Notícias de Bonito MS
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul tem trabalhado de forma incessante para divulgar os destinos turísticos do Estado no exterior. São diversas ações que visam promover o turismo e alavancar a economia através deste setor. Só no primeiro semestre a Fundtur participou de 11 feiras e dois Road Shows internacionais.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, a participação em feiras traz visibilidade aos destinos turísticos e propicia a comercialização desses roteiros. "Já temos a Rota Bonito-Pantanal consolidada no mercado interno. Bonito há oito anos é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Agora nosso objetivo é ampliar o público, conquistar o mercado internacional, tornar o nosso Estado mais conhecido, e para isso estamos mostrando, em feiras e Road Shows, nossas belezas e atrativos naturais para aumentar o número e o gasto de visitantes internacionais", enfatiza Nilde Brun.
O calendário de feiras internacionais teve início em Ultrech, na Holanda. Mato Grosso do Sul participou pela primeira vez da feira de Vakantiebeurs do dia 12 a 17 de janeiro. Para o Estado, esta feira é de grande importância porque atinge, diretamente, um público (o holandês e o dos países nórdicos) com vocação natural para o ecoturismo.
Ainda em janeiro, do dia 11 a 24, o Estado esteve presente em duas feiras consecutivas, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) e a Fitur (Feria Internacional Del Turismo), em Madri. A Embratur ofereceu três workshops (com formato de Rodada de Negócios), em Porto, Lisboa e Madri, antecedendo as feiras para divulgação institucional e comercial dos destinos.
No mês de fevereiro, dos dias 4 a 7, aconteceram duas grandes feiras, a Destination, em Londres, na Inglaterra, que é promovida pelo jornal "The Times" e tem como foco a divulgação e promoção dos destinos junto ao público final e a Fieragricola, em Verona, na Itália. A Fundação de Turismo participou desta feira como convidada da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio devido ao caráter do Estado como propulsor do agronegócio.
Ainda em fevereiro, dos dias 18 a 21, o Estado de Mato Grosso do Sul esteve representado pela Fundação de Turismo na BIT (Borsa Internacionale del Turismo) maior feira de turismo da Itália, que reúne compradores e fornecedores (buyers e supliers) do mundo inteiro e é uma das mais importantes feiras do calendário estadual, fundamentalmente, devido à Itália se tratar do maior emissor de turistas da Europa para o Brasil.
A maior feira de turismo do mundo aconteceu do dia 10 a 14 de março, em Berlim, e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul esteve presente e atuante no estande do Brasil. A ITB é a maior vitrine do turismo e é reconhecida pelo profissionalismo e credibilidade, sendo uma das mais requisitadas. Os principais representantes da Embratur (órgão de promoção e divulgação do Brasil no exterior) estavam presentes divulgando o País.
No mês de março, Mato Grosso do Sul participou, por meio da Fundação de Turismo, de outras duas feiras. A SIT (Salón Internacional Del Turismo), que aconteceu do dia 21 a 23 de março em Lima, no Peru e já faz parte do calendário da Fundtur, que participa institucionalmente, para consolidar o projeto do corredor turístico Bio-Oceânico. E a TUR Gotemburgo, na Suécia, que foi uma solicitação do trade (empresários turísticos) local que tiveram na feira a oportunidade de difundir a Rota Pantanal-Bonito para o público dos países nórdicos, notório por consumir o turismo de aventura e ecoturismo.
Do dia 25 a 27 de maio aconteceu em Frankfurt, na Alemanha a Imex (Incentive and Meeting Exchanges). A Fundtur esteve presente por se tratar de uma feira modelo em encontros de incentivo da indústria turística mundial. A Imex reúne os mais qualificados compradores e fornecedores (buyers e supliers) internacionais deste segmento, contribuindo para o relacionamento entre os profissionais e realização de negócios, por meio do seu programa de sistema de encontros pré-agendados on-line.
Em junho, do dia 3 a 5, representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, participaram pela primeira vez em Málaga, na Espanha, da quinta edição da Euroal, Feira de Turismo, Arte e Cultura da América Latina e Europa, focada exclusivamente nos mercados desses países e nas oportunidades que um pode oferecer para o outro, como o aumento do fluxo turístico entre eles. Mato Grosso do Sul recebeu um convite oficial da organização da feira para apresentar os atrativos turísticos da rota Pantanal-Bonito para os operadores (buyers) e imprensa local. Segundo a gestora de Eventos, Alessandra Fernandes, a apresentação feita por ela teve uma ótima repercussão entre os operadores de turismo de incentivo. "O público espanhol se maravilhou com as belezas de Bonito e Pantanal", disse.
