imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Será lançada hoje (10/08), em Cuiabá, a folha de Selo Personalizado Pantanal, durante a Exposição Filatélica Interestadual "Pantanal 2010". A peça será disponibilizada na Exposição até o dia 15/08 e a partir da próxima segunda-feira (16) estará disponível em todas as agências dos Correios. O selo personalizado pode ser produzido por pessoa física ou jurídica e é emitido com uma fotografia ou imagem a escolha do proponente ao lado da imagem do selo. As imagens do selo Pantanal são de autoria do fotógrafo sul-mato-grossense Bolívar Porto.

Exposição

A Pantanal 2010 acontece entre os dias 10 e 15 de agosto no Pantanal Shopping, em Cuiabá, e terá a participação de colecionadores de selos dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e convidados. Idealizado com o objetivo de divulgar a Filatelia e incentivar novos colecionadores de selos postais, o evento é uma realização dos Correios, em parceria com a Federação Brasileira de Filatelia - FEBRAF, e o apoio do Clube Filatélico e Numismático Cuiabá.

Com entrada franca, a Pantanal 2010 é o maior evento filatélico já realizado em Cuiabá e contará ainda com a projeção de filmes, oficinas de selos, oficinas de desenhos e visita monitorada à exposição, oferecendo ao público a oportunidade de adquirir selos personalizados e temáticos.

Será realizado entre os dias 05 e 06 de outubro, em Campo Grande (MS), o "2º Encontro de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Mato Grosso do Sul e lançamento da 1º Edição do Portfólio da REPAMS".

O evento pretende reunir proprietários rurais, proprietários de RPPN, representantes de órgãos públicos e de organizações não governamentais e demais públicos que se interessem pelo tema, de três biomas de grande importância no estado (Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica), num mesmo fórum que propiciará o debate, o aprendizado e a troca de experiências, em torno do tema reservas privadas.

Durante o Encontro será lançado o 1º portfólio da REPAMS, uma publicação institucional que destacará as principais atividades desenvolvidas pela associação em sete anos de atuação no Estado de Mato Grosso do Sul.

O 2º Encontro de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Mato Grosso do Sul e lançamento da 1º Edição do Portfólio da REPAMS é uma realização da Associação de Proprietários de RPPN do MS (REPAMS) com apoio do "Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica", coordenado pelas Organizações Não Governamentais Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica e The ConservancyNature.

O Festival de Inverno de Bonito, já consolidado como um dos maiores do Centro-Oeste, busca promover a integração entre natureza e expressões artísticas. Mas além de seu caráter sociocultural e preocupação com o ambiente, o evento contribui para o desenvolvimento econômico de Bonito e região. O turismo aumenta. Hotéis e restaurantes lotam. O comércio ganha fôlego antes do início da baixa temporada.

"O município arrecadou nesse período cerca de R$ 6 milhões. Recurso amplamente socializado, distribuído principalmente entre a cadeia produtiva", disse o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Barbosa Mariano.

Ainda segundo o secretário, "o Festival é, sem dúvida, o maior evento sociocultural do calendário de atividades de Bonito, tanto em público quanto na geração de emprego e renda para a cidade".

Mercado Mundo Mix na rua Cel. Pilad Rebuá; participação de 20 artistas Integrante das atrações do próprio festival, uma feira ajudou a alavancar a movimentação financeira: o Mercado Mundo Mix, que contou com a presença de artistas de vários lugares do Brasil e seus produtos criativos, de diferentes estilos.

O espaço multicultural atraiu inúmeros turistas com a oferta de artesanatos, roupas, produtos feitos com material reciclado, entre outros. Sempre animado com performances de DJs e bandas.
Dentre os 20 expositores do Mercado Mundo Mix, destaque para os trabalhos da ONG Brazil Bonito. Organização que reaproveita o lixo para criar bolsas, sacolas, almofadas, bloco de anotações e decoração em geral.

Diretor da Brazil Bonito mostra um dos produtos confeccionados pela ONG. Segundo a coordenadora do Projeto Estamparia Brazil Bonito, Cláudia Cabral de Menezes, o público se mostrou muito interessado na confecção dos produtos e sobre a reutilização e reciclagem de materiais descartados.

O comportamento esperado pelos organizadores foi conquistado. Turistas que passavam pelos estandes não levavam apenas mercadorias. "Explicamos os projetos que realizamos na organização e passamos informações sobre a preservação do meio ambiente", explica Cláudia.

