quarta, 09 de junho de 2010
Aquidauana News
Mostrar a população o que realmente é o Pantanal. Este é o objetivo da campanha SOS Pantanal - Está na hora de cuidar da sua casa. "O slogan foi escolhido justamente para lembrar aos cidadãos que o Pantanal é a nossa casa, onde vivemos.
Campo Grande é tida como a porta de entrada de turistas para o Pantanal, então é importante que as pessoas conheçam e cuidem, afinal, nascidos ou criados em Mato Grosso do Sul têm grande amor pelo Pantanal", ressalta Alessandro Menezes, diretor-executivo do SOS Pantanal.
O lançamento da campanha ocorreu no dia 05 de junho (Dia Mundial do meio Ambiente). Como a intenção é levar informações à população, o local escolhido para a solenidade foi o Comper Jardim dos Estados. A festa contou com voluntários distribuindo folhetos sobre a campanha, fitas comemorativas e sementes de plantas nativas.
O Jacaré Jaca e seus amigos da trupe de teatro Cia Aplausos encantaram as crianças com música, dança e teatro de fantoches voltados à educação ambiental.
Além do lançamento da campanha, a data também teve como objetivo apresentar o Instituto SOS Pantanal à comunidade. O Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal surgiu em 13 de julho de 2009 e desde então volta seus trabalhos à percepção coletiva do que é, realmente, o Pantanal e outras ações que beneficiem a sua preservação como: promoção de diálogo entre os principais atores, organização de documentos e pesquisas e disseminação de informações sobre o Pantanal.
O primeiro produto do Instituto é o estudo Monitoramento das Alterações da Cobertura Vegetal e Uso do Solo na Bacia Alto Paraguai (bacia do qual o Pantanal faz parte), feito em consórcio das ongs Ecoa, Conservação Internacional e WWF e com o apoio técnico da Embrapa Pantanal.
Troco Solidário
Como parte da campanha, entre os meses de junho a agosto todo o troco arrecadado nos supermercados Comper de Campo Grande será revertido para pesquisas e monitoramento do Pantanal. "É uma forma simples e segura de ajudar o Pantanal. O valor do Troco Solidário fica registrado no ticket de compra do consumidor onde também é registrada a instituição beneficiada", explica Denise Forte, coordenadora de eventos dos supermercados Comper.
A rede de mercados promove o Troco Solidário desde 2007. Esta é a 10ª campanha a acompanharem e é a primeira voltada a uma instituição de caráter ambiental. Durante o mesmo período, todas as unidades dos mercados Comper de Campo Grande também estarão disponíveis informações sobre a campanha SOS Pantanal - Está na hora de cuidar da sua casa!