Notícias de Bonito MS
A reunião da Atratur aconteceu ontem, sexta-feira (5), na Pousada Olho D'Água em Bonito e contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, empresários, gerentes e diretores que trabalham no setor de turismo, também estavam presentes o Major PM, Edgar Godoes Almada e o prefeito de Bonito, Leleco.
O evento, que foi dirigido pelo presidente da Atratur, Marcos Dias Soares, teve como pauta dar um retorno sobre a reunião que ocorreu há duas semanas atrás com os técnico da TIES (The International Ecoturism Society) que estiveram em Bonito para vistoriar a cidade que é umas das finalistas para sediar o ESTC 14 (Ecotourism and Sustainable Tourism Conference 2014), considerado um dos mais importantes na área do ecoturismo da atualidade.
Foi pautado também o curso de 1º socorros e salvamento aquático para os guias de turismo do município e o calendário da alta temporada 2015.
Marcos Dias disse que a associação está satisfeita com a escolha da nova Secretária de Turismo de Bonito, Juliane Salvadore, que não pode participar da reunião, pois estava viajando, o presidente pediu mais aproximação de todos que trabalham no turismo e também sobre uma melhor qualificação da polícia militar para atender os turistas.
Segundo o Major Almada, a polícia militar está disposta a ajudar no que for preciso, porém a grande dificuldade é o pequeno número de policiais que a 1ª Cia da PM de Bonito tem no momento, de acordo com o major, que pretende até trazer um curso de espanhol para a Companhia, são apenas 15 policiais em exercício no momento.
O prefeito Leleco foi convidado a falar um pouco sobre qual caminho pretende dar ao turismo de Bonito, Leleco disse que a prefeitura estará sempre aberta para o diálogo com as associações, entidades e que o poder público não tem condições de resolver todos os problemas sozinho e depende também da participação de todos.
"A prefeitura e o poder público não tem condições de resolver todos os problemas, ela precisa muito das associações, entidades, instituições, empreendedores da que possamos melhorar a vida das pessoas. Quero ter esse diálogo constante nos próximos 4 anos, sempre que for convidado, eu e toda a equipe estaremos a postos para estar discutindo, para falar sim ou não, porém sempre discutindo. A liderança no turismo do município e idéias devem ser partilhada com todos."
Leleco disse também que a prefeitura terá como objetivo três vertentes, o primeiro será o melhor acesso aos atrativos rurais, buscando melhorar as estradas, trazendo mais máquinas e terceirizar a manutenção dessas estradas., a segunda vertente é a ação de mídia no Estado e no Brasil, de acordo com o prefeito, o município irá buscar recursos para realizar esse tipo de ação, o terceiro objetivo e o qual o prefeito considera o mais importante é a capacitação, qualificação e profissionalização de empresários e funcionários do turismo.
"Bonito possui apenas 238 estudantes cursando o 3º ano do ensino médio, se nós não tivermos uma ação de qualificação e profissionalização dos jovens, com certeza a cidade ficará sem mão de obra", disse Leleco.
O empresário Eduardo Coelho, que é muito atuante em associações e instituições voltadas para o turismo e meio ambiente, pediu mais apoio por parte da prefeitura para que essas entidades sejam fortalecidas e possam ajudar ainda mais no desenvolvimento do município.
De acordo com o diretor de Turismo, Clayton Castilho Gomes, representantes do país europeu e o cônsul da Alemanha no Brasil estiveram no município para verificar as condições que a seleção encontrará no ano que vem.
Os alemães gostaram do que viram, já que no período de um ano foram três visitas realizadas. “Eles necessitavamsaber o que temos para que estivessem aqui e nos passaram uma relação”.
Segundo Gomes, as negociações com a Alemanha ainda existem e estão avançadas. O diretor de Turismo contou ainda que outro país também se interessou, mas não houve novas investidas para escolher Bonito. Gomes não soube dizer qual seria o outro país interessado.
Apesar de já procurar local para se hospedar no Brasil, a seleção alemã ainda não está garantida na competição. O time germânico lidera o grupo C das Eliminatórias da Europa com 16 pontos, oito a frente da segunda colocada, a Áustria.
