imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O secretário municipal de Produção e Desenvolvimento Rural de Bonito, Élio Luis Perin, informou que a tradicional Feira do Produtor, que por algum tempo funcionou no local do Festinbonito, agora ganhou seu espaço definitivo.

A partir do dia 11/10, os feirantes foram surpreendidos pelo prefeito José Arthur, que presenteou-os com 60 novas barracas de metal galvanizados, e cobertas para uso na venda dos seus produtos, e inaugurou a nova feira na Rua 29 de maio, entre as Ruas das Flores, e Pérsio Schamann, próximo ao Pirata Clube.Élio Perin disse que as novas barracas foram adquiridas, com recursos provenientes de uma emenda do ex-deputado federal João Grandão (PT), com contra-partida da Prefeitura de Bonito. Perin afirmou também que a atual administração vem focalizando o setor produtivo rural, em especial o pequeno produtor, atuando como forte parceira, para isso já adquiriu um trator grande de pneus, o qual trabalha ininterruptamente, preparando o solo para o plantio desses trabalhadores rurais.

A feira do Produtor funciona duas vezes por semana, sendo que em cada sábado é instalada no centro, no local à cima citado, e nas quarta-feira, a Associação dos Moradores da Marambaia, sede seu espaço para os feirantes. É importante lembrar que a Prefeitura é também parceira, no transporte dos produtos desde os assentamentos Guaicurus e Santa Lucia, entre 75 e 45 quilômetros retirados da sede do município.

Na Feira do Produtor, o consumidor pode adquirir uma grande variedade de produtos alimentícios, desde orti-fruti-granjeiros, como também doces da produção pé da Serra, confeccionados pelos próprios feirantes, com selo de garantia e qualidade em saúde. Com a comercialização dos produtos gerados pelo trabalho dos assentados, e demais pequenos produtores, a renda serve como uma fonte de recursos para custeio das famílias desses trabalhadores, onde a Prefeitura Municipal aparece como a principal parceira.

O Clube de Xadrez Pantanal realizará no período de 19 a 21 de dezembro o Open Balneário do Sol - www.balneariodosol.tur.br, em Bonito/MS-Brasil, que será oficial da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX.

Será disputado no sistema suíço em 5 rodadas com 65 minutos nocaute. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 + Cadastro CBX. A premiação será a seguinte : 1º, 2º e 3º Lugares - Troféus. Melhor Sub-8/Sub-10/Sub-12/Sub-14/Sub-16/Sub-18 - Medalhas.

Augusto César Samaniego será o Árbitro Regional CBX - ID 218. Os árbitros adjuntos são : Adriano Garcia e César Leon.

Valor do pacote para enxadrista - RS 150,00. Com direito a ( 3 dias de hospedagem, 2 cafés da manhã, 2 almoços, inscrição do torneio, entrada no Balneário do Sol).

Valor do pacote para acompanhante - RS 120,00. Com direito a ( 3 dias de hospedagem, 2 cafés da manhã, 2 almoços, inscrição do torneio, entrada no Balneário do Sol).

Observação - o valor pode ser dividido em duas vezes : 15 de novembro e 15 de dezembro.

O Processo Seletivo do Instituto de Ensino Superior da Funlec (Iesf) será realizado neste domingo, dia 26 de outubro, às 14 horas nas unidades de Campo Grande e Bonito. As inscrições podem ser feitas até hoje, dia 25 de outubro, pelo site www.funlec.com.br ou no Iesf, localizado em Campo Grande, na Rua Cel. Cacildo Arantes, 322, Bairro Cahoeira II e em Bonito, na Rua Pilad Rebuá, s/n.

A prova consiste em questões de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa ou Espanhola, Matemática, Química, Física e Biologia. O candidato terá também que desenvolver uma redação, valendo até 50 pontos. O resultado do vestibular será divulgado no dia 31 de outubro e a matrícula para os alunos aprovados na primeira chamada será no período de 03 a 14 de novembro de 2008.

Artes Visuais, Biblioteconomia, Educação Física, Pedagogia, Secretariado Executivo Bilíngüe e Turismo são os cursos oferecidos em Campo Grande. As aulas são realizadas no período noturno e os acadêmicos podem ingressar em projetos e atividades extra-currículares desenvolvidas pela faculdade, que têm como objetivo integrar o acadêmico com a comunidade. Todos os cursos do Iesf são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e contam com a melhor tecnologia e os melhores professores do estado. Na cidade de Bonito, o Iesf oferece os cursos de Administração e Turismo, voltados para o desenvolvimento e a preservação do meio-ambiente de um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul.

O governador André Puccinelli disse ontem (24) que o lançamento oficial do Pantanal Express, realizado quinta-feira (23) durante o Evento Abav 2008 - Feira das Américas, no Rio de Janeiro, já repercutiu na mídia nacional, com publicações de matérias como, por exemplo, na revista Aeroportos, de responsabilidade da Infraero. "A intenção é divulgar aos estrangeiros para que eles venham conhecer Mato Grosso do Sul, movimentando a economia daqui", explica.

