imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Com o propósito de promover o Brasil como destino para estudantes estrangeiros, o Ministério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em parceria do Bureau Brasileiro de Intercâmbio, participa da Going Global 3 - conferência internacional de educação - e do workshop ICEF Americas 2008 (International Consultants for Education and Fairs).

O objetivo do evento que aconteceu em Londres até ontem (05/12) é fomentar o turismo educacional para o Brasil, colocando o País na rota internacional de intercambiários.

O Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Recursos Hídricos (GT 40) realiza a última oficina do ano para fechamento das propostas e consolidação das ações do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) de Mato Grosso do Sul.

As atividades do PERH, que iniciaram em julho de 2007, pretendem orientar as decisões de governo e das instituições que compõem o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Siegreh). O plano está sendo coordenado pela Superintendência de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e está disponível no site www.semac.ms.gov.br para consulta.

O objetivo do plano é a avaliação da situação atual da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, aspectos econômicos, sociais, de legislação e recomendações à melhoria do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul.

O PERH-MS é o primeiro a sistematizar e unificar dados de diversas organizações e instituições da área e possibilita que a população, políticos e usuários da água conheçam melhor a realidade local.

Entre os cenários possíveis já construídos com as oficinas, estão situações de escassez e mau gerenciamento, além de previsões possíveis de se garantir água para todos com fortalecimento de instrumentos, da gestão e de políticas de recursos hídricos.

Além das fases de diagnóstico e cenários dos recursos hídricos, o plano iniciará, em 2009, a fase de elaboração de propostas, que incluem planos, programas, ações e diretrizes para garantir um desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, conservação das águas e seu uso sustentável.

Na atual etapa do PERH-MS, de finalização do diagnóstico e consolidação das ações, participam representantes de instituições de ensino, pesquisa, de serviços de água e esgoto, indústrias, pescadores, navegação, turismo, justiça, municípios, consórcios e comitês de bacias hidrográficas, além de organizações da sociedade civil, do governo estadual, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

A oficina será realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), entre os dias 08, 09 e 10. A abertura do evento será às 14 horas. Nos dias 09 e 10, as reuniões iniciam às 8 horas. O endereço do CREA é rua Sebastião Taveria, 272, Monte Castelo.

O coordenador-geral de Qualificação dos Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Ricardo Martini Moesch, fará na próxima terça-feira, 9 de dezembro, às 10h, na sede do Sebrae-RJ, uma palestra sobre o que muda com a nova Lei Geral do Turismo, as medidas implementadas e os benefícios trazidos para as empresas do setor.

O objetivo do seminário, voltado para gestores públicos e lideranças do setor, é não só esclarecer sobre a nova legislação, mas sobretudo ressaltar que tipo de políticas públicas podem ser implementadas em cada município, para apoiar a Lei Geral do Turismo e fortalecer as empresas do setor em suas regiões. O evento é a penúltima etapa do ciclo de seminários sobre a Lei Geral do Turismo, realizados em todo o estado.

O seminário é uma parceria do Sebrae/RJ, da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, da TurisRio e do Ministério do Turismo.

Durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que acontece em Belém, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou que o orçamento da pasta não vai diminuir no próximo ano e deve ultrapassar a marca de R$ 3 bilhões. O dirigente acredita que é preciso ter cautela em relação aos impactos da crise econômica mundial, mas está otimista com a posição do Brasil nesse cenário, se tornando um destino até 30% mais barato.

"Ano passado o orçamento do MTur foi de R$ 2 bilhões e já temos a garantia do presidente Lula de que as verbas destinadas ao Turismo não vão diminuir. Além disso, temos que aproveitar esse momento de crise para torná-la uma excelente oportunidade. Muitos brasileiros que iam viajar para o exterior agora vão ficar no próprio Brasil. Os dados já revelam que os gastos do brasileiros em destinos internacionais diminuíram", contou Barretto aos secretários de Turismo presentes ao encontro.

Ainda de acordo com ele, esse momento também deve ser aproveitado para a atração de argentinos, chilenos, peruanos e do público europeu. "O mercado da América do Sul pode ajudar nesse momento de crise mundial", ponderou o ministro.

Presente na reunião, o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, ressaltou a importância dos empresários e trade brasileiros agirem de maneira certa. "Não adianta querer aplicar a lei da oferta e da procura nesse momento, aumentando os preços já que a demanda pelos destinos nacionais tende a crescer. É preciso a conscientização dos atores envolvidos para cativar esse público a voltar também depois do verão, em meses como maio e abril, por exemplo", advertiu Airton.

Segundo ele, nesta temporada os turistas serão mais exigentes. "Eles deixarão de viajar para fora para ficar aqui no nosso país. Por isso, o trade tem que mostrar que o Brasil é melhor ou tão bom quanto qualquer outro lugar no mundo", disse o secretário.

Participam da reunião do Fornatur a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o presidente do Fórum e secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o diretor de Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso e diversas outras autoridades. O encontro acontece até às 18 horas, ao mesmo tempo que é realizada a Fita 2008.

