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Notícias de Bonito MS

A disparada do preço da carne bovina nos últimos 12 meses vem provocando reflexos no valor final de vários alimentos e influenciando também os custos de produção de outros animais. É o caso da criação de jacaré precoce no Pantanal sul-mato-grossense. Como a base alimentar da espécie, em cultivo, é proteína animal (carne bovina), tanto o preço do couro quanto o custo da carne não suportaram um ajuste de quase 100% no valor da arroba do boi em um espaço de um ano e também já estão valendo mais.

De acordo com o médico veterinário e único produtor de jacaré precoce do Brasil, Gerson Bueno Zahdi, só no período entre abril e junho deste ano ficou 30% mais caro produzir couro de jacaré-do-Pantanal precoce, produto extremamente valioso, tanto no mercado interno quanto no externo. "Reduzimos ao limite nossa margem de lucro para tentar manter o mesmo preço do ano passado - R$10,00 o centímetro linear do couro processado, mas isso só é possível hoje para vendas no atacado, ou seja, para encomendas acima de 50 peles", explicou. Para venda de peças no varejo, o valor final subiu 15% - R$11,50 o centímetro linear.

O couro de jacaré precoce é livre de placas ósseas e 100% aproveitável. "Ele facilita o processo industrial pelas suas características como menor espessura, maior flexibilidade e resistência, o que lhe confere um alto valor agregado, tanto para a indústria quanto para o consumidor final", garante. Atualmente, o produtor consegue obter mais de 400 peles/mês mas até o final de 2009 Zahdi quer estar colocando no mercado até 1.500 peles/mês.

No caso da carne de jacaré-do-Pantanal precoce - consumida por turistas dentro das fazendas do pecuarista - o custo de produção, só este ano, subiu até 25%. Caso fosse comercializado para o consumidor final o quilo pularia de R$ 40,00 para R$ 50,00 em um raio de até 200 km a partir da região de produção - Pantanal de Miranda/MS.

Zahdi é proprietário das fazendas conjugadas Cacimba de Pedra-Reino Selvagem (226 km de Campo Grande) onde cultiva jacarés precoces, fruto de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento genético iniciado há quase 20 anos. Ele estima que - como parte da alimentação dos répteis - utiliza hoje aproximadamente 12 mil quilos de carne bovina/mês. Atualmente conta com um rebanho de 12 mil jacarés, boa parte (precoces) atingindo porte para abate entre 12 e 15 meses de idade. Gerson Zahdi faz a comparação da precocidade de seu rebanho com o desenvolvimento convencional feito no Brasil até então. De acordo com ele, a produção tradicional trabalha com uma idade média de abate em torno de 2,5 anos ou 30 meses

Turismo e gastronomia

O pioneirismo do jacaré precoce trouxe nova fonte de divisas para o pecuarista: o turismo. Além das belezas naturais pantaneiras, quem visita todo o projeto de produção pode interagir com os jacarés (posar para fotos segurando animais), conhecer e manipular as peles curtidas e curadas do animal, ter acesso a material explicativo sobre o cultivo dos répteis, informar-se sobre a viabilidade econômica das peles, e conferir toda atividade produtiva na propriedade. Para aproveitar esta demanda - sobretudo de turistas europeus - a fazenda investiu, entre 2006 e 2007, em uma estrutura de hospedagem com 12 apartamentos.

A cozinha é um detalhe a parte. Os pratos a base de jacaré são um convite ao deleite gastronômico. Da carne do animal precoce só não vai para o prato a cabeça (utilizada, empalhada, como souvenir). Destaques para as "patinhas de jacaré" e "iscas de jacaré" (excelentes tira-gosto), "jacaré ensopado", "jacarté ao molho de maracujá", o "filé grelhado e flambado" além do exótico "sashimi de jacaré".

Profissionais de imprensa que desejam fazer a cobertura jornalística da 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 30 de julho a 03 de agosto em Bonito, devem fazer o credenciamento por e-mail (festinbonito@gmail.com), de preferência até o dia 25 de julho. A confirmação do credenciamento será realizada também via e-mail.

