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Notícias de Bonito MS

Um acordo internacional de cooperação técnica será firmado entre o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), na próxima quinta-feira (20). O documento será assinado pelos presidentes dos dois órgãos durante a abertura da Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur 2008), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

A formalização do documento tem como objetivo estimular esforços das duas partes para a implantação de um projeto de fortalecimento institucional, qualificação de profissionais e de empresas de turismo rural. Também estabelece apoio para organização e implantação de programas de desenvolvimento em destinos que apresentam potencial para o desenvolvimento rural pelo turismo e concentração de oferta de produtos turísticos.

O acordo de cooperação técnica será firmado oficialmente pela brasileira Andreia M. Roque Junqueira de Arantes, presidente do Idestur e pelo argentino Carlos Basco, representante do IICA no Brasil, e terá validade por dois anos. A 5a Feiratur acontece durante o período de 20 a 22 de novembro de 2008 (www.feiratur.tur.br)

As áreas de cooperação deste acordo estão concentradas, sobretudo, nos aspectos de desenvolvimento rural e na integração produtiva e competitiva nacional do turismo rural. Permitirá ao Brasil promover troca de dados sobre a atividade produtiva com toda a América Latina. "Nossa experiência nacional ao longo dos anos, nos transformou em um dos ícones da atividade, então estamos propondo trocar tecnologia e informação", comenta Andréia Roque.

Ainda segundo ela, a partir da formalização do documento estará aberto o acesso para a formatação e criação de metodologia de pesquisa visando a construção dos indicadores internacionais do turismo rural. Para a operacionalização do acordo, sempre que forem viabilizadas ações de cooperações mútuas, será criado um grupo de trabalho com a participação de técnicos. Este grupo terá a função de elaborar o projeto básico e o projeto de trabalho. Cada parte indicará seus representantes.

O IICA é um organismo da Organização dos Estados Americanos (OEA) especializado na cooperação técnica em agricultura e na melhoria de vida nas comunidades rurais. É uma instituição sem fins lucrativos cuja sede principal está em San José, na Costa Rica. Tem escritórios em 34 países do continente americano (a exceção é Cuba) e mantém representações em Washington (EUA) e em Madrid (para a União Européia). Já o Idestur é um organismo de desenvolvimento do turismo interligado a uma rede Intercontinental de entidades afins. Mais informações sobre as duas entidades podem ser obtidas pela Internet: www.iica.int, www.iica.org,br e www.idestur.org.br.

O 7° Festival de Guavira acontece entre os dias 27 e 29 de novembro na cidade de Bonito. A fruta mais popular e uma das saborosas do cerrado brasileiro. Sendo que, este festival e o único dedicado a guavira, que em épocas passadas cobria boa parte do território do Estado.

A fruta é a atração demonstrada em pote de sorvete e até para enriquecer a cachaça, mas também por ser tema de muita música, danças típicas, teatro, literatura e artesanato. Vale a pena conferir esta festa que terá amplo espaço na Praça da Liberdade em Bonito.

O desenvolvimento do turismo rural na região do Douro, em Portugal, será objeto de estudo durante a 5ª Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur 2008) que acontece de 20.11 (quinta-feira) a 22.11 (sábado) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Dentro da programação técnica, no dia 21 (sexta-feira) das 14h30min às 15h30min, o Ministério do Turismo (MTur), o SEBRAE Nacional e a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) estarão apresentando a "Multiplicação do Projeto Benchmarking em Turismo 2008/2009 - Melhores Experiências Internacionais - Turismo Rural e Cultural do Douro-Portugal".

A região portuguesa é uma das principais referências em turismo rural no mundo e apresenta um conjunto de atrativos estruturados nas propriedades rurais e de demanda consagrada. Seus vinhedos, por exemplo, originaram o famoso "Vinho do Porto" e formam uma área de convergência de turistas de várias partes do mundo. Também merecem atenção as gravuras rupestres além dos conjuntos e aldeias históricas da região portuguesa.