A última ação do semestre acontecerá na primeira quinzena de julho. Representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul vão cruzar o mundo para mostrar as belezas naturais da Rota Pantanal-Bonito na Expo Xangai, na China. "Assim como na Euroal, é a primeira vez que participamos da Expo, que este ano acontece em Xangai. São ações como essas que vão projetar Mato Grosso do Sul como um dos dez destinos de ecoturismo no mundo, é esse o nosso grande desafio, estamos com uma expectativa muito positiva em relação ao evento", comentou a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun. A Expo Xangai é uma feira mundial de intercâmbio de culturas com duração de seis meses, período no qual serão apresentados, de forma rotativa, os destinos turísticos de todos os Estados do Brasil. A feira tem uma expectativa de mais de 70 milhões de visitantes.
No primeiro semestre, também como ações promocionais, foram realizados pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul dois Road Shows no mês de maio: na Itália, numa parceria com a Tam (empresa aérea) e com o município de Foz do Iguaçu, passando pelas cidades de Bolonha, Florença, Turim e Nápoles; e em Assunção, na Embaixada do Brasil, numa parceria com o Sebrae/MS, onde participaram 30 pessoas, entre empresários, jornalistas e o trade local. O Road Show de Assunção teve formato de Rodada de Negócios e contou com a participação dos operadores paraguaios, gerando bons negócios para o turismo do Estado.
Começou ontem o treinamento de técnicos que vão atuar na coleta do censo demográfico de 2010.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), serão capacitados 55 técnicos da casa que vão coordenar as coletas.
O treinamento será em Bonito e vai até o dia 18 de junho em regime de internato. Serão aplicados conceitos e técnicas de abordagem para coleta dos questionários: Básico e Amostra.
Os treinamentos posteriores serão para a capacitação de contratados para a operação censitária.
Junho é "mês do pescador e da sustentabilidade" e campanha visa sensibilizar as pessoas.
Uma ação conjunta entre a Federação dos Pescadores Profissionais Artesanais do Estado de Mato Grosso do Sul, a Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura no Mato Grosso do Sul, Colônias e Associações de Pescadores Profissionais, ONG Ecoa - Ecologia e Ação, Ibama MS e Polícia Militar Ambiental, promove neste mês a campanha "Mês do Pescador e da Sustentabilidade Ambiental". A intenção é sensibilizar a sociedade de um modo geral sobre a importância e a necessidade de cuidar dos rios daquele Estado.
Durante este mês - que em 29 de junho se comemora o Dia do Pescador -, todas essas instituições e organizações que trabalham diretamente com a pesca no Mato Grosso do Sul vão realizar um tipo de programação a cada dia. Serão organizadas gincanas de recolhimento do lixo nos rios e suas margens em diversos municípios onde há um número significativo de pescadores. Os materiais coletados receberão a destinação mais adequada ambientalmente em cada localidade.
A campanha passará por Miranda (dia 11), Bonito (12), Porto Murtinho (13), Angélica - Associação dos Pescadores (18), Fátima do Sul (18), Paranaíba (19), Três Lagoas (21), Aquidauana (26) e Corumbá e Ladário, no encerramento, dia 28.
Mostrar a população o que realmente é o Pantanal. Este é o objetivo da campanha SOS Pantanal - Está na hora de cuidar da sua casa. "O slogan foi escolhido justamente para lembrar aos cidadãos que o Pantanal é a nossa casa, onde vivemos.
Campo Grande é tida como a porta de entrada de turistas para o Pantanal, então é importante que as pessoas conheçam e cuidem, afinal, nascidos ou criados em Mato Grosso do Sul têm grande amor pelo Pantanal", ressalta Alessandro Menezes, diretor-executivo do SOS Pantanal.
O lançamento da campanha ocorreu no dia 05 de junho (Dia Mundial do meio Ambiente). Como a intenção é levar informações à população, o local escolhido para a solenidade foi o Comper Jardim dos Estados. A festa contou com voluntários distribuindo folhetos sobre a campanha, fitas comemorativas e sementes de plantas nativas.
O Jacaré Jaca e seus amigos da trupe de teatro Cia Aplausos encantaram as crianças com música, dança e teatro de fantoches voltados à educação ambiental.
Além do lançamento da campanha, a data também teve como objetivo apresentar o Instituto SOS Pantanal à comunidade. O Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal surgiu em 13 de julho de 2009 e desde então volta seus trabalhos à percepção coletiva do que é, realmente, o Pantanal e outras ações que beneficiem a sua preservação como: promoção de diálogo entre os principais atores, organização de documentos e pesquisas e disseminação de informações sobre o Pantanal.
O primeiro produto do Instituto é o estudo Monitoramento das Alterações da Cobertura Vegetal e Uso do Solo na Bacia Alto Paraguai (bacia do qual o Pantanal faz parte), feito em consórcio das ongs Ecoa, Conservação Internacional e WWF e com o apoio técnico da Embrapa Pantanal.