De acordo com o governador, nesta primeira etapa, o Trem do Pantanal chegará até Miranda e, no final de 2009, provavelmente, irá até Corumbá. O sistema do Pantanal Express será composto por nove vagões, divididos em categorias econômica, turística, executiva, restaurante e bagageiro, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas. Os pacotes serão comercializados pela BWT, empresa oficial de trens do Paraná.

"A junção do governo, com a iniciativa privada, com o Legislativo e a parceria também do Ministério Público é que está nos fazendo chegar a esse resultado", valorizou o governador, durante lançamento no Rio de Janeiro. Os prefeitos de Campo Grande, Miranda e Corumbá, e o prefeito eleito de Aquidauana comemoraram o anúncio do projeto.

O presidente da ABAV nacional, promotora da feira, Carlos Alberto Ferreira, comparou a alegre nostalgia da volta do trem do pantanal à bossa nova, pelo que representou na época de seu auge e pelo desejo de "relembrar, e viver de novo". "A grande vantagem desse trem é dar mais uma opção para o turista permanecer mais tempo no destino, fazer circular mais dinheiro, gerar movimento da economia", avaliou. "O Estado tem sorte de ter um governante que considera o turismo uma força econômica".

O interior do Brasil traz a essência do povo brasileiro. Um dos exemplos é Mato Grosso do Sul, um Estado novo que fica no coração do país, de gente hospitaleira, belezas naturais indescritíveis, além do imenso potencial a ser explorado. De norte a sul, leste a oeste é um lugar que fascina.

O Pantanal, maior planície alagável do planeta, é o principal destino para observação da vida selvagem na América do Sul. O lugar típico para hospedagem são os hotéis-fazenda, onde o turista pode observar a natureza e ainda tem a chance de conhecer o modo de vida rural do homem pantaneiro e desfrutar de sua tradicional hospitalidade. Cavalgadas, passeios de barco, focagem noturna e observação de pássaros são algumas das atrações deste espetáculo, que vai contar a partir do ano que vem com a volta do Trem do Pantanal.

Premiado sete vezes consecutivas como o melhor destino de ecoturismo do Brasil - escolha do leitor da Revista Viagem e Turismo - Bonito, localizado na região turística "Bonito-Serra da Bodoquena", é um lugar que o próprio nome descreve o que o turista vai encontrar. Grutas de belezas fascinantes, nascentes e rios de águas cristalinas para mergulho em meio a peixes e vegetação aquática, aquários naturais, cachoeiras e corredeiras para esportes de aventura, trilhas ecológicas, fauna e flora que fazem qualquer um ficar apaixonado pela natureza. Na verdade não é bonito. É lindo.

Outro destaque da região é o município de Jardim, que conta com o Recanto Ecológico Rio da Prata. O passeio foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a melhor atração turística do Brasil - escolha do leitor do Guia Quatro Rodas 2009.

A região Rota Norte é o mais novo roteiro validado do Estado. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e do Grupo de Operadoras de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Gopan) apontou que a região já está apta a ser comercializada. Durante a Feira Internacional e 1º Salão de Turismo, realizados ano passado em Campo Grande, foram apresentadas as rotas turísticas que incluem sítios arqueológicos, turismo de aventura, parques municipais, estaduais e o Parque Nacional das Emas, Rota das Monções, esportes náuticos, turismo agrotecnológico, histórico-cultural, observação de pássaros, pesca, negócio e eventos, ecoturismo, turismo rural e outros atrativos.

O Estado conta com uma rede hoteleira, composta por hotéis, pousadas, motéis, albergues e áreas para camping. Possui bares e restaurantes prontos para atender do mais simples ao mais sofisticado paladar. Dotado de moderno complexo de equipamentos e infra-estrutura de alta qualidade, com inúmeras opções para fazer compras, lazer e entretenimento. Dispõe de aeroportos e rodoviárias que facilitam a chegada de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Mato Grosso do Sul é bom para férias, descanso, cultura, esportes e aventura. Excelente para negócios e eventos. Propício para estudos científicos, para contemplação e investimentos e para o turismo. Mato Grosso do Sul é o Estado de todos os destinos.

Mais informações sobre o turismo de Mato Grosso do Sul você encontra no site da Fundação de Turismo MS (www.turismo.ms.gov.br), ou pelo 0800 6476050.

Cerca de 90 empresas ligadas ao turismo no Estado e prefeituras de Mato Grosso do Sul estão presentes no 36º Congresso das Agências de Viagem e Exposição de Turismo. Entre os dias 22 e 24 de outubro, o maior congresso de turismo da América Latina reúne no Rio de Janeiro expositores do setor do mundo todo.

O Estado levou ao evento elementos da cultura regional, dispostos em um estande. Os visitantes podem degustar chipas, se refrescar com tereré e conhecer a música sul-mato-grossense.

Empresas de várias cidades, municípios e a Secretaria de Turismo do Estado uniram esforços para apresentar bem ao Rio de Janeiro e aos milhares de congressistas que passam pela feira. Painéis retratam as mais belas paisagens do Mato Grosso do Sul, chamando atenção dos visitantes.

