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Notícias de Bonito MS

Sustentabilidade, força, papel do produtor rural e consciência em ano de eleição. Estes foram os temas que estiveram no discurso daqueles que participaram da solenidade de abertura da segunda edição da ExpoBonito, evento que começou oficialmente nesta segunda-feira (02) e segue até o dia 08 de agosto.

Após as apresentações da Banda Municipal Som das Águas e do grupo Pernas de Pau, foi a vez do presidente do Sindicato Rural de Bonito-MS, Denílson Augusto da Silva, enfatizar a evolução da feira, os esforços para o desenvolvimento da pecuária na região e a participação dos pecuaristas na relação harmoniosa entre Homem e meio ambiente. "Estamos melhorando a cada dia. Faturamos R$ 3 milhões no ano passado e agora esperamos superar este número. Somos em 2010 um evento de carbono neutro. Conseguimos o selo do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, IASB, para provarmos que pecuária e natureza caminham juntos na mesma direção", ressaltou Denílson, que alertou também os produtores presentes para que analisem os discursos e as propostas de todos os candidatos à eleição neste ano.

Projeto-piloto será realizado em oito estados de todas as regiões do país.

O Ministério do Turismo deu mais um passo na elaboração do novo sistema oficial de classificação dos meios de hospedagem do país. Na segunda (02), auditores do projeto estiveram em Pirenópolis (GO), Porto de Galinhas (PE) e Belo Horizonte para testar as matrizes construídas em processo participativo.

"Com o projeto-piloto, vamos verificar se os requisitos das matrizes são adequados à realidade da hotelaria brasileira e, a partir daí, fazer os ajustes necessários", explicou o diretor do Departamento de Estruturação, Avaliação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. As matrizes foram elaboradas a partir de oficinas realizadas em oito cidades, com a participação de setores da cadeia produtiva do turismo e, depois, colocadas em consulta pública para receber contribuições da sociedade.

Os estados contemplados no projeto-piloto são: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pará e Pernambuco. A adesão dos meios de hospedagem foi voluntária. Nos próximos dias, o MTur fecha o calendário de visitas aos municípios, que deverá ser concluído no final deste mês.

As matrizes são divididas em três blocos: serviços, sustentabilidade e infraestrutura. Os meios de hospedagem classificados serão identificados por estrelas. As tipologias adotadas são: Hotel, Pousada, Hotel-fazenda, hotel Histórico, Cama&café, Flat e Resort. O projeto de classificação hoteleira é uma parceria do Ministério do Turismo com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).

As inscrições para o programa Ola Turista! nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, que terminariam no dia 31 de julho, foram prorrogadas até o próximo dia 10 de agosto.

O programa oferece cursos gratuitos on-line de inglês e espanhol voltados ao turismo. A iniciativa visa preparar o trade turístico para se comunicar melhor com o público estrangeiro, visando à Copa de 2014 e também às Olimpíadas de 2016. Podem participar profissionais, autônomos e estudantes das áreas de turismo, gastronomia, hotelaria, comércio, transporte, segurança e saúde.

Informações e inscrições pelo site www.olaturista.org.br.

Estão sendo disponibilizadas vagas para cursos em Chapadão do Sul, Bonito e Ponta Porã.

As inscrições vão até sexta-feira (6), e os interessados deverão se inscrever somente pela internet.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a movimentação interna de cursos entre os estudantes da instituição, transferências de alunos de outras faculdades e universidade e também para o ingresso de portadores de diplomas de cursos superiores.

Estão sendo disponibilizadas 112 vagas, sendo duas para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, em Chapadão do Sul; 83 para Turismo e Meio Ambiente, em Bonito; e 14 para Matemática licenciatura e 11 para Sistemas de Informação, em sua unidade em Ponta Porã.

As inscrições vão até sexta-feira (6), e os interessados deverão se inscrever somente pela internet, no endereço: www.copeve.ufms.br, identificando o curso e a unidade setorial. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100. O edital completo pode ser encontrado no link: www.copeve.ufms.br/transf2010i/.