Para o credenciamento, é preciso informar o nome do profissional; RG; veículo de imprensa; razão social do veículo; endereço; telefone e e-mail, apresentando também em anexo a fotocópia da DRT e uma declaração assinada pelo diretor jornalístico informando a equipe que fará a cobertura. Para ter acesso aos shows da Grande Tenda, os profissionais credenciados devem ainda apresentar a carteira profissional de identificação do veículo. Casos de profissionais de imprensa free-lance serão analisados individualmente.

Serão credenciados como imprensa os profissionais que de fato atuam como repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, redatores, editores, assistentes de produção/câmera e jornalistas. Estão excluídos, portanto, os departamentos comerciais dos veículos de comunicação, bem como outros profissionais que não se enquadrem nas categorias citadas acima, como motoristas e outros.

Mídia impressa (jornais, revistas, informativos, etc.); Rádios, Agências de Notícias e Sites terão direito a 02 (duas) credenciais; Sites de fotos terão direito a uma (1) credencial e as TVs poderão credenciar até 03 (quatro) profissionais.

A entrada da imprensa no camarim dos artistas depende da prévia autorização da produção e/ou assessoria de imprensa dos mesmos. Assim, uma lista com o nome dos veículos credenciados interessados em entrevistas particulares ou coletivas será enviada aos responsáveis pelos artistas, e o retorno será dado individualmente. Entrevistas, gravações e fotos antes dos horários definidos pela produção do evento ser agendadas com antecedência, com a coordenação da assessoria de imprensa.

Para tirar dúvidas sobre o credenciamento, procurar por Rosângela no 3318-1144 ou Rodrigo Ostemberg no 3316-9336 (à tarde). Mais informações sobre o Festival de Inverno de Bonito podem ser consultadas na página www.festinbonito.com.br.

Um ano após escolher as sete novas maravilhas do mundo, a mesma fundação que promoveu o concurso iniciou uma nova votação em escala mundial na internet para nomear as sete maravilhas naturais do planeta.

O Pantanal, que ocupa partes do território do Brasil, Bolívia e Paraguai, estava no ranking publicado hoje na página do site. O ranking das 77 primeiras candidaturas é atualizado na página duas vezes ao dia . Nessa fase do projeto ainda é possível sugerir novos lugares para a votação.

O Brasil tem outras belezas naturais entre os 77 primeiros colocados: Rio Amazonas em uma candidatura compartilhada com Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela; Fernando de Noronha e as cataratas do Iguaçu, em conjunto com Argentina. A próxima etapa do processo é a criação de comitês para defender as candidaturas.

Na epóca da votação das sete novas maravilhas, a organização recebeu críticas da Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, que afirmou que o "New7Wonders" teria apenas motivos comerciais e que inclusive oferecia pacotes turísticos para os locais mais votados.

Apesar da posição da UNESCO, o concurso causou euforia no Brasil com a eleição da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como uma das novas maravilhas do mundo.

A New7Wonders é uma fundação sem fins lucrativos e foi criada por Bernard Weber, um suíço que já trabalhou como produtor cinematográfico e curador de museus.

No 9º Festival de Inverno de Bonito, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto, o público vai poder apreciar, no projeto CineBonito, obras audiovisuais que têm como tema as questões socioambientais. As exibições irão acontecer ao ar livre, na rua Senador Filinto Müller s/nº, onde serão apresentados curtas e longa-metragens. Acompanhe os filmes que serão exibidos:

O Mapiguari

(2007/3min13s - Animação)

Parceria: Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha (Monvia)

Direção: Cão Cruz Alves

Sinopse: O Suposto protetor da Amazônia

Árvore Sagrada

(2006/24min30s - Documentário)

Parceria: Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha (Monvia)

Direção: Cléa Lúcia

Sinopse: Árvore Sagrada mostra que o umbuzero, espécie frutífera da caatinga, assume a imagem mítica de uma árvore sagrada, pois desempenha papel fundamental à sobrevivência das comunidades.

É Lixo?

(2007/7min30s - Reportagem)

Parceria: Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha (Monvia)

Direção: Ariel Barroso da Fonseca

Sinopse: Uma provocação do olhar. Qual a diferença entre o lixo que inspira a arte e gera renda, e o entulho que entope o bueiro?

Huni Meka - Os Cantos do Cipó

(2006/25min - Documentário)

Parceria: Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha (Monvia)

Direção: Tadeu Siã e Josia Maná Kaxinawá

Sinopse: Uma conversa sobre o cipó (aiauasca), "miração" e cantos. Durante a gravação de um CD com os mais velhos de uma tribo indígena.

Quando a Maré Encher

(2005/30min - Documentário)

Parceria: Fundação Joaquim Nabuco - PE

Direção: Oscar Malta

Produção: Massangana Multimídia Produções

Sinopse: Registra o cotidiano social dos pescadores urbanos do Recife, mostrando a criatividade necessária de quem depende da relação com o mar, dos pescadores que navegam à procura do seu sustento, dos que sabem ter a paciência para, a cada manhã, ter seu dia definido pela maré. O vídeo também mostra ainda a outra margem do rio, o outro lado da história, rios que não pulsam mais como antes.

Gangarras do Bandeira

(2004/21min - Documentário)

Parceria: Fundação Joaquim Nabuco - PE

Direção: Lulla Clemente e Cátia Oliveira

Produção: Massangana Multimídia Produções

Sinopse: Uma comunidade de galegos, em Santa Cruz do Capibaribe agreste pernambucano, cujos indivíduos são chamados, pejorativamente, de gangarras, sofrem discriminação na região por serem, em sua maioria, pobres, analfabetos e loiros dos olhos claros. É a inversão do preconceito do apartheid e traz uma nova abordagem da questão do preconceito racial, resgatando a história de uma comunidade que, ao longo dos anos vem perdendo sua identidade e busca fugir da discriminação.

A Gente Luta mas Come Fruta

(2006/40min - Documentário)

Parceria: ONG Vídeo nas Aldeias

Direção: Bebito Piyãko Ashaninka e Isaac Piyãko Ashaninka.

Produção: Vídeo nas Aldeias

Sinopse: mostra o manejo agroflorestal realizado pelos índios Ashaninka na sua comunidade no rio Amônia, no Acre. Eles mostram como estão trabalhando para recuperar os recursos da terra, muito explorada pelos brancos.

Cheiro de PequiEQUI

(Imbé Gikegü, BRA/2006/36 min - Documentário)

Parceria: ONG Vídeo nas Aldeias

Direção: Takumã Kuikuro, Marica Kuikuro

Produção: Vídeo nas Aldeias

Sinopse: Ligando o passado ao presente, os realizadores Kuikuro contam uma história de perigo e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.

O Dia em que a Lua Menstruou

(Nguné Elü, BRA/2004/28 min - Documentário)

Parceria: ONG Vídeo nas Aldeias

Direção: Takumã Kuikuro, Marica Kuikuro

Produção:Vídeo nas Aldeias

Sinopse: Durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, no alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. É preciso cantar e dançar.

Carvoeiros

(1999/70min - Documentário)

Parceria: Zazen Produções

Direção: Nigel Noble

Produção: Zazen Produções

Sinopse: Documentário que nos coloca em contato com a vida dos trabalhadores de carvão vegetal, acompanhando o processo de carvoejar no cotidiano de famílias do interior de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Filmado sem roteiro prévio, no estilo "cinema verdade" que caracteriza a obra do diretor, traz depoimentos dos carvoeiros, que narram suas próprias histórias.

Pirinop - Meu Primeiro Contato

(2007/83min - Documentário)

Parceria: ONG Vídeo nas Aldeias

Direção: Mari Corrêa e Karané Ikpeng

Produção: Vídeo nas Aldeias

Sinopse: Em 1964, os índios Ikpeng têm o seu primeiro contato com o homem branco numa região próxima ao rio Xingu, em Mato Grosso. Ameaçados por invasões de garimpeiros, eles são transferidos para o Parque Indígena do Xingu, onde ainda vivem.

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) investirá R$ 95 mil na reforma de seis reservatórios de fibra de vidro na cidade de Bonito. Tal investimento significa melhorias no abastecimento de 30% da cidade.

