imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

A cidade de Bonito espera receber nos próximos 4 dias mais de 6 mil turistas que escolheram passar o feriado da Proclamação da República a cidade eleita pela 11ª vez o melhor destino de ecoturismo do Brasil.

O feriado começa amanhã (15) e promete muita animação no município, a agitação do Bonito Blues na sexta-feira, no sábado será a vez do pagode do Grupo Encachasamba.

A primeira edição do Bonito Blues acontecerá na sexta-feira (16), no Espaço Madeiral, com a presença dos guitarristas Fabio Brum e Marcelo Watanabe, além do baterista Bosco e o baixista Baguá.

No sábado será a Festa de Lançamento do Reveillon Bonito Boutique e o Pagode do Bêbado, quem agita o público é o pagode do pessoal de Jardim com o Grupo Encachasamba e o DJ Marcio Casagrande, também no Espaço Madeiral.

Postos de Vendas

Bonito Blues - Agência Ygarapé e Banco do Amigo
Lançamento do Reveillon Bonito Boutique + Pagode do Bêbado - Loja Pimenta Rosa e Conveniência Central

Destaque

De acordo com a portaria, o funcionamento é experimental, em caráter precário, das atividades de balneário, onde é realizado desembarque de passeios de bote e possui restaurante, trilhas ecológicas, passeios de boia e barco (duck) inflável.

A Ilha do Padre está inserida no perímetro do Monumento Natural Rio Formoso, que é uma Unidade de Conservação Estadual sob gestão do Imasul, por intermédio da Gerência de Unidades de Conservação.

A portaria estabelece ainda as seguintes diretrizes:

- Número máximo de visitantes fica limitado a 700 pessoas/dia;
- Somente terão acesso à visitação os portadores de documento denominado “voucher único” que será emitido pelo município de Bonito ou a quem este conceder a prerrogativa de emiti-lo, neste caso, as agências de turismo e operadoras locais;
- Obrigatório o preenchimento da guia de seguro pelos visitantes.

A autorização, válida por 365 dias, não isenta o requerente de cumprir as formalidades legais junto aos órgãos federais, estaduais ou municipais.

A eficiência do Sistema de Controle Ambiental é de responsabilidade exclusiva do empreendedor e do responsável técnico pelo projeto/execução.

Ainda de acordo com o Imasul, mediante decisão motivada, a autorização poderá ser suspensa e/ou cancelada, sem prejuízo da adoção das outras medidas punitivas administrativas e judiciais, quando houver, sejam elas: violação ou inadequação de quaisquer das condicionantes descritas ou normas legais; omissão ou falsa descrição das informações relevantes que subsidiaram a expedição da autorização e a superveniência de graves riscos ambientais e à saúde.

A portaria Imasul/MS nº 116, de 31 de outubro de 2012, está disponível na página 53 no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br.

Destaque

Alunos de escolas públicas das cidades de Antônio João, Caracol, Guia Lopes da Laguna e Bonito recebem de 29 de outubro a 01 de novembro, um reforço especial no aprendizado das novas regras da língua portuguesa. É o projeto itinerante “Na Ponta da Língua” que está levando a mais de 50 escolas de Mato Grosso do Sul a iniciativa que alegra, ensina e traz mais cultura para dentro das instituições. Idealizado por Lina Rosa, diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, o projeto é uma realização do Sesi da Paraíba.

Lúdico e bem humorado, o conjunto de ações tem desmistificado as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa e ajudado os alunos a entender as novas regras. Composto de 10 curtas-metragens em animação, cartilhas, joguinho eletrônico temático e peça teatral, o “Na Ponta da Língua” promete deixar a turma com as regras na ponta do lápis.

“Num mix criativo de elementos didáticos e historinhas cômicas, a língua de sogra, adereço irreverente das celebrações, vira personagem para trazer humor às resistências com o novo acordo da língua portuguesa. Num duplo sentido inédito, os alunos vão aprender sem sentir a formalidade do processo”, explica Lina Rosa. Serão mais de 100 apresentações teatrais, com músicas exclusivas, em várias instituições de ensino.

Durante as apresentações, serão distribuídas 300 mil cartilhas e 2mil DVDs. Além do acesso ao site do projeto, que disponibiliza as músicas da peça e vídeos sobre a reforma ortográfica. No portal os internautas ainda podem conferir um game que testa o aprendizado das crianças sobre as novas regras ortográficas. A cartilha, filmes e músicas estão disponíveis no www.napontadalinguaportuguesa.com.br.

A idealizadora Lina Rosa também é responsável pelos roteiros dos filmes que serão exibidos. “A intenção é quebrar o tabu sobre o novo acordo ortográfico usando instrumentos criativos como teatro e música”, afirma. A peça de teatro é dirigida por Osvaldo Gabrieli, com músicas de Beto Firmino. Ambos de São Paulo. Os atores são do Grupo XPTO.

A Importância da Reforma

A mais nova reforma ortográfica entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009 e deve ser implementada até 2012. O acordo foi assinado por representantes dos governos dos oito países que tem o português como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Segundo estudos, a língua portuguesa está entre uma das dez línguas mais faladas no mundo – estima-se que o mundo lusófono possua aproximadamente 250 milhões de pessoas – e possui duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento do português como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). A ortografia padrão facilitará não apenas a entrada dos falantes de português na ONU, como também o intercâmbio cultural e econômico entre eles.

Histórico

De 2009 até agora, o “Na Ponta da Língua”, percorreu 279 escolas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, alcançando mais de 100 mil alunos.

Cronograma de espetáculos - Na Ponta da Língua / MS

Confira abaixo a programação que começou ontem.


Segunda, 29/10 – Antônio João – E.M.Maika Sanabria Pinheiro

1ª apresentação: 10h00

2ª apresentação: 13h30

3ª apresentação: 14h30

Terça, 30/10 – Caracol – Ginásio de Esportes

1ª apresentação: 10h00

2ª apresentação: 13h30

3ª apresentação: 14h30

Quarta, 31/10 – Guia Lopes da Laguna – Ginásio Municipal Máximo Romero

1ª apresentação: 09h30

2ª apresentação: 10h30

3ª apresentação: 15h00

Quinta, 01/10 – Bonito – Ginásio Municipal

1ª apresentação: 09h30

2ª apresentação: 13h30

3ª apresentação: 15h00

Mais informações do projeto no endereço: www.napontadalinguaportuguesa.com.br/ms

Destaque

O 3º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul (MS Florestal) agora tem uma nova data para a realização, será nos dias (9), (10) e (11) de abril de 2013, no Centro de Convenções do município de Bonito.

Previsto inicialmente para os dias (21), (22) e (23) de novembro de 2012, a mudança de data ocorreu por diversos fatores.

Entre eles, destacam-se o fechamento dos balanços das empresas participantes, a agenda lotada dos palestrantes e até mesmo as greves desencadeadas nas universidades federais espalhadas pelo país.

A mudança de data do evento foi um pedido feito por todos os parceiros da Reflore MS – associação que congrega todas as empresas atuantes no setor florestal do estado, além de fornecedores, palestrantes e patrocinadores do MS Florestal.

Apesar da mudança de data do MS Florestal, o local de realização do evento será o mesmo, ou seja, o Centro de Convenções de Bonito.

Para os organizadores, a nova data vai permitir um MS Florestal bem maior do que já estava previsto.

s expectativas para o evento, que já eram otimistas agora ganham ares de mega evento, principalmente por conta da procura por inscrições, que podem ser feitas pelo site www.msflorestal.com.br.

Destaque

O resultado da premiação anual foi divulgado ontem (25) à noite, no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro, paralelamente à ABAV 2012 – Feira das Américas. A informação foi confirmada pelo Secretario de Turismo do município, Augusto Mariano.

Bonito concorreu ao lado de Brotas (SP), Chapada Diamantina (BA), Fernando de Noronha (PE) e Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com informações da Revista Viagem e Turismo, ao descrever sobre a conquista do título à Bonito eles ressaltam a invencibilidade do destino.

"A cidade mantém o título e segue invicta até hoje. Chapada Diamantina, Brotas, Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu foram finalistas do prêmio, mas não conseguiram tirar a hegemonia do campeão escolhido pelos leitores de VIAGEM E TURISMO".

