Notícias de Bonito MS
FEIRATUR 2008: O maior evento do turismo rural brasileiro acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro em Campo Grande (MS). As principais empresas e os maiores especialistas no assunto participarão da 5ª Feira Nacional do Turismo Rural (Feiratur 2008), que será realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (www.feiratur.tur.br).
Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo: O Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo reunirá os principais profissionais do segmento para debater as tendências e os desafios do ecoturismo no Brasil. O foco do evento, que acontece de 07 a 10 de dezembro de 2008 em Bonito (MS), é o desenvolvimento do marketing e a comercialização de destinos, produtos e serviços de ecoturismo. Os desafios para a comercialização do ecoturismo.www.forumecoturismo.com.br.
Aconteceu ontem (20/10) o lançamento da campanha "Brasil Sensacional", promovida pela Embratur, em Lima. Além do Peru, a nova campanha publicitária será veiculada em mais onze países, como França e Argentina.
O evento aconteceu na Embaixada do Brasil em Lima e recebe 80 convidados e 20 jornalistas peruanos. Na ocasião, estão sendo exibidas as peças a serem veiculadas nos países considerados prioritários para a promoção internacional do Brasil. Foram convidados para acompanhar o lançamento agentes de viagem, operadores turísticos, representantes de companhias aéreas, hoteleiros e empresários do mercado turístico peruano. Também marcam presença o ministro do Turismo Luiz Barreto, a presidente da Embratur, Jeanine Pires,o diretor de Turismo, Lazer e Incentivo da Embratur, José Luiz Cunha; o embaixador brasileiro no Peru, Jorge Taunay, e a ministra do Turismo do Peru, Mercedes Araoz.
"Os países sul-americanos enviam ao Brasil, por ano, a mesma quantidade de turistas que toda a Europa e o Peru, em particular, tem sido um país emissivo muito importante para nós. De 2006 para 2007, o número de turistas peruanos no Brasil subiu de 64 mil para mais de 96 mil, o maior crescimento entre todos os países", declarou Barreto.
Mercado peruano -O Peru foi o país que mais cresceu na emissão de turistas estrangeiros ao Brasil no ano passado. Em 2007, 96.336 peruanos visitaram os destinos brasileiros, representando um aumento de 50,52% em relação a 2006. "Por isso, o Peru é um país prioritário para a promoção internacional do Brasil e um dos três países sul-americanos a receber a campanha publicitária, ao lado de Chile e Argentina", justificou o ministro do Turismo.
Outros países - A campanha da Embratur já foi lançada também em outros países, considerados prioritários. Em julho, a entidade esteve em Portugal, promovendo as peças publicitárias. Nos Estados Unidos, o presidente Lula participou da campanha, durante o mês de setembro. Também em setembro, o ministro Luiz Barreto esteve em Londres, para o evento da "Brasil Sensacional".
"Estamos começando uma nova fase na nossa estratégia de promoção do Brasil como destino turístico no mercado internacional. E, nesta nova fase, a América do Sul tem uma grande importância: é mundial a tendência de viagens internacionais de curta distância e intra-regionais", disse Luiz Barreto.
A campanha também será veiculada nos países Canadá, Argentina, Chile, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Itália. Cada um deles terá uma adaptação da campanha de acordo com suas características e conhecimento sobre o Brasil.
O turismo rural nos hotéis-fazenda do Pantanal Sul e a produção de couros acabados de jacaré-do-Pantanal precoce, criados em cultivo, serão atrações no stand do Mato Grosso do Sul na Feira das Américas - ABAV 2008, que acontece no Rio de Janeiro/RJ no período de quarta (22.10) a sexta-feira (24.10). Pelo menos 12 peças de couro em diferentes cores do animal - criado sem sofrer incidência de luz solar e abatido entre 12 e 15 meses de idade - estarão expostas. O animal é produzido pelo Centro de Produção do Jacaré Precoce para a Preservação do Jacaré do Pantanal (CEJAP), instalado nas fazendas conjugadas Cacimba de Pedra-Reino Selvagem - no Pantanal de Miranda, distante 226 km de Campo Grande/MS.
As fazendas possuem um rebanho de 12 mil animais e o sistema de criação atrai visitantes de todo o mundo. A demanda foi tão grande que há três anos os proprietários Gerson Zahdi e Rosaura Dittmar resolveram investir no turismo rural. Hoje são 40 leitos estruturados que recebem um fluxo turístico constante, a maior parte formada por visitantes europeus, sobretudo alemães e holandeses.
Uma equipe do receptivo das fazendas estará fornecendo informações durante a ABAV 2008 - que acontecerá no Riocentro - tanto das atividades de turismo quanto sobre o processo de criação do jacaré-do-Pantanal precoce, cuja carne é servida aos turistas no restaurante do hotel-fazenda. São pratos sugestivos e inusitados como sopa, patinhas de jacaré aperitivo, filé grelhado e sashimi de jacaré.