No próximo domingo (14), o projeto Peixes de Bonito será destaque no programa Domingo Espetacular da TV Record. Iniciado em 2000 pelo biólogo, pesquisador e professor da Anhanguera/Uniderp José Sabino o projeto tem parceria com diversas instituições de pesquisas e organizações não-governamentais do Brasil e do exterior.

O projeto envolve atividades de pesquisa em ecologia e comportamento de peixes e tem como objetivos a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena. Vários estudos e ações vêm construindo um sólido conhecimento para ajudar a conservar esse patrimônio natural brasileiro.

A reportagem especial fala sobre os ambientes aquáticos da Serra da Bodoquena, com foco nos peixes de Bonito e sua importância para o local. Foram feitas imagens no Balneário Municipal de Bonito, na Gruta do Lago Azul e no Recanto Ecológico Rio da Prata.

"O programa também fará um contraponto dos peixes do Rio da Prata com as piraputangas do Balneário, que sofrem problemas de saúde devido à alimentação oferecida por turistas", explica o professor José Sabino. Ele ainda lembra que a pesquisa desenvolvida na Universidade tem profunda relação com a comunidade local.

O Brasil tem a maior riqueza de peixes de água doce do mundo, com estimativas que variam entre quatro mil e cinco mil espécies. A maior parte desses peixes vive em ambientes de águas escuras ou barrentas. As águas cristalinas dos rios da Serra da Bodoquena formam cenários ideais para contato dos humanos com esse patrimônio natural. A região é uma excelente janela para observação de ambientes e organismos de água doce. Suas águas dão um verdadeiro banho de sensibilização ambiental.

O programa Domingo Espetacular vai ao ar às 17h15 (horário de MS), pelo canal 11.

Sobre a Anhanguera - A Anhanguera Educacional Participações S.A. é a maior organização com fins lucrativos de ensino profissional das Américas, com cerca de 220 mil alunos em ensino superior e 500 mil alunos ao ano em ensino profissionalizante. Fundada em 1994, está presente em todos os estados do Brasil, oferecendo seus cursos através de uma rede que conta com 52 campi de ensino superior presencial, centenas de pólos de ensino superior a distância, e mais de 500 unidades de ensino profissionalizante. A maioria de seus alunos são jovens de média e média-baixa renda que trabalham durante o dia e estudam à noite, um segmento com grande demanda reprimida no Brasil. A Companhia é comprometida em oferecer cursos de qualidade que ajudem esses jovens trabalhadores a alcançar formação educacional compatível com as exigências do mercado de trabalho e a melhorar suas perspectivas de desenvolvimento profissional.

O 7º Festival da Guavira 2008, realizado entre os dias 27 e 29 de novembro em Bonito (MS) foi um sucesso em todos os sentidos.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito e que leva o nome de um fruto muito saboroso do cerrado, tem o objetivo central de se fazer uma festa típica bonitense, onde o principal é Povo deste ícone do ecoturismo.

Reúne atrações de artistas locais e regionais, com artesanato, comidas diversas e a base da própria guavira, manifestações artísticas das escolas bonitenses, dentre outras atividades.

Dentre muitos turistas, alguns até visitaram este pólo turístico para participar do Festival, conciliando com a festa com os passeios ecológicos, como também a grande presença de moradores totalizando um público de 15.000 pessoas. Confira as fotos do evento: www.bonito-ms.com.br/galeria/guavira2008.

Além do apelo cultural e da preservação da guavira, entidades filantrópicas, artesãos e pequenos comerciantes tiveram um excelente rendimento com o aquecimento da economia provocado pelo evento, como também muitas lojas e estabelecimentos de alimentação nas proximidades da Praça da Liberdade, local do Festival, estavam também com público recorde.

Tendo em vista o sucesso do 7º Festival da Guavira 2008, Bonito (MS) começa com o pé direito a temporada de verão, onde deverá receber um também um número recorde de turistas, mas tudo dentro de sua capacidade, respeitando a Natureza, o que é levado muito a sério nessa cidade, que foi eleita novamente como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, pela revista Viagem & Turismo, da Editora Abril.

O Ministério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), participa da maior feira européia relativa ao turismo de incentivo, congressos e convenções, a The Global Meetings & Incentives Exhibition (EIBTM).

A participação do Instituto tem o objetivo de mostrar o Brasil e seus destinos para profissionais de turismo do mercado espanhol. O evento teve início nesta terça-feira (02/12), e segue até hoje (04), em Barcelona (Espanha).

Em um estande de 306m², a Embratur conta com 23 cooperados, dentre eles os destinos de Mato Grosso do Sul (Pantanal/Bonito), Bahia, Recife, Rio de Janeiro e Ceará e Cataratas do Iguaçu.

A feira conta com mais de 3200 expositores vindos de 165 países, e seus visitantes são profissionais responsáveis pelo planejamento e organização de encontros, conferências, viagens de incentivo e eventos.

Segundo Ney Neves, assessor da presidência da Embratur, que acompanha o evento, "participar da IBTM é uma oportunidade de conhecer pessoas de decisão, que estão em busca de novos destinos para levar grupos de incentivos, eventos coorporativos ou associativos".

Considerado pelo Plano Aquarela um mercado de altíssima prioridade para a divulgação do País no exterior, a Espanha enviou 216.373 turistas ao Brasil no ano de 2007.