imagem do onda

Notícias de Bonito MS

João Moreira dos Santos - Presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau - CBC&VB e Coordenador Câmara Temática Promoção e Apoio à Comercialização (CTPAC) - do Ministério do Turismo, confirma a participação no Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo que acontecerá em Bonito-MS em dezembro próximo.

Hoje o Brasil possui cerca de 50 Convention & Visitors Bureaux. Estas organizações desempenham um papel fundamental no processo de comercialização dos destinos turísticos do Brasil. Para Rodrigo Coinete, diretor do Bonito Convention & Visitors Bureau, que participa da coordenação do evento, a vinda do presidente da CBC&VB, é um sinal que o Ecoturismo hoje deixou de ser uma atividade demandada exclusivamente por aficcionados por natureza ou viajantes aventureiros.

Atualmente o ecoturismo tem demanda globalizada e atrai tanto o turista de lazer quanto o público de eventos. O Brasil tem excelentes destinos. Aqui em MS, temos Bonito e Pantanal que oferecem inúmeras opções de atrativos turísticos e meios de hospedagem com padrão de qualidade e preços competitivos.

João Moreira, apontará os resultados e os desafios da agenda de feiras e eventos, que fazem parte do programa de promoção comercial do Turismo brasileiro. Através de uma parceria com a Embratur, a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux é quem operacionaliza as feiras internacionais que o Brasil participa.

A meta do governo é o aumento do número de turistas internacionais para o Brasil. Para isso, através da CBC&VB, o governo federal desenvolve ações de apoio à comercialização dos destinos, produtos e serviços turísticos em feiras internacionais. Nesse sentido, no último ano, a EMBRATUR aumentou os benefícios e o aproveitamento das feiras, diminuindo os custos de participação dos cooperados e, assim, permitiu que o conjunto de representantes do turismo brasileiro pudessem estar presentes de forma eficaz e contínua.

O Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo é uma promoção da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul em parceria com o Bonito Convention & Visitors Bureau e de diversas entidades como o SEBRAE, SENAC-MS, Prefeitura Municipal de Bonito, Conselho Municipal de Turismo de Bonito, Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região- Atratur, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA. Érica Coelho Assessoria de Imprensa : Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo (67) 40639173 - info@forumecoturismo.com.br.

Começou nesta quarta-feira (26) na cidade de Bonito em Mato Grosso do Sul, a 3ª Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Já na quinta-feira (27), no auditório de um Hotel no município, diretores do Inmetro órgãos delegados de todo o Brasil, discutem indicadores, diretrizes, resultados e o novo modelo de gestão estratégica da Rede.

O objetivo da coordenação da Rede é qualificar os profissionais em suas respectivas áreas de atuação, formar agentes multiplicadores para verificação de instrumentos de medição (bombas medidoras de combustíveis, balanças), fiscalização de produtos pré-medidos, certificados e regulamentados, e, também, a formação de agentes fiscais em metrologia legal e avaliação da conformidade, utilizando à metodologia do ensino a distância.

Um dos assuntos mais discutidos na parte da manhã foi a criação de uma Câmara Setorial Jurídica com participação deliberativa, com foco na gestão, apresentada pelo coordenador geral da Rede Omer Pohlmann Filho. Esta comissão é formada apenas por diretores de todo o Brasil, que discutem ações jurídicas de Inmetro e órgãos delegados, aprovando ações e demandas dos encontros técnicos, além de preparar a pauta para as reuniões plenárias. Ainda durante a manhã, Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso Jair José Durigon, apresentou um novo modelo de Conselho Gestor.

Foram apresentados também, os resultados dos cursos oferecidos pelo Telecentro, projeto que faz parte do Programa Nacional de Formação de Agentes Fiscais em Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade, com o objetivo de levar capacitação aos servidores do Inmetro e dos órgãos delegados. De acordo com a pesquisadora do Inmetro Maria Cristina Honorato dos Santos, este programa promove a capacitação e a formação continuada para agentes fiscais em metrologia. A nova sede da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), inaugurada nesta última terça-feira (25), possui uma sala para receber o Telecentro e capacitar os profissionais do Estado.