O Secretário de Turismo, Augusto Mariano, em breve entrevista para o Bonito Notícias, revelou que "a décima primeira conquista do título ao destino Bonito é um merecimento de todo o trade turístico, da Secretaria de Turismo, da iniciativa privada que fazem sua parte para que os visitantes sejam recebidos da melhor forma possível, pois se eles elegeram novamente o destino é porque são tratados da maneira que esperam, com muita qualidade e profissionalismo".

Augusto agradece ainda a todos envolvidos que atuam direta e indiretamente no setor.

A arquiteta Victória Delvizio (29), residente de Campo Grande (MS), revela que o título de Melhor Destino de Ecoturismo representa muita responsabilidade para a cidade.

"Antes de tudo, de preservação ambiental, já que se trata de um local de apelo ecológico, mas também de conforto, receptividade e segurança ao turista que vem de muito longe. Bonito precisa, com este prêmio, garantir uma boa infra-estrutura, mas sem comprometer seu equilíbrio entre natureza e urbanidade", diz.

Amante da região de águas cristalinas, Victória já visitou a cidade em diversas ocasiões.

"Já fui umas cinco vezes, em várias ocasiões, para os Festivais de Inverno, feriados, etc... Desde 2009, pelo menos uma vez por ano visito Bonito. Mas gostaria de ir uma vez por mês. Nosso sonho de consumo, meu e do Fernando, é ter uma casinha aí!".

Já visitou os passeio de boia-cross; trilhas e cachoeiras Boca da Onça; Gruta do Lago Azul; flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata e no Rio Sucuri; Balneários municipal, do Sol e da Figueira; visita ao Projeto Jiboia, aquário central e trilhas livres de bike.

Quando questionada sobre o que mais lhe chama a atenção não hesita em dizer que são "os recantos naturais, obviamente, natureza com traços de redutos inexplorados. Mas a escala da cidade, pequena, com o ar interior do país também me encanta muito. Acho que é esse espírito de 'natural', 'genuíno', que deve ser preservado".

Sobre o Prêmio VT

A iniciativa da publicação, em parceria com o Ibope, reconhece os preferidos do público em 32 categorias como cruzeiros, praias, destinos de inverno, destinos de ecoturismo, hotéis-fazenda, hotéis, pousadas, resorts, parques temáticos, grandes cidades e museus, entre outras.

A escolha é feita por usuários e leitores do site e revista em duas etapas. Na primeira, indicam seus favoritos e, na segunda fase – que encerrou na primeira semana de agosto –, apontam o melhor entre os finalistas, com critérios específicos de ponderação e votação qualificada.

Belezas naturais de Bonito

As águas cristalinas Bonito são o grande encanto da região. São habitats ideais para diversas espécies de peixes e plantas, motivo pelo qual os passeios de flutuação e mergulho com cilindro surpreendem turistas do mundo inteiro.

Além desses passeios, há também inúmeras trilhas passando pelas cachoeiras, passeio de bote nos rios, lagos, grutas, cavernas e balneários.

Destaque

O passeio Lobo Guará Bike Adventure está organizando um encontro para aqueles que adoram pedalar, será o I Encontro de Moutain Bike Pedalando na Serra da Bodoquena.

Serão dois dias de passeio, no primeiro dia o grupo irá pedalar cerca de 39 km até o ponto de acampamento na Fazenda Serra da Bodoquena, no dia seguinte os aventureiros seguem até o Parque Nacional da Serra da Bodoquena onde realizam plantio de mudas e parada para banho no Rio Perdido, o retorno para Bonito está previsto para o final da tarde do dia (09) de dezembro.

Para participar do encontro é necessário ter uma bike, obrigatório capacete, levar barraca e itens para uso pessoal.

O Lobo Guará Bike Adventure é uma operadora de bike, localizada em Bonito. O passeio oferece a oportunidade dos turistas deixarem uma lembrança de sua passagem pela cidade, bem como uma contribuição à natureza, através do plantio de uma muda nativa com a campanha Pedalando e Plantando.

Inscrições e informações: (67) 9235-6954 ou através do endereço eletrônico
loboguara_bikeadventure@hotmail.com

Destaque

O evento ocorre no centro de convenções de Bonito e será realizado sempre nos períodos da tarde até as 21 horas e além do Congresso Nacional também será sede do XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e VII FENÁGUA (Feira Nacional das Águas).

E a FENÁGUA está disponibilizando um convite gratuito para acesso à feira.

Garanja já o seu clicando AQUI!