Mesmo sendo eliminado da Copa da África do Sul nas quartas de final, o Brasil não deixou de ser um dos gigantes do futebol. Mesmo que não fature o caneco em casa, em 2014, não perderá seu posto de maior campeão de todos os tempos (no máximo pode ser igualado pela Itália). Na Copa do Mundo de 2014, o que estará em jogo para o Brasil é a chance de se tornar grande no turismo internacional.

Com apenas 5 milhões de visitantes estrangeiros, o Brasil tem um terço do turismo internacional da Tailândia e metade do da África do Sul. O que isso afeta a você e a mim? Sem realizar o seu potencial, a indústria do turismo brasileiro não ganha escala suficiente e os preços (já prejudicados pelo câmbio e pelo custo Brasil) permanecem altos. O prejuízo da sociedade é ainda maior, porque o turismo é o melhor empregador (e treinador) de mão de obra local e pouco qualificada; é o tipo de atividade que consegue capilarizar mais rapidamente seus resultados.

E 2014 é uma oportunidade única, porque a festa do futebol vai se realizar não só no país da bola, como no país da festa. É relativamente fácil convencer o mundo de que não dá para perder a oportunidade de estar aqui em algum momento do evento. Aqueles quatro dias impossíveis de reservar no carnaval do Rio de repente se transformarão em 30 dias que podem ser curtidos em qualquer lugar do país.

Discute-se muito o que vai ser dos estádios depois da Copa. Mas o grande legado que 2014 pode dar ao Brasil é finalmente abrir os postos ao turismo internacional. Aqui vão alguns pequenos pitacos.

Desvincular a Copa dos ingressos. A Copa do Brasil precisa ser mais parecida com a da Alemanha, quando a viagem valia mesmo para quem não tinha ingresso, do que com a da África do Sul, que só se materializava para quem conseguisse estar no estádio. A Fifa provavelmente impedirá o uso da palavra e da marca Copa em cidades que não sejam sedes, mas o Brasil precisa ser criativo e estender o "clima de Copa" a todos os lugares turísticos. Isso já ocorre normalmente por aqui, não importa em que canto do planeta o Mundial se realize. Numa Copa em nosso território, será ainda mais natural.

As cidades e os Estados sem-Copa podem - devem - decretar carnaval fora de época. Um carnaval de festas, de eventos, de oportunidades para quem quiser descobrir o Brasil e compartilhar esse momento único com os brasileiros. É bem possível, tendo em vista as dificuldades de infraestrutura e logística das cidades-sede, que os turistas estrangeiros aproveitem mais a Copa fora dos estádios. Pode ser a doce vingança das cidades preteridas.

Encarar como investimento de marketing. Que hoteleiros, companhias aéreas, operadoras e agências de receptivo lembrem-se do Réveillon do Milênio. Devido ao câmbio e aos impostos, o Brasil já é um país caro; exorbitar nos preços não vai levar a lugar nenhum. A Copa de 2014 vai se realizar numa época de baixa e média temporada - estar de casa cheia já vai ser uma novidade para a maioria dos "players". Não é hora de espantar, mas de atrair um público novo, que pode trazer muito mais gente - e, com o tempo, tornar a indústria do turismo menos dependente do turista doméstico e das férias escolares brasileiras.

Oferecer soluções na internet. Se hoje boa parte das viagens já são decididas pela internet, em 2014 não haverá outra maneira de viajar. O turismo brasileiro ainda não sabe se vender na rede - nem mesmo para o viajante brasileiro, que dirá para o estrangeiro. A Copa pode ser um bom catalisador para que as coisas aconteçam. Se o candidato a visitante encontrar fácil na internet pacotes, hotéis, passagens de ônibus e avião - alô, companhias aéreas: que tal unirem esforços para fazer um Air Pass? -, será bem mais fácil concretizar a sua viagem.

