Notícias de Bonito MS
Uma das principais feiras internacionais do turismo mundial, a World Travel Market deste ano promete revelar os resultados da maior pesquisa realizada até hoje sobre os padrões turísticos do mercado de maior crescimento - o LGBT. A WTM será realizada em Londres, de 8 a 11 de novembro.
As principais conclusões do estudo sobre o mercado lésbico, gay, bissexual e transsexual serão apresentados no seminário por especialistas da empresa de consultoria Out Now, com foco principal de pequisa para Europa e América Latina. Países como França, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia estão no mostruário europeu enquanto Argentina e Brasil lideram o grupo sul-americano.
A pesquisa promete detalhar informações sobre destinos turísticos preferidos, gastos, dados relacionados a transporte aéreo, hotelaria e transportes.
Outro destaque confirmado para a feira deste ano é o Pavilhão esportivo que reunirá os locais mais emblemáticos para eventos desportivos entre eles, Wimbledon (tênis) e Wembley (futebol). Estádios como o Old Trafford (Manchester United), o Stamford Bridge (Chelsea) e o Emirates Stadium (Arsenal) também formarão a exposição. Será a primeira vez que locais assim poderão promover-se diretamente no mercado de viagens, lazer, congressos e eventos.
O Brasil quer aproveitar a oportunidade de receber a Copa do Mundo em 2014 para potencializar seu setor de turismo e lançará na segunda-feira uma campanha mundial, na qual investirá US$ 30 milhões até o final do ano.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, disse em entrevista à Agência Efe que se trata de uma campanha diferente das realizadas até agora pela entidade, já que seu alcance é mundial, enquanto as anteriores se limitavam aos principais mercados do Brasil.
Espera-se que a nova campanha, cujos primeiros anúncios começarão a ser transmitidos na televisão amanhã, seja vista por 400 milhões de pessoas de cem países nas Américas, na Europa, no Oriente Médio, na África e na Ásia.
Com o lema "O Brasil te chama, celebre a vida aqui", a campanha já conta com um vídeo no YouTube.
A campanha faz parte da estratégia do Governo brasileiro para aumentar o turismo internacional no país, aproveitando o impulso dado não só pela Copa de 2014, mas também pelos Jogos Olímpicos que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016.
Os preparativos para receber os dois maiores eventos esportivos mundiais vêm acompanhados de um investimento de US$ 14 bilhões em infraestrutura nas 12 cidades que serão sede da Copa da Fifa em 2014.
A meta do plano de marketing turístico internacional, intitulado Plano Aquarela 2020, é que a entrada de divisas no Brasil procedentes do turismo internacional nesse ano cresça 300% e o número de visitantes estrangeiros se duplique.
O Brasil prevê receber em 2010 mais de cinco milhões de turistas estrangeiros, número que, segundo a previsão da Embratur, chegará a oito milhões em 2014 e a mais de 11 milhões em 2020, com o qual o país subiria cerca de 20 posições no ranking mundial de destinos mais visitados do planeta, no qual ocupa atualmente o 43º lugar.
Jeanine disse que a intenção não é apenas aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, mas estimular o aumento de sua permanência e de suas despesas, além de divulgar novos destinos turísticos no país para que o turista volte.
Por isso, a Embratur prevê que, depois de fechar 2010 com uma receita de US$ 5,9 bilhões obtida com turismo, frente aos US$ 5,3 bilhões do ano passado, o resultado se duplique em 2014, até alcançar os US$ 9 bilhões.
No entanto, o objetivo é chegar até os US$ 18 bilhões em 2020, marca com a qual o Brasil se situaria entre os 15 destinos mais importantes do mundo quanto a sua receita obtida com turismo, ranking no qual atualmente está no 41º lugar.
Com todos esses objetivos sobre a mesa, a campanha que será lançada amanhã e que inclui o vídeo intitulado Som do Brasil, produzido por Fernando Meirelles, pretende "emocionar, impactar e motivar" as pessoas a viajarem ao Brasil, seja durante as férias ou para fazer negócios.
O Ministério do Turismo (MTur) publicou na última semana o edital da I Chamada de Projetos de Apoio às Iniciativas de Fortalecimento das Instâncias de Governança Regional. A chamada segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, que propõe o ordenamento, a estruturação e a diversificação da oferta de serviços e produtos turísticos no país. O objetivo é estimular a formação de redes de parcerias e de cooperação técnica e institucional para favorecer a sustentabilidade das regiões turísticas brasileiras.
Associações, conselhos, fóruns, agências, câmaras e comitês de governança regional de 62 regiões turísticas dos 65 destinos indutores do turismo regional priorizados pelo MTur têm até, às 18h, do dia 30 de agosto de 2010 para apresentarem projetos para o processo seletivo. O MTur selecionará dez propostas para apoio de até R$ 50 mil. O resultado será divulgado no dia 24 de setembro de 2010.
Projeto-piloto será realizado em oito estados de todas as regiões do país.
O Ministério do Turismo deu mais um passo na elaboração do novo sistema oficial de classificação dos meios de hospedagem do país. Na última segunda (02), auditores do projeto estiveram em Pirenópolis (GO), Porto de Galinhas (PE) e Belo Horizonte para testar as matrizes construídas em processo participativo.
"Com o projeto-piloto, vamos verificar se os requisitos das matrizes são adequados à realidade da hotelaria brasileira e, a partir daí, fazer os ajustes necessários", explicou o diretor do Departamento de Estruturação, Avaliação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. As matrizes foram elaboradas a partir de oficinas realizadas em oito cidades, com a participação de setores da cadeia produtiva do turismo e, depois, colocadas em consulta pública para receber contribuições da sociedade.
Os estados contemplados no projeto-piloto são: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pará e Pernambuco. A adesão dos meios de hospedagem foi voluntária. Nos próximos dias, o MTur fecha o calendário de visitas aos municípios, que deverá ser concluído no final deste mês.
As matrizes são divididas em três blocos: serviços, sustentabilidade e infraestrutura. Os meios de hospedagem classificados serão identificados por estrelas. As tipologias adotadas são: Hotel, Pousada, Hotel-fazenda, hotel Histórico, Cama&café, Flat e Resort. O projeto de classificação hoteleira é uma parceria do Ministério do Turismo com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).
O Rodeio Internacional de Bonito, que acontece de 8 a 11 de outubro, terá um novo endereço. A 3ª Festa do Peão será realizada no novo Parque de Exposições Leôncio de Souza Brito, sede do Sindicato Rural, no período. Esta é uma das novidades da programação oficial lançada nesta quarta-feira.
Este ano o rodeio começa em uma sexta-feira, véspera de feriado que celebra o aniversário de criação de Mato Grosso do Sul e termina na véspera de outro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Serão quatro dias de atividade não apenas na arena do rodeio, mas em todo o pátio do Parque de Exposições com estandes promocionais e eventos culturais.
"Queremos que todos os dias sejam de festa e diversão para as pessoas que vierem a Bonito curtir o rodeio e nossas belezas naturais", disse Arlindo Vasques, presidente da Comissão Organizadora.
Segundo Vasques, outra novidade da 3ª Festa do Peão de Bonito será a disputa da fase final do IPR (International Pro Rodeo), entidade norte-americana com sede em Las Vegas, organizadora de rodeios nos Estados Unidos, México, Portugal e Austrália.
De acordo com Cristiany Cabreira, da empresa Contato Eventos, parceira na organização do rodeio, a programação musical de 2010 terá os shows de Luiz Goiano e Girsel da Viola, no dia 8, Kid & Kenner, dia 9, Breno Reis e Marco Viola, dia 10, e Tchê Garotos, dia 11.
Além dos shows, a Tenda Universitária será uma atração a parte durante os quatro dias, com apresentações da Banda Nova Era, Douglas e Marquinhos, Grupo Estilo Nativo e Grupo Garotos do MS.
