Notícias de Bonito MS
Durante o Feriado de Páscoa (29 a 31 de março) muitas pessoas aproveitam para descansar e se divertir e, é muito comum, a procura por lugares que possuem rios e balneários.
Porém é necessário ficar atento para alguns procedimentos de segurança, evitando assim acidentes.
Para prevenir afogamentos e mortes, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul faz um alerta. “Nunca entrar em lugares desconhecidos, usar colete salva-vidas e só entrar em embarcações que tenham profissionais habilitados”, disse o comandante geral da Corporação, coronel Ociel Ortiz.
Além dos cuidados citados pelo coronel, há uma série de outras medidas para evitar afogamentos, como:
-Procurar um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe; - Não ultrapassar faixas e placas de avisos;
- Não entrar em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas;
- Procurar sempre local onde exista a presença de guarda-vidas ou corpo de bombeiros; - Evitar nadar sozinho;
- Não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água;
- Não se afastar da margem;
- Não saltar em locais elevados para dentro da água;
- Não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar habilitado, é preferível lançar flutuadores ao invés da ação corpo a corpo;
- Identificar nas proximidades a existência do salva-vidas e permanecer próximo a ele;
- Evitar brincadeiras de mau gosto como caldos, trotes, saltos;
- Não deixar crianças sozinhas;
- Evitar navegar com carga em excesso e, por último, sempre acatar as orientações dos bombeiros ou dos salva-vidas.
Na próxima quarta-feira, dia 27 de março as 08h:00, o Instituto das Águas das Serra da Bodoquena irá realizar na sede do IASB uma reunião com as Instituições de Bonito.
O objetivo da reunião é transmitir informações decorrentes a '4º Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar', informações sobre o local onde será realizado o evento, horários de funcionamentos e as atividades que serão realizadas no decorrer da Feira Ambiental.
Além disso na reunião será entregue a ficha de inscrição para as instituições interessadas em expor seus trabalhos.
Feira para a comunidade
A Feira Ambiental e Social de Bonito (MS), com o tema: Conhecer para Preservar e é realizada no município na semana do meio ambiente. O evento acontece nos dias 05 e 06 de junho de 2013, com funcionamento das 08h:00 às 18h:00.
A feira disponibilizará diversas atividades de cunho educativo, voltada para crianças e adultos e irá abranger todos os segmentos da comunidade bonitense.
O Sebrae irá capacitar empreendedores que desejam aprender soluções prática e teoricas para auxiliar as empresas na tomada de decisões estratégicas.
Os conteúdos previstos abordarão o processo estratégico, análise do negócio e ambiente empresarial. Considera-se ainda o diagnóstico do setor e da empresa para a implementação de um plano de ação estratégico em formato de planilha eletrônica, que será desenvolvido ao longo do programa, durante os encontros presenciais e nas orientações.
O curso irá servir para os empresários repensar seu negócio, identificando alternativas, alinhando com suas competências pessoais e empresariais, analisar o cenário do seu setor, tamanho de mercado, taxas de crescimento e concorrência, restabelecer planos de ação ousados, mas realistas e concretos, para transformar suas estratégias em realidade.
Aprendendo essas ferramentas será possível realizar análise do ambiente empresarial, do setor e mercado no qual a empresa está inserida, reorganizar aspectos fundamentais da empresa, como missão, visão e objetivos, realizar análise da empresa e definir pontos fortes e fraco, definir as estratégias para a empresa crescer, elaborar o plano de ação estratégico para a empresa incluindo cronograma de implantação.
Como funciona:
- Carga Horária: 36h de capacitação e Consultoria: 11h de consultoria (por empresa) entre os encontros;
Encontro 1 – 17 e 18/04 - 18h:30 as 22h:30 + Consultoria – 2 h (na empresa)
Encontro 2 – 07 e 08/05 -18h:30 as 22h:30 + Consultoria – 2 h (na empresa)
Encontro 3 – 21 e 22/05 -18h:30 as 22h:30 + Consultoria – 2 h (na empresa)
Encontro 4 – 04 e 05/06 -18h:30 as 22h:30 + Consultoria – 2 h (na empresa)
Encontro 5 – 19/06 -18h:30 as 22h:30.
• 1 mês após - 1h (na empresa).
• 2 meses após - 1h (na empresa).
• 3 meses após -1h (na empresa).
- A capacitação é dividida em 05 encontros, realizados a cada 15 dias, aproximadamente;
- 02 participantes por empresa – proprietários ou principais dirigentes.
Investimento:
Valor : R$ 500,00 (Quinhentos reais) por participante.
Forma de pagamento:
à vista com 10% de desconto à vista ou parcelado em até 10 vezes no cartão.
Mais informações: SEBRAE (67) 3255-1871 (Adelino) ou (67) 3255-1710 (Telcio)
O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena recebeu em sua sede representantes da The International Ecoturism Society - TIES. Técnicos vindos do Japão, Alemanha, EUA e Brasil compunham o grupo, acompanhados do Diretor do Centro de Convenções de Bonito, Rodrigo Coinete.
