imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 Bonito foi o escolhido para ser sede do Adventure ELEVATE 2025, conferência internacional sobre ecoturismo, organizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA) e será o município responsável por apresentar Mato Grosso do Sul e o Brasil para representantes do segmento no cenário mundial. O anúncio oficial ocorreu nesta quarta-feira, durante o AdventureELEVATE América, em Quito, no Equador.

O prefeito Josmail Rodrigues, acompanhado da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito, Juliane Salvadori, do diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) Bruno Wendling e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo participou da cerimônia de anúncio e destacou a importância do evento para Bonito.

“O AdventureELEVATE reúne profissionais de turismo do mundo inteiro, que vem em busca de inspiração, novas ideias e tendências para cada ano e recebê-los em Bonito será algo enorme para nós, porque poderemos apresentar pessoalmente as belezas naturais, as práticas sustentáveis e proporcionar experiências reais do que vendemos para eles, seja por meio das plataformas digitais ou nos eventos que participamos. Então é realmente trazer os olhos do mundo para Bonito”, detalha o prefeito.

“Estávamos buscando essa oportunidade há algum tempo e agora seremos a sede do maior evento de ecoturismo do mundo. A partir desta conquista, vamos trabalhar com o trade e nos preparar para receber toda a demanda que esse evento trará e não perder nenhuma oportunidade de promover Bonito. Agradeço imensamente o apoio do Governo do Estado de MS, por meio da Fundtur, da Embratur e demais envolvidos nessa conquista, que com certeza, será compartilhada e celebrada por todos”, complementa a secretária.

Bruno Wendling destacou a capacidade de Bonito realizar um grande evento. “A referência que temos hoje é o resultado de um trabalho conjunto entre setor público e privado de mais de quarenta anos na direção de um turismo responsável, que consegue agora entregar para todos um destino incrível e preparado para receber eventos desta importância e dimensão”, disse.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou que a Agência formalizou apoio à candidatura da cidade sul-mato-grossense ainda em 2023. “Bonito é referência internacional de ecoturismo, não apenas por sua beleza natural e a qualidade dos seus serviços, mas porque está na vanguarda de políticas de sustentabilidade. Recebermos um evento desta magnitude em Bonito é um recado para o mundo de um Brasil que é o principal destino de ecoturismo do planeta, e promove um tipo de turismo que se propõe construir um mundo melhor”, afirmou Freixo.

Para a vice-presidente da Adventure Travel Trade Association, Gabriella Stowell, a escolha da cidade representa um exemplo de destino que pratica o turismo sustentável para o mundo. “Bonito é o destino que a gente fala que tem tudo o que um destino de aventura deve ter: natureza, cultura e atividade física. É muito interessante o Brasil estar presente nesse evento da América Latina, porque a gente é diferente dos nossos vizinhos. Sobre a escolha de Bonito, estamos muito contentes, é um sonho, pois a gente já trabalha com esses destinos nas feiras há muito tempo”, ressaltou Stowell.

A Embratur é associada da ATTA, e realizou ações voltadas para o turismo de natureza neste ano em parceria com a instituição, como as quatro edições do “AdventureConnect”, realizadas no primeiro trimestre de 2024 em Madrid (Espanha), Boston (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Washington (Estados Unidos). Essas ações representam oportunidades de promoção da imagem do Brasil como destino de referência para a prática de Ecoturismo e Turismo de Aventura no mundo, alinhado às práticas de preservação e conservação ambiental.

Destaque

 Uma sucuri gigante foi filmada por turistas enquanto nadava pelas águas cristalinas de Bonito, região oeste de Mato Grosso do Sul. O animal foi flagrado no rio Sucuri pela confeiteira e comissária de bordo, Geórgia Louzada.

No registro, é possível ver a cobra nadando tranquilamente. A catarinense contou que estava acompanhada por duas pessoas quando foi surpreendida pelo animal.

“Vimos uma sucuri nadando calmamente. Lindíssima em seu habitat. Na mesma hora pessoal começou a rir, porque de fato havia sucuri ali. Então brincamos com o guia. Ah então é sucuri porque tem sucuri mesmo!”, brincou a turista.

