Notícias de Bonito MS
O 9º Festival da Guavira de Bonito será realizado nos próximos dias 26 e 27 de novembro, sexta-feira e sábado, terá como atrações principais a cantora Dila Alves e o grupo Alma Riograndense, além de diversas atrações locais.
A programação do evento inclui a apresentação de danças, teatro e artes plásticas, com espaço para o artesanato local e comidas típicas regionais, além de guavira (fruta), sorvetes e cachaça. A escolha da fruta símbolo da festa surgiu juntamente com a proposta de conservar os recursos naturais do município já que guavira - uma fruta nativa na região - está sendo aos poucos substituída por áreas de pastagem para a criação do gado.
O 9º Festival da Guavira de Bonito será realizado na Praça da Liberdade, pela Prefeitura Municipal de Bonito através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e do Departamento de Cultura da
FUNCEB (Fundação de Cultura e Esportes de Bonito), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Serviço:
Outras informações podem ser obtidas com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Augusto Mariano (9986-4360) e/ou com o diretor do Departamento de Cultura da FUNCEB (Fundação de Cultura e Esportes de Bonito), Wladimir Alves (9250-1716).
As brasileiras Luíza Soto Arévalos, na categoria Pré-Teen, da cidade de Ponta Porã (MS) e Thaís Artuzi, na categoria Teen, da cidade de Dourados (MS) garantiram Título Internacional ao Brasil no último sábado (13) – Miss Beleza Mundial 2010 – em concurso realizado na República Dominicana.
As duas representantes do Brasil ganharam o direito de participar da competição internacional ao vencerem o Concurso Beleza Fashion Brasil, realizado na cidade de Bonito em junho deste ano, sob coordenação da promotora de eventos, Edenir Vaz. Na República Dominicana o concurso foi realizado entre os dias 7e 14 de novembro.
Além de mostrar a beleza, as misses tiveram que se apresentar em desfiles de gala, fashion, banho, marinheiro e roupas típicas. Este ano o concurso internacional homenageou a Espanha e o traje principal das candidatas foi o Maja. As modelos também visitaram projetos sociais e os pontos turísticos do país.
A Edenir Vaz Eventos é a empresa responsável pela organização do concurso estadual e nacional, nas categorias Infantil, Juvenil, Teen, Oficial Models e a Mrs. Miss Brasil, sendo a única empresa credenciada nos concursos Internacionais da organização Império da Beleza, na República Dominicana, do produtor Jasol Cabral, destacou o Mercosul News.
Em apenas 1 semana de fiscalização na região do Pantanal, o Ibama já embargou mais de 5 mil hectares, registrou 10 mil hectares de desmatamento e aplicou cerca de R$ 20 mil de multa.
A operação acontece junto com as ações dos Guardiões do Pantanal em Coxim e Aquidauana.
Por meio de tecnologias como imagens captadas por satélite e técnicas de geoprocessamento, os locais desmatados são mais facilmente encontrados.
“É um salto qualitativo na nossa fiscalização: esse é um instrumento valioso para o planejamento de nossas ações de fiscalização e estamos comprovando a campo os desmatamentos indicados nas imagens de satélite”, afirma Luiz Benatti, chefe da Dipam (Divisão de Proteção Ambiental do Ibama).
Os levantamentos das áreas desmatadas estão sendo feitos nas regiões que mais apresentam terra sem cobertura vegetal captadas pelo satélite do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais).
O foco são as áreas desmatadas com maior extensão. “Mas existem áreas de todos os tamanhos e muitas de menor porte espalhadas por todo o bioma pantanal e o cerrado dentro do Estado” diz Ubirajara dos Santos Pires, coordenador do geoprocessamento dentro do Ibama MS.
O novo equipamento, segundo o Ibama, garante a eficácia da atuação da equipe no Pantanal. A área desmatada na região já chega a 7400 quilômetros quadrados, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Meio Ambiente por meio de monitoramento no bioma do Pantanal.
Durante o Festival Pantaneiro de Aquidauana 2010, cerca de 21 stands deverão oferecer o melhor da gastronomia pantaneira e regional. São sete restaurantes de maiores portes, três de médio porte e 11 boxes menores que formam o grande espaço gastronômico denominado de "Sabores Pantaneiros" do Festival.
Com esse potencial, os organizadores do Festival acreditam que Aquidauana possa ser a partir dessa experiência coletiva, referência na gastronomia, uma das modalidades de turismo mais lucrativas.
Esse também é o entendimento do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB). Nesse sentido, ele reuniu-se na tarde de ontem (09) com todos os responsáveis pelos espaços gastronômicos do Festival Pantaneiro para destacar essa importância e motivar os empreendedores para que a partir do evento, Aquidauana possa ser referencia turística nessa modalidade.
É sabido que o turismo engloba inúmeras modalidades, como turismo contemplativo, histórico cultural, esportivo, de saúde, religioso, de negócios, de eventos, entre outros tantos. Cada destino busca em seu próprio meio e entorno aquilo que pode oferecer ao turista. No caso de Aquidauana, o prefeito Fauzi acredita que o município pode oferecer algumas dessas modalidades.