A Sociedade Internacional de Ecoturismo está em Bonito, Mato Grosso do Sul, para uma visita técnica de reconhecimento do destino turístico. Como a cidade é uma das finalistas para receber o evento ESTC 14 (Ecotourism and Sustainable Tourism Conference 2014), considerado um dos mais importantes na área do ecoturismo da atualidade, a visita técnica se torna parte determinante no processo de candidatura.
Neste sentindo, diversos atrativos turísticos e instituições socioambientais vem sendo visitados para mostrar aos técnicos porque Bonito tem capacidade de sediar o evento.
No dia 21 de março, a equipe do IASB, juntamente com seu Vice Presidente, Marcos Dias Soares e o colaborador Ronald Rosa, tiveram a oportunidade de apresentar a instituição e suas principais ações, focando nas atividades que podem agregar valor ao ESTC 14, caso ele seja realizado em Bonito.
Uma destas atividades é a oferta do plantio de mudas visando reduzir os efeitos das emissões de carbono. A ideia é que o evento preze pela responsabilidade ambiental adotando o plantio de mudas, bem como ofertando-o aos seus participantes. Estas mudas serão destinadas à áreas de mata ciliar, altamente importantes para a manutenção dos recursos hídricos, que por sua vez, é essencial ao turismo praticado na região e ao turismo estimulado pela TIES.
Outros assuntos foram abordados pela coordenadora do IASB, Liliane Lacerda, como as ações de Educação Ambiental promovidas junto à comunidade bonitense e as peças artesanais que estão sendo comercializadas pela instituição. Toda a apresentação foi traduzida simultaneamente com o apoio dos presentes, Ronald Rosa, Marcos Soares e Rodrigo Coinete.
Ao final da visita, os técnicos receberam um kit contendo diversos materiais produzidos pelo IASB, como cartilhas, folders, chaveiros e marca páginas.
Para Rodrigo Coinete, a visita foi muito proveitosa, pois era perceptível a satisfação dos técnicos depois de tudo o que conheceram. Inclusive, demonstraram grande interesse em fazer parcerias com a instituição. Para Liliane Lacerda, foi um privilégio o IASB demonstrar suas ações, contribuindo com os demais setores envolvidos para que Bonito possa ser a cidade escolhida.
O Programa Plante Bonito
Com ações desde 2007 o programa, através do apoio dos produtores rurais e de patrocinadores, já recompôs diversas áreas de matas ciliares de Bonito e região
O Plante Bonito é um programa pioneiro voltado à recuperação florestal da região da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul, onde as mudas utilizadas nos plantios são patrocinadas por empresas de diversos ramos e, também por pessoas físicas e escolas.
A parceria promovida pelo Plante Bonito entre a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, proprietários de terra e a comunidade estudantil está possibilitando o reflorestamento de áreas desmatadas da região, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e, consequentemente, a manutenção da biodiversidade.
Em ação desde 2007, além dos benefícios à natureza, o Programa tem melhorado o conceito que as empresas participantes têm no mercado e na opinião pública. Seus clientes sabem que estão contribuindo, ainda que indiretamente, com a conservação dos recursos naturais de Bonito e região.
Os resultados também são positivos para os produtores rurais, que através do Plante Bonito, têm a oportunidade de recompor suas matas ciliares e áreas degradadas com custos reduzidos, onde o produtor se responsabiliza apenas por cercar a área de plantio. Outro aspecto positivo do programa é a promoção de ações educativas com os estudantes e com colaboradores interessados, pois ao envolvê-los nos plantios são transmitidas atitudes ambientalmente corretas, sensibilizando-os para cooperar com a manutenção e conservação do lugar onde vivem.
A partir do ano de 2010 o programa ampliou sua atuação, elaborando uma metodologia própria para quantificar emissões de carbono de atividades empresariais, eventos e publicações e realizando o plantio de mudas para reduzir os efeitos das emissões do CO2. É a única organização não governamental do estado a prestar este tipo de serviço.
Em 2013 o Programa Plante Bonito, através do apoio Fundo Socioambiental CASA, iniciou uma nova fase com ações que visam seu fortalecimento, contribuindo assim com o número de mudas nativas plantadas na região da Serra da Bodoquena.
Desta forma, o Plante Bonito coloca-se como um dos mais amplos programas participativos do IASB para a recuperação de áreas privadas, visando à conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade de Bonito e região.
O evento de Stand Up Acústico irá ocorrer dia 30 de março às 21 horas no Centro de Convenções da cidade, o show tem como comediante principal Bruno Motta que nos últimos dias participou de grandes programas da TV Brasileira, como: Programa do Jô (Globo) e Agora é Tarde (BAND).O evento também conta com a participação de Leandro Nassif.