A chilena Maria Aguirre, de 38 anos, está no Brasil pela quarta vez e confessa que nunca tinha ouvido falar das belezas naturais de Mato Grosso do Sul. "As imagens nos painéis me chamaram atenção. Cheguei aqui e fui muito bem recebida. A natureza parece ser mais encantadora lá", afirmou a chilena que quer levar a família para conhecer o Estado.

Gerente de uma agência de viagens de João Pessoa na Paraíba, João Emanuel, 46, garante que vai recomendar Mato Grosso do Sul aos seus clientes. "Estou impressionado com a infra-estrutura que a rede turística do Estado oferece. Os brasileiros precisam se dar conta das belezas naturais que nós guardamos. O Estado de vocês está no topo da minha lista de viagens" finalizou o agente.

O Trem do Pantanal já mudou completamente, dos velhos tempos, só sobrou a saudade. Os vagões ganharam tons lilás, desenhos estilizados e grandes poltronas. Depois de muitas tentativas e anúncios de retorno, desta vez a estrutura já está pronta para voltar aos trilhos em maio de 2009.

A empresa Serra Verde Express, que vai administrar o serviço já fechou o programa turístico para 220 quilômetros entre Campo Grande, Aquidauana e Miranda. As viagens serão de ida aos sábados e volta aos domingos. O roteiro terá 7 horas no total, com 9 vagões: 1 bagageiro, 1 econômico, 1 executivo, 1 restaurante e 5 turísticos

Antes de embarcar no Trem, o programa para os turistas que visitam Mato Grosso do Sul deve começar em ônibus, pelo "Camelódromo", Casa do Artesão e no Memorial da Cultura Indígena, na Aldeia Urbana Marçal.

Na estação, o embarque será para Aquidauana, onde serão oferecidos passeios de barco, trilhas, cavalgada, caminhadas e até uma focagem noturna para avistar os animais silvestres.

Em Miranda, a propaganda para atrair os turistas é a possibilidade de conhecer aldeias indígenas, que ficam a cinco quilômetros de distância do Centro, como a Passarinho e a Cachoeirinha.
Em uma segunda fase, a promessa é de estender o percurso até Corumbá, para mostrar danças típicas, cantigas e culinária influenciada pela Bolívia.

O passageiro poderá ficar quanto tempo quiser em cada cidade, mas só terá as duas opções no final de semana, uma de ida e outra de retorno.

Para segurar o turista nesses municípios, serão oferecidos passeios extras pelas agências de turismo, como passeio na Estrada Parque e até aos Fortes Coimbra e Junqueira, no Pantanal ou uma esticada 120 quilômetros a sudoeste, até Bonito.

Expectativas - Ontem, no lançamento oficial do Trem, durante o 36º Congresso das Agências de Viagem e Exposição de Turismo, no RioCentro, Rio de Janeiro, os prefeitos de Campo Grande, Aquidauana, Miranda, Corumbá, além do deputado estadual Paulo Duarte, o governador André Puccinelli, deixaram claro o tamanho da expectativa com a retomada do passeio.
No seu discurso André agradeceu as empresas que contribuíram para a realização do projeto."Nós devemos agradecer os nossos colaborados. O sucesso do trem vem, sobretudo, por que tivemos parceiros importantes".

Para o próximo ano a América Latina Logística (ALL), concessionária da estrada de ferro por onde passará o trem, garantiu que fará a recuperação e manutenção dos trilhos até Corumbá. "A ALL assinou um documento se comprometendo com o governo do estado e com as prefeituras dos municípios envolvidos, por isso nós acreditamos que em 2009 o trem chegue até a Cidade Branca", afirmou o governador.

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, comentou a importância da instalação do trem turístico para a capital. "Desenvolvimento e fomento ao turismo para nós é essencial dentro de uma perspectiva da movimentação econômica, nós sabemos que o turismo hoje é uma indústria sem chaminés, e faz com que as coisas aconteçam. Campo grande é o portal de entrada do pantanal. Não tem como chegar ao pantanal sem passar pela nossa cidade. Teremos o maior prazer em receber os nossos visitantes para levá-los ao pantanal".

A empresa Serra Verde Express é a responsável pela reforma dos vagões e implantação do projeto do trem. O empreendimento também será administrado pela companhia, que já é concessionária dos trens turísticos que operam na Serra do Mar do Paraná. A empresa integra o Grupo de Serviços Higi Serv, que ainda administra o primeiro trem de luxo do Brasil, o Great Brazil Express, lançado no ano passado.

O prefeito eleito de Aquidauana, Fausi Suleiman garantiu investimentos no setor a partir de 2009. "O turismo em Aquidauana é uma potencialidade que está adormecida. A volta do trem vai ser um elemento catalisador. Do dia para a noite vai ser criado uma demanda turística que não existe hoje. Hoje nós temos um turismo em Aquidauana mais pelos hotéis-fazenda que estão em volta do que pela própria cidade. O Trem do Pantanal vai gerar um mercado de 708 turistas de alto poder aquisitivo", concluiu.

O trem fará a sua primeira partida no dia 08 de maio de 2009. O presidente da república já confirmou, através de uma carta, sua presença na primeira viagem do velho Trem do Pantanal.