Notícias de Bonito MS
Com mais de 400 espécies de pássaros catalogadas, a região de Bonito e Serra da Bodoquena começa a dar os primeiros passos para entrar nos roteiros de observação de aves do Brasil. A Atratur - Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região - em parceria com a empresa Photo Innatura realiza o 1º Curso de Observação de Aves em Bonito-MS.
A iniciativa pretende orientar guias turísticos de Bonito e região para a atividade de observação de aves. O evento despertou a atenção dos empresários também. Junto com o curso será realizado um Workshop para donos de hotéis e atrativos que se interessem em desenvolver a atividade na região. O curso e o Workshop serão ministrados pelos biólogos Maria Antonietta Pivato (Tietta) e Daniel de Granville.
Segundo Tietta, a região de Bonito possui grande potencial para oferecer esse tipo de passeio: "A região tem espécies que atrairão os turistas iniciantes e de nível médio". Ela ainda comenta que o incentivo para essa atividade é fruto de seu mestrado sobre o potencial do Pantanal Sul e de Bonito em observação de aves, concluído em 2004: "A partir daí eu vi a necessidade de expandir a atividade e de incentivar os guias". Mas a bióloga completa de forma humorada: "Para ser observador de aves tem que gostar muito, principalmente de acordar cedo".
O curso será realizado de 20 a 26 de outubro. No primeiro dia (20/10) será realizada uma palestra aberta à comunidade sobre o turismo de observação, seu potencial econômico e principais aves da região. As aulas do workshop serão intercaladas às aulas para os guias. Apenas na segunda e quinta-feira à noite as turmas trabalharão unidas. As inscrições vão até o dia 13 de outubro, com limite de 20 pessoas. Para se inscrever é preciso preencher o formulário e enviar para a Atratur através do e-mail: atratur@atrativosbonito.com.br.
Em parceria com a Infraero, a Embratur realiza, até 7 de novembro, a quarta etapa da Pesquisa de Perfil da Demanda Turística Internacional e da Contagem de Fluxo de Turistas Internacionais 2008. O levantamento é feito em 14 aeroportos internacionais administrados pela Infraero.
O objetivo é recolher informações sobre o turismo internacional no Brasil a partir de dados coletados nos principais pontos de entrada e saída de turistas, por via aérea e terrestre. Entre outras informações, a pesquisa revela dados sobre perfil socioeconômico, características da viagem, padrão de gastos e avaliação dos serviços e equipamentos turísticos no Brasil.
O Ministério do Turismo apresenta nos dias 20 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro, o Seminário de Lançamento da 2ª Edição do Projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização. A segunda fase contempla novos roteiros turísticos integrando as cinco macrorregiões brasileiras.
O objetivo é promover ações de fortalecimento do mercado e possibilitar a troca de experiências entre os participantes da primeira e segunda fase do projeto, além de apoiar a produção de roteiros turísticos brasileiros. A proposta é estruturar mais cinco roteiros integrados, em cada uma das regiões do Brasil.
De 22 a 26 de outubro, o município de Bonito, MS, sedia o 7º Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. O evento, que contará com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, visa a apresentar e discutir a evolução do esporte, bem como as tendências metodológicas e de ensino-aprendizagem-treinamento aplicadas na prática nos programas de handebol do Brasil.
O tema norteador será Olimpíada - Brasil no Contexto Internacional. Entre os conferencistas estão os professores Décio Roberto Calegari, Manoel Luiz Oliveira, Ekke Hoffmann - Alemanha - e Pablo Juan Greco. Eles abordarão assuntos como: handebol em cadeiras de rodas, noções básicas sobre deficiência, handebol brasileiro - ciclo 2005-2008, análise da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2008, novas tendências do handebol internacional, método e a didática da introdução do handebol na escola, entre outros. O professor do curso de Educação Física da Anhanguera/Uniderp, Paulo Ricardo Martins Nunez, coordena o encontro.
O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Handebol e Federação de Handebol do Mato Grosso do Sul, com apoio do Ministério do Esporte, Anhanguera/Uniderp, Governo do Estado, Fundação de Esportes de MS e patrocínio da Penalty Artigos Esportivos, Petrobras, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte.
O 7º Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior Brasileiras será realizado no Zagaia - Eco Resort Hotel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3255-5605 ou pelo site www.brasilhandebol.com.br.
Mato Grosso do Sul está recebendo a visita precursora da Caravana Brasil, projeto do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae e com a Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa, na sigla em inglês), voltado a fomentar a venda de produtos e destinos turísticos. Desde ontem até segunda-feira, acontece em Campo Grande uma capacitação direcionada a empresários (especialmente de meios de hospedagem e receptivo).
O supervisor técnico do Projeto Caravana Brasil, Leandro Queiroz, foi recebido esta manhã na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), principal órgão gestor das políticas para o setor no Estado. Na visita precursora, ele conta com apoio de um consultor do Ministério do Turismo para efetuar a capacitação.
De 10 a 14 de dezembro, Queiroz volta ao Estado para a Viagem Técnica, que é a segunda etapa da Caravana. Campo Grande, Bonito e o Pantanal Sul serão os pontos percorridos. "Em Mato Grosso do Sul o modelo de ação escolhido é o que tem foco nos agentes de viagem, e conta também com a participação de alguns operadores. Isso porque o Estado já é um destino consolidado, com vários operadores e várias ofertas de pacote", ele explica, completando que, o objetivo, então é "trazer o agente de viagem para uma experiência in loco, para conhecer melhor e vender melhor a região".
A comitiva de dezembro terá 15 pessoas, sendo a maioria de agentes selecionados entre os que se inscreverem, e dois operadores convidados. Para definir esses operadores, será levada em conta a opinião dos agentes, considerando critérios como o potencial que têm de comercializar o destino e o foco de atuação condizente com o tipo de turismo local (ramificação ecológica, trabalho no mercado nacional, por exemplo).
