imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

O Dia dedicado à espécie foi criado em abril de 2009, idealizado pelo fotógrafo de natureza Daniel De Granville e pela Bióloga Tietta Pivatto, com o objetivo de desenvolver a observação de aves no destino de ecoturismo.

A proposta foi apresentada pelos profissionais, sendo aprovada pela Câmara Municipal de Bonito por unanimidade no dia 07 de abril de 2009 através da Lei Nº 1.161.

Udu-de-coroa-azul (Momotus momota)

Esta ave pode ser observada em áreas florestadas, como matas ciliares, cerradão, cerrado e também em bordas de floresta. Pode ser identificado pelo canto onomatopeico,as vezes repetido pelos outros udus que se encontram nas proximidades.

O udu-de-coroa-azul pode variar entre 41 e 46 cm.A cauda é muito longa com uma ponta exposta em forma de raquete. As partes superiores da ave são verdes, tornando-se azuis na cauda inferior, e as partes de baixo são verdes ou possuem coloração ferruginosa, dependendo da subespécie.

A cabeça possui uma coroa negra, circundada por uma faixa roxa e azul. Há uma máscara negra, e a nuca do animal é castanha. O seu chamado assemelha-se ao som de uma coruja.

Estes pássaros com frequência permanecem quietos, e podem ser difíceis de se ver em seu denso habitat florestal, apesar de seu tamanho. No entanto, não temem o homem, e por vezes pousam em varais de roupas ou itens semelhantes em casas próximas às matas.

Eles se alimentam, geralmente, de insetos e lagartos, e comem frutas com freqüência.

Destaque

O lançamento oficial do Hino de Bonito, gravado por crianças e adolescentes de um projeto social da cidade, foi o tema principal da festa de aniversário antecipada do maior destino de ecoturismo do Brasil na apresentação cívica nesta segunda-feira (01) que também contou com apresentações de danças regionais, violeiros e coral da melhor idade.

O autor e compositor do Hino Oficial de Bonito é o professor Nelson Biasoli considerado o recordista mundial na criação de hinos.

"Sensação de dever cumprido, as metas foram alcançadas e sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito", essas foram as palavras do Prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo em entrevista para o Bonito Notícias antes do início da entrega oficial do DVD contendo o Hino da cidade.

Alguns moradores da cidade foram questionados sobre o que o município tem de melhor. A resposta da maioria foi que a cidade é muito organizada em relação ao turismo, porém também ressaltaram que Bonito precisa melhorar na qualificação de mão de obra, construir mais ciclovias e incentivar mais o esporte.

Antigo Distrito de Miranda e em 02 de Outubro de 1948, Bonito foi elevado à categoria de município e hoje é um dos destinos de ecoturismo mais famosos do mundo, atualmente a população bonitense é superior a 19 mil habitantes.

Destaque

 O Congresso irá abordar os desafios da competitividade florestal, as inovações para a silvicultura, estudos, práticas, produtos e serviços que possam contribuir com a redução de custos, aumento da produtividade ou otimização de recursos serão apresentados de uma maneira bastante objetiva para um público altamente qualificado.

Mesas redondas vão contextualizar o cenário de competitividade e a realidade das indústrias de base florestal abordando temas como legislação, mão de obra, infraestrutura e desoneração tributária.

Veja a programação do MS Florestal:

21 de novembro de 2012 - Quarta-feira

13h às 18h - Credenciamento
18h às 19h - Recepção e Composição de Mesa
19h às 21h - Abertura do 3º MS Florestal com presença do Gov. André Puccinelli
21h às 22h - Coquetel de boas vindas

22 de novembro de 2012 - Quinta-feira

09h às 11h - Mesa Redonda: Os Desafios da Competividade Florestal no Brasil - Convidados: CEO's das empresas florestais
11h às 12h - Painel: Silvicultura de Precisão
12h às 14h - Almoço
14h às 15h - Painel: A Terceirização no Setor Florestal
15h às 16h - Painel: Oferta e Capacitação de Mão de Obra
16h às 16h30 - Perguntas e Respostas
16h30 às 18h - Painel: Tecnologia na produção florestal
18h às 18h30 - Perguntas e Respostas
19h30 às 22h - Jantar MS Florestal com entrega de homenagens

23 de novembro de 2012 - Sexta-feira

09h às 10h - Painel: Alta tecnologia e mecanização de processos florestais
10h às 11h - Painel: Colheita Florestal e Abastecimento - Logística e infraestrutura
11h às 12h - Painel: Sistemas Avançados de Gestão Florestal
12h às 12h30 - Encerramento

O Congresso é uma realização da Associação Sul-Mato- Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS).

Informações e inscrições podem ser feitas no site: http://migre.me/aT7tI

Destaque

 Em Caarapó  6,5 mil pessoas prestigiaram as exibições dos curtas e longas metragens “Os filmes que Eu não Fiz”, “O palhaço”, “Até o Sol Raiar”, “Eu e meu Guarda-Chuva”, “Vida Maria” e “Enrolados”. Na cidade, a estrutura do cinema ao ar livre foi montada na Praça da Liberdade, no centro de Bonito.

