sábado, 25 de outubro de 2008
Campo Grande News
O Trem do Pantanal já mudou completamente, dos velhos tempos, só sobrou a saudade. Os vagões ganharam tons lilás, desenhos estilizados e grandes poltronas. Depois de muitas tentativas e anúncios de retorno, desta vez a estrutura já está pronta para voltar aos trilhos em maio de 2009.
A empresa Serra Verde Express, que vai administrar o serviço já fechou o programa turístico para 220 quilômetros entre Campo Grande, Aquidauana e Miranda. As viagens serão de ida aos sábados e volta aos domingos. O roteiro terá 7 horas no total, com 9 vagões: 1 bagageiro, 1 econômico, 1 executivo, 1 restaurante e 5 turísticos
Antes de embarcar no Trem, o programa para os turistas que visitam Mato Grosso do Sul deve começar em ônibus, pelo "Camelódromo", Casa do Artesão e no Memorial da Cultura Indígena, na Aldeia Urbana Marçal.
Na estação, o embarque será para Aquidauana, onde serão oferecidos passeios de barco, trilhas, cavalgada, caminhadas e até uma focagem noturna para avistar os animais silvestres.
Em Miranda, a propaganda para atrair os turistas é a possibilidade de conhecer aldeias indígenas, que ficam a cinco quilômetros de distância do Centro, como a Passarinho e a Cachoeirinha.
Em uma segunda fase, a promessa é de estender o percurso até Corumbá, para mostrar danças típicas, cantigas e culinária influenciada pela Bolívia.
O passageiro poderá ficar quanto tempo quiser em cada cidade, mas só terá as duas opções no final de semana, uma de ida e outra de retorno.
Para segurar o turista nesses municípios, serão oferecidos passeios extras pelas agências de turismo, como passeio na Estrada Parque e até aos Fortes Coimbra e Junqueira, no Pantanal ou uma esticada 120 quilômetros a sudoeste, até Bonito.
Expectativas - Ontem, no lançamento oficial do Trem, durante o 36º Congresso das Agências de Viagem e Exposição de Turismo, no RioCentro, Rio de Janeiro, os prefeitos de Campo Grande, Aquidauana, Miranda, Corumbá, além do deputado estadual Paulo Duarte, o governador André Puccinelli, deixaram claro o tamanho da expectativa com a retomada do passeio.
No seu discurso André agradeceu as empresas que contribuíram para a realização do projeto."Nós devemos agradecer os nossos colaborados. O sucesso do trem vem, sobretudo, por que tivemos parceiros importantes".
Para o próximo ano a América Latina Logística (ALL), concessionária da estrada de ferro por onde passará o trem, garantiu que fará a recuperação e manutenção dos trilhos até Corumbá. "A ALL assinou um documento se comprometendo com o governo do estado e com as prefeituras dos municípios envolvidos, por isso nós acreditamos que em 2009 o trem chegue até a Cidade Branca", afirmou o governador.
O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, comentou a importância da instalação do trem turístico para a capital. "Desenvolvimento e fomento ao turismo para nós é essencial dentro de uma perspectiva da movimentação econômica, nós sabemos que o turismo hoje é uma indústria sem chaminés, e faz com que as coisas aconteçam. Campo grande é o portal de entrada do pantanal. Não tem como chegar ao pantanal sem passar pela nossa cidade. Teremos o maior prazer em receber os nossos visitantes para levá-los ao pantanal".
A empresa Serra Verde Express é a responsável pela reforma dos vagões e implantação do projeto do trem. O empreendimento também será administrado pela companhia, que já é concessionária dos trens turísticos que operam na Serra do Mar do Paraná. A empresa integra o Grupo de Serviços Higi Serv, que ainda administra o primeiro trem de luxo do Brasil, o Great Brazil Express, lançado no ano passado.
O prefeito eleito de Aquidauana, Fausi Suleiman garantiu investimentos no setor a partir de 2009. "O turismo em Aquidauana é uma potencialidade que está adormecida. A volta do trem vai ser um elemento catalisador. Do dia para a noite vai ser criado uma demanda turística que não existe hoje. Hoje nós temos um turismo em Aquidauana mais pelos hotéis-fazenda que estão em volta do que pela própria cidade. O Trem do Pantanal vai gerar um mercado de 708 turistas de alto poder aquisitivo", concluiu.
O trem fará a sua primeira partida no dia 08 de maio de 2009. O presidente da república já confirmou, através de uma carta, sua presença na primeira viagem do velho Trem do Pantanal.