imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 A 2ª edição do Bonito Cinesur teve sua abertura oficial na noite de 19 de julho, em Bonito (MS), prometendo ser um marco na agenda anual do cinema sul-americano.

Com exibições de filmes inéditos em Mostras Competitivas, oficinas e mesa de discussão programados para ocorrer até 27 de julho, o festival deste ano traz uma série de inovações e ambições para consolidar sua posição como um ponto de referência no cenário cinematográfico mundial. "Esse ano seguimos com a mostra Cinema Ambiental que nós havíamos feito aí no passado e nós para esse ano transformamos ela também em uma Mostra Competitiva. São vários, vários países que estão nessa Mostra Cinema Ambiental com curtas, com longas, então isso é uma novidade", apontou Nilson Rodrigues, diretor do festival, durante entrevista ao TeatrineTV.

O diretor disse também que é novidade nesta edição a criação de um espaço de exibição no centro da cidade, equipado com uma grande tela, onde serão realizadas pré-estreias de filmes inéditos, como o aguardado "Passa a Grana", com a presença da atriz Carol Castro. "É um espaço onde serão exibidos filmes para todos os públicos", observou.

Destaque

 A 2ª edição do Bonito Cinesur, festival de cinematográfico da América do Sul, iniciou na noite desta sexta-feira (19). Além da cerimônia, o primeiro longa-metragem exibido foi “Selva Trágica”, de 1963, do diretor Roberto Farias.

O filme mostra o cotidiano de trabalhadores da erva mate na fronteira paraguaia, além de homenagear o ator Reginaldo Farias, protagonista do filme.

Neste ano, o público terá oportunidade de assistir à mostra competitiva com 30 produções, entre longas e curtas-metragens realizados entre 2023 e 2024.

Até o dia 27 de julho, serão exibidos filmes para toda família, pré-estreias, homenagem ao cartunista Ziraldo com o filme “Menino Maluquinho” e o “Memória Bonito CineSur” exibindo o documentário “Entre Rios e Histórias”, que fala sobre o povo da Serra da Bodoquena.

Além do Centro de Convenções de Bonito, o Bonito Cinesur é também realizado no CMU (Centro de Múltiplo Uso, na Câmara Municipal da cidade e no auditório do Comtur.

Destaque

 De 19 a 27 de julho, o principal destino e ecoturismo do país recebe o Festival Bonito Cinesur - Festival de Cinema Sul-Americano pelo segundo ano consecutivo. O festival é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, Governo do Estado do MS, FundturMS e emenda parlamentar do deputado Vander Loubet.

Para o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, poder apoiar o Bonito Cinesur é algo muito importante para o turismo de Mato Grosso do Sul.

“Sabemos que o cinema é uma das formas de expressão mais valiosas e que está também atrelado à atividade turística, já que muitos destinos tiveram destaque por conta de filmes e outras obras de audiovisual. O próprio turismo no Pantanal ganhou notoriedade depois da primeira versão da novela de mesmo nome. Turismo e cinema tem uma relação muito direta, então poder apoiar esse festival vai muito além do cinema, já que ele é um gerador de fluxo turístico também e, nesse caso, internacional, pois virão para o MS artistas, diretores e produtores de vários países da América do Sul”, ressalta.

Wendling destaca também os debates que acontecerão durante o festival. “Vou fazer parte de uma mesa sobre as Film Commissions, que são organizações com trabalho de captação de produções audiovisuais e que levam a imagem de destinos por meio do cinema. Estamos muito felizes de trazer novamente um evento dessa importância para Bonito e que, com certeza, vai se consolidar como um dos principais festivais de cinema do país”, finaliza.

A mesa “Film Commission - Experiências Relevantes e Consolidadas”, acontece na manhã do dia 21, na Câmara Municipal de Bonito.

Programação

O Festival Bonito Cinesur conta com 42 filmes de várias partes da América do Sul, sessões especiais com homenagens, participações de artistas e cinema no centro da cidade.

A sessão de abertura será realizada no dia 19 de julho, às 20h, no Centro de Convenções de Bonito, Auditório Kadiwéu.

O filme que abre o Festival será "Selva Trágica" (1963), dirigido por Roberto Farias. O ator Reginaldo Faria, que integra o elenco, será homenageado. Os atores Lucélia Santos e Johnny Massaro apresentarão a cerimônia de abertura do Festival, enquanto Renata Boldrini, jornalista, apresentadora e colunista de cinema, apresentará a Mostra Competitiva de curtas e longas metragens.