De acordo com a ONG, os cinco dias de festival equivaleram a 15 dias normais no que diz respeito às vendas. "Os produtos que mais se destacaram foram os blocos de anotação, chaveiros, ímãs de geladeira e as sacolas retornáveis", conta Cláudia, acrescentando que o capital arrecadado é repassado para os projetos de geração de renda, e à compra de materiais.

A cantora Gal Costa, pelo visto, está com certas falhas na memória. Segundo informações da coluna Olá, do jornal Agora São Paulo, a cantora causou alvoroço pelo suposto sumiço de sua mala após uma turnê européia.

Depois de reclamar muito até mesmo no palco do Festival de Inverno de Bonito - onde teria dito que "em Bonito, as pessoas costumam sumir com as coisas" -, Gal se lembrou que a mala nunca foi levada e foi deixada em São Paulo.

Na última quinta-feira (5), aconteceu em Brasília o 19º Centro-Oeste Tur - Salão de Negócios Turísticos. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participou do evento, onde o principal objetivo do é a regionalização e a concentração de negócios, com intuito de promover os destinos turísticos da região.

Segundo o o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Fernando Jorge Nantes, o Estado é privilegiado, pois é vizinho de grandes centros produtores, constituindo-se em importante corredor de ligação entre polos econômicos. "Mato Grosso do Sul também é considerado o Estado do ecoturismo, motivo pelo qual atrai visitantes de várias partes do mundo. O Pantanal sul-mato-grossense é reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, um dos destinos mais procurados pelos turistas. O Pantanal possui uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta, 65% do Pantanal está no Estado", destaca.

Para Fernando Jorge, o Centro-Oeste Tur complementa e implementa ações de promoção e divulgação do turismo de Mato Grosso do Sul, favorecendo e atraindo oportunidades de negócios e investimentos, "ocasião favorável para destacar os principais roteiros, que envolvem belezas naturais, patrimônio histórico, cultura, tradições, ecoturismo, turismo rural, entre outros atrativos", acrescenta.

Mais de 200 expositores dos segmentos de resorts, redes hoteleiras, companhias aéreas, receptivos, além de operadoras nacionais e internacionais apresentaram as novidades de destino, roteiros e pacotes de viagens para temporada turística 2010, da região Centro-Oeste.

Segundo os organizadores do Salão de Negócios, a estimativa é de que foram movimentados cerca de 10 a 12 milhões de reais em negócios a médio e longo prazo, gerando novas oportunidades de negócios para o público potencial da região Centro-Oeste.

Quando participou do recente Festival de Inverno em Bonito (MS), a cantora Gal Costa reclamou no Hotel Zagaia e no palco do "sumiço" da mala que levava suas roupas da turnê europeia. Conforme o jornalista Clayton Sales, de Campo Grande (MS), que estava na plateia, Gal citou o desaparecimento da mala e perguntou à galera:

- "Aqui as pessoas costumam sumir com as coisas? Acho que não, né?"

A plateia imediatamente respondeu com um sonoro "Nããão".

Depois, a cantora elogiou a cidade e a plateia, ainda conforme o testemunho de Clayton Sales. Ao voltar para São Paulo, Gal "encontrou" a mala, informa neste domingo a coluna "Olá" assinada interinamente por Vivian Masutti no site do jornal Agora São Paulo. "Na verdade, ela tinha esquecido de levar a mala", revela Vivian.

Esta é uma das novidades da programação oficial lançada na última quarta-feira pelo presidente da Comissão Organizadora, Arlindo Vasques.

Este ano, o rodeio começa na sexta-feira, véspera de feriado, em comemoração ao aniversário de criação de Mato Grosso do Sul, e termina na véspera de outro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Serão quatro dias de atividade em pleno feriadão de outubro. E não apenas na arena do rodeio, mas em todo o pátio do Parque de Exposições com estandes promocionais e eventos culturais.

"Queremos que todos os dias sejam de festa e diversão para as pessoas que vierem a Bonito curtir o rodeio e nossas belezas naturais", disse Arlindo Vasques. Segundo ele, outra novidade da terceira edição será a disputa da fase final do IPR (International Pro Rodeo), entidade norte-americana com sede em Las Vegas, organizadora de rodeios nos Estados Unidos, México, Portugal e Austrália.

Cristiany Cabreira, da empresa Contato Eventos, parceira na organização do rodeio, disse que a programação musical de 2010 terá os shows de Luiz Goiano e Girsel da Viola, dia 8, Kid & Kenner, dia 9, Breno Reis e Marco Viola, dia 10, e Tche Garotos, dia 11. Além dos shows, a Tenda Universitária será uma atração a parte durante os quatro dias, com apresentações da Banda Nova Era, Douglas e Marquinhos, Grupo Estilo Nativo e Grupo Garotos do MS.