"Já temos mais de 200 inscrições de agentes, é a segunda maior procura registrada nas caravanas pelo Brasil", revela Leandro Queiroz. A prioridade é para agentes de turismo do Rio de Janeiro, visando operacionalizar ações integradas entre aquela região e Mato Grosso do Sul. "A idéia é trabalhar o visitante como um grupo, assim fica mais fácil fazer a sensibilização para o destino turístico", explica Queiroz.
A terceira etapa da Caravana está prevista para 16 de janeiro, com a Viagem Devolutiva, oportunidade em que os agentes que participaram da visita técnica apresentarão suas impressões e expectativas. Colher as informações sobre essa experiência é base para o trabalho de consultoria pós-viagem, suporte oferecido pela coordenação da Caravana. "A consultoria vai avaliar se após o projeto da Caravana mais vendas foram geradas, se o destino e os produtos turísticos passaram a ser melhor comercializados, se houve efetivamente mais destaque para aquela região", conta o representante da Braztoa.
Nessa terceira etapa, acontece também o chamado Encontro do Conhecimento, quando "o destino se vende", conforme define Queiroz. É um momento onde as instituições parceiras locais de gestão de turismo se articulam e apresentam aos agentes, de forma criativa, o que os destinos e produtos propostos têm de melhor. "Essa deve ser uma experiência marcante, lúdica", orienta Leandro, resumindo que a meta do Projeto Caravana é incentivar o agente de turismo que ainda não "vende" o Estado a vender; e fazer quem vende, vender melhor.
O Projeto
O Projeto Caravana Brasil surgiu em 2003, no formato de uma viagem de familiarização, voltado inicialmente aos operadores de turismo internacional, para apresentar diversos destinos turísticos brasileiros em uma mesma viagem, proporcionar a eles conhecer e entrar em contato com os agentes e instituições do turismo local através de produtivos encontros de negócios.
As viagens serviam para mostrar a esses operadores novos produtos que estavam prontos para a comercialização no exterior.
O Projeto é uma idealização do Ministério do Turismo e do Sebrae, e é executado pela Braztoa. Ampliado, agora conta com ações direcionadas para operadores e agentes nacionais.
Há três modelos de caravanas: voltadas exclusivamente para operadores (para explorar regiões até então pouco visitadas, porém estruturadas para o turismo); direcionadas somente para agentes; ou com foco nos agentes, porém com participação de operadores.
Um dos efeitos da crise sobre a economia do Brasil deve ser o maior equilíbrio na balança de turismo, que reflete o número de visitantes que ingressam no Brasil e o contingente de brasileiros que viajam ao exterior. Com o aumento do dólar, o número de brasileiros que viajam para o exterior deve cair, na mesma medida em que o turismo interno será beneficiado.
A avaliação foi feita pela presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Ribeiro, durante palestra de apresentação da Campanha Brasil Sensacional, de promoção do país no exterior, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
"Quando tivermos uma estabilização da taxa cambial, que não deve voltar a um patamar tão baixo, devendo ficar entre R$ 1,85 e R$ 2,00, vamos ter um equilíbrio na vinda de estrangeiros para o Brasil e da saída de brasileiros. Se o dólar estivesse muito barato, teria muitos brasileiros viajando", disse Jeanine.
Segundo ela, mesmo com a alta do câmbio, o número de turistas que ingressam no Brasil não deve diminuir, porque têm perfil de maior poder aquisitivo.
"Um momento de crise faz com que as pessoas parem e não tomem a decisão [de viajar]. Na medida em que as coisas vão retomando, as pessoas vão decidindo viajar. Mas a expectativa para a temporada no Brasil é muito boa, tanto no mercado doméstico quanto no internacional, porque você ainda tem uma demanda aquecida", afirmou.
No ano passado, a balança do turismo ficou negativa em US$ 3,3 bilhões, refletindo uma tendência já registrada em 2006, quando o déficit turístico registrou US$ 1,4 bilhão. Este ano, segundo o Banco Central, ingressaram no país, até agosto, US$ 3,866 bilhões e saíram US$ 7,862 bilhões, representando uma diferença negativa de US$ 3,996 bilhões.
Em 2007, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de visitantes, número semelhante ao de brasileiros que viajaram para o exterior.
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) recebeu na quarta-feira (15/10), em Brasília (DF), uma delegação composta por 15 membros do governo da África do Sul. O grupo está no Brasil para conhecer as práticas de comunicação e divulgação turística do País no mercado internacional.
Após assistir um vídeo sobre a nova campanha mundial da Embratur, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre as ações de promoção do Brasil no exterior por meio do encontro com a presidente da Embratur, Jeanine Pires, e os diretores do Instituto, Marcelo Pedroso, José Luiz Viana da Cunha e Walter Nunes Vasconcelos.
A presidente da Embratur também falou sobre o histórico das políticas de turismo realizadas no Brasil, desde a criação do Ministério do Turismo, até os dias atuais, incluído o Plano Aquarela, que norteia as ações no setor e que passa por constantes atualizações.
Durante o encontro, o presidente da South Africa Tourism e chefe da delegação, Moeketsi Mosola ressaltou a visão positiva que a África do Sul tem sobre o trabalho de promoção turística dos destinos brasileiros em outros países. "Consideramos o Brasil como um destaque no cenário internacional. As experiências adquiridas aqui servirão para que façamos uma adequação nas práticas do nosso governo", completou Moeketsi.
No Brasil, a delegação do governo da África do Sul se reuniu com autoridades da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), Ministério do Esporte, Ministério do Turismo e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). O grupo ainda visitará a Inglaterra, Estados Unidos e Tunísia.