imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O Conselho Superior da Magistratura autoriza a criação do Projeto Padrinho na Comarca de Bonito (cidade distante 258 quilômetros a sudoeste de Campo Grande). A solicitação é da juíza titular da 2ª Vara da Comarca, Paulinne Simões de Souza Arruda.

Segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), a coordenadora do Projeto Padrinho em Campo Grande, Rosa Pires Aquino, e uma psicóloga do Fórum da Capital, visitarão em breve a comarca para prestar orientações.

O Projeto Padrinho tem 10 anos e está presente em 50 cidades brasileiras. No Estado, o projeto, além da Capital, existe em Amambai, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Rio Brilhante e Três Lagoas. Maracaju tem seu pedido de implantação sendo apurado.

Cerca de 150 crianças acolhidas em 11 abrigos são beneficiadas em Campo Grande. Os apadrinhamentos são: afetivo; voluntário; prestador de serviço e família acolhedora.

Em 2007, o Projeto Padrinho foi premiado como melhor projeto na área de infância e juventude pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Três grupos teatral e de dança já reconhecidos no Estado marcam presença durante o 11º Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 28 de julho a 1º de agosto.

A Companhia Dançar Bonito (Bonito/MS), Estúdio Blance Torres (Dourados) e CTG Chama Crioula (São Gabriel do Oeste) são as atrações de dança do Palco das Águas, instalado na Praça da Liberdade.

O público infantil também terá espaço na 11ª edição do Festival de Inverno de Bonito. Na sexta-feira (30), no Ecoespaço, haverá a discussão sobre Cinema Infantil com a presença do coordenador de produção da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Guto Lima, e logo após, às 18 horas, haverá a exibição dos principais filmes infantis realizados pela Mostra de Cinema de Florianópolis.

Fazendo parte do núcleo Pensando Cinema do FestinBonito, Guto Lima, produtor da Mostra de Cinema Infantil, estará discutindo sobre as principais características do cinema feito especialmente para o público infantil. Guto Lima é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e trabalha há dez anos no audiovisual. Em sua trajetória, o produtor cultural traz na bagagem produção de programas de TV, documentários e a coordenação de mostras de vídeos catarinenses.

Guto Lima foi, durante dois anos, membro do Conselho Estadual de Cultura, representando a Associação Cultural Cinemateca Catarinense. Atualmente, Guto é o coordenador dos produtores dos curtas da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Após as discussões que terá com o mediador, o jornalista Renato Heimbach, haverá a exibição dos principais filmes que ganharam prêmios na última Mostra de Cinema Infantil que aconteceu de 19 de junho à 4 de julho, em Florianópolis.

Mostra de Cinema Infantil

A Mostra de Cinema Infantil é um projeto que exibe filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil. O evento, que já está na sua 9º edição, reúne centenas de crianças e estudantes da Rede Pública e Privada de Florianópolis, que se encantam com a magia e a criatividade dos filmes produzidos por cineastas de todo o Brasil, que têm como foco principal assuntos relacionados ao público infantil.

A amostra de cinema tem a entrada franca e transporte gratuito para escolas públicas. No último evento foram somados 22.571 espectadores , sendo 99% crianças. "Durante todos esses anos, trabalhamos muito para ajudar a construir um cenário, incentivando a produção através de debates, palestras e muitas discussões e propostas. Os resultados estão aí," ressalta a diretora da mostra, Luisa Lins. "Em 2010, são mais de 70 filmes de curta-metragem brasileiros dirigidos ao público infantil. É um grande avanço, mas ainda há muito para ser feito", conclui.

Irreverência e brasilidade serão representadas na voz de Cris Haicai e banda Dombrás, no show "Mandando Brasa", que o 11ª edição do Festival de Inverno Bonito apresenta no dia 30 (sexta-feira, às 19 horas, no Palco Fala Bonito. O grito, a molecagem e a forte essência brasileira do Dombrás é o propósito do grupo, que realiza um show com músicas autorais.

A brasilidade está presente no DNA dos três integrantes do grupo criado em 2008 e fundado pelo produtor musical Chis Haicai. Com influências fundamentalmente brasileiras de cantores como Gilberto Gil, Noel Rosa, João Bosco e Cartola, a banda canta, defende e transpassa a originalidade da música brasileira ao público sedento por novas canções, que tenham swing e uma identidade firmada.