"Temos aqui uma belíssima história - com vestígios da passagem humana registrada na morraria de Camisão e Piraputanga que datam de 2500 anos, cenários da Guerra do Paraguai, a história da ocupação espanhola com Santiago de Xerez, a cultura Terena - uma natureza exuberante e múltipla a exemplo da morraria de Camisão, Piraputanga e o próprio Pantanal. Não é uma tarefa fácil, mas estamos investindo muito para dinamizar o setor turístico de Aquidauana e o Festival Pantaneiro é mais um produto que estamos investindo. Entendemos, também, que a gastronomia pantaneira possa vir a ser mais um filão a ser explorado e isso está nas mãos de vocês empreendedores desse setor", afirmou o prefeito.
A proposta do prefeito Fauzi aponta para que bares, restaurantes e outros, invistam na gastronomia pantaneira, mesmo após o final do Festival. "Queremos atrair para Aquidauana turistas de final de semana, especialmente os da Capital, e que possam se deliciar com a culinária aquidauanense. Já temos o Trem do Pantanal que agrega valores no deslocamento e só precisamos que vocês, os empreendedores, se engajem nesse processo", disse.
Sabores Pantaneiros do Festival
A gastronomia será um dos pontos fortes do Festival Pantaneiro, quando serão oferecidos desde os pratos mais simples até os mais sofisticados da culinária pantaneira.
Arroz carreteiro (simples e especial), macarrão tropeiro elaborado pelos peões de comitivas, doces baseados nas frutas regionais, picolé com frutas do cerrado, churrasco pantaneiro, diversas variedades de peixe, rabada de jacaré, pastel de peixe, sarapatel, carne oreada, macarrão pantaneiro, guisado de mandioca, escondidinho de mandioca com carne seca, sabores paraguaios e muitos outros que fazem parte da culinária do Pantanal. Além disso, estarão presentes gêneros alimentícios produzidos em Aquidauana, a exemplo do mel orgânico, o queijo Nicola, entre outros.
Em quase duas horas de show, o cantor Sérgio Reis fez uma apresentação que deixou satisfeitos os amantes da boa música sertaneja. No palco montado na praça Generoso Ponce, o artista com mais de 50 anos de carreira, cantou clássicos do repertório de raiz e não se esquivou quando pedidos vinham da platéia. O show começou com "Saudade da Minha Terra" e, na sequência, veio uma canção bem regional: "Comitiva Esperança". Um momento de grande emoção foi a execução da música "Filho Adotivo", que teve participação dos dois filhos do cantor (Paulo e Marco Sérgio) que os acompanha nas apresentações.
Não faltou "Coração de Papel", música da época em que o cantor se dedicava ao movimento da Jovem Guarda. No sucesso "Menino da Porteira", Sérgio mostrou que tem bons pulmões e num único fôlego tocou o berrante por 45 segundos consecutivos. Ele lembrou da relação do sanfoneiro Mário Zan com a cidade de Corumbá, local onde escreveu a canção Chalana que, segundo Reis, é um das músicas que já escreveram seu nome na história.
O show foi encerrado com a devoção de "Romaria" e a descontração de "Panela Velha" e "Pinga ni Mim".
Bate-papo
Antes do início do show realizado na noite da quarta-feira, 10 de novembro, Sérgio Reis recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva que graças à descontração do artista teve um clima de um bate-papo.
Declaradamente apaixonado pelo ecossistema do Pantanal, Sérgio destacou sua vivência com a região. "Eu que tive hotel há 18 anos, no Pantanal Norte, no São Lourenço, procurei sempre preservar, não teve matança de animais, não teve nada, então eu acho que essa é uma cultura que a gente tem que mostrar pro povo de fora porque o ribeirinho não estraga o Pantanal, quem estraga é o de fora. O Pantanal pra mim representa tudo, minha vida, porque eu vivi 18 anos da minha vida aqui dentro. Não tinha lucro não, era pra curtir e trazer os amigos e levar as pessoas", relatou.
Atento à postura conservacionista, ele teceu críticas sobre a prática da pesca nos rios pantaneiros. "Vê que calma estamos agora, na Piracema, quando não pode pescar? Começa a pescaria e pronto: aí vem caminhonete, aí vem caminhão, vem um mundo de isopor pra levar 600 toneladas de peixe pra dar pra gerente de banco, isso tem que acabar", criticou.
Ele também relembrou os momentos de ator quando gravou cenas para a novela Pantanal, na década de 90. "Tinha dias que os piloteiros estavam todos de um lado para o outro, filmando e não tinha quem pescava porque estávamos em 60 pessoas na fazenda Rio Negro. Aí, quem folgava ia pescar para suprir nosso alimento do hotel, então tinha eu, o Almir Sater, o Marcos Palmeira, o saudoso Rômulo Arantes. Quando estava eu filmando, ia eles pescando porque todo dia a turma queria uma costelinha de pacú e todos aprenderam essa coisa gostosa que é viver no Pantanal", disse.
