imagem do onda

segunda, 28 de julho de 2008

EcoEspaço dá destaque a filmes e vídeos sobre ambientalismo

MS Notícias

Na 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e que acontece de 30 de julho a 3 de agosto, em Bonito, o EcoEspaço vai dar destaque a filmes e videos que promovem a conscientização ambiental, no projeto Reciclando Cultura.

No dia 1° de agosto, às 18 horas, vai ser exibido o documentário "Estamira", direção de Marcos Prado. Durante seu trabalho fotográfico no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, Marcos Prado encontrou uma pérola: Estamira, 63 anos de idade. Ela trabalha no lixão há mais de duas décadas e sofre de esquizofrenia. Deste encontro inesperado surgiu o documentário Estamira, que acompanha, durante três anos, a vida desta mulher que sobrevive no lixo da civilização.

Com uns discursos eloqüentes, filosóficos e poéticos, supera sua condição miserável e questiona os valores perdidos da sociedade. "Às vezes é só resto. Mas, às vezes também vem descuido. (...) Economizar as coisas é maravilhoso, pois quem economiza as coisas tem. Quem não tem sofre", diz Estamira, sobre o lixo.

O documentário Estamira conta a história desta mulher que vive e trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Carismática e maternal, Estamira convive e lidera uma pequena comunidade de velhos que habitam o lixão. Filmado desde 2000, quando Estamira começou a se tratar num centro psiquiátrico público, o filme mostra seu cotidiano ao longo de três anos, a sua transformação e os efeitos dos remédios que se obriga a tomar. Através de seus filhos, são desvendados os árduos caminhos trilhados por ela. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, Estamira vive em função de sua missão: "revelar e cobrar a verdade". Vivendo no lixo da civilização, ela consegue superar sua condição miserável e coloca em questão os valores perdidos da sociedade.

Estamira, dirigido por Marcos Prado e produzido por José Padilha, ambos de Ônibus 174 e Tropa de Elite, surgiu do ensaio fotográfico de Prado, intitulado Jardim Gramacho. Estamira foi o documentário de maior público nos cinemas em 2006 e recebeu 33 prêmios nacionais e internacionais, tais como: Melhor Documentário segundo o júri oficial, nos Festivais Internacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Grand Prix no Festival Internacional de Documentários de Marseille e foi escolhido como o Melhor Documentário no Festival Internacional de Karlovy Vary.

No festival serão exibidos também os curta-metragens "Lixo", "Bisbilhotando em Fragmentos" e "Preservar para Ser".

"Lixo" é um curta-metragem documental de Marcos Prado, produzido pela Zazen Produções, ovacionado no Tribeca Film Festival, em Nova York. Foi produzido em 2007 para a Live Earth, ONG liderada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ambientalista Al Gore. O curta foi exibido na maratona de 24 horas de shows do "SOS - Live Earth", evento transmitido para o mundo todo com o intuito de alertar sobre os danos provocados pelo aquecimento global. O curta mostra a poluição provocada pelo biogás liberado no aterro sanitário de Jardim Gramacho, tema do ensaio fotográfico Jardim Gramacho, de Marcos Prado. Segundo o diretor: "Se todos os aterros sanitários do mundo fossem reunidos num 'país', ficariam em 5º lugar no ranking dos causadores do aquecimento global.

"Bisbilhotando em Fragmentos" é um vídeo de 7 minutos, produzido em HD, que registra a riqueza de detalhes e a sofisticação da obra de Marcos Prado e "Preservar para Ser", com 17 minutos, foi produzido em DVCam, e conta a história de um robô que não se conforma com o descaso com o meio ambiente.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: