imagem do onda

segunda, 17 de novembro de 2008

Projeto em Bonito reaproveita roupas de neoprene

IASB

Por: Luiza S Coelho - Engenheira Ambiental

O passeio de ecoturismo Recanto Ecológico Rio da Prata localizado na Fazenda Cabeceira do Prata, em Jardim, MS, na divisa com o município de Bonito, consiste em uma trilha pelas matas ciliares dos rios da Prata e Olho dÁgua, chegando até a nascente do rio Olho d`Água, a partir do qual um grupo de no máximo 9 pessoas desce flutuando um trecho de cerca de dois mil metros de águas cristalinas, equipadas com másca-ras, snorkel, botas e roupas de neoprene. O limite diário é de 150 visitantes, preconizado pela Licença Am-biental de Operação.

Para tantos visitantes, de todos os tamanhos e alturas, crianças e adultos, é necessário uma grande quantidade de roupas de neoprene. O passeio possui mais de 250 roupas e pares de botas de neoprene de 5 mm. de espessura que, após o uso, são lavadas e secadas à sombra. Com o passar do tempo, as roupas e botas se desgastam naturalmente, assim são repostas, em média, a cada 2 anos. As roupas e botas velhas de neoprene são doadas para o Projeto Fibra Viva do Instituto Família Legal, entidade privada, sem fins lucra-tivos, fundada em 2003, com sede no Município de Bonito, Estado do Mato Grosso do Sul.

O projeto Fibra Viva tem como objetivo gerar renda para 40 famílias carentes, priorizando aquelas já atendidas pelo Instituto, com ações de reuso e reciclagem de materiais. Em implantação desde meados de 2007, este projeto capacita jovens e adultos para a produção de artesanato a partir de materiais descartados. Uma das frentes de atuação trabalha com mulheres e desenvolve uma linha de produtos domésticos e de uso pessoal com a reutilização de retalhos de tecidos descartados por indústrias de confecção, bem como com roupas de mergulho de neoprene descartadas por empresas de ecotuismo na região de Bonito, como o Re-canto Ecológico Rio da Prata.

Outro segmento do mesmo projeto trabalha com a elaboração de papel artesa-nal e está mais voltado ao atendimento de jovens em idade de trabalho. Os produtos resultantes do projeto como blocos de papel, caixas, sacolas, bolsas, luvas de forno, pegadores de panela, pequenas bolsas de via-gem, enfeites de parede e cortinas são confeccionados com técnica apurada de produção e que retrata a fauna local nos seus motivos e cores. Os produtos são vendidos no comércio local.

O diferencial do projeto é a geração de renda através do reuso de um material de díficil descarte ade-quado como o neoprene, gerando uma contribuição não só social, como também, ambiental.

Mais informações sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata em: www.bonitoweb.com.br.

Contato do Instituto Família Legal: institutofamilialegal@hotmail.com.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: