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Notícias de Bonito MS

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) tornou pública a instauração de procedimento técnico e administrativo para a criação de cinco unidades de conservação (UC), da categoria Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), em MS, entre elas a do “Rancho do Tucano”, localizado junto á Rodovia do Turismo nas proximidades da Ilha do Padre, em Bonito.

A RPPN é uma unidade de conservação criada em área particular, por ato voluntário do proprietário, que garante assim a conservação da totalidade ou de parte de uma área de sua propriedade. Não há perda dos direitos de propriedade e a gestão da área, incluindo seu manejo (uso) e proteção é realizada pelo proprietário.

Somente proprietários de terras, entre eles pessoas físicas, jurídicas, entidades civis ou religiosas podem requerer o reconhecimento total ou de parte de suas propriedades como RPPN, e não há limites de tamanho máximo ou mínimo.

A área deve possuir valor para a proteção da biodiversidade, importantes aspectos paisagísticos ou ainda características ambientais que justifiquem ações de recuperação capazes de promover a conservação de ecossistemas frágeis ou ameaçados.

As consultas públicas foram publicadas na edição de hoje (12), do Diário Oficial, disponível no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br.

A consulta pública é refere-se também às propriedades: “Estância Ambiental Quinta do Sol”, no município de Corguinho; “Fundão”, no município de Costa Rica; “Vale do Sol II”, no município de Ribas do Rio Pardo e “Cabeceira da Lagoa”, também no município de Corguinho.

País manteve a liderança na América do Sul e o segundo nas Américas, superado apenas pelos Estados Unidos. Entre as cidades da América do Sul, São Paulo mantém o segundo lugar

O Brasil se manteve, pelo quarto ano consecutivo, entre os dez principais destinos para a realização de feiras e congressos internacionais do mundo, segundo o ranking da Icca (International Congress and Convention Association), referente a 2010. Com 275 eventos e na nona colocação, o país consolida sua posição entre os “Top 10” e amplia as expectativas de investimentos que se abrem com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Desde 2003, quando a Embratur passou a responder pela promoção do Brasil no exterior, o número de eventos internacionais no país aumentou em mais de quatro vezes (443%) – eram 62 – e mais do que dobrou o número de cidades que passaram a sediar encontros dentro dos parâmetros da Icca. Passou de 22 para 48 cidades brasileiras, em 2010.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, afirmou que “o Ministério do Turismo, por meio do trabalho da Embratur, está no caminho certo para buscar posições ainda mais relevantes no ranking” da Icca. Para o presidente da Embratur, Mário Moysés, o resultado mostra a força do setor de eventos brasileiro, em um cenário tão competitivo, como o deste segmento em nível internacional.

Na avaliação global do ranking, destaque para o avanço observado entre os países asiáticos, que galgaram importantes posições. Japão e China, por exemplo, passaram aos 7º e 8º lugares.

Na distribuição continental, o Brasil manteve a liderança na América do Sul e o segundo nas Américas, superada apenas pelos Estados Unidos. No ranking das cidades, na América do Sul, São Paulo mantém-se em segundo lugar, com 75 eventos. Sete outros destinos brasileiros ficam entre os 50 mais atrativos (Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte e Salvador). Buenos Aires, com 98 eventos, entre os 172 realizados pela Argentina, é a cidade que o ocupa o primeiro lugar na América do Sul.

Segundo Moysés, a Embratur continuará atuando em parceria com as cidades brasileiras e seus Conventions e Visitors Bureaux, “fornecendo todo o apoio técnico e institucional às demandas que nos são encaminhadas e proporcionado todas as ferramentas promocionais que potencializem as candidaturas pleiteadas”.

Goiânia vai sediar hoje (12/05) a Centro-Oeste Tur Salão de Negócios Turísticos 2011, no Oliveira’s Place. A expectativa de investimentos com o Salão de Negócios para este ano é de R$12 milhões.

A coordenadora do 20º Centro-Oeste TUR e diretora da Promove Eventos, Maria Silva de Moraes, explica que este é o maior evento profissional do setor porque oferece aos agentes de viagens tudo o que há de mais moderno de instrumentos de turismo e pacotes para o Brasil e mundo. "O Salão de Negócios faz girar este montante de investimentos (R$12 milhões) a médio e longo prazo porque apresenta o produto diretamente aos intermediários, que são os agentes de viagens, que vão por sua vez atender aos turistas. Esta é uma feira segmentada, voltada para eles", detalha.

Para este ano, é esperado um crescimento de 10% com o Salão de Negócios. "A cada ano o evento se consolida com o aumento do público, com a consistência dos negócios e com a preparação cada vez maior dos agentes de viagens", comemorou Maria Silva.

O evento terá 420 expositores e contará com a participação de 1,2 mil agentes de viagens de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e Tocantins, e também com as principais operadoras de turismo do país, como New Age Tur, Iberoservice, WT Tours, Visual, Discovery The World, TKA Operadora , Flytour, RCA Turismo, Taks Tour, Tourlines Operadora, dentre outras e representantes de companhias aéreas, resorts e redes hoteleiras de 18 estados brasileiros.