Fazer a maior festa de todos os tempos. Dominamos totalmente o know-how das grandes celebrações. Fazemos festas incríveis sempre que queremos. A Copa de 2014 vai ser mais uma delas - e pode ser a mais inesquecível de todas. Basta termos em mente que, desta vez, não seremos apenas participantes: seremos anfitriões. E precisamos receber bem a todos - incluindo milhares de argentinos (e uruguaios, paraguaios, chilenos) que deverão invadir o Brasil por terra. O mundo já aprendeu a gostar do Brasil dentro do campo. Chegou a hora de mostrar que fora dele também podemos ser campeões.

O Brasil quer aproveitar a oportunidade de receber a Copa do Mundo em 2014 para potencializar seu setor de turismo e lançará na segunda-feira uma campanha mundial, na qual investirá US$ 30 milhões até o final do ano.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, disse em entrevista à Agência Efe que se trata de uma campanha diferente das realizadas até agora pela entidade, já que seu alcance é mundial, enquanto as anteriores se limitavam aos principais mercados do Brasil.

Espera-se que a nova campanha, cujos primeiros anúncios começarão a ser transmitidos na televisão amanhã, seja vista por 400 milhões de pessoas de cem países nas Américas, na Europa, no Oriente Médio, na África e na Ásia.

Com o lema "O Brasil te chama, celebre a vida aqui", a campanha já conta com um vídeo no YouTube.

A campanha faz parte da estratégia do Governo brasileiro para aumentar o turismo internacional no país, aproveitando o impulso dado não só pela Copa de 2014, mas também pelos Jogos Olímpicos que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016.

Os preparativos para receber os dois maiores eventos esportivos mundiais vêm acompanhados de um investimento de US$ 14 bilhões em infraestrutura nas 12 cidades que serão sede da Copa da Fifa em 2014.

A meta do plano de marketing turístico internacional, intitulado Plano Aquarela 2020, é que a entrada de divisas no Brasil procedentes do turismo internacional nesse ano cresça 300% e o número de visitantes estrangeiros se duplique.

O Brasil prevê receber em 2010 mais de cinco milhões de turistas estrangeiros, número que, segundo a previsão da Embratur, chegará a oito milhões em 2014 e a mais de 11 milhões em 2020, com o qual o país subiria cerca de 20 posições no ranking mundial de destinos mais visitados do planeta, no qual ocupa atualmente o 43º lugar.

Jeanine disse que a intenção não é apenas aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, mas estimular o aumento de sua permanência e de suas despesas, além de divulgar novos destinos turísticos no país para que o turista volte.

Por isso, a Embratur prevê que, depois de fechar 2010 com uma receita de US$ 5,9 bilhões obtida com turismo, frente aos US$ 5,3 bilhões do ano passado, o resultado se duplique em 2014, até alcançar os US$ 9 bilhões.

No entanto, o objetivo é chegar até os US$ 18 bilhões em 2020, marca com a qual o Brasil se situaria entre os 15 destinos mais importantes do mundo quanto a sua receita obtida com turismo, ranking no qual atualmente está no 41º lugar.

Com todos esses objetivos sobre a mesa, a campanha que será lançada amanhã e que inclui o vídeo intitulado Som do Brasil, produzido por Fernando Meirelles, pretende "emocionar, impactar e motivar" as pessoas a viajarem ao Brasil, seja durante as férias ou para fazer negócios.

A solenidade que marca a abertura oficial da ExpoBonito 2010 acontece nesta segunda-feira, no Espaço Nelore, localizado no Parque de Exposições Leôncio de Souza Brito, que abriga esta que é considerada uma das maiores exposições agropecuárias do Mato Grosso do Sul.

Estarão presentes no evento diversas autoridades e lideranças de classe, entre elas, Denílson Augusto da Silva, presidente do Sindicato Rural de Bonito-MS, promotor da feira, que faz o discurso que abre as festividades. Haverá também apresentações da Banda Municipal Som das Águas e do grupo Pernas de Pau, projeto Arte para todos.

Ainda hoje (02) acontece às 20h, no Sindicato Rural, o Leilão de Gado de Corte promovido pela CB Leilões, e que oferta animais para cria recria e engorda. A segunda edição da ExpoBonito segue até o dia 8 de agosto com julgamentos da raça Nelore, apresentações artísticas, shows sertanejos e leilões.