O objetivo é evitar vazamentos e perdas, o que irá proporcionar melhorias no abastecimento da região. A obra será realizada com recursos próprios e tem previsão para começar em agosto. O prazo para execução é de 60 dias.

Segundo informações da Gerência de Operação e Tecnologia (Geotec), as reformas serão realizadas uma a uma, para que não haja prejuízo no abastecimento durante os trabalhos. Os bairros beneficiados serão Vila Donália I e II, Cohab, Vila Machado, Boa Vista, Loteamento Três Lagos, parte da Vila América e um trecho central.

Profissionais de imprensa que desejam fazer a cobertura jornalística da 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 30 de julho a 03 de agosto em Bonito, devem fazer o credenciamento por e-mail (festinbonito@gmail.com), de preferência até o dia 25 de julho. A confirmação do credenciamento será realizada também via e-mail.

Para o credenciamento, é preciso informar o nome do profissional; RG; veículo de imprensa; razão social do veículo; endereço; telefone e e-mail, apresentando também em anexo a fotocópia da DRT e uma declaração assinada pelo diretor jornalístico informando a equipe que fará a cobertura. Para ter acesso aos shows da Grande Tenda, os profissionais credenciados devem ainda apresentar a carteira profissional de identificação do veículo. Casos de profissionais de imprensa free-lance serão analisados individualmente.

Serão credenciados como imprensa os profissionais que de fato atuam como repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, redatores, editores, assistentes de produção/câmera e jornalistas. Estão excluídos, portanto, os departamentos comerciais dos veículos de comunicação, bem como outros profissionais que não se enquadrem nas categorias citadas acima, como motoristas e outros.

Mídia impressa (jornais, revistas, informativos, etc.); Rádios, Agências de Notícias e Sites terão direito a 02 (duas) credenciais; Sites de fotos terão direito a uma (1) credencial e as TVs poderão credenciar até 03 (quatro) profissionais.

A entrada da imprensa no camarim dos artistas depende da prévia autorização da produção e/ou assessoria de imprensa dos mesmos. Assim, uma lista com o nome dos veículos credenciados interessados em entrevistas particulares ou coletivas será enviada aos responsáveis pelos artistas, e o retorno será dado individualmente. Entrevistas, gravações e fotos antes dos horários definidos pela produção do evento ser agendadas com antecedência, com a coordenação da assessoria de imprensa.

Para tirar dúvidas sobre o credenciamento, procurar por Rosângela no 3318-1144 ou Rodrigo Ostemberg no 3316-9336 (à tarde). Mais informações sobre o Festival de Inverno de Bonito podem ser consultadas na página www.festinbonito.com.br.

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) apresentou na última sexta-feira (17), ao Ministério do Turismo, um Projeto de Apoio ao Turismo de Base Comunitária no município de Bonito e região.

O projeto tem como objetivo criar um produto turístico diferenciado, com o envolvimento da produção rural oriunda da agricultura familiar em um espaço localizado no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

A expectativa é de transformar a área em um ponto turístico, onde os visitantes poderão entrar em contato direto com as comunidades rurais ali existentes, conhecendo seus produtos, sua cultura e seu modo de vida.

Por meio do projeto, as famílias das comunidades rurais locais deverão desenvolver atividades relacionadas à produção de doces e geléias, além de derivados de cana-de-açúcar orgânica com utilização de frutos do cerrado, queijos, mel e produtos artesanais confeccionados a partir de fibras vegetais, cerâmica e couro.

Os produtos deverão ser comercializados junto aos turistas, de forma a agregar renda às famílias. A assistência técnica será feita pela Agraer, que com os produtores, trabalhará na busca por uma produção de qualidade através de treinamentos, intercâmbios locais e regionais, obtenção de selos de qualidade através da certificação participativa e da busca de novos mercados.

As atividades serão desenvolvidas com base nos princípios de cooperativismo, associativismo e produção agroecológica, contando com a participação, inclusive, dos jovens pertencentes às comunidades.

Estima-se que 340 pessoas sejam beneficiadas diretamente pelo projeto.

A proposta, no valor de R$ 150 mil, encontra-se em fase de avaliação pelo Ministério do Turismo. O resultado será divulgado no dia 25 de agosto.