Notícias de Bonito MS
O Festival Pantaneiro já se mostra como um evento que está cada vez mais se incorporando ao calendário cultural da cidade. Este ano a segunda edição do Festival traz muitas novidades que prometem abrilhantar ainda mais o evento. Uma das novidades é a parceria criada entre o Festival e a II Feira de Economia Solidária do Pantanal.
Em Aquidauana e região a Economia Solidária vem sendo organizada como uma das alternativas concretas de geração de trabalho e renda, buscando se firmar como alternativa de desenvolvimento local sustentável, melhorando as condições de vida das pessoas envolvidas e conseqüentemente, de suas comunidades.
O apoio à realização de Feiras de Economia Solidária faz parte das atividades previstas do Projeto Comercialização Solidária no Brasil que tem recursos garantidos na ação Organização Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços de Empreendimentos Econômicos Solidários do Programa Economia Solidária em Desenvolvimento (Plano Plurianual 2008-2011), sob a responsabilidade da SENAES/TEM que, através de edital público, selecionou 23 projetos em todo o pais e Aquidauana foi contemplada em nono lugar com o projeto intitulado II Feira de ES do Pantanal (a primeira foi realizada em Anastácio no inicio deste ano).
A Feira ocorrerá dentro do Festival e contará com empreendimentos de Campo Grande, Terenos, Nioaque, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio e Aquidauana. Estão previstos 40 empreendimentos e 80 empreendedores que participarão de oficinas formadoras e comercializarão seus produtos durante a feira. O evento promete ser referencia e essa parceria tem tudo para dar certo podendo, quem sabe, tornar-se contínua para eventos futuros.
Shows e atrações musicais
O Festival Pantaneiro será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro no parque de exposições Manoel Antonio Paes de Barros, com todos os elementos que conceituam a cultura pantaneira e sua influência no modo de se e de fazer do sul-mato-grossense.
As grandes atrações musicais serão conduzidas por Renato Teixeira (12), Sergio Reis (13) e Perla (14). Esta última acompanhada de Dino Rocha. Os rodeios em touros e cavalos (à moda pantaneira) serão realizados pela Companhia Paulo Emilio de Rodeio.
Público Infantil terá espaço especial
Outra novidade que vai agitar o Festival Pantaneiro deste ano será o Parque Recreativo Pantaneiro, destinado especialmente às crianças. Com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Policia Militar e 9º Batalhão de Engenharia e Combate, o local terá emoções incríveis para o publico infantil, como trilha ecológica, educação ambiental, policia ambiental, cavalaria, tirolesa, pista de corda, Bob Sket (mini trator), passadeira, tenda e obstáculos de pneus e prova do boi parado valendo premiações. Este último item tem como objetivo despertar na gurizada da nova geração a preservação dos usos e costumes do laço pantaneiro.
O Projeto de pesquisa em Rede Aquabrasil - Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Brasil, por meio de um de seus Projetos Componentes, o de nutrição de espécies aquícolas, liderada pela pesquisadora Roselany Correa, acaba de integrar a Plataforma NutriAqua - base de dados sobre exigências nutricionais de espécies de interesse parar a aqüicultura brasileira que vem sendo estabelecida por pesquisadores que trabalham com a nutrição de espécies como a tilápia, tambaqui, jundiá, pacu, pintado e bijupirá.
Entre as ações do projeto, está sendo realizada um cadastro e ordenamento de informações relacionadas às exigências nutricionais destas espécies de pescado, baseados em revisões de pesquisa já existentes e em execução. Este banco de dados irá subsidiar a elaboração de uma NCR (National Research Council) / Nutrient Requirements of Fish - publicação com informações sobre dados nutricionais, tabelas de composição de ingredientes utilizados em rações para peixes, entre outros dados. O Projeto Componente Nutrição da Rede Aquabrasil está inserido no grupo de trabalho responsável pela elaboração do capítulo Exigências Nutricionais do Tambaqui que irá compor esta primeira edição do NRC.
Para reunir e organizar as informações obtidas sobre as necessidades nutricionais do tambaqui, o grupo de trabalho composto pelas pesquisadoras: Ana Cristina Belarmino - da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Edma Miranda - da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Roselany Corrêa - da Embrapa Amazônia Ocidental estará se reunindo, entre os dias 09 e 12 de novembro, em Belém-PA, na Unidade da Embrapa Amazônia Ocidental.
A plataforma NutriAqua visa difundir essas informações geradas pela pesquisa de forma acessível a produtores, técnicos e outros segmentos da cadeia produtiva relacionada ao cultivo de peixes. O projeto permitirá o desenvolvimento de um banco de dados, acessível livremente a todos os interessados, sobre as exigências nutricionais e composição de alimentos, além de uma ferramenta específica para a formulação de rações para peixes.
A América do Sul deve ser a região com o maior crescimento anual do turismo internacional em 2010.
A América do Sul deve ser a região com o maior crescimento anual do turismo internacional em 2010, com 13%, segundo previsão da consultoria IPK International.