A ótima campanha deve garantir a seleção no Mundial com antecedência. Em seis partidas, foram cinco vitórias e um empate. Na tabela ainda restam os confrontos com a própria Áustria, Ilhas Faroe, Irlanda e Suécia.
Apesar da bola não rolar em Campo Grande, Mato Grosso do Sul deve faturar alto com o turismo durante o Mundial. O Pantanal e Bonito são os cartões-postais. O diretor de Turismo de Bonito aposta em ações de marketing realizadas próximas a turistas estrangeiros em São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (PR).
O setor também prevê superlotação na rede hoteleira de Cuiabá (MT), onde a bola irá rolar na Copa do Mundo.
3º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul
O congressos acontece entre os dias 9, 10 e 11 de abril de 2013. Esse ano o evento ocorre no Centro de Convenções. O tema central do MS Florestal será “Os desafios da competitividade florestal”. Tem como objetivo levar ao congressista soluções tecnológicas, resultados de pesquisas, produtos, serviços e experiências que possam – efetivamente – contribuir com o aumento da competitividade florestal
As inscrições podem ser realizadas através da página oficial do evento na internet.Para maiores informações, o interessado pode entrar em contato através dos telefones: (67) 3026-2650/ (67) 3341-4933 ou e-mail: ditomario@reflore.com.br.com.br
III Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade
O III Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade – CONATUS será realizado no período de 30 de junho a 03 de julho de 2013. Tem como objetivo realizar um evento técnico-científico, com especialistas de renome nacional e internacional, para discutir as questões de turismo como promotor da conservação ambiental e da natureza como capital de base para o turismo no Brasil. Paralelamente, pretende-se contribuir para a construção de políticas públicas mais adequadas que conciliem a atividade turística e a conservação do seu maior potencial, que é o patrimônio natural.
Inscrições podem ser realizadas através de formulário online, disponível no website oficial do evento.
13º Simpósio de Controle Biológico – SICONBIOL
A 13ª Edição do Simpósio de Controle Biológico – SICONBIOL será realizado no período de 15 a 18 de setembro de 2013, no Centro de Convenções em Bonito – MS. O evento é desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste e a Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como público alvo cientistas, pesquisadores, educadores, estudantes e outros profissionais que trabalham nessa área.
As inscrições podem ser realizadas através da página oficial do evento na internet. Para mais informações, entrar em contato através do telefone: (43) 3025-5223 ou e-mail: siconbiol2013@fbeventos.com Bonito recebera até setembro deste ano três grandes eventos que poderá dar um grande movimento turístico pela cidade. São eles 3º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, III Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade e 13º Simpósio de Controle Biológico - SICONBIOL
A cidade de Cuiabá foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo do ano que vem, mas o faturamento com o turismo deve ficar em solo sul-mato-grossense, que não receberá nenhuma partida da competição.
Cerca de 80% da região pantaneira encontra-se em Mato Grosso do Sul e 20% em Mato Grosso.
A preocupação parte, principalmente, do secretário de Turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício. A 15 meses do Mundial, a cidade esbarrou na dificuldade de divulgar os pontos turísticos. “Temos conhecimento disso e vamos desenvolver ações para tênar mudar”, disse o secretário ao jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul.
“Sem nem ser sede, Mato Grosso do Sul tem explorado melhor suas qualidades, associando-as à Copa de maneira mais eficiente do que nosso Estado. É preciso rever alguns conceitos”, acrescentou Fabrício.
Segundo o diretor da empresa Impacto Ecoturismo, Nei Gonçalves, a procura de estrangeiros para o Pantanal aumentou de 30% a 40% neste ano em relação a 2012. Ele diz que não é possível comparar a procura de um estado para outro, mas que surpreende. “A solicitação já é grande a partir de 2013. A nossa estrutura é superior em termos de Pantanal, somos privilegiados”, diz Gonçalves.