Em Campo Grande, durante a Feiratur 2008, a experiência de turismo rural do Douro de Portugal será repassada aos empresários do setor inscritos e participantes da programação técnica da feira. Dessa forma, pretende-se que o empresário rural e os demais setores deste segmento turístico possam incorporar elementos de excelência na atividade, adaptando itens ao seu negócio e região. O projeto, portanto, busca incentivar a busca pelo aprimoramento e inovação dos produtos e serviços turísticos brasileiros; neste caso específico do turismo nas propriedades rurais.

Pelas suas peculiaridades, identificação da língua e experiência bem sucedida, Portugal foi escolhido para a observação do turismo cultural e rural durante a Feiratur 2008. Esta oficina de boas e melhores práticas na atividade econômica estará aberta para a participação do público inscrito. Estas inscrições foram feitas gratuitamente pela Internet até o dia 17. Quem ainda não providenciou poderá fazê-lo no local da feira - Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo - a partir do dia 20.11 (quinta-feira).

Mais informações sobre a feira, área de exposição e programação podem ser solicitadas e obtidas pelo fone (67) 3341-6900 ou pelo e-mail: feiratur@opec-eventos.com.br.

Na próxima quinta-feira (20) acontece na capital a 5ª FeiraTur, maior evento do turismo rural brasileiro, que será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Em Mato Grosso do Sul, a Feira é realizada por meio de parcerias da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur/MS) e Ministério do Turismo.

Os participantes poderão ter informações sobre gestão de base local, políticas públicas e legislação do turismo rural, plano de desenvolvimento, área de proteção ambiental e experiências internacionais. O principal objetivo do evento é agregar valor aos produtos rurais, além de estimular o contato direto entre produtores e consumidor final.

Durante a Feira devem acontecer exposições paralelas de empresas ligadas ao meio rural que podem ofertar os seus produtos diretamente ao público alvo. Nas últimas edições foram movimentados R$ 5 milhões em negócios e centenas de visitantes.

As inscrições pela internet já foram encerradas, mas quem tiver interesse em participar do evento pode se inscrever pouco antes do início das atividades, a partir das 7h30. O Centro de Convenções fica no Parque dos Poderes s/nº.

Em parceria com a prefeitura, os Correios realizam na cidade o lançamento oficial de dois selos que fazem parte da série Mercosul - Aves Autóctones, retratando a Coruja-do-Mato e o Pica-Pau-do-Parnaíba. As duas espécies correm o risco de extinção. Além desse dois selos, será feito também o lançamento regional do selo "200 anos do Corpo de Fuzileiros Navais".

Já a exposição contará com duas grandes coleções de selos. A primeira, "O Selo Brasileiro em Defesa do Meio Ambiente", é formada por belíssimos selos emitidos no Brasil e que destacam distintos aspectos do meio ambiente. A segunda coleção, denominada "Flora e Fauna", mostra emissões de selos de outros países do mundo que têm como tema a fauna e flora dessas nações. Esta coleção tem claro conteúdo didático, além da beleza dos selos em si, todos de alta qualidade. Além dos selos, os Correios trazem à cidade parte do acervo do museu postal de Campo Grande, que também ficarão expostos.

Os lançamentos dos selos acontecem no Instituto Luis de Albuquerque (Casa da Cultura) nesta terça, 18, às 20 horas. A exposição estará à disposição do público no mesmo local, das 8 às 17 horas, até o dia 21 (sexta). As escolas que quiserem levar seus alunos podem agendar pelo fone 3231-5877.

De acordo com Cleyse Mary da Silva Gomes, responsável pela Agência Filatélica dos Correios, "Corumbá encerra o ciclo de lançamento oficial dos selos Mercosul - Aves Autóctones". Segundo ela, o objetivo do avento é chamar a atenção da sociedade para a preservação da fauna e flora nativa. Cleyse também destacou a participação do Município no evento. "A cidade de Corumbá tem um papel muito importante na história dos Correios. Aqui foi fundada a primeira agência telegráfica do Mato Grosso integrado", lembrou. O posto funcionava no prédio onde hoje está instalada a Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai), na rua 13 de Junho. Ele foi inaugurado em janeiro de 1904 pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro.