Troco Solidário
Como parte da campanha, entre os meses de junho a agosto todo o troco arrecadado nos supermercados Comper de Campo Grande será revertido para pesquisas e monitoramento do Pantanal. "É uma forma simples e segura de ajudar o Pantanal. O valor do Troco Solidário fica registrado no ticket de compra do consumidor onde também é registrada a instituição beneficiada", explica Denise Forte, coordenadora de eventos dos supermercados Comper.
A rede de mercados promove o Troco Solidário desde 2007. Esta é a 10ª campanha a acompanharem e é a primeira voltada a uma instituição de caráter ambiental. Durante o mesmo período, todas as unidades dos mercados Comper de Campo Grande também estarão disponíveis informações sobre a campanha SOS Pantanal - Está na hora de cuidar da sua casa!
O governo do Estado anunciou, no início de maio, a construção, em Campo Grande, de um aquário que pode ser o maior de água doce do mundo. As obras começam no segundo semestre deste ano.
Com 4,3 milhões de litros de água, 260 espécies e 7.000 animais, o Aquário do Pantanal custará R$ 80 milhões ao governo estadual. O local deve entrar em operação em 2012 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Compõem o Aquário 20 tanques.
O tanque 14, com 6,5m3, será um tanque de contato, raso, com a forma sinuosa de um rio, com espaço para monitoria e atendimento. Neste tanque, estudantes poderão ter contato com as espécies de peixes e observar o comportamento deles e realizar estudos e pesquisas de forma interativa.
O oceanógrafo responsável pelo projeto, Hugo Gallo Neto, explicou que o Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna (Cepric) será o primeiro "Word Class Aquarium" do Brasil, ou seja, o primeiro aquário do País que obedece a padrões internacionais.
Segundo Hugo Gallo, que também foi criador do aquário de Ubatuba (SP), o aquário terá eficiência energética, uso de materiais recicláveis e reuso de água. "Entre os aquários de água doce, será o maior do mundo", afirma. O local contará com apenas um tanque marinho.
O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, com área de 138.183 km² e 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul. Com o título de patrimonio nacional e mundial, o Pantanal possui 1.863 espécies de plantas fanerógamas, 250 espécies de plantas aquáticas, 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 de mamíferos.
A cratera com 60 metros de profundidade que surgiu nesta semana na cidade da Guatemala, na América Central, e engoliu um edifício inteiro, pode ter sido causada pelo mesmo tipo de acidente geológico que formou o "Buraco das Araras", no município de Jardim (MS).
Em Mato Grosso do Sul, a cratera é bem maior que a guatemalteca. O Buraco das Araras tem 500 metros de diâmetro e 127 de profundidade e recebeu esse nome por causa da quantia de araras que habitam o local. No fundo existe um ecossistema próprio e até um lago onde vivem jacarés.
Esse tipo de fenômeno é chamado dolina pelos geólogos e a cratera de Bonito é apontada como a maior da América Latina. Outros estados brasileiros como o Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso também possuem dolinas, mas sempre em tamanho menor.
Segundo os especialistas, as crateras geralmente surgem em regiões que possuem o solo formado por rochas calcárias, como é o caso de Jardim e de toda a Serra da Bodoquena.
O formato circular das dolinas geralmente intriga os populares e gera especulações. Em Jardim muitos garantem que o Buraco das Araras teria surgido com o impacto de um meteoro gigante no local e existem explicações mais sensacionalistas, que envolvem até seres alienígenas.
Na verdade, os geólogos explicam que, como surgem com o colapso de cavernas subterrâneas, as crateras tendem a romper na superfície na forma de um círculo mais ou menos perfeito.
Segundo o professor do curso de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carlos Humberto, a intervenção do homem pode acelerar o desabamento. "Em todo lugar onde há rochas calcárias é possível acontecer esse tipo de cratera, mas é um processo lento e natural. No entanto, o homem pode acelerar o processo com intervenções no solo e antecipar o desabamento", explicou ao site de notícias G1.
Os estudiosos que analisam o caso recente na América Central, no entanto, acreditam que, apesar da predisposição no solo, a cratera em pleno meio da cidade da Guatemala tenha desabado por causa de alguma obra feita pelo homem que tenha cedido por infiltração de água.
Com o objetivo de impulsionar a promoção do Brasil no segundo maior mercado emissor de turistas para o país, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), realizou nesta semana o Workshop Brazil Beyond the Beaten Path no mercado estadunidense, para agentes e operadores de viagem de Washington e Nova York.
De acordo com o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo dos Estados Unidos/Costa Leste, Miguel Jerónimo, os destinos brasileiros foram apresentados para 160 agentes de viagem na capital dos EUA e em Nova York. "A qualidade dos agentes presentes no workshop veio mais uma vez demonstrar a atenção que o Brasil vem recebendo do mercado norte-americano", explicou o executivo.
Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil - 603.674 mil norte-americanos visitaram o País em 2009. Segundo o estudo da Demanda Turística Internacional (Embratur/FIPE - 2008), 96,8% dos turistas estadunidenses que visitaram o Brasil têm a intenção de voltar.