A situação orçamentária da Rede também foi discutida durante a plenária, com apresentação de gráficos e arrecadação. De acordo com o diretor de administração e finanças do Inmetro Antonio Carlos Godinho Fonseca, comprovou os resultados positivos tanto da arrecadação, quanto dos investimentos. "Ainda este ano, vamos inaugurar mais três sedes", garantiu Fonseca. Em 2009, Mato Grosso do Sul será beneficiado mais uma vez com recursos da Rede. "Está em nosso planejamento estratégico para o ano que vem, a construção da nova sede na regional em Dourados", lembra o Diretor Presidente da Agencia Estadual de Metrologia (AEM) de MS, Ademir de Sousa Osiro.

Nesta sexta-feira (28), última dias do evento, serão discutidos assuntos como a regulamentação metrológica da atividade de fiscalização verificação de medidor de energia elétrica, regulamentação metrológica do sistema de medição de leite e regulamentação metrológica da arqueação de tanque.

No próximo dia 2 de dezembro, durante o encontro de governadores, em Recife, o Ministério do Turismo lança a segunda etapa da campanha "Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil". Desta vez, o foco será o Nordeste e os investimentos atingem a marca de R$ 1,8 milhão. "Todos os aeroportos do Nordeste vão estar com um adesivamento, envelopamento e com um receptivo diferenciado. Usaremos a mesma temática da campanha nacional, mas com o adicional que é motivar o próprio nordestino a conhecer a sua região", explica o secretário de Políticas para o Turismo, Airton Pereira.

De acordo com ele, a iniciativa se justifica em dados. "Percebemos, através de pesquisa, que o mercado do Nordeste tem se comportado como uma área importante e mesmo assim não existe ainda o hábito da própria região de investir nesse mercado emissor", afirma.

Durante a campanha, cada aeroporto exibirá imagens de outros destinos nordestinos. "Nessa etapa, fizemos uma parceria com Infraero, por isso não estamos pagando os espaços dos aeroportos, só estamos pagando a produção das exposições de fotos que ocorrerão", adianta o secretário.

Desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul julgaram ilegal, por unanimidade, a cláusula do TCC (Termo de Compromisso de Conduta) que vetava o consumo do carvão vegetal produzido em Corumbá, Ladário, Miranda, Bodoquena, Jardim, Guia Lopes e Bonito.

As informações são do Sindicato das Indústrias e dos Produtores de Carvão Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindicarv), que comemorou a decisão.

"Se a situação permanecesse, acabaria inviabilizando o setor", comentou o presidente da entidade, Marcos Brito. Segundo ele, as empresas localizadas nesses municípios, respeitando a legislação ambiental, tributário e trabalhista, têm o mesmo direito que outras de comercializar seus produtos.

O TCC, firmado entre o Ministério Público Estadual e Governo do Estado, sem anuência das siderúrgicas, não coibia a supressão vegetal, a formação de pastos e a produção de carvão vegetal, tampouco impedia a venda para siderúrgicas de fora do estado. "A restrição era apenas para as siderúrgicas instaladas em Mato Grosso do Sul", explicou Brito.

Com a decisão do Tribunal de Justiça, todas as siderúrgicas de Mato Grosso do Sul, com exceção da MMX - que possui outro TCC - estão liberadas para compra de carvão vegetal desta região. O acórdão do julgamento ainda será publicado, Ministério Público e Governo do Estado, co-autores do TCC, poderão recorrer da decisão.

Está a fim de conhecer um lugar lindo e cheio daquele charme das cidades pequenas? Então uma boa dica é aproveitar o clima totalmente friendly do 4º Gay Bonito, um fim de semana especial onde a cidade turística de Bonito (MS), com cerca de 18 mil habitantes, fica cheia das cores do arco-íris e atrai gente do Brasil e do exterior. Acostumados a receber todo tipo de turistas do mundo inteiro, os moradores do lugar vão te receber nos próximos dias 28, 29 e 30 sem problemas, com um sorriso no rosto e o típico sotaque carregado no R.

A novidade este ano é que o Poder Público abraçou a idéia do evento e passa a apoiá-lo por meio do Conselho Municipal do Turismo. Principal organizador da idéia, Ronald Rosa conta que Bonito já é por si só uma cidade atrativa e tolerante o ano todo. "Tem passeios e trilhas ecológicas, mergulhos e flutuação, além da natureza quase intocada", destaca, lembrando ainda que o município conta com uma lei anti-discriminação para garantir que o turista LGBT seja bem tratado.

Já na sexta-feira, os estabelecimentos comerciais da principal via da cidade, a Rua Coronel Pilad Rebuá, enchem seus espaços de bandeiras do arco-íris sinalizando que estão prontas para te receber. A programação do evento inclui uma grande aula de yoga na manhã de sábado, no Balneário Municipal (Estrada Jardim, Km 7), para relaxar o povo para mais à noite. A partir das 23 horas, o Bar Etílico, (Pilad Rebuá, 1437), recebe a festa oficial do Gay Bonito com animação da Banda Ônix, do lindo DJ Carlos Casagrande (Garage Club) e um convidado-surpresa para dividir as pick-ups.

Paralelamente, será realizado também o 7º Festival da Guavira, que reúne diversas manifestações culturais tendo a fruta (docinha e gostosa) como tema central. A programação rola na Praça da Liberdade, centro da cidade, e contará com apresentações musicais, de dança, teatro e literatura e exposição de artesanato local e comidas típicas do cerrado. Uma boa oportunidade para conhecer um lugar onde o nome já diz tudo.

O Ministério do Turismo foi uma das entidades convidadas a participar da última reunião do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) e pediu apoio dos hoteleiros para a campanha "Está na hora de conhecer o Brasil". Voltada para o público final, a campanha tem como objetivo forçar o brasileiro através de imagens a viajar pelo país.

Representando o ministro Luiz Barretto, o secretário do Ministério do Turismo Mario Moisés apresentou aos associados do Fohb detalhes da campanha e pediu ajuda para divulgar o produto: "O hotel é o estabelecimento que recebe o turista e nada mais justo do que as principais redes participarem deste programa. Contamos com o apoio de todos os membros do Fohb", disse ao Mercado & Eventos.

Segundo Moisés, os hotéis que aderirem ao programa do Ministério não terão nenhum tipo de custo já que todo o material preparado pela órgão já está pronto.

Para Rafael Guaspari, presidente do Fohb, o programa é excelente e vem no momento oportuno: "Chegou a hora de divulgar o Brasil para os brasileiros e o Ministério acertou em divulgar esta campanha. Vamos tentar ajudar no que for possível", prometeu.

Homenagens - A última reunião do Fohb foi marcada por homenagens a Caio de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, e Mauricio Bernardino, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), dois representantes que, segundo Guaspari, atuaram fortemente pelo desenvolvimento do setor.

"Caio dispensa apresentação. Há 30 anos vem lutando incansavelmente pelo setor e pela cidade de São Paulo. Se hoje estamos vivendo um ano excelente para a hotelaria, Caio de Carvalho é um dos responsáveis". Caio minimizou os elogios dizendo que o sucesso do trabalho dele acontece por causa da sua equipe, toda formada por técnicos na área de turismo.

Prof. Dr. Mário Beni, o representante das Américas no Conselho de Ética da Organização Mundial do Turismo - OMT - virá participar do Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo, que acontecerá de 07 a 10 de dezembro em Bonito-MS.

Especialista em Turismo, mestre em Ciências Sociais, Doutor em Ciências da Comunicação com a tese Sistema do Turismo, Mário Beni, dará duas palestras no evento. Beni também é professor titular da Escola de Comunicação e Artes da universidade de São Paulo e Coordenador da Pós -graduação em Turismo da ECA/USP. Com vasta experiência na área, uma das palestras abordará a atividade de Ensino e Pesquisa na área de Turismo e Ecoturismo no Brasil. Como Conselheiro titular do Conselho Nacional de Turismo e autor de várias livros, entre eles: "Análise Estrutural do Turismo" ; "Globalização do Turismo, megatendências do setor e a realidade brasileira"; "Política e Planejamento de Turismo no Brasil" ; a outra palestra versará sobre os desafios para a gestão e a qualificação do Ecoturismo. Mario Beni também recebeu o Prêmio Turismo Award, pela AMFORTH (Associação Mundial de formação de recursos humanos em hotelaria e turismo), em 2004 e conta com mais de 237 conferências nacionais e internacionais.

O Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo é uma promoção da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul em parceria com o Bonito Convention & Visitors Bureau e de diversas entidades como o SEBRAE, SENAC-MS, Prefeitura Municipal de Bonito, Conselho Municipal de Turismo de Bonito, Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região- Atratur, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA. Assessoria de Imprensa Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo: Éricka Coelho (67) 40639173 - info@forumecoturismo.com.br.

Coordenação Científica: Jussara Coinete - Presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau.