Notícias de Bonito MS
O Brasil se prepara para receber, em maio de 2009, um dos mais importantes eventos do turismo mundial: o encontro anual do World Travel and Tourism Council (WTTC). Na ocasião, executivos do setor estarão reunidos em Florianópolis, Santa Catarina, para discutir as tendências do turismo para os próximos anos.
"Durante três dias, o Brasil será o centro das mais importantes decisões do turismo mundial", declarou o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, durante a assinatura do memorando de intenções para a realização do evento, que ocorreu durante a World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de turismo do mundo, que terminou na quinta-feira (13) em Londres.
A declaração não é exagero. O WTTC reúne as maiores companhias de viagem e turismo do mundo, o que inclui empresas que não se restringem ao setor e atuam também em áreas como seguros, imóveis e finanças.
"O encontro do WTTC levará ao Brasil os principais executivos do turismo mundial, que têm condições não só de decidir onde farão investimentos nos próximos anos, como também de lançar tendências e influenciar outros investidores", avalia o chairman do grupo hoteleiro francês Accor para a América Latina, Firmin António.
Os investidores são unânimes ao afirmar que a realização do encontro é uma vitrine para o país-sede, já que abre oportunidades para que o potencial turístico e de investimentos seja apresentado, de forma privilegiada, aos principais players do setor.
"Os empresários estão interessados em tendências, no mercado futuro do turismo. E o Brasil é um país que deve ser fortemente apresentado aos grandes investidores mundiais, com todas as oportunidades que oferece", afirmou Manuel do Espírito Santo, do board do WTTC e presidente do braço turístico da holding portuguesa Espírito Santo, que inclui o banco do mesmo nome. "Nós já temos investimentos no país e sabemos que o Brasil, com sua diversidade cultural e natural, tem todas as condições de ter um papel fundamental no turismo mundial".
Infra-estrutura e serviços são, na opinião dos executivos, dois pontos que merecem atenção especial. "O Brasil está se sofisticando, se qualificando, vendendo uma imagem de profissionalismo e isso é ótimo. Mas, com o inevitável aumento da demanda, o padrão precisa ficar cada vez mais alto, pronto para atender as exigências internacionais", opina Firmin António.
Apontado pelo WTTC, em seu estudo da Conta Satélite do Turismo Mundial, como o 14º país do mundo em economia de turismo e o que mais crescerá no segmento de negócios em 2008, o Brasil já é considerado um dos países emergentes do setor. "O turismo é uma das maiores indústrias do mundo e não tenho dúvidas de que o Brasil será, em um futuro próximo, um dos líderes mundiais do setor", declarou Jean-Claude Baumgarten.
Oportunidades - Para o ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, a captação de eventos deste tipo é fundamental para o desenvolvimento do turismo em qualquer país, pois torna o destino conhecido para investidores e executivos que influenciarão as viagens de turistas de todo o mundo nos próximos anos - o país sediou o encontro do WTTC em 2007.
"Basta dizer que 2007 foi o melhor ano para o turismo de Portugal. Claro que não apenas pela realização do WTTC, mas o encontro certamente deu mais visibilidade ao nosso país", disse.
"O Brasil vive um momento único, cheio de oportunidades para o turismo: vamos sediar a Copa do Mundo em 2014, o Rio é cidade candidata aos Jogos Olímpicos de 2016, vários investimentos em hotelaria e infra-estrutura estão sendo feitos no País. Tenho certeza de que já estamos sendo vistos com outros olhos pelos grandes investidores mundiais", disse Jeanine Pires, presidente da Embratur, que representou o ministro do Turismo, Luiz Barreto, no ato de assinatura do memorando.
O evento de assinatura do documento contou também com a participação do governador do estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira e do prefeito de Florianópolis, Dário Berger e do vice-presidente executivo da TAP, Luiz Mór.
A Feiratur 2008 - Feira Nacional de Turismo Rural, que acontece de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Já estão inscritos 250 participantes de 17 estados brasileiros. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Internet até o dia 17 de novembro e após esta data os interessados poderão garantir vaga comparecendo ao local do evento.