Homenagem ao Corpo de Fuzileiros Navais

Outro lançamento filatélico será da peça comemorativa "200 anos do Corpo de Fuzileiros Navais". Com esta emissão os Correios vêm assinalar, por meio da Filatelia, a missão de divulgar importantes instituições criadas ou transferidas para o Brasil em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa, entre elas o Corpo de Fuzileiros Navais, notável instituição militar da Marinha do Brasil.

Logo após sua chegada ao Brasil, o Príncipe Regente D. João, em represália à invasão de Portugal pelas tropas do General Junot, determinou a tomada de Caiena, na Guiana, ocupada por franceses, a qual, após intensos combates, rendeu-se a quatorze de janeiro de 1809. Esse episódio histórico foi o batismo de fogo dos Fuzileiros Navais. Mais tarde, nas guerras de Independência, na região do Rio da Prata e no Paraguai, destacaram-se em diversas ações bélicas, particularmente na Batalha do Riachuelo e na Passagem de Humaitá. Hoje, o Corpo de Fuzileiros Navais é constituído por cerca de quinze mil militares, todos profissionais. No contexto da estratégia naval, é empregado, por excelência, na projeção de força bélica sobre determinado território. Para tanto, a tropa deixa os navios utilizando veículos especiais para operações de desembarque, carros anfíbios ou helicópteros, com apoio de fogo naval e aeronaval, promovendo o combate em terra, alicerçado em seus próprios meios, os quais incluem blindados, artilharia de campanha, artilharia antiaérea, engenharia de combate e equipamentos de comunicação e de guerra eletrônica.

O selo brasileiro em defesa da natureza

Esta coleção destaca selos lançados desde 1956 até 2000, todos tendo como tema a questão ambiental. Estão presentes nos selos a fauna e flora brasileira, o Cerrado, o Pantanal, a Amazônia, os Parques e Reservas Ambientais de diversos estados e campanhas de preservação ambiental.

Em 1956, os Correios do Brasil lançaram o seu primeiro selo em defesa da natureza - Campanha de Educação Florestal - iniciando um trabalho de conscientização para importância de suas relações com a natureza, onde precisa intervir para produzir os bens de que necessita para sobreviver. É claro que, se temos direito a um ambiente sadio, também temos a obrigação de lutar para garantir uma vida saudável a nossos descendentes, conscientes de que, hoje, somos vítimas e responsáveis pela degradação ambiental que se constata em nossa comunidade.

Na seqüência de selos brasileiros em Defesa da Natureza, foram emitidos, em 1999, os primeiros selos do mundo impressos em papel reciclado, sobre o tema: "Parques Nacionais - Proteção a Incêndios Florestais". Com esta emissão a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) recebeu, da Academia Olímpica de Vicenza-Itália, o prêmio Asiago de Arte Filatélica, na categoria Proteção Ambiental, por serem nossos selos considerados os melhores sobre meio ambiente lançados nesse período.

Como poderá ser constatado nesta coleção, a Filatelia brasileira, cumprindo sua função como poderoso veículo de comunicação que é, tem participado ativamente no sentido de conscientizar a população de que um meio ambiente sadio é um direito e um dever de todos, mas só o conseguiremos na medida em que construirmos uma verdadeira consciência ecológica social, que não será produto da ação isolada de nenhum órgão de política ambiental, pois dependerá da ação de todos, em conjunto, e de cada um em particular.

Fauna e Flora - A outra coleção - Flora e Fauna - é composta de selos emitidos em todo mundo e que destacam a vida no planeta Terra em toda sua diversidade. O reino animal e vegetal, em suas diversas subdivisões estão presentes nesta coleção belíssima, que tem também forte conteúdo didático.

Na Fauna estão o reino animal: répteis, anfíbios, mamíferos, aves, insetos, peixes, moluscos, crustáceos, e outras subdivisões, estão presentes em selos emitidos em todo mundo. Não foram esquecidos também os selos que destacam animais em vias de extinção e aqueles reproduzidos em cativeiro. A beleza das imagens dos selos chamam a atenção, bem como a sua disposição didática, fazendo desta coleção verdadeira peça educacional, ao lado da beleza das imagens neles retratados.

