Notícias de Bonito MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através do Sistema Estadual de Museus, realiza nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), a Oficina Museus e Turismo. O curso será ministrado pela Turismóloga e Professora Universitária Aranda de Barros nos turnos matutino e vespertino.
O evento, que faz parte das ações da Semana Nacional dos Museus em Mato Grosso do Sul, tem por objetivos a troca de experiências entre os técnicos da área e sua atualização profissional. São esperados para a oficina gestores de museus, pesquisadores, historiadores, turismólogos, professores, arte-educadores e acadêmicos de História e Turismo interessados no tema. A ação será realizada por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus.
Aranda de Barros atua em diversos segmentos de turismo e possui larga experiência docente nos cursos de graduação em Turismo. É autora de diversas publicações nesta área, entre as quais "Como Explorar as Potencialidades Turísticas no Meio Rural" e "Organização de Eventos".
A oficina busca também uma maior valorização dos museus, que possuem papel primordial como propulsores da inclusão social e da valorização do patrimônio cultural, além de guardarem sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas.
Serviço
O curso acontece nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Marco - Museu de Arte Contemporânea, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, Parque das Nações Indígenas.
A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas no próprio Marco, através do telefone 3326-7449 ou pelo e-mail contato@marcovirtual.com.br.
Outras informações podem ser obtidas na FCMS, através dos telefones 3316-9163, 3316-9164 ou no Marco, 3326-7449.
A presidência da Assembléia Legislativa recebeu, nesta terça-feira, um documento em prol da mudança do nome de Mato Grosso do Sul para Estado do Pantanal assinado por presidentes de 24 entidades, incluindo Fiems, Famasul e Fecomércio.
Além das federações da Indústria, da Agricultura e Pecuária, e do Comércio; o documento conta com as assinaturas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso do Sul, Sebrae/MS, Sindicato do Comércio Varejista e CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande).
Outros nomes de destaque no documento são dos presidentes do Sindicato do Comércio Varejista, Abrasel/MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Acrissul (Associação dos Criadores de MS) e ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).
No entendimento dessas entidades, a mudança será importante para o desenvolvimento econômico do Estado, possui uma justificativa geográfica e acaba com a confusão semântica com o vizinho MT.
Alguns deputados estaduais encabeçam um movimento pela mudança do nome de Mato Grosso do Sul, mas a proposta não tem unanimidade na Casa de Leis. Eles estudam a possibilidade de fazer um plebiscito em favor da troca de nome.
Com a missão de combater e prevenir incêndios florestais nas regiões pantaneiras, o Corpo de Bombeiros do Estado, em parceria com o Ibama, realiza a formação de brigadas municipais para a realização deste trabalho. Três municípios do interior - Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho - ganharão suas brigadas através da formação. Ao todo, 59 pessoas serão capacitadas para integrar os esquadrões de civis brigadistas municipais.
Segundo o tenente-coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, relações públicas dos Bombeiros, o curso de formação já foi concluído em Corumbá - onde aconteceu entre os últimos dias 9 e 13. Ontem (15) uma nova turma iniciou o curso em Aquidauana e em Porto Murinho a capacitação deve acontecer na semana que vem. "O curso, de 40 horas/aula, recebeu 367 inscrições em Corumbá. Lá, 58 foram selecionados e 29 contratados. Em Aquidauana foram 91 inscritos, 32 selecionados e 15 contratados. Na cidade de Porto Murtinho as inscrições continuam abertas, mas a previsão é de que também sejam 32 selecionados para a contratação de 15", enumera o tenente.
Uma das etapas da seletiva é composta por provas como uma corrida de 2,4 mil metros com uma bomba costal em até 30 minutos e a capina de uma área de 15 metros quadrados em até 25 minutos. "Durante o curso são observados cinco requisitos principais: manuseio do equipamento, combate terrestre, conduta de liderança e uma prova escrita e prática", esclarece. A capacitação é oferecida em cinco dias.
Os profissionais contratados recebem uma remuneração básica no valor de um salário mínimo mais acréscimos oferecidos para atividades que envolvem um índice de periculosidade. "Os esquadrões serão compostos por seis brigadistas e um líder. Além disso, cada cidade terá seu gerente municipal - cargo dado ao que mais se destacar durante o período de formação", explica Ribeiro. O contrato dos brigadistas é de cinco meses, podendo ser estendido, porém o contratado deverá passar por uma nova fase de treinamento. O tenente-coronel ressalta que o brigadista não é um bombeiro, ele está sendo formado para compor um esquadrão civil de combate ao incêndio.
"Qualquer cidadão pode participar da brigada municipal, desde que comprove estado de saúde compatível com a função", salienta. De acordo com o tenente-coronel Ribeiro, os novos brigadistas serão formados para atender todo o município, mas também podem dar apoio a outras cidades, desde que tenham autorização do Ibama.
Brigadas em Parques Nacionais
Projeto semelhante ao que está sendo desenvolvido a partir do acordo de cooperação técnica com o Ibama, é o que acontece desde 2005 com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade. Nesta iniciativa, oficiais dos bombeiros de Mato Grosso do Sul já formaram quatro brigadas de incêndio em importantes parques nacionais do País: Chapada dos Guimerães, Foz do Iguaçu, Pacaas Novos e Ilha Grande.
