Notícias de Bonito MS
O município de Bonito deverá poderá contar a partir do dia 23 de maio com os serviços de mais uma linha aérea, a ASTA – América do Sul Táxi Aéreo, que realizará três vôos semanais entre Campo Grande, Bonito e Corumbá, ida e volta.
A empresa, com 15 anos de atividades, dispõe de várias aeronaves para transporte de passageiros e encomendas, entre elas a modelo C-208B, Grand Caravan com capacidade para transportar nove passageiros, além de dois tripulantes.
A Compensação da Reserva Legal foi apontada, no Fórum Parque Nacional da Serra da Bodoquena, como medida para solucionar os processos de regularização fundiária do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
O evento foi realizado na última sexta-feira (06.05), no Centro de Convenções, em Bonito.
Conforme a legislação ambiental, dentre as limitações encontradas pelo proprietário que possui terras localizadas em unidades de conservação ambiental está a de não poder ampliar ou explorar suas atividades produtivas até que haja indenização. Por sua vez, os processos indenizatórios estão ligados à regularização fundiária que até o momento não saiu do papel no caso do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O impasse gera discussões há dez anos, desde a criação do Parque, em setembro de 2000.
O Fórum foi realizado com o objetivo de fomentar os debates e trazer esclarecimentos acerca do Parque que ainda está em fase de implantação e não foi aberto ao público. Uma das questões que impedem o seu funcionamento é justamente a situação jurídica das propriedades localizadas na área que ainda não está regularizada. “A Compensação de Reserva Legal é interessante para o produtor e resolveria a questão fundiária do Parque. Sabemos que já existem interessados em participar desse processo. Nós apostamos muito nesse mecanismo”, enfatizou a coordenadora geral de regularização fundiária do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela administração do Parque, Eliane Maciel.
Em seu discurso, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, enfatizou que o objetivo de eventos como o Fórum é buscar o equilíbrio e o consenso nos assuntos que permeiam o meio ambiente e a produção de alimentos. “Discursos como esses esclarecem e trazem o entendimento. A produção que respeita as boas práticas e a menor emissão de gás carbono seja talvez a nossa maior contribuição. Deve-se, sim, preservar as necessidades da alimentação e também o meio ambiente”, reforçou.
A Compensação da Reserva Legal é a aquisição de outra área equivalente em importância ecológica e extensão, desde que no mesmo ecossistema e na mesma bacia hidrográfica. Para a ex-procuradora geral do Ibama e mediadora dos debates, Andrea Vulcanes, esse seria um processo viável para a região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. “A Compensação de Reserva Legal resolveria o problema do Parque. Parece-me uma solução quase perfeita, tanto para o proprietário, quanto para o governo e o meio ambiente”.
O local possui originalmente 76,4 mil hectares, abrangendo 68 propriedades nos municípios de Bonito, Bodoquena, Miranda e Porto Murtinho. Porém apenas 10% dessa área foi adquirida pela União, sendo que os proprietários da área restante ainda não receberam a indenização e se mantém nas propriedades.
De acordo com Eliane, 13 mil hectares já foram desapropriadas. Segundo ela, o último processo de desapropriação ocorreu em 2009. “Temos limitação de recursos, por isso não demos continuidade ao processo de desapropriação”, justificou Eliane. Para o representante do Ministério Público Federal, Emerson Kalif, a questão orçamentária está entre os pontos que contribuem para o atraso na regularização fundiária. “Se a união tivesse previsão orçamentária e disponibilidade de recurso, não precisaria de desapropriação”, apontou.
Além da regularização fundiária, o Fórum discutiu temas como áreas adquiridas, plano de manejo, fiscalização, ação de caducidade, proteção ao direito de propriedade e compensação de reserva legal. Ao final dos debates, Eduardo Riedel deixou claro que a Famasul representa os interesses da classe produtora e que a entidade não se posiciona contra a criação do Parque, mas também não admite o aviltamento do direito dos produtores. “A decisão é do produtor e nós o representamos, mas é preciso deixar claro que nós somos a favor da preservação do meio ambiente”, assinalou.
Com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o evento foi realizado pelos sindicatos rurais de Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Miranda e Bodoquena e contou com as presenças do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público Estadual (MPE), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul participa, na próxima quinta-feira (12), do 20º Centro Oeste Tur- Salão de Negócios Turísticos, considerado o maior evento profissional de turismo. O evento integra expositores e agentes com objetivo de mobilizar, promover e gerar negócios a um público potencial regional.
A participação da Fundação de Turismo no evento faz parte de um planejamento estratégico de divulgação das potencialidades do Estado a um público diversificado e de grande influência. O evento vai proporcionar num curto período de tempo, uma ampla oferta de produtos, serviços e informações, favorecendo o fortalecendo da imagem do turismo sul-mato-grossense.
O Centro-Oeste Tur é dirigido exclusivamente aos profissionais de turismo e espera receber cerca de 1,2 mil agentes de viagem de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Triângulo Mineiro. Eles formam o público comprador do evento.
A feira profissional de turismo conta com 420 expositores que vão apresentar as novidades de destinos, roteiros e pacotes de viagens especialmente para a próxima temporada.
Paralelamente ao evento ocorre o 6º Salão de Ecoturismo e Aventura. A 20ª edição acontece no Olliveira’s Place em Goiânia-GO.
Maiores informações: www.promoveeventosgo.com.br.
Em cerimônia de abertura realizada no sábado (7) no Ginásio de Esportes com a presença do prefeito municipal José Arthur tiveram início os Jogos Abertos de Bonito 2011.
Durante a abertura, que contou também com as presenças do diretor-presidente da FUNCEB, Osny Neves, e dos vereadores Nelson Vieira, Luisa Cavalheiro de Lima e Pedrinho da Semente, o prefeito José Arthur destacou a importância dos jogos para a área esportiva de Bonito, incentivando a participação das crianças e jovens e descobrindo novos talentos.
Os Jogos Abertos contam com a participação de 69 equipes, com cerca de 830 atletas de diversas idades, competindo nas modalidades futebol de salão e vôlei. As partidas serão realizadas de segunda á domingo e o encerramento dos jogos está previsto para o mês de junho.
Na noite de sábado foram realizados os seguintes confrontos:
- FUNCEB 3 X 2 Alf (6 á 8 anos)
- FUNCEB Rio 11 X 0 Rincão Bonito (9 e 10 anos)
- Sagrado 1 X 2 FUNCEB Rio (11 e 12 anos)
- Rincão Bonito 0 X 4 Juventude (13 e 14 anos)
- Meta 7 X 7 Sagrada Família (15 e 16 anos)
Os jogos estão sendo disputados nas seguintes categorias: Fraldinha – de 06 á o8 anos (nascidos entre 2003 e 2005); Pré-mirim - de 9 á 10 anos (nascidos em 2001 e 2002); Mirim – de 11 e 12 anos (nascidos em 1999 e 2000); Infantil – de 13 e 14 anos (nascidos em 1997 e 1998); Infanto-juvenil – de 15 e 16 anos – nascidos em 1995 e 1996; Adulto feminino – a partir de 14 anos; Adulto masculino – a partir de 16 anos e Veteranos – a partir de 35 anos.
Mais informações pelos telefones (67) 3255-3628 e 3255-2258.
Já tradicional, a corrida em comemoração ao Dia do Trabalhador - a 5ª Mini Maratona de Bonito - aconteceu na manhã de domingo, dia 1º de maio, mesmo com o tempo chuvoso, contando com a participação de diversos atletas locais e de outros municípios.
Com apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da ambulância da Secretaria de Saúde os competidores percorreram os 12 quilômetros do trajeto, saindo da Praça da Liberdade indo até o trevo do Balneário e voltando á Praça da Liberdade, onde foi encerrada a corrida.
O evento contou com a presença do prefeito municipal José Arthur que entregou prêmio extra de participação especial no valor de R$ 100,00 para a maratonista mirim (11 anos) que realizou o todo o percurso ao lado do avô, o treinador João Candelário de Oliveira de 58 anos. “Essas duas participações são um grande incentivo para o esporte”, afirmou o prefeito.
De acordo com o presidente da FUNCEB, Osny Neves (Nego), a edição da Mini Maratona foi muito importante e motivadora, na medida em que a participação de atletas de outras cidades faz com que o evento ganhe dimensão estadual. Nego considera também a participação externa estimulante para os atletas de Bonito, que tem a oportunidade de competir com outros maratonistas.
Além dos competidores de Bonito estiveram presentes atletas das cidades de Ladário, Jardim, Corumbá, Maracajú e Campo Grande com a equipe da Acorp.
Entre os atletas locais participaram também o promotor Luciano Furtado Loubet e o comandante da PM local, major André Henrique de Deus Macedo.
Com uma Aula Inaugural teve início na quinta-feira 29 de abril, em Bonito, o curso "Bem Receber Copa", desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito.
A cerimônia de abertura foi realizada no Marruá Hotel e contou com as presenças do secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano; da coordenadora do curso, Tatiana Cayres; da coordenadora geral da EVMH (Escola Virtual dos Meios de Hospedagem), Silvone Assis; da presidenta da ABIH/MS (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Cristina Busse; do representante do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Clayton Castilho e da representante da ABH (Associação Bonitense de Hotelaria), Kátia Celi.
O curso terá a duração de 5 meses e tem como objetivo a qualificação profissional do setor hoteleiro para, através da capacitação, atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, focando em pessoas, empresas e destinos.
A capacitação é um dos eixos definidos pelo Ministério do Turismo para a Copa de 2014, juntamente com promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística.
Seu público-alvo são os profissionais da chamada "linha de frente", que terão contato direto com os turistas da Copa de 2014, incluindo capitães-porteiros, recepcionistas, mensageiros, governantas e média gerência. Para participar é preciso estar vinculado a uma empresa do ramo hoteleiro local.
O programa do curso foi desenvolvido com o uso de metodologia de educação a distância adotada pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem. Esta escola foi implementada pelo Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH), braço operacional da ABIH. O horário das aulas será no período da manhã das 9 às 12 horas e à tarde, 12 às 15 horas.
Os participantes aprovados serão certificados pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem e o hotel que atingir índice de conclusão superior a oitenta por cento de seus funcionários matriculados receberá o selo "Bem Receber Copa 2014".
Começou ontem (09/05) e vai até na próxima sexta-feira (13/05) o Curso Básico de Primeiros Socorros e Salvamento Aquático oferecido pela Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região - ATRATUR em parceria com o Corpo de Bombeiros de MS e Secretaria de Turismo de Bonito.
O curso está sendo ministrado por oficiais da corporação de Jardim/MS, e conta com a participação de 30 alunos, sendo eles funcionários de atrativos turísticos, guia de turismo e pessoas da comunidade em geral.
O curso tem o objetivo de qualificar os monitores ambientais, guias de turismo e pessoas da comunidade para que consigam identificar a urgência de cada caso, além de conhecer e exercitar os procedimentos necessários para prestar os primeiros atendimentos em caso de acidente.