imagem do onda

sexta, 12 de novembro de 2010

Aquidauana discute importância da gastronomia para o turismo

Agecom

Durante o Festival Pantaneiro de Aquidauana 2010, cerca de 21 stands deverão oferecer o melhor da gastronomia pantaneira e regional. São sete restaurantes de maiores portes, três de médio porte e 11 boxes menores que formam o grande espaço gastronômico denominado de "Sabores Pantaneiros" do Festival.

Com esse potencial, os organizadores do Festival acreditam que Aquidauana possa ser a partir dessa experiência coletiva, referência na gastronomia, uma das modalidades de turismo mais lucrativas.

Esse também é o entendimento do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB). Nesse sentido, ele reuniu-se na tarde de ontem (09) com todos os responsáveis pelos espaços gastronômicos do Festival Pantaneiro para destacar essa importância e motivar os empreendedores para que a partir do evento, Aquidauana possa ser referencia turística nessa modalidade.

É sabido que o turismo engloba inúmeras modalidades, como turismo contemplativo, histórico cultural, esportivo, de saúde, religioso, de negócios, de eventos, entre outros tantos. Cada destino busca em seu próprio meio e entorno aquilo que pode oferecer ao turista. No caso de Aquidauana, o prefeito Fauzi acredita que o município pode oferecer algumas dessas modalidades.

"Temos aqui uma belíssima história - com vestígios da passagem humana registrada na morraria de Camisão e Piraputanga que datam de 2500 anos, cenários da Guerra do Paraguai, a história da ocupação espanhola com Santiago de Xerez, a cultura Terena - uma natureza exuberante e múltipla a exemplo da morraria de Camisão, Piraputanga e o próprio Pantanal. Não é uma tarefa fácil, mas estamos investindo muito para dinamizar o setor turístico de Aquidauana e o Festival Pantaneiro é mais um produto que estamos investindo. Entendemos, também, que a gastronomia pantaneira possa vir a ser mais um filão a ser explorado e isso está nas mãos de vocês empreendedores desse setor", afirmou o prefeito.

A proposta do prefeito Fauzi aponta para que bares, restaurantes e outros, invistam na gastronomia pantaneira, mesmo após o final do Festival. "Queremos atrair para Aquidauana turistas de final de semana, especialmente os da Capital, e que possam se deliciar com a culinária aquidauanense. Já temos o Trem do Pantanal que agrega valores no deslocamento e só precisamos que vocês, os empreendedores, se engajem nesse processo", disse.

Sabores Pantaneiros do Festival

A gastronomia será um dos pontos fortes do Festival Pantaneiro, quando serão oferecidos desde os pratos mais simples até os mais sofisticados da culinária pantaneira.

Arroz carreteiro (simples e especial), macarrão tropeiro elaborado pelos peões de comitivas, doces baseados nas frutas regionais, picolé com frutas do cerrado, churrasco pantaneiro, diversas variedades de peixe, rabada de jacaré, pastel de peixe, sarapatel, carne oreada, macarrão pantaneiro, guisado de mandioca, escondidinho de mandioca com carne seca, sabores paraguaios e muitos outros que fazem parte da culinária do Pantanal. Além disso, estarão presentes gêneros alimentícios produzidos em Aquidauana, a exemplo do mel orgânico, o queijo Nicola, entre outros.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: