quarta, 10 de novembro de 2010
Agecom
O Festival Pantaneiro já se mostra como um evento que está cada vez mais se incorporando ao calendário cultural da cidade. Este ano a segunda edição do Festival traz muitas novidades que prometem abrilhantar ainda mais o evento. Uma das novidades é a parceria criada entre o Festival e a II Feira de Economia Solidária do Pantanal.
Em Aquidauana e região a Economia Solidária vem sendo organizada como uma das alternativas concretas de geração de trabalho e renda, buscando se firmar como alternativa de desenvolvimento local sustentável, melhorando as condições de vida das pessoas envolvidas e conseqüentemente, de suas comunidades.
O apoio à realização de Feiras de Economia Solidária faz parte das atividades previstas do Projeto Comercialização Solidária no Brasil que tem recursos garantidos na ação Organização Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços de Empreendimentos Econômicos Solidários do Programa Economia Solidária em Desenvolvimento (Plano Plurianual 2008-2011), sob a responsabilidade da SENAES/TEM que, através de edital público, selecionou 23 projetos em todo o pais e Aquidauana foi contemplada em nono lugar com o projeto intitulado II Feira de ES do Pantanal (a primeira foi realizada em Anastácio no inicio deste ano).
A Feira ocorrerá dentro do Festival e contará com empreendimentos de Campo Grande, Terenos, Nioaque, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio e Aquidauana. Estão previstos 40 empreendimentos e 80 empreendedores que participarão de oficinas formadoras e comercializarão seus produtos durante a feira. O evento promete ser referencia e essa parceria tem tudo para dar certo podendo, quem sabe, tornar-se contínua para eventos futuros.
Shows e atrações musicais
O Festival Pantaneiro será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro no parque de exposições Manoel Antonio Paes de Barros, com todos os elementos que conceituam a cultura pantaneira e sua influência no modo de se e de fazer do sul-mato-grossense.
As grandes atrações musicais serão conduzidas por Renato Teixeira (12), Sergio Reis (13) e Perla (14). Esta última acompanhada de Dino Rocha. Os rodeios em touros e cavalos (à moda pantaneira) serão realizados pela Companhia Paulo Emilio de Rodeio.
Público Infantil terá espaço especial
Outra novidade que vai agitar o Festival Pantaneiro deste ano será o Parque Recreativo Pantaneiro, destinado especialmente às crianças. Com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Policia Militar e 9º Batalhão de Engenharia e Combate, o local terá emoções incríveis para o publico infantil, como trilha ecológica, educação ambiental, policia ambiental, cavalaria, tirolesa, pista de corda, Bob Sket (mini trator), passadeira, tenda e obstáculos de pneus e prova do boi parado valendo premiações. Este último item tem como objetivo despertar na gurizada da nova geração a preservação dos usos e costumes do laço pantaneiro.