O município de Bonito vai sediar o XXVII Encontro Anual de Etologia e I Simpósio Latino-Americano de Etologia, de 12 a 15 de novembro. O evento contará com a presença de cientistas renomados, que debaterão o tema central do evento, Evolução e Comportamento Animal em palestras, simpósios, mesas-redondas e minicursos.
O XXVII EAE tem como objetivo geral reunir participantes oriundos de várias partes do Brasil e do mundo, acadêmicos, pesquisadores, estudantes das áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Psicologia interessados no tema Comportamento Animal e Evolução, para um amplo debate que estimule fortemente a reflexão e amplitude do conceito fundador da Biologia Moderna.
Pelo fato de o evento ser em Bonito, há potencial de atração de empresários e profissionais da área de turismo, além de jornalistas, com interesse nos conceitos aplicados da Etologia. Paralelamente ao evento, ocorrerá a Exposição "Revolução de Darwin", originalmente montada no Museu da PUCRS e que virá para o Mato Grosso do Sul especialmente para o evento.
Mais informações sobre inscrições e a programação do evento no site http://www.xxviieae.com.br
A Revista Viagem e Turismo lançou a Promoção "Orlando é só Alegria" e, também, o Prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo 2009" que divulga e premia os melhores destinos turísticos no Brasil e no exterior.
Entre as várias cidades do país , o município de Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul, pode ser um dos escolhidos através dos votos dos participantes, por ser considerado um paraíso ecológico.
Premiação
A revista oferece quatro pacotes de viagem à Orlando com direito a acompanhante sendo 8 dias / 7 noites, incluindo: passagem aérea de ida e volta para Orlando, hospedagem em hotel, ingressos para os parques temáticos Walt Disney World®, SeaWorld® Orlando ou Universal Studios Orlando ©, vale presente no valor de US$ 200 do Prime Outlets Orlando, locação de carro e, ainda, todas as refeições, além de sortear 12 ipods Touch.
É possível aumentar as chances de concorrer aos prêmios e ganhar um cupom extra através da Pesquisa elaborada pela Revista Viagem e Turismo para conhecer quais os locais favoritos dos leitores. Para participar é preciso adquirir a revista com o selo da promoção na capa e entrar no site: www.viajecomvt.com.br. Inclua o código que aparece na edição, faça o cadastro e assim que estiver concluído entre no link Participe da Pesquisa.
Participe, elega Bonito como um dos melhores locais para se conhecer no Brasil e torça para que você seja o ganhador da promoção e tenha momentos incríveis nos parques temáticos de Orlando.
Fiscalização fluvial da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá no rio Taquari resultou numa série de apreensões na noite de sábado, 13 de junho. O patrulhamento aconteceu na região conhecida como Porto Brete, distante cerca de 150 quilômetros da área urbana corumbaense. O trabalho faz parte da "Operação Ação Cidadania" desencadeada na última sexta-feira, 12 de junho, e que terminou ontem, dia 14.
As equipes da PMA apreenderam, no Porto Brete, 50 quilos de carne de porco silvestre, abatido com arma de fogo; um revólver calibre 22; uma rede de pesca de cem metros de comprimento utilizada para a prática da pesca predatória, 1 barco de alumínio e um motor de popa 25 HP. Os produtos apreendidos serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.
Dois homens fugiram ao avistar a guarnição da Polícia Ambiental e abandonaram todo o material apreendido. A pena para quem mata ou caça animais silvestres prevê detenção por um período de seis meses a um ano. Já a pesca predatória pode dar até três anos de reclusão.
Na "Operação Ação Cidadania" a PMA promove barreiras na rodovia BR-262 e patrulhamentos terrestres e fluviais. O objetivo é dar orientações sobre educação ambiental e coibir crimes contra o meio ambiente.
O Trem do Pantanal atrasou quase duas horas na programação especial de Dia dos Namorados e irritou os passageiros, incluindo-se empresários, como o sócio do Refúgio Ecológico Caiman, Roberto Kablin, e Pedro Passos. Eles até perderam um sobrevôo sobre a região por causa do atraso da locomotiva.
O grupo de 12 turistas se deslocou de carro até o Distrito de Palmeiras para pegar o trem, mas houve atraso de uma hora e 30 minutos. "Falta de compromisso com horário é prejudicial ao Trem do Pantanal", afirmou Kablin.
"Gostamos do passeio e acreditamos no potencial do projeto, mas somos favoráveis a um ajuste principalmente na questão dos horários", frisou o empresário.
O atraso na viagem ocorreu em virtude da espera para liberação dos trilhos controlados pela ALL (América Latina Logística), que administra a malha ferroviária em Mato Grosso do Sul. Este controle é feito através da central da empresa em Curitiba no Paraná. "A empresa precisa priorizar a liberação do trem de passageiros para que este fato não volte a ocorrer", disse um dos turistas. (Com informações do Aquidauana News).