Nos dias seguintes, a programação inclui diversas mostras competitivas de filmes sul-mato-grossenses, ambientais e sul-americanos, além de sessões infanto-juvenis e pré-estreias no Cine Bonito, no Centro Múltiplo Uso (CMU), espaço inédito no centro da cidade que vai permitir que bonitenses e turistas possam ver filmes com toda a família, de forma gratuita. Oficinas e debates sobre cinema, com a participação de cineastas e especialistas, vão proporcionar trocas de experiências sobre a produção cinematográfica na América do Sul.

Encerrando o Festival, dia 27, às 16h30, no Centro de Convenções de Bonito, será exibido o filme de encerramento: "Terceiro Milênio" (1981), dirigido pelo reconhecido cineasta Jorge Bodanzky. Às 20h, após a exibição do filme, acontece a entrega dos prêmios Troféu Pantanal para os vencedores das mostras competitivas, com a distribuição dos prêmios feita pela atriz Dira Paes, que encantou o público em 2023 na primeira edição do Festival e fez questão de marcar presença pela segunda vez em Bonito.

No elenco de atrizes, atores e diretores que participarão do Bonito Cinesur 2024 estão Lucélia Santos, Johnny Massaro, Carol Castro, Reginaldo Faria, Dira Paes e o premiado diretor Jorge Bodanski. A direção geral do Festival Bonito Cinesur - Festival de Cinema Sul-Americano é de Nilson Rodrigues.

Destaque

 A expansão das operações do Aeroporto Internacional de Campo Grande, com novos voos diretos para Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e Porto Seguro, promete transformar o panorama turístico de Bonito e Serra da Bodoquena. Empresários e gestores públicos do setor acreditam que essa melhoria na conectividade aérea reduzirá o tempo de voo e os custos de viagem, facilitando a chegada de turistas ao estado.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), destaca a importância dessa melhoria para o turismo interno, especialmente na Rota Bonito Serra da Bodoquena. “A melhoria da conectividade com estados emissores de turistas, como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais, dará um significativo impulso ao nosso turismo interno”, afirma Wendling. Ele acrescenta que a redução do tempo de viagem rodoviária entre Campo Grande e Bonito em uma hora, graças à Estrada do 21, também contribuirá para essa logística aprimorada.

Com as novas rotas aéreas, espera-se um aumento considerável no fluxo de turistas. Wendling ressalta a importância da conexão com Belo Horizonte, que havia sido perdida após a pandemia. “O mineiro é um público que nos interessa muito. O Rio de Janeiro também é uma demanda constante, e agora teremos voos de setembro até janeiro”, completa.

Promoção do destino

Já prevendo um novo cenário para o segundo semestre, a Rota Bonito Serra da Bodoquena, juntamente com os municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena, se articula para promover o destino fora do estado. O foco será nas novas rotas aéreas anunciadas recentemente pelas companhias Azul e Gol, que já operam na região. “A melhoria da logística é fundamental”, afirma Elias de Oliveira, diretor de Turismo da Prefeitura de Bonito.

Para impulsionar essa promoção, o destino participará de eventos e feiras organizadas pelas companhias aéreas, direcionados a operadores de viagem. Em agosto e setembro, a Azul Viagens promoverá o evento ‘Agente Tá On’ em Campinas e Belo Horizonte, com o objetivo de promover o turismo e treinar agentes de viagem. “Estaremos presentes para apresentar nossa oferta e a facilidade de chegada”, disse Elias.

Com o aumento da frequência de voos, o Aeroporto de Campo Grande passou a contar, desde o dia 09 desse mês, com uma conexão direta da Azul para Porto Seguro, e a partir do dia 13, para Florianópolis. Em setembro, a Azul lançará uma rota direta para Belo Horizonte, com três voos semanais para o Aeroporto de Confins. No mesmo período, a Gol relançará voos diretos para o Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão) com três frequências semanais até outubro. A Latam também ampliou suas operações, com previsão de pelo menos 10 embarques semanais de Campo Grande para Congonhas a partir de agosto.

A expectativa é que essas novas conexões aéreas tragam um significativo aumento no número de turistas, contribuindo para o fortalecimento e crescimento do setor turístico em Bonito e Serra da Bodoquena.

Destaque

 Começa nessa sexta-feira (19) a 2ª edição do Festival de Cinema Sul-Americano (Cinesur). A capital do ecoturismo, Bonito será palco do evento, que vai até o dia 27 de julho. Na programação estão obras de dez países sul-americanos.

Uma parte da programação do Cinesur será realizada no Centro de Convenções da cidade, com programação gratuita para a toda a população. Nos dias do festival serão exibidas produções da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Outra parte utilizará um novo espaço, chamado de Cine Bonito, no Centro de Múltiplo Uso (CMU). No local serão exibidos filmes para toda família, além de pré-estreias, homenagem ao cartunista Ziraldo com o filme “Menino Maluquinho” e o Memória BONITO Cinesur que vai exibir o documentário “Entre rios e histórias”, sobre a memória oral do povo da Serra da Bodoquena. As sessões irão acontecer todos os dias às 19h.

Segundo Gustavo Cegonha, responsável por toda estrutura do festival, o local deve receber cerca de 400 pessoas por dia. “Será algo inédito na cidade”, diz, acrescentando que até a pipoca será de graça para os primeiros 300 espectadores.

Além do novo espaço, o público terá oportunidade de assistir à mostra competitiva com 30 produções, entre longas e curtas-metragens realizados entre 2023 e 2024, filmes com temática ambiental, além do cinema sul-mato-grossense, com filmes realizados entre os anos 2021 e 2024.

Para Andreia Freire, coordenadora do evento, entre os destaques deste ano estão: a mostra competitiva ambiental e a presença do cineasta Jorge Bodansky, conhecido especialmente por seu primeiro documentário "Iracema - Uma Transa Amazônica" (1974), um marco no cinema documental brasileiro.

“Nesta segunda edição quando estamos buscando e afirmando nossa identidade, a ´participação desta figura ímpar do cinema brasileiro, é um dos pontos altos do Bonito Cinesur”, afirma.

Destaque

 O principal destino de ecoturismo do país, Bonito, no Mato Grosso do Sul, tem atraído cada vez mais turistas que desejam conhecer as suas belezas naturais. E agora, para aqueles viajantes que decidirem chegar ou partir do Aeroporto de Campo Grande, na capital do estado, para Bonito vão ganhar mais opções de acesso, com voos e uma nova estrada mais rápida!

No dia 2 de julho, a rodovia MS-345, carinhosamente chamada de Estrada do 21, foi totalmente asfaltada em 100 km, pelo Governo do Estado, e reduz o tempo de viagem em cerca de 30 minutos.

Conexão da Capital com o Interior

A rodovia liga Anastácio a Bonito e possui 260 quilômetros de extensão e se tornou a alternativa mais rápida – por terra – para se chegar à Bonito. São 40 km a menos para percorrer, além de conectar outras cidades do interior do estado, fomentando o turismo local.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling, a nova rota proporciona mais comodidade ao visitante e terá impacto no fluxo turístico e facilidade na comercialização do destino. “Também abre a possibilidade de conexão com Piraputanga, que está se estruturando e tem muito a ganhar. O asfalto na Rodovia do Turismo enriquece a experiência do visitante e estimulará novos investimentos turísticos no destino”, afirma.

De acordo com informações, já há três empresas de transporte de passageiros operando o trecho, que interliga as BRs 262 e 419, na cidade de Anastácio. São elas: Cruzeiro do Sul, Vanzella e Transbonito. Os bilhetes podem ser comprados pela internet ou com agências de viagens.

Novas Rotas Aéreas

Além da novidade da Estrada do 21, o aeroporto de Campo Grande também está expandindo suas operações, seja com novas rotas ou aumento na frequência de voos, pela Azul e pela GOL.
O aeroporto de Bonito, por sua vez, também receberá novos voos, operados pela LATAM.

Destaque

 Um dos principais complexos de ecoturismo de Bonito, a Nascente Azul foi reconhecida mais uma vez com o Travellers’ Choice do Tripadvisor, considerado o maior site de viagens do mundo. O prêmio anual é destinado a atrações, acomodações e restaurantes que estão entre os 10% melhores perfis na plataforma, ranqueados através de avaliações feitas por viajantes de todo o mundo.

Estar no seleto grupo de atrações com o selo Travellers’ Choice atesta o genuíno compromisso com a excelência por parte da Nascente Azul. Com uma grande seleção de atividades, o complexo oferece uma profunda e singular conexão com a natureza, além de ser um exemplo de responsabilidade ambiental e turismo acessível.

A principal atração é a flutuação, que começa em uma das nascentes mais cristalinas do mundo, cuja água apresenta uma rara tonalidade azul turquesa. O passeio de snorkeling na nascente e no rio que dão nome ao parque é uma experiência memorável de contemplação da vida natural subaquática, com uma sensação de total paz e harmonia com o ambiente ao redor.

Integrado à flutuação ou disponível separadamente no formato day use, o Balneário Nascente Azul é uma área de grande extensão com circuito aquático no lago, praia de água doce, piscina ecológica de água corrente, cascata, decks contemplativos, quiosques, quadra de beach tênis, redário, bar, restaurante e uma capela ecumênica. Há ainda um circuito de trilhas auto guiadas e o Lago Pantanal, que abriga uma rica fauna típica deste bioma.

Outras atividades da Nascente Azul estão no Circuito de Aventura, com pêndulo humano e tirolesa, que permitem ao visitante a sensação de voar sobre esse paradisíaco cenário natural.