Conforme Geórgia, o grupo seguia andando em um deck, até chegar na partida da flutuação, quando se depararam com o animal.

"Foi uma experiência incrível, tivemos muita sorte de podermos contemplá-la”, afirmou Geórgia.

Destaque

 O prefeito de Bonito, acompanhado da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, estiveram em Campo Grande (MS) no último mês para avançar nas tratativas do processo de cessão da área onde está localizada a Gruta Nossa Senhora Aparecida.

Durante a visita à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o prefeito e a secretária se reuniram com a coordenadora da SPU/MS, Josiane Barbosa de Matos, representando o superintendente Thiago Botelho, para discutir os detalhes da cessão. O deputado estadual Paulo Corrêa também esteve presente e desempenhou um papel importante na articulação do processo, demonstrando apoio à iniciativa

Na Governadoria do Estado, o governador Eduardo Riedel deu aval para que o Governo Federal, por meio da SPU, faça a cessão do espaço para o município de Bonito. Com isso, Bonito ganhará sua quarta gruta aberta à visitação, ampliando ainda mais o potencial turístico da região.

O prefeito Josmail Rodrigues explicou que a cedência da área conta com o total apoio do governador Eduardo Riedel. “Entregamos o ofício em suas mãos e o governador prontamente assinou, dando parecer favorável à transferência da área pelo Governo Federal ao município de Bonito”, contou.

“O governador entende a importância do turismo para Mato Grosso do Sul e, especialmente, para Bonito. Esse setor não apenas impulsiona a economia local, mas também representa a principal fonte de arrecadação do município, sustentando muitas famílias e proporcionando oportunidades de emprego e renda para nossa gente”, finalizou.

“Estamos articulando a cedência da área onde fica localizada a Gruta Nossa Senhora Aparecida, que pertence à União, para o município de Bonito. Assim, a Prefeitura poderá administrar esse espaço e abrir suas portas para visitação pública, impulsionando o turismo local e fomentando o desenvolvimento sustentável da região”, explicou o 1º secretário da Assembleia Legislativa.

Paulo Corrêa reforçou a importância de “atribuir um valor social à utilização das áreas públicas, buscando soluções que não apenas preservem, mas também ampliem a oferta de serviços e políticas públicas para a população sul-mato-grossense”, acrescentou.

A Gruta Nossa Senhora Aparecida se junta aos demais atrativos naturais de Bonito, enriquecendo a oferta turística e promovendo o desenvolvimento econômico local. A previsão de abertura da Gruta é de até três (03) anos, com administração da Prefeitura de Bonito.

Destaque

 De 06 a 08 de maio em Quito, Equador, a conferência AdventureELEVATE reune os principais atores do turismo das Américas, como operadores, consultores de viagens, imprensa, além de conselhos e representantes do turismo internacional.

Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, este é um evento muito especial para Mato Grosso do Sul. “Este é o oitavo ano seguido que participamos de eventos de ecoturismo junto a maior e uma das mais importantes associações de turismo de aventura do mundo, a ATTA (Adventure Travel Trade Association). MS é o único destino brasileiro presente em todos esses eventos representando nosso país e este ano estaremos junto com a Embratur”.

Com foco em educação e networking, o evento AdventureELEVATE é uma conferência anual de três dias voltado para a mídia, operadoras de turismo e líderes de pensamento na comunidade de viagens de aventura. Os principais palestrantes, workshops e sessões de painéis criativos apresentam tópicos relevantes do setor, como negócios e tecnologia, marketing e operações e tendências de viagens que moldam o futuro do turismo de aventura.

“Além disso, seremos um dos principais apoiadores com direito a fala, apresentação dos nossos destinos e participação no marketplace que é um momento de rodada de apresentação junto a buyers e imprensa internacionais. Esperamos trazer ainda mais operadores que vendam nosso Estado e coloque nossos produtos na prateleira. E teremos também um anúncio especial durante o evento, que todos saberão em breve”, relata Wendling.

O AdventureELEVATE permite a construção e manutenção de relacionamentos comerciais que impactam para o aumento do fluxo turístico estadual. Saiba mais no site: https://events.adventuretravel.biz/adventureelevate/latin-america-2024