"Nós somos os mais brasileiros possíveis, dentre as vertentes e o swing que ela oferece. Dentro dessas vertentes musicais, cantamos bossa-nova, samba de raiz, choro e a música popular brasileira" explica o vocalista Chris Haicai, que é produtor musical e instrumentista há mais de dez anos no mercado campo-grandense.

Crhis já participou de diversos grupos como: Jeito Moleque, Bojo Male, Zarabatana, Haicais, Tacafogo Jacaré, quando apresentou-se em Mato Grosso do Sul e outros Estados. Atualmente é vocalista do grupo Vai Quem Qué e tem um trabalho solo com a banda Dombrás.

Sobre o Festival de Bonito, com um tom bem despojado, o vocalista dispara: "Espero que esse ano seja tão bom quanto os anteriores. O clima melhorou, mas o frio faz parte da identidade do Festival de Inverno de Bonito. Essa é a segunda vez que eu participo, a primeira vez com o grupo Vai quem Qué", completa.

Além de Chris (cavaco e voz), a banda Dombrás é formada por Bruno Chenkarek (baxista), Gerson Espinosa (baterista) e Dhonatas (guitarrista e violonista). O swing brasileiro da banda é a primeira atração do Palco Fala Bonito da noite de sexta-feira (30) da 11ª edição do Festival de Inverno.

Comédia despojada, criatividade e muita ironia. O gênero "stand up comedy", que amplia cada vez mais seu público no Brasil, é uma das novidades do 11º Festival de Inverno de Bonito.

A contribuição humorística para a programação do evento ficará a cargo de Marcelo Mansfield, com a apresentação Nocaute, no dia 30 de julho. O ator é apontado como um dos principais nomes do stand up brasileiro, tendo começado sua carreira nos Estados Unidos e conquistado plateias com o bem sucedido Terça Insana.

Em seu primeiro solo de stand-up, Mansfield acerta um golpe no nariz da sociedade, com observações do cotidiano das pessoas. Fatos que o ator vem colecionando nos últimos três anos como mestre de cerimônia do show Clube da Comédia, que acontece todas as quartas-feiras em São Paulo.

O "stand-up comedy" é um gênero artístico americano que possui raízes em diferentes tradições do entretenimento popular do final do século 19. Destacam-se os artistas Jerry Seinfeld, Ellen De Generes e Bill Cosby, que devido ao enorme sucesso, conseguiram seus próprios programas de TV.

São monólogos humorísticos que privilegiam o texto e o ator de cara limpa. Como o artista fica totalmente à mercê da audiência, é tratado como um estilo de difícil execução.

Com supervisão do humorista Rafinha Bastos, Nocaute traz para o ringue, ou melhor, para o palco, apenas um ator, um microfone e um banquinho. Mansfield promete vários "rounds" de piadas. E uma luta em que o riso será o grande vencedor.

Nocaute

Duração: 55 minutos

Texto: Marcelo Mansfield

Assistente e técnico de luz e som: Daniel de Rogatis

Direção e Produção: Marcelo Mansfield

Supervisão: Rafinha Bastos

Data e Hora: 30 de julho, sexta-feira, às 17 horas

Local: EcoEspaço, Bonito-MS

Além das atrações do Festival de Inverno de Bonito, as pessoas que forem à cidade de Bonito podem conhecer o trabalho de organizações não-governamentais e cidadãos que prezam pela responsabilidade socioambiental e pelo meio ambiente. Algumas dessas entidades estarão comercializando seus produtos no Mercado Mundo Mix, durante o evento.

A ONG Brazil Bonito, por exemplo, que tem por objetivo reduzir o descarte de lixo na natureza, capacita pessoas de baixa renda para transformarem material reciclável em bolsas, almofadas, sacolas, portaobjetos, cestos e objetos de decoração. As roupas de neoprene utilizadas nos passeios turísticos, quando não têm mais condições de uso, são transformadas em chaveiros, souvenirs, entre outras lembranças. As toucas descartáveis usadas no passeio da Gruta do Lago Azul são picadas e higienizadas, servindo como recheio dos estofados produzidos pelo grupo atendido. No mesmo local, chapas de lata - utilizadas na impressão do jornal Diário MS, com sede em Dourados - depois de descartadas, são transformadas em ornamentos, através de iniciativa do artista Manão Dias.

O Instituto Família Legal também realiza um belo trabalho em Bonito. Em operação desde dezembro de 2003 sob a coordenação conjunta com o Ministério Público, o Programa Família Legal atende 80 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos, selecionados a partir de um criterioso processo de avaliação de pobreza e risco social, pertencentes a 40 famílias residentes na área urbana do município de Bonito-MS. Incluem-se neste programa as famílias das crianças e adolescentes abrigados na Casa da Criança. O programa presta atendimento em período contrário ao escolar, atuando nas áreas de Reforço Escolar, Artes Plásticas, Capoeira, Natação, Xadrez, Dança, Leitura e Reciclagem. Paralelamente ao atendimento às crianças e adolescentes, a Fundação promove reuniões mensais com todas as famílias para discussão de temas relacionados à estrutura do núcleo familiar e desenvolvimento humano. As mães trabalham com costura, transformando malotes e uniformes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos gastos e sem uso, em sacolas, bolsas, capas para notebooks, mochilas, e utilidades domesticas.

Já o Projeto Jiboia tem como principal objetivo a desmistificação das serpentes não peçonhentas, assim como um trabalho de educação ambiental visando à diminuição da matança indiscriminada das serpentes na natureza e a criação de exemplares em cativeiro para suprir o mercado de animais de estimação, evitando a coleta no meio ambiente. O projeto é iniciativa de Henrique Naufal, um aficionado por serpentes, que tornou seu hobby um trabalho de educação ambiental gratuito para a população de Bonito, sendo sustentado pela visitação turística.

Criada em 1993, a Fundação Neotrópica do Brasil é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, sediada em Bonito, que tem por missão de promover e praticar a conservação da natureza. A Fundação liderou a campanha, que durou dez anos, para a criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, área de maior extensão de florestas do Estado, com 76.481 hectares, inúmeras espécies da fauna e flora ainda desconhecidas e muitas ameaçadas de extinção. Além disso, desenvolve projetos como o Formoso Vivo, exemplo de recuperação de áreas degradadas, que se tornou uma das maiores ações realizadas em prol da conservação da Bacia Hidrográfica do rio Formoso.

Serviço:

Instituto Família Legal - avenida Paulo VI, 229 - BNH - Fone: (67) 3255-1820

Brazil Bonito - rua 24 de fevereiro 1515, Centro, - Fone: (67) 3255-1968

Projeto Jibóia - rua Nestor Fernandes, 610, Vila Donaria - Fone: 67 8419 0313

Fundação Neotrópica - rua 2 de Outubro, 165 - bairro Recreio

O espaço urbano é lugar de habitação, trabalho, convivência e também será palco para apresentação dos grupos cênicos regionais Teatro Imaginário Maracangalha e Flor & Espinho, durante o 11° Festival de Bonito.

Na rua, o Teatro Imaginário Maracangalha encena, no dia 29 às 16h, o espetáculo Conto da Cantuária. A peça enfatiza características estéticas do teatro medieval e aborda questões religiosas, contrapondo o sagrado ao profano. Baseado no texto de Geoffrey Chaucer, escrito entre 1384 e 1400, o grupo teatral privilegia a mistura de estilos e trabalha referenciais antagônicos como elevado e popular, sublime e humilde, passado e presente em uma linguagem contemporânea que integra e motiva os espectadores.

O espetáculo "Sob Controle", do grupo Flor & Espinho, será apresentado no dia 31, às 17h. No palco de representações cotidianas, dois palhaços prepararam os materiais de cena ao chegarem ao local. Logo tem início o jogo, em que os atores, sem dizerem uma palavra até o fim do espetáculo, envolvem a platéia em trapalhadas inocentes e ingênuas.

O Festival de Inverno de Bonito é um dos maiores do Centro-Oeste. O encontro deste ano acontece entre os dias 28 de julho e 1° de agosto e vai reunir visitantes de vários estados do país, em busca de cultura e entretenimento. Durante os quatro dias serão realizados shows com artistas nacionais renomados e grupos regionais, apresentações de teatro, dança; mostras de artes plásticas, cinema e vídeo; circo, teatro de rua, fotografia, artesanato e palestras.