Notícias de Bonito MS
As inscrições para a edição 2010 do Caravana Brasil Nacional, do Ministério do Turismo e da Braztoa, têm início hoje (terça, dia 9) pelo site www.braztoa.com.br. O projeto levará agentes de viagens e operadores de turismo, em dia com o Cadastur, para 16 destinos novos ou já trabalhados.
São eles: Maceió e Maragogi (AL); Foz do Iguaçu (PR); Rio de Janeiro, Paraty e Angra dos Reis (RJ); Corumbá (MS); Goiânia e Caldas Novas (GO); Manaus (AM); São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses (MA); Belém (PA), Chapada Diamantina (BA), Fernando de Noronha (PE); e Aparados da Serra (RS).
O objetivo final do projeto é fazer com que, após as viagens, as agências e operadoras desenvolvam novos produtos relacionados aos destinos visitados. "Após a edição 2009 nós tivemos um aumento de 36,5% na inserção de novos produtos e serviços nos portifólios das empresas participantes", revela a coordenadora do Caravana Brasil, Daniela Sarmento.
No último dia das viagens com operadores são realizados encontros de negócios entre os profissionais e o trade do destino. "Nós também fazemos uma reunião para que os profissionais falem de suas impressões em relação ao destino, o que está bom, o que poderia melhorar. É a visão do mercado", destaca Daniela.
O Caravana Brasil Nacional será lançado oficialmente no 33º Encontro Comercial Braztoa, em 25 e 26 de março.
De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), as locadoras de automóveis registraram durante o Carnaval ocupação em torno de 90% e a média de ocupação da alta temporada deverá ficar acima dos 80%. A pesquisa foi feita a pedido do Ministério do Turismo, entre as principais regionais da entidade nos estados com grande movimentação turística.
No Rio de Janeiro, ocupação chegou perto dos 100%. No Recife, 95% dos automóveis estiveram alugados no Carnaval. Em Salvador, o índice girou em torno de 90% e em Florianópolis, foi necessário reforçar a frota com mais carros para que a ocupação ficasse abaixo dos 100%.
"A cada ano a temporada de verão tem superado as expectativas das locadoras, o que indica não apenas o fortalecimento do turismo interno, mas também a melhor assimilação da cultura do carro alugado por parte do brasileiro", avaliou o presidente executivo da Abla, João Claudio Bourg.
Atualmente, a duração das locações também vem aumentando. O turista fica em o carro em média seis dias. De acordo com a Abla, o mercado pratica diárias, em média, a partir de R$ 80. Quanto maior o número de diárias contratadas, mais econômica fica a locação. O aluguel de um veículo popular com ar condicionado por 30 dias, por exemplo, implica em diárias na faixa de R$ 40 a R$ 50.
O Jornal Hoje, Programa da Rede Globo, lança votação para a escolha do destino que aparecerá no quadro Tô de Folga.
A votação acontece dentro do site da TV Globo e irá eleger a matéria a ser exibida.
A enquete é "Qual destino você quer ver no quadro Tô de Folga?". Entre as opções de lugares citados está a região de Bonito, denominada na enquete como Serra da Bodoquena - MS.
Clique no link abaixo e vote você também! Vamos colaborar para a divulgação do patrimônio de nosso Estado.
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,16010,00.html
"Como age o consumidor de viagens do Brasil e do Exterior?". Esta aí uma pergunta para a qual todo o mercado quer saber a resposta. Afinal, não há muitas estatísticas a esse respeito, especialmente sobre o viajante atual.
Pois é isso que Paul Wilke, diretor sênior de Relações Corporativas da Visa, vai propiciar aos participantes do Fórum PANROTAS, que acontece dias 15 e 16 de março, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. Wilke vai apresentar uma pesquisa inédita da Visa sobre o perfil do viajante brasileiro e internacional, a ser mostrada em primeira mão no evento.
Interagindo com Wilke estará uma especialista em ambos os mercados, a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
Para fazer sua inscrição para o evento, uma vez que as vagas são limitadas, basta acessar este LINK ou entrar no www.panrotas.com.br/forum.
O Fórum PANROTAS - Tendências do Turismo 2010 acontece em aliança institucional com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), parceria com o Ministério do Turismo e patrocínio/apoio de Gol, Itaú, Sebrae, CVC, Delta, GJP Hotéis, Sabre Travel Network, Tap Portugal, Esferatur, Rextur, Travel Ace, GTA, Iberostar, São Paulo CVB, Noah Festas, Global Team e Voice."
Governo de MT e Ongs estão solicitando que o Pantanal seja incluso na proposta de Macrozoneamento Ecológico e Econômico da Amazônia Legal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A sociedade deve votar se concorda ou não, já que a consulta é e ocorre em todos os estados que compõem o bioma.
O objetivo é promover a transição entre o padrão econômico atual adotado nas regiões de floresta para um modelo sustentável, capaz de contemplar as diferentes realidades e prioridades de territórios da Amazônia.
Para tanto, foram definidas 10 unidades territoriais - grandes áreas divididas por características semelhantes, que não necessariamente obedecem os limites das unidades da federação. Mato Grosso é um dos estados que mais tem unidades, num total de cinco.
A região do Pantanal do Alto Guaporé mantém ligações históricas com a Amazônia, apesar de pertencer a uma bacia hidrográfica diferente.
Pelo fato da Agesul (Agência de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) não ter sede na cidade turística de Bonito e com isso, ser difícil a recuperação de pontes e estradas, a Câmara Municipal do município fez moção de repúdio à chefia da Agência durante sessão do dia 25 de fevereiro no plenário Tetê Faria contra as más condições das estradas de Bonito, cidade turística a 278 de Campo Grande.
As únicas cidades que têm funcionários e máquinas da Agesul naquela região são Miranda e Jardim. Diante das destruições pós chuvas nos meses de janeiro e fevereiro, as máquinas estão nessas localidades e não chegam até Bonito.
Segundo o documento assinado pelo vereador Josmail Rodrigues e apresentado à Mesa Diretora, há um descontentamento entre a população da cidade [18 mil habitantes] pela desatenção com relação a recuperação das rodovias e pontes que são acesso e de responsabilidades dos órgãos públicos [da Agesul].
"Ressaltamos que as péssimas condições de tráfego das referidas estradas têm ocasionado sérios riscos de acidentes e prejuízos aos seus usuários, onde têm prejudicando o escoamento da safra agrícola, bem como o trânsito de turistas em nossa região".
Terminou ontem o treinamento "Como encantar o turista", ministrado pela consultora do SEBRAE Ana Cristina Trevelin, com o intuito de ensinar as pessoas a como tratar melhor os turistas que vêm para a cidade.
A atividade aconteceu durante a III Semana de Turismo de Porto Murtinho, realizada pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio através da Prefeitura Municipal. O treinamento é destinado ao comércio e as pessoas que trabalham com atendimento ao público.
Segundo a ministrante Ana Cristina, o treinamento não pretende oferecer técnicas de atendimento, mas sim estimular a relação interpessoal, com atitudes que tratam bem e encantam o turista. "Através de filmes e atividades lúdicas o treinamento é focado em cada cidade tentando solucionar as dificuldades existentes", explica ela.
"A Semana de Turismo é uma oportunidade para ajudar a fortalecer o comércio, aproximar o empresário da realidade, com o intuito de sanar dúvidas e dificuldades", esclarece a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Vivian Cruz dizendo ainda que Porto Murtinho está cada vez mais despontando para o Turismo dentro e fora do Estado, e preparar o comerciante é uma maneira de contribuir para o crescimento da cidade.