Segundo a produtora cultural Cine Sesi em Mato Grosso do Sul, Acidália Azevedo, o melhor dia foi no domingo, quando 2,2 mil pessoas compareceram à Praça Liberdade. “Também nos surpreendeu o fato de, na sexta-feira e no sábado, o público ter sido de 1,7 mil e 1 mil pessoas, mesmos dias em que estavam sendo realizadas a promoção na fronteira com o Paraguai”, avaliou. Em Mato Grosso do Sul, neste ano, o projeto já foi visto por já foi visto por mais de 64,5 mil pessoas em Cassilândia, Selvíria, Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Angélica, Fátima do Sul, Itaquiraí, Caarapó, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Amambai, Itaporã, Coronel Sapucaia, Paranhos, Bela Vista, Nova Alvorada do Sul e Bonito.

Nas duas edições anteriores, 2010 e 2011, o Cine Sesi Cultural teve público total de 98,2 mil pessoas de 30 municípios. No País todo quase 3 milhões de pessoas de 559 cidades espalhadas por 8 Estados foram beneficiadas, caracterizando-se como um festival de cinema itinerante com a proposta de levar cinema para os municípios que não possuem salas de exibição em funcionamento. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a Diretoria do Sistema Indústria orgulha-se de reunir na primeira etapa 52,2 mil pessoas e 46 mil na segunda edição.

“Esse projeto de responsabilidade social contribui para divulgar as ações do Sesi no Estado e, mais do que nunca, estamos cumprindo com o nosso compromisso de levar cultura e lazer às diversas comunidades do Estado”, disse Sérgio Longen. Para o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a continuidade de um projeto, que já beneficiou quase 100 mil pessoas em dois anos de realização em Mato Grosso do Sul, demonstra a preocupação da entidade com a responsabilidade social.

“Por meio do Cine Sesi, estamos mostrando à população do Estado que, além de saúde, educação e cidadania, também podemos levar cultura e lazer para as cidades do Estado”, pontuou Michael Gorski. Os produtores do Cine Sesi em Mato Grosso do Sul, Luiz Fernando Vitral e Acidália Azevedo, explicam que a estrutura conta com tela gigante e 500 cadeiras, além de projetor de 35 mm instalado dentro do caminhão de onde os filmes serão projetados. “O som possui três vias de 3 mil watts cada e projetor Hi-Light Xenon de 2 mil watts, proporcionando qualidade às exibições”, garantiu Acidália Azevedo, completando que, além da megaestrutura, o público ainda ganha pipoca de graça durante os três dias de exibições de filmes nas cidades beneficiadas.

Confira abaixo o restante da programação:

Terenos e Sidrolândia (28, 29 e 30 de setembro)

Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti (12, 13 e 14 de outubro)

Rio Verde e Coxim (19, 20 e 21 de outubro)

Naviraí e Anastácio (26, 27 e 28 de outubro)

Corumbá (09, 10 e 11 de novembro)

Destaque

Aventura selvagem nas florestas mais ricas do Brasil. O Globo Repórter viaja pelas mais bonitas e preservadas reservas da Mata Atlântica.

Missão radical. Duas equipes encaram o desafio.

Em Mato Grosso do Sul, a repórter Cláudia Gaigher entra na zona fechada da Serra da Bodoquena. Enfrenta corredeiras. Misteriosos canyons submersos. E mergulha nas águas mais limpas do Brasil.

No Paraná, a repórter Dulcinéia Novaes nos leva ao mágico litoral de Superagui. Encontra animais raros.
Acompanha a jornada dos pássaros vermelhos. E fica frente a frente com uma enorme baleia jubarte.

Quantas surpresas.

Jacarepaguá - o gigante tímido das águas frias.

A cobra gigante que troca de pele. As mais coloridas araras do país. A arraia que se cobre de areia para parecer uma pedra no leito do rio. Lontras. E o raríssimo mico-leão da cara preta.

Rios que desaparecem nos paredões de pedra. A beleza dos peixes. E as nascentes que brotam do fundo da terra.

Dois paraísos protegidos. Onde a vida selvagem se exibe encantadora diante das nossas câmeras.

Você não pode perder.

Destaque

O concurso Menina Fantástica visa descobrir a nova top model brasileira e que será realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2012.

Qualquer pessoa do sexo feminino, brasileira nata ou naturalizada com idade entre 15 e 25 anos, residente em território nacional.

Durante sua passagem por Bonito, a equipe do concurso se encantou com a pequena Clarisse, de dois anos, que de acordo com informações publicadas no Blog do Concurso "esbanjou simpatia na fila de inscrição em Bonito! Ela foi com a mãe acompanhar a irmã, virou xodó da equipe do ônibus e até tirou foto no colo do produtor Marcelo Santiago", revela o texto.

Destaque

 O animal foi visto nas águas cristalinas do Recanto Ecológico Rio da Prata.

O guia de turismo Airton, que acompanhava o grupo durante a descida no rio, foi o primeiro a avistar o animal. Em seguida ele avisou aos turistas.

No primeiro momento alguns turistas se assustaram, porém o guia tranquilizou o grupo e repassou algumas instruções de segurança como por exemplo, manter uma certa distância do animal.

Quem estava com câmeras subaquáticas aproveitaram para registrar o momento através de fotos e filmagens. Após a experiência, todos estavam encantados com a aparição da sucuri.

Sobre a Sucuri

A sucuri pode viver até 30 anos, e é a maior serpente do mundo. É uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao género Eunectes.

Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-preta, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.