Sobre seu mais recente trabalho em parceira com Renato Teixeira, o CD e DVD "Amizade Sincera", declarou: "O Renato é um amigão, por isso o CD chama-se "Amizade Sincera". O Renato tem uma postura de poeta. Ele fala assim: Ôh, grandão vem pra cá com a Ângela, que é minha esposa, pra gente conversar fiado. Então, a gente vai pra lá e conversa e falamos que nós precisamos cantar aquilo que a gente gosta, não podemos mudar, temos uma responsabilidade muito grande. Nós já mostramos o que somos, agora temos que manter isso e trazer outros para nosso lado, então fazer com que os violeiros jovens comecem a vir atrás dessa cultura também", disse.
E por falar em jovens talentos, ele aproveitou e falou sobre a manutenção de uma carreira estável como a dele. "É importante quando um artista faz um sucesso tem que tomar muito cuidado. Por exemplo, Luan Santana, esse menino é um fenômeno, talentoso, ele canta bem, não engana, veio para cantar e canta. Ele tem que tomar cuidado com quem está em volta dele. Eu não conheço artista que conseguiu seguir carreira quando a família entra pra tomar conta. Esse é o primeiro conselho que dou. Não sei nem quem cuida dele, mas quando acontece isso eu sei que já dá problema. São pessoas que não são do meio, acabam dando palpites errados e atrapalhando. Tem que ter alguém da família na retaguarda cuidando do dinheiro, aí sim, agora a postura artística, ele tem que tomar cuidado", aconselhou.
O show de Sérgio Reis em Corumbá foi parte integrante do 5º Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal) promovido pela Embrapa Pantanal em parceira com o ICS do Brasil (Instituto de Comunicação Social) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
"Estou muito orgulhoso por ter sido escolhido para fazer esse show de abertura. Sempre a gente fala do Pantanal. Eu, o Almir Sater e o Renato Teixeira somos vizinhos, moramos perto do outro, no meio do mato, não moramos na Capital, moramos no meio do morro, no meio dos tucanos, dos macacos, dos bugius, então nós sabemos o que é natureza. Esse evento é muito importante, esse projeto é maravilhoso tem que ter alguém que pense nas coisas nossas, nesse Brasil, nas coisas que nós temos", frisou o artista.
Seminário de Multiplicação do programa Benchmarking 2010 é realizado em Brasília. "Mais de 150 das boas práticas observadas durante o Benchmarking 2010 já foram adotadas em empreendimentos de turismo brasileiros. Os resultados dessa etapa do programa superaram as expectativas". A avaliação foi feita na quarta-feira (10), em Brasília, pelo diretor do programa Benchmarking em Turismo, Antônio Azevedo, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).
Durante o Seminário de Multiplicação do programa, Azevedo atribuiu os "bons resultados" à participação de empresários do setor de turismo de todo o país. "Cerca de 120 participaram das viagens de observação de boas práticas. No entanto, com a disseminação do conhecimento, mais de 1,5 mil empresários foram beneficiados".
O Benchmarking 2010, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur, é executado pela ABAV e Sebrae Nacional. O objetivo é qualificar empresas do setor turístico a partir da realização de viagens técnicas para destinos referência em cada segmento.
"O objetivo do ministério é fazer com que os empresários sejam indutores e agentes de mudança, potencializando seus destinos e segmentos", diz a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach.
As viagens técnicas têm como foco a incorporação das melhores práticas de gestão, inovação e estratégias de mercado. O programa está dividido em dois projetos: Excelência em Turismo, com viagens internacionais; e o Vivências Brasil, realizado em território nacional.
Valéria Barros, representante do Sebrae Nacional no seminário, avalia que o Benchmarking é uma ação importante para a melhoria da qualidade dos negócios do setor de turismo. Já o coordenador técnico do programa Daniel Spinelli, ressalta o "vasto conhecimento" gerado com a iniciativa. "A aplicação desse conhecimento tem o poder de transformar empresas e destinos em termos de qualidade, competitividade e capacidade de crescer de forma sustentável".
Os Seminários de Multiplicação do Benchmarking 2010 serão realizados nas cinco macrorregiões brasileiras.
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, fez na quarta-feira, dia 10, durante a WTM, uma palestra mostrando todo o potencial brasileiro para o Turismo de Aventura. O que mais impressionou foi o interesse do público, que lotou a sala onde ele discursava.
Segundo dados apresentados pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), o segmento movimentou em 2009 US$ 89 bilhões em todo o globo. Dos turistas interessados, 16% foram oriundos da América Latina, América do Norte e Europa. O perfil aponta que 50% são homens e 50% mulheres.
Cerca de 40% dos viajantes interessados no Turismo de Aventura tem entre 30 e 41 anos. Destes, 37% usam serviços de operadores. Dos turistas entre 50 e 74 anos, 63% utilizam as operadoras.
Confira os principais destinos escolhidos pelos:
Visitantes oriundos da América do Norte - México, Bahamas, Austrália, Canadá e Jamaica.
Visitantes oriundos da América Latina - Brasil, Argentina, Espanha, França e Estados Unidos.
Visitantes oriundos da Europa - Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Egito.