Já estão abertas as matrículas para os profissionais de Bonito (MS) que desejam se aperfeiçoar na língua inglesa. A ABH (Associação Bonitense de Hotelaria) em parceria com a ABRASEL BONITO (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Regional Bonito) e a ONG BRAZIL BONITO elaboraram o Curso de Inglês para Atendimento e recepção em hotéis, bares e restaurantes - módulo II.
DURAÇÃO: 3 Meses
LOCAL: ONG BRAZIL BONITO, Rua: 24 de fevereiro, nº: 1515 - Centro - Bonito/MS
PROFESSOR: Ronald Rosa
AULAS: Toda terça e quinta
HORÁRIO:
Turma 1 (15 alunos) - Das 9 horas às 10 horas
Turma 2 (15 alunos) - Das 19 horas às 20 horas
Valor total do curso: R$ 195,00 (Cento e noventa e cinco reais)
Valor mensal: R$65,00 (sessenta e cinco reais)
Para participar deste módulo é necessário ter um conhecimento básico no idioma.
As aulas estão previstas para iniciar no dia 10 de agosto. Mais informações: (67) 3255-1363 ou 8168-3094.
Não foi preciso rezar pra Santa Clara nem pedir a São Pedro. O céu firmou e o 11º Festival de Inverno de Bonito esquentou. Os cachecóis nem apareceram. Frio mesmo só o show da Maria Gadú. Quem aqueceu a grande tenda foi a jovem estrela Paula Fernandes e o velho 'estrelo' Lulu Santos. Morna e sem sal foi a Gal Costa, que perdeu a mala e botou a culpa na cidade de Bonito.
A Praça da Liberdade, também conhecida como Praça do Festival, recebeu turistas gringos, e como diria Marcelo Comédia Mansfield, brasileiros e Amapaenses. O que me agradou muito foi à limpeza da cidade. Parecia até cidade européia. Não lembro de ter visto ninguém jogando lixo no chão. Os coletores identificados para reciclagem bem que podiam ser colocados em todas as cidades do Brasil e do Amapá.
Crianças flutuavam em pernas de pau sambando a capoeira. Outras, sobre os ombros dos pais admiravam o mestre mamulengo, que fez a lição de casa e deu um show de simpatia. Ele sabia mais da programação do festival do que eu, e nem precisou falar mal do Amapá pra saber que aqui, o Mato grosso é do SUL.
Pessoas se espremiam em rodas para ver a bailarina fazer a dança da estátua; O violonista sua serenata e um mímico que era pura MA-CA-CA-DA. O mix mundo capitalista abriu um mercado na cidade de Bonito. Lindo foi ver a Vila Rebuá aberta ao público depois de vários festivais.
A grande sacada do festival foi o encontro para falar de um tal de Geopark, estava lotado, pena que não foi no Ecoespaço, que poderia ser chamada de espaço do eco... Eco... Eco... Cheia de boas intenções o espaço desta vez não teve grandes públicos. Até aquele cara que faz comédia não lotou o local. Só encheu o saco de tanto falar mal do Amapá.
Um mágico teatro chamou a atenção do público. As letras e a Coreogeografia das músicas descompassadas faziam as bailarinas dançar funk ao som do chamamé, pouco importou se a flor tinha espinho ou se o peixe era sem a espinha, porque o "Sentido das Coisas" foi mostrado em fatos e fotos. Fato: o BAN-GA-LA-FU-MEN-GA fumenga muito, do Iapoque ao Chuí, do Rio Grande do Sul ao Amapá.
PACABÁ mesmo foi o Dom Brás, uma turma totalmente capaz de enCANTAR o samba. Teve até bis de um guitarrista paraguaio que tocou um som de prima. O olho d'agua foi nos Retalhos do Taquari e já que só 10% do que Manuel de Barros fala é mentira, venha ver a 12º edição e confira.