Para maior orientação do visitante na Feira das Américas, a equipe da Cacimba de Pedra-Reino Selvagem estará distribuindo cinco mil folders e vários CD´s multimídia. O contato direto com os proprietários da fazenda de dois mil hectares (que conta com duas mil cabeças de gado, atividades de pesca esportiva, cavalgada pantaneira e focagem noturna de jacarés) será facilitado através da entrega de seus cartões de visita.
Todos os interessados terão mais informações sobre a atividade turística na propriedade assim como a vivência eco-cultural propiciada pelo Núcleo de Cultural Rural. O espaço foi inaugurado no final de 2007 e permite ao visitante conhecer e vivenciar aspectos históricos e ambientais das duas propriedades conjugadas, além de dar toda a estrutura para o acompanhamento e participação na lida com animais.
O Ministério do Turismo apresentou ontem (20), no Rio de Janeiro, o Seminário de Lançamento da 2ª Edição do Projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização.
A segunda fase contempla novos roteiros turísticos, integrando as cinco macrorregiões brasileiras. O projeto é fruto de parceria entre o Ministério do Turismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Marca Brasil (IMB).
O objetivo da nova etapa é apoiar a produção de roteiros turísticos nos territórios de forma articulada e integrada por meio da formação de redes de cooperação. Além de promover ações de fortalecimento do mercado, o seminário vai permitir a troca de experiências entre os participantes da primeira e da segunda fase do projeto, bem como proporcionar aos novos participantes a apresentação do conceito de Rede de Cooperação.
Em parceria com a Infraero, a Embratur e a Fundação de Pesquisas Econômicas (FIPE) realizam, até 7 de novembro, a quarta etapa da Pesquisa de Perfil da Demanda Turística Internacional e da Contagem de Fluxo de Turistas Internacionais em 2008. O levantamento é feito em 14 aeroportos internacionais administrados pela Infraero.
O objetivo é recolher informações sobre o turismo internacional no Brasil - turismo receptivo e turismo emissivo, a partir de dados coletados nos principais pontos de entrada e saída de turistas, por via aérea e terrestre. Entre outras informações, a pesquisa revela dados sobre perfil socioeconômico, características da viagem, padrão de gastos e avaliação dos serviços e equipamentos turísticos no Brasil.
A pesquisa de demanda turística internacional é realizada anualmente, em quatro etapas do ano, para captar as variações da sazonalidade: alta estação (janeiro), média estação (julho/agosto), baixa estação (abril/maio) e média-baixa estação (outubro/novembro). Já a contagem amostral de chegada de não-residentes e residentes é realizada em 12 etapas, distribuídas de acordo com a representatividade de participação de cada portão no total de chegadas e saídas internacionais.
O programa Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem, que concede 50% de desconto em diárias de hotéis para pessoas com 60 anos ou mais, incluindo aposentados e pensionistas, completa seis meses com meios de hospedagem conveniados em 426 destinos do país, contabilizando 1.700 hotéis. As diárias desconto estão disponíveis por meio do Portal de Hospedagem, no endereço eletrônico www.portaldehospedagem.com.br, que recebeu mais de 2,1 milhões de acessos neste ano e já registra mais de 5,2 mil intenções de reservas.
De acordo com o secretário nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, participar do Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem é uma maneira de conquistar um segmento de mercado de 9 milhões de pessoas com disponibilidade para viajar e manter um melhor equilíbrio da ocupação hoteleira. Para ele, uma das grandes vantagens do programa é que cabe ao hoteleiro definir o período de baixa ocupação e quantos apartamentos quer disponibilizar.
Para alcançar o público que ainda não se conectou à internet, o Ministério do Turismo acaba de lançar um guia impresso com informações sobre os pacotes turísticos do Viaja Mais Melhor Idade e também dos hotéis conveniados ao Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem, ambos classificados por faixa de preços. Essa é a segunda edição do Guia, que desta vez conta com uma tiragem de 250 mil exemplares e a distribuição será feita pela Caixa Econômica Federal.
O 36º Congresso da Abav, que começa neste dia 22, no Riocentro, no Rio de Janeiro já tem até o momento 10.396 inscrições. Ainda faltam contabilizar as inscrições dos agentes de viagens dos roteiros bate-volta rodoviários de Minas Gerais, São Paulo, além do aéreo de Santa Catarina.
Segundo Isa Garbin, superintendente do Congresso da Abav, o número de inscritos já superou as expectativas. "Esperavamos pelo menos 10 mil inscrições prévias e já ultrapassamos esta marca. Também para a solenidade de abertura temos confirmada a presença de pelo menos dez parlamentares", afirmou. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi confirmado mas não estará presente em função de viagens ao exterior já agendadas.
A expectativa é de que até terça-feira, véspera do evento o número chegue próximo a 11 mil agentes de viagens inscritos. Também o número de operadoras nacionais e internacionais já chegou a marca recorde de 55 empresas. Para a solenidade oficial de abertura estão confirmadas as presenças dos governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, de Pernambuco, Eduardo Campos e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.