imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A 11ª edição do Festival de Inverno de Bonito foi marcada por oportunidades culturais à população local. Encontro que colore a cidade e dá um contorno às abundantes belezas naturais. Uma vitrine para mostrar todo o potencial turístico local.

O aspecto econômico e financeiro previsto na proposta dessa festa não fica em segundo plano.
De acordo com dados da Prefeitura de Bonito, cerca de 50 mil pessoas passaram pela cidade durante os cinco dias de festival. Público que conferiu várias atrações, a maioria com entrada franca, como apresentações na praça central, oficinas, mostras e inclusive o show do primeiro dia com a cantora Paula Fernandes, na Grande Tenda

Este espaço recebeu ainda nomes como Gal Costa, Lulu Santos e Maria Gadú. A bilheteria contabilizou 20 mil pessoas nas quatro apresentações, isso porque mesmo sendo de graça, foi preciso retirar ingresso para ver Paula Fernandes.

Público do último show do Festival, com a cantora Maria Gadú

"O festival superou todas as expectativas. Foi uma integração total entre os turistas e a população de Bonito. Um público cativo em todas as atividades", disse o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Barbosa Mariano.

Cerca de 300 credenciais foram emitidas para os profissionais que trabalharam no evento, entre artistas, imprensa, fornecedores e organizadores.

Hotéis e restaurantes

Segundo a Secretaria de Turismo do município, ainda havia alguns lugares nos hotéis da cidade nos primeiros dias do festival. Mas no final de semana a rede hoteleira, que possui cinco mil leitos, estava totalmente lotada.

Para os restaurantes, o movimento foi ainda mais intenso, porque muitos visitantes das cidades vizinhas, que não se hospedaram em Bonito, fizeram uso deste serviço.

Além da programação do festival, eventos paralelos como festas de música eletrônica e a feijoada em um dos balneários do município também atraíram muitos turistas.

As obras de revitalização do Parque das Nações Indígenas estão em andamento para receber a maior obra planejada para a capital de Mato Grosso do Sul, o Aquário do Pantanal. As obras no Parque devem ser concluídas em três meses, período previsto para começar a megaestrutura do Aquário.

As pistas já foram recapeadas. Continuam os serviços de pintura das grades, os locais onde serão instalados os novos postes já estão preparados, os super-postes já estão colocados nas quadras de esportes, aguardando apenas a instalação elétrica, e os novos portais já estão em fase de conclusão.

Aquário do Pantanal

Os projetos arquitetônico e de engenharia estão passando pelos últimos ajustes e devem ser finalizados até o dia 15 deste mês. A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) está recebendo as planilhas de orçamento e conferindo as informações.

Depois que o governo do Estado receber o projeto de arquitetura e de estrutura elétrica, hidráulica e cenografia, eles serão analisados e, em seguida, será aberto o processo de licitação, que tem o prazo de 45 dias para concluir e anunciar a empreiteira vencedora.

Com 4,3 milhões de litros de água, cerca de 200 espécies diferentes e 7 mil animais, o Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, ou Aquário do Pantanal, deve entrar em operação em 2012 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia.

Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental, servindo como base de estudos para pesquisas internacionais.

Para o oceanólogo Hugo Gallo, consultor do projeto, o aquário terá eficiência energética, uso de materiais recicláveis e reuso de água. "Dentre os aquários de água doce, será o maior do mundo", afirma. O local contará com apenas um tanque marinho.

O projeto dos 17.800 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Othake. O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 20 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.

Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.

Foi realizada quinta-feira (05/06), em Brasília, uma avaliação do 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que aconteceu em maio deste ano, em São Paulo. Os representantes dos órgãos oficiais de turismo que participaram do planejamento do 5º Salão foram os realizadores do encontro, que também apresentou os resultados e a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) com visitantes e expositores.

Os presentes opinaram sobre assuntos como projeto, estrutura, estandes, montagem e manifestações artísticas. "Ao longo das cinco edições, o MTur tem a prática de fazer a avaliação do salão, que é construído coletivamente, com apoio dos estados. A intenção é dialogar com os interlocutores estaduais para avançar cada vez mais", comentou Isabel Barnasque, coordenadora geral e executiva do Salão do Turismo.

Na ocasião, Jurema Monteiro, coordenadora geral de Promoção e Apoio à Comercialização apresentou o perfil do turismo de aventura e ecoturismo.

A Fundação Neotrópica do Brasil, em parceria com a UFMS/Campus de Bonito e Instituto Homem Pantaneiro, realizará de 24 a 27 de outubro de 2010 o 1º. Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade - CONATUS 2010, em Bonito - MS.

Por três dias, especialistas de renome nacional e internacional discutirão o papel do turismo como promotor da conservação ambiental, a natureza como capital de base para o turismo, entre outros temas relacionados.

Trabalhos técnico-científicos (resumos expandidos para apresentação em painel) podem ser submetidos até 31 de agosto de 2010, conforme as instruções no site do evento.

Acesse o site e confira a programação completa e os preços promocionais para inscrições antecipadas ou em grupos: www.conatus.org.br.

O Ministério do Turismo (MTur), por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), em parceria com o Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB) formaram 163 multiplicadores para atuar no enfrentamento da exploração sexual no turismo. O número superou a expectativa inicial, que era de 140.

A formação de multiplicadores faz parte do compromisso assinado entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Grupo de Ação Regional das Américas (Gara), durante a última reunião de ministros e outras autoridades do Turismo, realizada em Quito, no Equador, em junho de 2009.

Durante os cursos, os representantes de cada região assinaram carta de compromisso para realizar as ações traçadas nos planos, como: estabelecer parcerias; sensibilizar os empresários do setor sobre o tema; realizar oficinas de sensibilização; elaborar propostas para construção do código de conduta com os profissionais do setor turístico e a população local; e envolver outros segmentos, por exemplo, moda, marketing, setor de alimentos, esportes e bebidas.

Uma pesquisa realizada pelo ministério do Turismo durante o 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil revelou que entre 71% dos entrevistados, a internet é o meio mais utilizado para a compra de pacotes de viagem e que o segmento de Sol e Praia é o preferido de 46,5% dos turistas.

A pesquisa mostra que as mulheres (65,2%) e os jovens entre 18 e 24 anos de idade (25,4%) foram maioria entre os visitantes do Salão, e revela ainda que 56,6% dos frequentadores do evento têm nível superior completo ou incompleto. A maior fatia dos entrevistados, 16,1%, declarou renda pessoal mensal entre R$ 511 e R$ 1.020.

A pesquisa aponta ainda que a maioria dos visitantes do Salão do Turismo é do estado de São Paulo (88%) e que apenas 26% são profissionais da área de turismo. A quinta edição do evento, promovido pelo Ministério do Turismo, foi realizada de 26 a 30 de maio em São Paulo e recebeu 109,2 mil visitantes.

O Rodeio Internacional de Bonito terá um novo endereço em 2010. A terceira edição da festa do peão será realizada no Parque de Exposições Leôncio de Souza Brito, sede do Sindicato Rural, no período de 8 a 11 de outubro. Esta é uma das novidades da programação oficial lançada nesta quarta-feira pelo presidente da Comissão Organizadora, Arlindo Vasques.

Este ano, o rodeio começa numa sexta-feira, véspera de um feriado, em comemoração ao aniversário de criação de Mato Grosso do Sul, e termina na véspera de outro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Serão quatro dias de atividade em pleno feriadão de outubro. E não apenas na arena do rodeio, mas em todo o pátio do Parque de Exposições com estandes promocionais e eventos culturais.

"Queremos que todos os dias sejam de festa e diversão para as pessoas que vierem a Bonito curtir o rodeio e nossas belezas naturais", disse Arlindo Vasques. Segundo ele, outra novidade da terceira edição será a disputa da fase final do IPR (International Pro Rodeo), entidade norte-americana com sede em Las Vegas, organizadora de rodeios nos Estados Unidos, México, Portugal e Austrália.

Cristiany Cabreira, da empresa Contato Eventos, parceira na organização do rodeio, disse que a programação musical de 2010 terá os shows de Luiz Goiano e Girsel da Viola, dia 8, Kid & Kenner, dia 9, Breno Reis e Marco Viola, dia 10, e Tche Garotos, dia 11. Além dos shows, a Tenda Universitária será uma atração a parte durante os quatro dias, com apresentações da Banda Nova Era, Douglas e Marquinhos, Grupo Estilo Nativo e Grupo Garotos do MS.