O turismo internacional pelo mundo deve ter um crescimento anual de 7% neste ano, e de 5% no doméstico. Haveria também o recorde de crescimento entre 6% e 7% nas chegadas internacionais, medida da recuperação econômica mundial na área.
No entanto, o crescimento é bem desigual: seguindo o crescimento sul-americano, Ásia e Oceania devem crescer em 12% e a África em 7%. Mas na Europa, o crescimento deve ser de apenas 3%, e de 1% na América do Norte.
FEIRA EM BERLIM
Os números foram divulgados por Rolf Freitag, presidente da consultoria, no fim da semana passada, enquanto a Alemanha se prepara para a ITB Berflim 2011, provavelmente a maior feira de turismo do mundo.
A feira está programada para 9 a 13 de março do ano que vem, junto com o congresso ITB Convention.
A edição 2010 da feira teve 11.127 empresas de 187 países exibindo produtos e serviços para 179.351 visitantes, sendo cerca de 111.000 deles interessados em negócios.
ALEMANHA VOADORA
Ainda de acordo com a IPK, a Alemanha deve ser líder em total de voos em 2010, com 72,6 milhões de viagens e 10% da fatia mundial. Os Estados Unidos ficariam em segundo lugar, com 9% e 64 milhões de voos; seguidos por Reino Unido e França.
O setor hoteleiro, no entanto, ainda amarga dificuldades: "Alcançamos um crescimento de 5% neste ano, mas ainda não vemos recuperação da queda de 7% em 2009", disse Freitag. "Os viajantes reservam menos diárias", explica ele.
Boas práticas na gestão de empreendimentos turísticos e estratégias para atrair e manter o turista no destino por mais tempo são exemplos de conhecimentos acumulados nas nove viagens técnicas realizadas pelo Programa Benchmarking em Turismo 2010, que serão disseminados pelo Brasil com a realização de cinco seminários regionais neste mês de novembro.
O Benchmarking é um programa de aprimoramento do turismo nacional e capacitação do empresariado executado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens, em parceria com o Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur.
A técnica consiste em selecionar empresários brasileiros de segmentos específicos do turismo para visitarem destinos que são referência em cada segmento. Com os conhecimentos obtidos nas viagens, os empresários têm o desafio de aprimorar seus próprios empreendimentos e contribuir para a melhoria da oferta turística em seu destino de origem através da multiplicação dos conhecimentos obtidos.
Em 2010 o programa visitou nove destinos, três internacionais e seis nacionais. Pela ordem cronológica as viagens técnicas foram para República Tcheca, Itália, Recife e Olinda, São Paulo, Brotas e Socorro, Perú, Gramado e Canela, Búzios e Pantanal. Ainda tem uma viagem para o México, no dia 26 de novembro, com foco de observação na diversificação da oferta de segmentos turísticos.
Nos seminários que ocorre neste mês serão apresentadas as boas práticas observadas e as suas possíveis aplicações. Também será entregue material de apoio, inclusive um banco de dados de casos de sucesso, para auxiliar no acesso ao conhecimento gerado pelo programa. Os seminários são dirigidos à consultores, gestores de turismo, multiplicadores, participantes do programa, técnicos de turismo e empresários.
A série de cinco seminários está prevista para iniciar em Brasília no dia 10 das 14h30 às 17h30, no auditório do Ministério de Mina e Energia. No dia seguinte, 11, o evento será em Boa Vista (RN), das 9 às 12 horas no Auditório do Museu Integrado de Roraima. Depois será a vez de Belo Horizonte (MG), no dia 17, das 14h30 às 17h30 no Auditório do Sebrae-MG. Em Gramado (RS), o seminário será no dia 19 das 14 às 17 horas na Sala de Coletivas do Centro de Feiras e Eventos Serra Park. O último seminário será realizado em Fortaleza, dia 22, na sede da Abav-CE das 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas pelo email benchmarking@abav.com.br.
Apresentar novos destinos brasileiros para o mercado britânico e debater sobre temas como sustentabilidade e turismo de aventura. Esses são alguns dos objetivos da participação do Brasil na World Travel Market 2010 (WTM), que começou hoje, dia 8, em Londres, e segue até quinta-feira, 11. Na 31ª edição do evento, considerado o maior do setor turístico da Grã-Bretanha, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, irá trocar experiências com o mercado inglês sobre os Jogos Olímpicos por meio de um encontro com a presidente do Visit Britain em Londres, Sandie Dawe.
Além dessa troca de experiência entre o Brasil e a Inglaterra, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, fará palestras sobre Florestas Tropicais e turismo sustentável (no dia 9) e Turismo de Aventura (dia 10).
Reuniões com empresários do setor hoteleiro europeu também visam estreitar os laços com o mercado inglês que atraiu 172 mil turistas para o Brasil em 2009. Participando destas reuniões e também representando o Brasil na WTM, estará o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo no Reino Unido, Glauco Chris Fuzinatto.
Participante do evento há mais de 20 anos, a Embratur terá nesta edição de 2010 um estande de 708m², com mosaico das cidades-sede da Copa de 2014 para divulgar os destinos que receberão o megaevento esportivo no Brasil. Outros destinos turísticos como Jericoacoara (CE), Tiradentes (MG), Fernando de Noronha (PE), Bonito (MS), Praia do Rosa (SC), São Miguel do Gostoso (RN) também serão divulgados. A ideia é ampliar as opções dos britânicos, que são focados em destinos de Sol e Praia, para outros destinos ligados à Ecoturismo e Cultura.
A WTM é um evento que durante quatro dias oferece uma grade diversificada de programação que enfoca treinamentos, debates e discussões sobre tópicos que impactam a indústria do turismo, incluindo uma variedade de setores, tais como tecnologia e viagens online, cruzeiros, cias aéreas, luxo e hotel. Em 2009, o evento contou com a presença de 45.571 visitantes e profissionais do turismo e para este ano estima-se a participação de mais de 46 mil pessoas.
Ermelinda Pedroso Rodrigues D"Almeida é uma cantora das antigas que consegue manter-se com sucesso nos dias atuais. Tem 59 anos, mais de 30 dos quais vividos no Brasil. Conhecida como Perla, a filha mais ilustre da pequena cidade paraguaia de Caacupé, fará o show de encerramento do Festival Pantaneiro, que acontece de 12 a 14 de novembro, no Parque de Exposições Manoel Antonio Paes de Barros, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul.
"Brasil e Paraguai", uma das canções inseridas em sua rica discografia que contabiliza algo em torno de 51 álbuns gravados, é um retrato fiel de sua história, construída nos dois países. "Aqui cheguei e logo vi que era meu lar", lembra Perla, referindo-se ao Brasil, onde chegou no início da década de 70 do século passado. "Esta gente abriu seu coração", lembra, observando que por isto tem o seu dividido.
A presença de Perla no projeto desenvolvido pelo Governo Municipal de Aquidauana é uma justa homenagem a um dos povos que compõe a rica miscigenação de raças do pantanal sul matogrossense. Com os bolivianos, os índios terenas e os pantaneiros brasileiros fomentam a rica cultura dos "povos do pantanal", temática do evento deste ano que reuniu, em sua primeira edição, mais de quarenta mil pessoas e teve como uma das atrações Almir Sater.
Em conversa sobre a programação de 2010 que inclui, no palco, também as participações de Renato Teixeira, dia 12, e Sérgio Reis, dia 13, o prefeito da cidade, Fauzi Suleiman, lembra que todas as atrações tem alguma ligação com o pantanal. Se Perla, com sua voz inconfundível que já foi ouvida até pelo Príncipe Charles e pela Rainha Elizabeth, da Inglaterra, reina no coração de seus "hermanos" guaranis, Renato Teixeira e Sérgio Reis repercutem entre os pantaneiros canções que tocam na sua alma, como "Trem do Pantanal" e "Tocando em frente", entre outras.
Faz sentido. Soma-se a isto o fato de Perla ter começado sua vida brasileira na cidade praiana de Santos, em São Paulo, berço de Renato Teixeira. Coincidência ou não, suas histórias terão mais um capítulo em comum, no Portal do Pantanal, onde todos os povos se encontram.
As 1,5 mil mudas de árvores nativas do cerrado foram doadas por uma companhia de energia. A intenção é conscientizar a população ribeirinha da necessidade de preservar a mata ciliar e as cabeceiras.
No Pantanal, ipês e jacarandás voltam a fazer parte da paisagem. Áreas que estavam devastadas vão ganhando vida nova.
Eles vestem a farda com orgulho e recebem do comandante um missão: "vai pedir para a pessoa cuidar daquela muda que vai virar uma árvore". De barco, pelo Rio Taquari, eles param onde tem ribeirinhos ou turistas e dão um presente ecológico.
As crianças são do projeto de educação da Polícia Ambiental de Mato Grosso do Sul. As 1,5 mil mudas de árvores nativas do cerrado foram doadas como medida de compensação ambiental por uma companhia de energia.
E a escolha da região na parte alta que é a borda o Pantanal tem uma razão: despertar a população para a necessidade de preservar as cabeceiras do rio que desce para o Pantanal.
Em um local onde a árvore está com a raiz desnuda, a terra frágil não resistiu a retirada da vegetação nativa e desmoronou.
Ao todo, 1,5l mil mudas estão sendo distribuídas. A intenção é conscientizar a população ribeirinha da necessidade de preservar a mata ciliar e as cabeceiras. Por causa do desmatamento, em alguns locais, o Rio Taquari está completamente assoreado.
"A quantidade de sedimentos que desce se deposita no meio do rio. Então, a força da água que era antes no meio do rio acaba se transferindo para as bordas, para as margens. Então, a correnteza do rio fica nas bordas. E essa força nas margens do rio ocasiona o desmoronamento das margens", explica o comandante César Freitas, da Polícia Militar Ambiental de Coxim.
Medidas de contenção de erosão foram feitas, mas os nacos de areia no meio do rio são uma lembrança silenciosa de que ainda há muito o que fazer.