A estrutura do turismo sul-mato-grossense também é ressaltada pelo diretor de Turismo de Bonito, Clayton Castilho Gomes. “A rede hoteleira tem mais de cinco mil leitos, tem mais leitos que Campo Grande. Está bem ampla e dá para atender a todos”, avalia. “Cuiabá ficará superlotada e terá que se hospedar aqui”, prevê Clayton.
O diretor de Turismo diz que ações de marketing foram planejadas há pelo menos quatro anos e são desenvolvidas em São Paulo, Rio de Janeiro, e também em Foz do Iguaçu, onde “há entrada muito grande de turistas”.
Conforme a reportagem do jornal Zero Hora, a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) de Mato Grosso calcula que o Estado receba cerca de 70 mil turistas. Mas segundo a Embratur, Cuiabá aparece na penúltima colocação entre as 12 cidades-sede da Copa perdendo somente para Manaus.
Evangélicos e admiradores da música gospel poderão prestigiar o show com a banda Livres - Juliano Son. O evento está marcado para amanhã a partir das 19h30 em frente a igreja do Evangelho Quadrangular e a entrada é franca.
Juliano Son
Descendente de imigrantes coreanos, Juliano Son nasceu em São Paulo. É casado com Daniele e pai de Lucas e Filipe. Formado em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de São Paulo, é pastor, missionário, músico, compositor e integrante do presbitério da Igreja Missionária Oriental de São Paulo, uma igreja interdenominacional, localizada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.
Na semana passada foi realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Bonito um seminário de abertura do curso de extensão em educação infantil, com base na palestra “A Formação Continuada” ministrada pela professora e doutora Regina Aparecida Marques de Souza, a qual representou o Coordenador Adjunto professor e doutor Celso Alberto da Cunha Cordeiro da UFMS.
A professora Miriam Cristina de Oliveira Ferreira, tutora do curso em Bonito informou que o curso é resultado de uma parceria entre o MEC, UFMS, UEMS e Undine. O evento contou ainda com as participações dos professores de educação infantil, e atendentes infantis das CEIs e das escolas municipais de Bonito. As professoras Regina Aparecida e Ordalia Alves foram as coordenadoras do curso em Bonito.
A professora e doutora Regina Aparecida Marques de Souza, durante a abertura do curso falou da importância dos professores e auxiliares utilizarem os documentos oficiais do MEC, tal como as diretrizes curriculares para a educação infantil, para que os direitos da criança sejam respeitados, e que a instituição de educação infantil, seja de fato um espaço educativo e não assistencialista.
"É importante o educador transmitir ao educado como um período único, permitindo que as crianças tenham o direito pleno de ser criança, e que os professores e auxiliares saibam utilizar do conhecimento para proporcionar a elas uma educação infantil de qualidade", disse a tutora do curso.
O prefeito de Bonito Leleco (PT do B) prestigiou o evento e falou a respeito da importância do curso para a educação infantil do nosso município, ressaltando sua confiança nos resultados desejados, com a finalidade única de melhorar cada vez mais a capacitação dos educadores.
"Pensando assim a nossa administração estará sempre investindo, com parcerias que somam juntamente conosco, enriquecendo o conhecimento dos nossos profissionais da educação infantil, pois acreditamos que dessa forma estaremos construindo um Brasil cada vez melhor, e desde a infância receber a estrutura de formação de bons cidadãos", concluiu Leleco.
Usuários do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Argentina, entre outros países, ao digitar o endereço de buscas visualizam a imagem da Lagoa Misteriosa.
A foto, de autoria do fotógrafo Márcio Cabral, permite que o usuário do site a movimente pois se trata de uma imagem em 360º.
De acordo com Márcio "essa foi a segunda vez que o Bing publicou uma imagem interativa".
Confira a a Lagoa Misteriosa no Bing!
Sobre a Lagoa Misteriosa:
Uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade.
Localiza-se no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco, a qual é toda coberta por vegetação arbórea e circundada pela mata.
Após 6 anos fechada para visitação turística, a Lagoa Misteriosa voltou a operar em 2011, oferecendo os passeios de Trilha e Flutuação, Mergulho com cilindro e Mergulho Técnico.
Mais informações no site www.lagoamisteriosa.com.br.