Stand Up Acústico é um show que reúne comédia Stand Up, música e improviso de um jeito que a plateia nunca viu. Bruno Motta comanda a parte de comédia Stand Up, já que é um dos pioneiros e principais humorista desse gênero no Brasil. Desde que as portas do teatro se abrem, Leandro Nassif está criando músicas com a plateia, parodiando e zoando todos os gêneros. Juntos eles improvisam temas, piadas e texto com o público.
Bruno é o Mestre de Cerimônias do fenômeno "Improvável", o maior espetáculo improvisado do Brasil. Leandro é multe instrumentista e tem vários hits na internet. Os dois comandam o Fórmula 404, programa na web sobre virais no canal que já tem mais de 30 milhões de acessos.
O novo espetáculo estreou no Comedians, o mais conhecido bar de comédia de São Paulo e agora chega a Bonito. Você pode adquirir seu ingresso nos postos de venda: Agencia Ar e Central Conveniência. Para mais informações, ligue em (67) 9122-5460.
A Secretaria Municipal de Obras instalou lixeiras ao logo da rodovia do turismo, a qual conduz à Ilha do Padre, com 14 quilômetros de extensão.
Segundo a prefeitura, essa região servida pela rodovia do turismo possui vários passeios e atrativos de grande visitação, sendo, portanto, uma estrada de conservação que compete à responsabilidade do município, onde é necessário os cuidados com a limpeza ao longo do trecho, para servir de exemplo para todos os locais onde existem pontos turísticos.
Imaginem uma rota turística com base rodoviária, apoiada por pontes e outras opções intermodais de transportes, entre o Pantanal de Mato Grosso do Sul e o deserto do Atacama, no Chile, num percurso mais atrativo e rápido para os brasileiros.
Este, que ao longo do tempo vinha sendo tratado como sonho distante, começa a ganhar contornos reais. Já está em curso a mobilização política e parlamentar para materializar este projeto visionário, que é ligar dois dos mega-ecossistemas do planeta: a maior área alagada e o deserto mais elevado e mais árido.
À frente dessa empreitada, no plano regional, está o prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda (PT), junto com o governador André Puccinelli (PMDB), já com a empolgada adesão de integrantes da bancada federal, como o senador Delcídio Amaral e o deputado federal Vander Loubet. O governo federal, peça decisiva nessa engrenagem, também já acenou positivamente, por meio do ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Compromisso
O ministro Gastão Vieira conversou com Heitor em fevereiro passado, e num ambiente dos mais propícios para falar sobre o assunto. Foi na Serra da Bodoquena, na inauguração da MS-178.
Esta rodovia de 69,5 km liga os municípios de Bodoquena e Bonito e é a penúltima etapa de interligação terrestre no chamado Circuito das Águas.
Para fechar essa malha viária agora só falta asfaltar a Estrada do Curê, um trecho de 17 km no prolongamento da MS-178, e a construção de uma ponte na ligação entre Bonito e a BR-267, conhecido como Estrada do Curê (porco, em guarany).
Puccinelli anunciou a licitação para a Estrada do Curê e o ministro do Turismo se comprometeu em levar adiante o projeto, dizendo-se convencido e maravilhado com as projeções desses investimentos e potencialidades focalizadas por Heitor.
O Circuito das Águas abrange fabulosos paraísos ecológicos, mananciais e rios grandiosos como o Paraguai, o Miranda e o Apa, presentes em municípios do Sudoeste como Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho, jardim, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna e Caracol. E é exatamente nessa região que serão fixados os extremos da ligação entre o Pantanal e o Deserto do Atacama, numa extensão de aproximadamente 900 km.
A rota
O caminho idealizado começa no trecho de 64 km de Porto Murtinho à cidade paraguaia de Vallemy, onde será necessário construir uma ponte sobre o Rio Apa. De Vallemy avança-se até Loma Plata, Filadelfia e La Patria, já na fronteira com a Argentina.
Depois, a travessia do Rio Pilcomayo, prosseguir até San Juan de Jujui, cruzar a Cordilheira dos Andes e chegar à cidade chilena de San Pedro de Atacama. Nesse percurso, será possível experimentar vários e singulares universos ecoambientais e geográficos, com o Pantanal, os chacos argentino e paraguaio, a cordilheira andina e o deserto chileno.
O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo. Com pouco mais de 5 mil habitantes, o povoado de San Pedro (era a antiga cidade dos impérios Tiahuanaco e Inca) está a 2.400 metros de altitude.
É o principal ponto turístico do Chile e considerado um oásis naquela imensidão desértica, mas cheia de endereços turísticos e um cotidiano interessante. É ponto top de encontro de viajantes, aventureiros, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e celebridades do mundo inteiro. A vida noturna é agitada e o povo é pacato e hospitaleiro.
Espremido entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, o deserto do Atacama é um point seleto de turistas e esportistas para a prática do trekking, montanhismo, montaria, off-road e mountain bike; de arqueólogos, graças aos vestígios de civilizações milenares, além de salinas, gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e canyons de água cristalina. Também há múmias com mais de 1000 anos deixadas pelos Chinchorros, ocupantes primitivos da região.