Na Flora são destacados os diversos aspectos do reino vegetal desde as Angiospermas, Gimnospermas, Algas, Fungos, Briófitas, etc. Foram selecionadas emissões de selos de todo mundo que se destacam pelo conteúdo e pela arte.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) lançou licitação ontem para reformar os prédios das estações ferroviárias de Aquidauana, Miranda e Anastácio. Cidades por onde passará o Trem do Pantanal.

Conforme o site de notícias do governo, será investido cerca de $ 1,9 milhão. Segundo o projeto, serão respeitadas as normas de preservação histórica e patrimonial. A licitação ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro, no Parque dos Poderes.

Lançado no mês passado, no Rio de Janeiro, o trem deve fazer a primeira viagem no dia 8 de maio de 2009.

O programa turístico entre Campo Grande, Aquidauana e Miranda será administrado pela empresa Serra Verde Express.

A nova empresa aérea brasileira, a Azul Linhas Aéreas parece estar mesmo com a tudo a seu favor. Segundo o jornalista Cláudio Humberto, a empresa foi reprovada na terça-feira (7/10) no teste de evacuação de passageiros da aeronave, requisito para obtenção do Cheta - Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo. No entanto, segundo o jornalista, a Anac concedeu a oportunidade da empresa realizar novo teste no dia seguinte enquanto que "oficialmente" só poderia realizar o mesmo teste após um período de dez dias.

A assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas não comentou a reportagem, apenas afirmando que o exercício de evacuação da aeronave foi completado em oito segundos por uma das quatro equipes de cinco tripulantes cada que a empresa aérea possui.

O limite máximo para completar a atividade é de 15 segundos, portanto, a tripulação de comissários de vôo da Azul, comandada pelo Gerente de Comissários de Vôo Alexandre Puppe, concluiu com êxito a atividade, cumprindo parte do Plano Parcial de Demonstração de Emergência, uma das etapas para a obtenção do Cheta.

Decola em dezembro

Na tarde de ontem, o Diretor de Relações Institucionais da empresa Adalberto Febeliano afirmou que a pedido do governo federal a Azul irá mesmo decolar no início de dezembro deste ano.

O teste foi realizado no primeiro avião da Azul, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. "Não se trata de pressa. É necessidade. O mercado precisa de mais um concorrente. É o que as autoridades estão sentindo", disse o executivo.

A Azul ainda não definiu suas rotas, muito menos o primeiro destino da empresa, pois "faz parte da estratégia de marketing da companhia", disse Febeliano. No entanto, o site da cidade de Bonito afirma que é 99% de chance que o aeroporto de Município de Bonito (MS), em fase final de construção, seja o primeiro a receber um vôo comercial da Azul.

Localizado a 250 quilômetros de Campo Grande, Bonito é considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo, porém tem na falta de transporte aéreo um entrave para expandir o movimento de visitantes e associar lazer com o turismo de eventos. Atualmente TAM e Gol só fazem vôos fretados para a região.

Será que o slogan será: "A Azul faz Bonito"?!

Voando Alto

Se a Azul vai fazer Bonito ou não, o fato é que a companhia está bastante otimista em relação ao seu desempenho no setor aéreo brasileiro.

A companhia pretende operar já no ano que vem com 16 aeronaves e voar para nove cidades. A meta é transportar mais de um milhão de clientes em suas viagens. E assim progressivamente chegar em 2010 com cerca de 2,5 milhões de clientes, 26 aviões e voar para 15 cidades. "Nosso objetivo é oferecer vôos diretos. Queremos conquistar novas parcelas de mercado que não voam hoje com as companhias existentes", afirmou o executivo. "O mercado brasileiro movimenta cerca de cinqüenta milhões de pessoas, mas tem condições de chegar a 200 milhões", acrescentou.

Ao que tudo indica a Azul fará "bonito" e bem bonito!