de turismo. No dia 11 de setembro, a jornalista e publicitária Daniela Filomeno, apresentadora da CNN Brasil e especialista em comunicação e turismo, apresentará o painel “Potencial do Turismo de Natureza no Brasil” das 11h15 às 12h15. Na mesma data, Daniela Klaiman, uma autoridade em futurismo e inovação no Brasil e América Latina., explorará o tema “O Futuro do Turismo” das 11h10 às 11h50.
Além das palestras, o evento contará com um painel especial no dia 12 de setembro, às 15h40, intitulado “Viajantes Conectados com a Natureza”. A agenda reunirá influenciadores digitais como o casal Thiago e Michelle Damo, fundadores da comunidade Moto Viajeiros. Apaixonados por viagens de moto, eles já percorreram o Brasil e a América e se preparam para uma volta ao mundo. Também participará Fernando Barros da Cria Outdoor, um especialista em montanhismo com crianças e fundador da primeira agência de turismo voltada para esse nicho.
Com um histórico de sucesso, a edição anterior do Inspira Ecoturismo contou com mais de 1.700 participantes e gerou uma receita estimada em R$ 2 milhões para o destino. A expectativa para 2024 é que o evento continue a promover a troca de conhecimentos e a implementação de práticas inovadoras e sustentáveis no ecoturismo, consolidando ainda mais Bonito/MS como um polo de turismo sustentável. Para participar, os interessados devem se inscrever em: inspira.ms.sebrae.com.br.
Após ser resgatado em Jardim, um filhote de tamanduá, com aproximadamente quatro a cinco meses de vida, está em recuperação no Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres (Raras), em Bonito. O animal, encontrado no último domingo (1), já demonstra sinais de melhora após enfrentar uma intensa desidratação e dificuldades de adaptação longe da mãe.
O filhote foi resgatado pela investigadora Daniele Gutterres, da 1ª Delegacia de Polícia de Jardim, que o encontrou em frente ao local de trabalho. "O filhote ainda não comia, estava muito assustado e ficou em posição de ataque. Foi tranquilo pegá-lo e deixar com a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Jardim", contou Daniele. A PMA então encaminhou o animal para o Raras, onde está sendo tratado.
No recinto, o tamanduá recebe uma alimentação especial que inclui creme de leite, gema de ovo, vitaminas e cupim – este último, um dos alimentos principais da espécie. Marcelo Matias, veterinário responsável pelo Raras, explicou que o filhote ainda luta para se alimentar sem a presença materna, mas está apresentando sinais de adaptação. "Na natureza, eles estão sempre agarrados ao corpo da mãe, por isso colocamos bichinhos de pelúcia para que eles se sintam mais confortáveis e seguros", explicou.
Outro tamanduá, resgatado há cerca de 15 dias, já se adaptou ao ambiente e possui seu próprio cupinzeiro no local. Ambos os filhotes terão que passar por um período de reabilitação, com monitoramento e cuidados, antes de serem liberados para retornar à natureza.
Desafios na reabilitação - Matias explicou que, sem a mãe, os filhotes não aprendem habilidades essenciais para a sobrevivência na natureza, como encontrar água, alimentos e abrigos seguros. Por isso, a reabilitação em santuários é um passo fundamental para preparar os animais para uma possível reintegração ao habitat natural.
Apesar da pouca experiência, os tamanduás já demonstram instintos de defesa. Ao ser encontrado, o filhote resgatado em Jardim adotou a posição de tripé, equilibrando-se nas patas traseiras e na cauda, uma técnica que a espécie utiliza para se defender.
PMA reforça orientações sobre resgate de animais - A PMA de Mato Grosso do Sul realiza o resgate de diversas espécies silvestres, incluindo répteis e aves. Em 2024, foram registrados 66 casos de captura e contenção de animais, dos quais 24 eram mamíferos, 33 répteis e quelônios e 61 aves. A maioria dos acidentes com aves ocorre em áreas urbanas, devido a colisões e quedas de filhotes.
Segundo a 1ª tenente Eveny Parrella, assessora de comunicação do 1° BPMA, o ideal é que a população entre em contato com a PMA ao encontrar animais silvestres fora do habitat. "É importante não tentar pegar o animal, pois no instinto de defesa ele pode atacar. O contato com a PMA é a melhor forma de garantir a segurança de todos", destacou.
Para mais informações ou solicitações de resgate, a PMA atende pelo telefone (67) 3357-1500 ou WhatsApp (67) 9984-5013, disponível para mensagens e envio de fotos dos animais encontrados.