Notícias de Bonito MS
Procurar orientação quando o negócio já está implantado ou adaptar a fazenda da forma como os proprietários gostam (sem levar em conta o que o turista quer) são equívocos comuns e que podem destruir um futuro destino de sucesso no turismo rural. O alerta foi feito pelo consultor do SEBRAE e especialista em Ecoturismo, Waldir Leonel, durante a 5ª. Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur 2008), que acontece em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. É comum, segundo ele, muitos proprietários rurais investirem muito na atividade e logo depois fecharem as portas. "Com certeza, algo saiu errado", afirma.
Segundo Leonel, boa parte dos empreendedores procura a consultoria do SEBRAE quando a propriedade rural já está sendo adaptada ou mesmo recebendo fluxo turístico. "Se alguém está procurando consultoria neste momento será que não faltou planejamento?", questiona. Algumas de suas orientações são para que o futuro investidor tenha ciência de que estará abrindo as portas de sua casa para o turista e que estará com sua propriedade funcionando com fins lucrativos através do turismo. "O dono da fazenda deve determinar antecipadamente seus objetivos", frisa.
Outro alerta do consultor do SEBRAE é para que a família esteja unida na proposta de trabalhar com o turismo rural: "muitos negócios não se viabilizam pois apenas a mulher ou o marido querem investir no setor; isso passa por uma decisão em conjunto". Leonel também questionou a visão pessoal do empreendedor na estruturação da propriedade para receber fluxo de visitação: "o local deve estar preparado para o turista e não da forma como o proprietário quer ou gosta".
Ele também criticou as propriedades que trabalham com o turismo rural e que "mascaram" o almoço para servir o jantar: "será que o dono da fazenda não sabe que o turista percebe isso?" Sobre os hábitos alimentares regionais, Leonel faz um alerta: "os alimentos típicos regionais devem ser servidos, mas nunca serem a única opção nas refeições".
A 5ª Feira Nacional de Turismo Rural acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS, até este sábado (22.11).
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural de Mato Grosso do Sul (Abraturr/MS), Alexandre Costa Marques, o crescimento do segmento no estado tem uma média de 22% ao ano. Ainda segundo ele, existe cada vez mais a ampliação da estrutura nas fazendas.
Já o presidente da Abraturr Nacional, Carlos Solera alertou sobre os riscos da "bolha financeira" mundial sobre o segmento do turismo rural mas fez questão de deixar evidente a importância do setor também no aspecto da fixação do homem no campo. "Nossa atividade geral até 500 mil empregos diretos e indiretos e ajuda a promover o assentamento natural de famílias no meio rural", explicou.
De acordo com o Solera, a atividade turística como um todo emprega 6,3 milhões de pessoas no Brasil, apresentou 24,1% de crescimento no faturamento entre 2004 e 2007 e é hoje o quarto maior item de exportação da economia brasileira. A estimativa de movimentação anual do turismo rural brasileiro, segundo ele, é hoje de R$ 2,8 bilhões reunindo quase 15 mil propriedades rurais no país.
Um acordo internacional de cooperação técnica foi firmado ontem (20) entre o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O documento foi assinado pelos presidentes dos dois órgãos durante a abertura da Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur 2008), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
A formalização do documento tem como objetivo estimular esforços das duas partes para a implantação de um projeto de fortalecimento institucional, qualificação de profissionais e de empresas de turismo rural. Também estabelece apoio para organização e implantação de programas de desenvolvimento em destinos que apresentam potencial para o desenvolvimento rural pelo turismo e concentração de oferta de produtos turísticos.
O acordo de cooperação técnica foi firmado oficialmente pela brasileira Andreia M. Roque Junqueira de Arantes, presidente do Idestur e pelo argentino Carlos Basco, representante do IICA no Brasil, e terá validade por dois anos. A 5a Feiratur acontece durante o período de 20 a 22 de novembro de 2008 (www.feiratur.tur.br)
As áreas de cooperação deste acordo estão concentradas, sobretudo, nos aspectos de desenvolvimento rural e na integração produtiva e competitiva nacional do turismo rural. Permitirá ao Brasil promover troca de dados sobre a atividade produtiva com toda a América Latina. "Nossa experiência nacional ao longo dos anos, nos transformou em um dos ícones da atividade, então estamos propondo trocar tecnologia e informação", comenta Andréia Roque.
Ainda segundo ela, a partir da formalização do documento estará aberto o acesso para a formatação e criação de metodologia de pesquisa visando a construção dos indicadores internacionais do turismo rural. Para a operacionalização do acordo, sempre que forem viabilizadas ações de cooperações mútuas, será criado um grupo de trabalho com a participação de técnicos. Este grupo terá a função de elaborar o projeto básico e o projeto de trabalho. Cada parte indicará seus representantes.
O IICA é um organismo da Organização dos Estados Americanos (OEA) especializado na cooperação técnica em agricultura e na melhoria de vida nas comunidades rurais. É uma instituição sem fins lucrativos cuja sede principal está em San José, na Costa Rica. Tem escritórios em 34 países do continente americano (a exceção é Cuba) e mantém representações em Washington (EUA) e em Madrid (para a União Européia). Já o Idestur é um organismo de desenvolvimento do turismo interligado a uma rede Intercontinental de entidades afins. Mais informações sobre as duas entidades podem ser obtidas pela Internet: www.iica.int, www.iica.org,br e www.idestur.org.br.
De 7 a 10 de dezembro, Bonito (distante 245 quilômetros de Campo Grande) recebe o Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo, realizado pela Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul). A intenção é debater sobre as tendências e os desafios do mercado do ecoturismo no Brasil.
O evento é destinado a turismólogos, universitários, micro e pequenas empresas, ONGs (Organizações Não Governamentais), agências de turismo e empresários de eco-hotéis, eco-pousadas e de hotéis fazenda. Mais informações sobre inscrições e a relação completa dos palestrantes no site www.forumecoturismo.com.br.
Além das atividades nos estandes da 5ª Feira Nacional de Turismo Rural, os painéis técnicos prometem muita movimentação hoje. Às 9h30min a coordenadora de Projetos de Turismo do SEBRAE/MS, Márcia Rocha, apresentará o tema "Como empreender no turismo". Às 11h30min o assunto será "Áreas de Proteção Ambiental e Turismo Rural: uma experiência rural no Caparaó - Espírito Santo", a cargo do palestrante Sebastião Carias.
Para o período da tarde, o destaque será para a bem sucedida experiência em turismo rural e cultural da região do Douro, em Portugal. A apresentação, a partir das 14h30min, ficará a cargo da coordenadora técnica do Projeto Benchmarking em Turismo da Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), Jaqueline Gil; da consultora técnica do Ministério do Turismo, Anete Ferreira, da assessora da Coordenação de Eventos do SEBRAE Nacional, Tânia Penha e da coordenadora nacional de Projetos da Carteira de Turismo, Cultura e Entretenimento, Valéria Barros.
Das 18 às 19 horas está prevista a reunião (fechada) entre os presidentes das seccionais estaduais da ABRATUR. A programação prevê períodos de intervalo para visita aos estandes e acompanhamento de apresentações culturais. Nesta sexta-feira a grande atração será o sanfoneiro Dino Rocha, considerado um dos melhores instrumentistas regionais do Brasil.
Com mercado crescente em Mato Grosso do Sul, o empreendedorismo no turismo rural vai ser abordado no segundo dia de programação da Feiratur - 5° Feira Nacional de Turismo Rural. Realizada em parceria com o Sebrae/MS, a palestra "Como empreender no turismo rural", tem como objetivo orientar o empresário rural sobre como conduzir seu negócio de forma adequada, explorando as potencialidades de sua propriedade e de sua região.
Segundo o técnico do Sebrae e palestrante do evento, Waldir Leonel, o Estado é o mais forte do País na atividade, o que se comprova no fato de a Associação Brasileira de Turismo Rural ter sede em Mato Grosso do Sul. "Temos todas as condições de crescer muito nesse campo, mas ainda é preciso trabalhar muito, orientar quem trabalha no setor e criar mais políticas de incentivo e apoio para o desenvolvimento dessa cultura", explica.
Durante a palestra, os participantes vão ser orientados sobre como empreender de forma adequada, como fazer planejamento estratégico, definir o público-alvo, além de conhecer detalhadamente os caminhos que o Sebrae oferece, como palestras, treinamentos, capacitação de funcionários, acompanhamento técnico, entre outros assuntos.
Serviço - A palestra "Como empreender no turismo rural" acontece hoje das 9h30 às 10h30, dentro da programação da Feiratur, que acontece até o dia 22 de novembro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Mais informações no site www.feiratur.tur.br.
Quem até hoje aguarda uma boa oportunidade para conhecer o Pantanal a preço promocional tem esta chance até às 12 horas deste sábado. Proprietários rurais de pelo menos seis hotéis-fazenda da região de Miranda decidiram lançar na tarde de ontem (20.11) uma promoção para quem visitar os stands da 5ª Feira Nacional de Turismo Rural, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, até o dia 22. A feira está com entrada franca para o público, no período das 8 às 18 horas.
Toda e qualquer pessoa que comparecer à Feiratur - e mediante intenção de visitar a pousada - poderá retirar um voucher/comprovante de 20% de desconto sobre o valor das diárias dos hotéis-fazenda Cacimba de Pedra-Reino Selvagem, San Francisco, 23 de Março, Santa Inês, Baia Grande e Refúgio da Ilha. O hotel-fazenda Pontal das Águas, de Campo Grande, também aderiu à promoção e oferecerá o mesmo desconto para seus visitantes (sistema de day-use).
A população que está visitando a Feiratur também pode concorrer a duas bolsas trilhas e a passeios - Flutuação Rio Sucuri; Bote Rio Formoso e Gruta do Lago Azul - com direito a acompanhante para a região de Bonito. Para concorrer basta comparecer ao quiosque da H2O Ecoturismo, preencher uma ficha e guardar o comprovante. Os sorteios acontecerão às 12 horas deste sábado (22..11). A entrada na Feiratur é gratuita quinta e sexta das 8 às 18 horas e no sábado das 8 às 12 horas.