A dupla sertaneja de Bonito - Douglas e Marquinhos - está participando do programa Garagem do Faustão, um concurso do Domingão do Faustão dedicado á busca e revelação de talentos musicais de todos os estilos e gêneros, em todo o país.

O programa incentiva bandas e artistas a enviarem vídeos de composições inéditas para o seu site, a fim de concorrer a prêmios.

O objetivo final é a participação dos artistas no palco do programa Domingão do Faustão.

Douglas e Marquinhos postaram uma música, chamada “Rampa” – no site do programa http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989,00.html, que deverá ser votada pelos internautas.

“Os votos ajudam na seleção da música para participação no programa Domingão do Faustão”, afirma Douglas, que está mobilizando amigos e internautas para acessarem o site, ouvirem a música e darem seus votos.

“É possível também fazer o download”, informa, para isso é preciso acessar o site www.4shared.com e digitar na busca o nome da dupla – Douglas e Marquinhos.

O Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Cia do Turismo realiza na cidade de Bonito (MS), no dia 19 de maio, o Workshop Marketing de Destinos.

O objetivo do evento é orientar gestores públicos e privados em relação a comunicação e promoção de destinos turísticos.

Neste projeto se produz e se dissemina conhecimento adequado à realidade econômica, para a promoção e marketing no turismo, por meio da realização de workshops marketing de destinos. O conteúdo foi desenvolvido com base em experiências bem sucedidas nas ações de: planejamento de marketing; participação em feiras e eventos; produção e distribuição de material promocional; utilização de novas tecnologias de comunicação via rede (internet).

É direcionado a todos os membros que fazem parte do trade turístico local.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.

Basta acessar o site do Ministério do Turismo (http://www.turismo.gov.br/turismo/mktdestinos/inscricoes/index.html) e efetuar o cadastro.

O município de Bonito recebeu entre os dias 9 e 11 de maio um grupo de empresários formado por proprietários de operadoras de turismo da Suécia.

O objetivo da visita, que contou com o apoio da TAM Linhas Aéreas, foi conhecer a região e seus atrativos, destacadamente as de Bonito e do Pantanal a fim de incluí-los como destinos turísticos entre os roteiros comercializados pelas operadoras da Suécia.

Formado pelos empresários Björn Halsteen, Rune Sveberg, Jesper Hannibal Rejser, Asa Wallin, pelo representante da TAM na Suécia, Maurício Baptista e pelo representante da embaixada do Brasil na Suécia e tradutor, Moacir Rodovalho, o grupo visitou diversos atrativos entre eles a Cachoeira Boca da Onça; o Projeto Jibóia; a Gruta do Lago Azul; o Balneário Municipal; a Fábrica de Encantos Taboa e a Flutuação no Rio Sucuri.

“A visita é resultado da participação intensiva de Bonito nos eventos turísticos no país e no exterior”, afirma o diretor de Turismo do município, Clayton Castilho.

“Os contatos iniciais foram feitos durante a participação do secretário de Turismo Augusto Mariano na viagem realizada no ano passado em parceria com a TAM e com a Fundação de Turismo de MS, que visitou diversos países da Europa entre eles a Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia”, conclui.

A visita dos empresários ao município contou com o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito e da Pousada Águas de Bonito, que hospedou gratuitamente os visitantes.

A edição de maio da Revista Viagem e Turismo traz uma reportagem especial sobre sustentabilidade, intitulada “Por uma viagem mais verde” e o destino de ecoturismo Bonito, no Mato Grosso do Sul, é citada como um belo exemplo.

A autora do texto, Laura Capanema preparou um manual com dicas de como deixar um destino melhor do que o encontrou, auxilia na busca por um hotel ou pousada sustentável, como evitar excessos na hora de fazer as malas, procurar por meios de transporte ecológicos, entre outros assuntos.

Ressalta também o modelo empregado em Bonito, que consegue preservar sem rechaçar a natureza. Para conhecer qualquer atrativo de turismo ecológico de Bonito é obrigatório o Voucher Único (uma guia de entrada) fornecido apenas pelas agências de turismo da cidade. Esse sistema adotado pelo município é conhecido como modelo de organização e cuidado ambiental. É, também, fundamental para a manutenção da prática do turismo responsável e da preservação dos recursos naturais existentes na região. A limitação da quantidade de visitantes por dia em cada atrativo turístico é um dos principais fatores do sucesso do turismo realizado em Bonito.

Veja abaixo alguns trechos da reportagem:

“Campeão histórico do Prêmio VT na categoria destino de ecoturismo, Bonito encanta por suas águas límpidas e pela fauna que a habita… O controle estrito de visitação e o sistema de comercialização, exclusivo das agências credenciadas, ajudam a evitar que o lugar siga o mau caminho…”

“Para ir às principais atrações de Bonito, como o Abismo Anhumas, a famosa Gruta do Lago Azul e as flutuações e os mergulhos nos rios Formoso e da Prata, é preciso comprar um voucher”.