Para conferir toda a programação dos três dias de evento e efetuar a inscrição basta acessar o endereço: www.feiratur.tur.br, clicar no link "inscrições", preencher o formulário e enviar.
Mais informações sobre a feira, área de exposição e programação podem ser obtidas pelo fone (67) 3341-6900 ou pelo e-mail: feiratur@opec-eventos.com.br.
Por: Luiza S Coelho - Engenheira Ambiental
O passeio de ecoturismo Recanto Ecológico Rio da Prata localizado na Fazenda Cabeceira do Prata, em Jardim, MS, na divisa com o município de Bonito, consiste em uma trilha pelas matas ciliares dos rios da Prata e Olho dÁgua, chegando até a nascente do rio Olho d`Água, a partir do qual um grupo de no máximo 9 pessoas desce flutuando um trecho de cerca de dois mil metros de águas cristalinas, equipadas com másca-ras, snorkel, botas e roupas de neoprene. O limite diário é de 150 visitantes, preconizado pela Licença Am-biental de Operação.
Para tantos visitantes, de todos os tamanhos e alturas, crianças e adultos, é necessário uma grande quantidade de roupas de neoprene. O passeio possui mais de 250 roupas e pares de botas de neoprene de 5 mm. de espessura que, após o uso, são lavadas e secadas à sombra. Com o passar do tempo, as roupas e botas se desgastam naturalmente, assim são repostas, em média, a cada 2 anos. As roupas e botas velhas de neoprene são doadas para o Projeto Fibra Viva do Instituto Família Legal, entidade privada, sem fins lucra-tivos, fundada em 2003, com sede no Município de Bonito, Estado do Mato Grosso do Sul.
O projeto Fibra Viva tem como objetivo gerar renda para 40 famílias carentes, priorizando aquelas já atendidas pelo Instituto, com ações de reuso e reciclagem de materiais. Em implantação desde meados de 2007, este projeto capacita jovens e adultos para a produção de artesanato a partir de materiais descartados. Uma das frentes de atuação trabalha com mulheres e desenvolve uma linha de produtos domésticos e de uso pessoal com a reutilização de retalhos de tecidos descartados por indústrias de confecção, bem como com roupas de mergulho de neoprene descartadas por empresas de ecotuismo na região de Bonito, como o Re-canto Ecológico Rio da Prata.
Outro segmento do mesmo projeto trabalha com a elaboração de papel artesa-nal e está mais voltado ao atendimento de jovens em idade de trabalho. Os produtos resultantes do projeto como blocos de papel, caixas, sacolas, bolsas, luvas de forno, pegadores de panela, pequenas bolsas de via-gem, enfeites de parede e cortinas são confeccionados com técnica apurada de produção e que retrata a fauna local nos seus motivos e cores. Os produtos são vendidos no comércio local.
O diferencial do projeto é a geração de renda através do reuso de um material de díficil descarte ade-quado como o neoprene, gerando uma contribuição não só social, como também, ambiental.
Mais informações sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata em: www.bonitoweb.com.br.
Contato do Instituto Família Legal: institutofamilialegal@hotmail.com.
De 05 a 07 de dezembro o Zagaia Eco Resort, localizado na cidade de Bonito, vai sediar a XI Copa de Futebol Society, evento que já se tornou tradicional para os amantes do futebol. O torneio será disputado em duas categorias: uma para atletas de até 40 anos e outra para jogadores Master, com mais de 40 anos. A idade dos goleiros é livre.
Além dos jogos, que serão disputados em dois campos do parque esportivo do hotel, haverá também uma programação social de integração e lazer para atletas e familiares.
Para permitir a participação de atletas amadores de várias regiões brasileiras, a organização decidiu limitar o número de jogadores profissionais em dois por equipe. O mínimo de jogadores inscritos será de 12 por time.
As equipes deverão se apresentar para os jogos devidamente uniformizadas com camisas, calções, meias, caneleiras e braçadeiras de capitão, tênis ou chuteiras apropriadas. Os jogos terão 40 minutos de duração, com dois tempos de 20 minutos e sem lei de impedimento. Qualquer reposição de bola deverá ser feita em até cinco segundos. Somente os jogadores de linha poderão repor a bola com os pés. Ao goleiro somente será permitido o uso das mãos para devolver a bola ao jogo.
Estarão classificadas para as semifinais as equipes que terminarem a fase classificatória em 1º e 2º lugares em suas chaves. Em caso de empate em número de pontos serão adotados como critério de desempate, respectivamente, o confronto direto na fase e o maior número de gols marcados.
O limite de faltas coletivas será de sete. A partir da oitava falta a equipe será penalizada com tiro livre direto da marca do pênalti. O jogador que atingir o número de cinco faltas em uma partida será desclassificado do jogo, podendo ser substituído por atleta devidamente inscrito e em condições de jogo. A organização proibiu o uso de qualquer tipo de chuteiras com travas.
Caso uma das equipes não compareça para determinado confronto será considerada derrotada por 1 x 0 e será automaticamente eliminada da competição. O mesmo placar será registrado em jogos posteriores da equipe faltosa fixados em tabela. Somente na primeira partida de cada rodada haverá uma tolerância de cinco minutos para seu início.
A premiação do torneio consta de troféus e medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria. Também será concedido troféu para o goleiro menos vazado, para o jogador artilheiro, para o jogador revelação e para o "lixo" da Copa, segundo os organizadores.
Mais informações podem ser obtidas através de ligação gratuita para 0800-979-4400 ou pelo endereço de e-mail reservas@zagaia.com.br. Para mais detalhes sobre inscrições de equipes e sobre o regulamento os contatos são pelos fones: (67) 3029-8911 e (67) 8116-8379.
A Feiratur 2008 - Feira Nacional de Turismo Rural, que acontece de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Já estão inscritos 250 participantes de 17 estados brasileiros. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Internet até o dia 17 de novembro e após esta data os interessados poderão garantir vaga comparecendo ao local do evento.
Para conferir toda a programação dos três dias de evento e efetuar a inscrição basta acessar o endereço: www.feiratur.tur.br, clicar no link "inscrições", preencher o formulário e enviar.
Mais informações sobre a feira, área de exposição e programação podem ser obtidas pelo fone (67) 3341-6900 ou pelo e-mail: feiratur@opec-eventos.com.br.
Após quatro dias de eventos na Itália - metade da agenda prevista para apresentação das potencialidades de Mato Grosso do Sul a empresários e investidores - a comitiva do governo do Estado realizou contatos, palestras e "vendeu o peixe" do Estado nas províncias de Roma, Módena e Milão.
Roma
O governador André Puccinelli iniciou a visita oficial à Itália na segunda-feira (10), em Roma, apresentando oportunidades de negócios para dirigentes da Unioncamere, entidade que congrega todas as câmaras de negócios da Itália, incluindo as áreas de comércio (interior e exterior), indústria, artesanato e agricultura. A câmara representa 50 mil empresas e atua na regulação de mercado, fazendo a ponte entre a iniciativa privada e o poder público.
Falando em italiano, André ressaltou que Mato Grosso do Sul tem tudo para ampliar sua capacidade de produção de alimentos e agroenergia e que a industrialização dos alimentos é um campo vastíssimo a ser explorado. Outro atrativo apresentado é a rede de projetos de infra-estrutura de transportes do Estado, que barateia o custo do escoamento da produção para o mercado internacional.
"Nós ficamos impressionados com as oportunidades de negócios que o Mato Grosso do Sul oferece, principalmente porque tem muitas terras, um projeto de infra-estrutura logística consistente e oferece total apoio ara os investidores", avaliou Manoela Ribaudo, da Confederação do Comércio da Itália, depois de ouvir a palestra do governador André Puccinelli.
A noite, durante jantar na Embaixada Brasileira com o presidente Lula e o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, Paulo Skaf, André apresentou proposta de ampliação do intercâmbio universitário entre o Brasil e a Itália. A proposta, segundo o governador, se baseia no modelo de mercado adotado na Itália, que atingiu níveis de excelência baseada na produção de pequenas e médias empresas familiares que evoluíram e se especializaram para conquistar o mercado mundial. Exemplo que pode ser aplicado no Brasil.
Ainda em Roma, no segundo dia de visita à Itália (11), a comitiva defendeu para mais de 700 empresários da Cofindustria (Federação das Indústrias da Itália) as vantagens de "se investir em um Estado novo, com grande potencial agropecuário, sucroenergético e de turismo". A apresentação marcou o Fórum Empresarial Brasil-Itália, que contou com a presença do presidente Lula, da ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, e de Miguel Jorge, Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio.
"Roma, nestes dois dias, foi uma grande vitrine onde pudemos mostrar quanto o nosso Estado é belo para ver e produtivo para investir", avaliou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Luis Cláudio Fornari.
Módena
O governador e os demais membros da missão comercial de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos no dia 12 com os diretores da Agência Especial de Internacionalização de Empresas da Câmara de Módena. André mostrou oportunidades de investimento e os empresários participaram de reuniões com interessados em comprar e investir no Brasil.
O presidente da Câmara de Comércio de Módena, Erio Luigi Munari, confirmou incluir Mato Grosso do Sul na missão comercial que deve visitar o Brasil no começo de 2009, para avaliar oportunidades de investimentos italianos. Com 630 mil habitantes e mais de 63 mil empresas, Módena é um dos Estados mais ricos da Itália, sede da fábrica da Ferrari, e uma renda per capita entre as mais altas da Europa.
O governador também visitou a indústria Castel Carni, que processa semanalmente 40 mil suínos frescos para abastecer o mercado europeu. Impressionou a tecnologia de automação da empresa e a grande variedade de produtos elaborados a fim de atender o exigente consumidor europeu.
Milão
O governador André Pucinelli apresentou quinta-feira (13) os projetos estratégicos de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul no Seminário internacional "Sistema infra-estrutural e fatores de desenvolvimento da América Latina", realizado na Câmara de Comércio de Milão.
O encontro foi aberto pelo ministro do Planejamento do Brasil, Paulo Bernardo Silva, e contou com a participação de representantes da Comissão Européia (Bruxelas), Stefano Sannino, do ministro da Infra-estrutura da Itália, Altero Mattiolli, ministro de Obras Públicas do Chile, Juan Eduardo Saldivia, além de dirigentes da Corporação Andina de Fomento (CAF), Governo da Colômbia, do México, Sistema de Integração Econômica Centro-americana, BID e outros bancos de fomento, como o Eurogroup.
André destacou a localização estratégica de Mato Grosso do Sul entre as rotas bi-oceânicas que ligarão o porto de Santos aos portos chilenos de Arica e Iquique, e apresentou os projetos de infra-estrutura executados e em andamento pelo governo, que garantirão ao Estado posição privilegiada no contexto do comércio da América do Sul.
O seminário sobre a integração latino-americana debateu as formas de integração da região, unindo através de rotas rodoviárias, hidroviárias e ferroviárias os dois oceanos. André lembrou que Campo Grande sediou o último Fórum da Rota Rodoviária Interoceânica que deve inaugurar em março de 2009, o último trecho da primeira rodovia totalmente asfaltada que irá de Santos (SP) até Arica (Chile), com cerca de 6 mil quilômetros.
O município turístico de Bonito será palco, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, do 7º Festival da Guavira, evento que reúne as diversas manifestações artísticas, grupos étnicos, faixas etárias e sociais do município - além de atrações convidadas.
A programação inclui espetáculos musicais, de dança, teatro e literatura e o festival acontecerá na Praça da Liberdade, com amplo espaço para o artesanato local e comidas típicas regionais, além de guavira in natura, sorvetes e cachaça.
A GUAVIRA é uma fruta típica do cerrado, adocicada, que nasce em uma planta arbustiva da família das Mirtáceas, a mesma da goiaba, da jaboticaba e da pitanga, e que brota naturalmente nos campos e pastagens. A "safra" deste ano em Bonito está sendo considerada excepcional.
O 7º Festival da Guavira de Bonito é uma realização da Prefeitura Municipal da cidade, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Secretaria Municipal de Ação Social (SAS) e da Divisão de Cultura da FUNCEB (Fundação de Cultura e Esportes de Bonito).