imagem do onda

domingo, 07 de abril de 2013

Reunião ordinária da Atratur discute turismo do município de Bonito

Reunião da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e contou com a participação do prefeito do município.

Bonito Notícias

(Foto: Fabio Victorino)

A reunião da Atratur aconteceu ontem, sexta-feira (5), na Pousada Olho D'Água em Bonito e contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, empresários, gerentes e diretores que trabalham no setor de turismo, também estavam presentes o Major PM, Edgar Godoes Almada e o prefeito de Bonito, Leleco.

O evento, que foi dirigido pelo presidente da Atratur, Marcos Dias Soares, teve como pauta dar um retorno sobre a reunião que ocorreu há duas semanas atrás com os técnico da TIES (The International Ecoturism Society) que estiveram em Bonito para vistoriar a cidade que é umas das finalistas para sediar o ESTC 14 (Ecotourism and Sustainable Tourism Conference 2014), considerado um dos mais importantes na área do ecoturismo da atualidade.

Foi pautado também o curso de 1º socorros e salvamento aquático para os guias de turismo do município e o calendário da alta temporada 2015.

Marcos Dias disse que a associação está satisfeita com a escolha da nova Secretária de Turismo de Bonito, Juliane Salvadore, que não pode participar da reunião, pois estava viajando, o presidente pediu mais aproximação de todos que trabalham no turismo e também sobre uma melhor qualificação da polícia militar para atender os turistas.

Segundo o Major Almada, a polícia militar está disposta a ajudar no que for preciso, porém a grande dificuldade é o pequeno número de policiais que a 1ª Cia da PM de Bonito tem no momento, de acordo com o major, que pretende até trazer um curso de espanhol para a Companhia, são apenas 15 policiais em exercício no momento.

O prefeito Leleco foi convidado a falar um pouco sobre qual caminho pretende dar ao turismo de Bonito, Leleco disse que a prefeitura estará sempre aberta para o diálogo com as associações, entidades e que o poder público não tem condições de resolver todos os problemas sozinho e depende também da participação de todos.

"A prefeitura e o poder público não tem condições de resolver todos os problemas, ela precisa muito das associações, entidades, instituições, empreendedores da que possamos melhorar a vida das pessoas. Quero ter esse diálogo constante nos próximos 4 anos, sempre que for convidado, eu e toda a equipe estaremos a postos para estar discutindo, para falar sim ou não, porém sempre discutindo. A liderança no turismo do município e idéias devem ser partilhada com todos."

Leleco disse também que a prefeitura terá como objetivo três vertentes, o primeiro será o melhor acesso aos atrativos rurais, buscando melhorar as estradas, trazendo mais máquinas e terceirizar a manutenção dessas estradas., a segunda vertente é a ação de mídia no Estado e no Brasil, de acordo com o prefeito, o município irá buscar recursos para realizar esse tipo de ação, o terceiro objetivo e o qual o prefeito considera o mais importante é a capacitação, qualificação e profissionalização de empresários e funcionários do turismo.

"Bonito possui apenas 238 estudantes cursando o 3º ano do ensino médio, se nós não tivermos uma ação de qualificação e profissionalização dos jovens, com certeza a cidade ficará sem mão de obra", disse Leleco.

O empresário Eduardo Coelho, que é muito atuante em associações e instituições voltadas para o turismo e meio ambiente, pediu mais apoio por parte da prefeitura para que essas entidades sejam fortalecidas e possam ajudar ainda mais no desenvolvimento do município.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: