Notícias de Bonito MS
O Trem do Pantanal, que deve entrar em funcionamento novamente em maio de 2009, vai ser operado pela empresa paranaense Serra Verde Express, criada em 1996 para administrar o transporte de pessoas no trecho ferroviário entre Curitiba e Paranaguá, no Paraná.
A primeira viagem de trem da Serra Verde Express aconteceu em 1º de maio de 1997, com 18 vagões em operação. Em 10 anos de atividades, o roteiro é o segundo principal atrativo turístico do Paraná, atrás apenas das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Atualmente, o sistema transporta - por ano - quase 140 mil pessoas, sendo 20% dos passageiros estrangeiros.
A Serra Verde ainda lançou - este ano - o primeiro trem de luxo do País, o Great Brazil Express. O percurso vai de Castro (PR), passando por Ponta Grossa, Irati, Guarapuava e Cascavel, com dois dias de duração em 500 quilômetros de extensão. Segundo o presidente da empresa, Adonai Aires de Arruda, apenas em julho a Serra Verde Express transportou 15.600 passageiros em seus trens.
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promove nesta semana os destinos turísticos brasileiros em feiras internacionais de dois mercados importantes para o país, de acordo com o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional. Os dois eventos têm início dia 23/09: "IT&ME (The Motivation Show)", evento voltado para Negócios, Eventos e Incentivos que acontece até esta quinta-feira (25/09), em Chicago (Estados Unidos), e "Leisure (International Trade Fair for Tourism and Travel)", dedicada ao segmento de Luxo, realizada em Moscou (Rússia) até sexta-feira (26/09).
Ontem (24/09) a Embratur, por meio Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na Costa Leste dos Estados Unidos, promoveu um workshop na "IT&ME" sobre o Brasil para operadores de turismo, agentes de viagens das principais redes de distribuição e representantes de companhias aéreas. "O objetivo é dar continuidade ao aprimoramento das ações promocionais dos destinos turísticos do Brasil nos Estados Unidos", explica o executivo do EBT, Miguel Jerônimo. Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas ao Brasil, atrás apenas da Argentina.
No estande brasileiro de 139 m² o país está representado por 12 co-expositores, entre órgãos oficiais de turismo e empresas privadas do setor. Destaque para os destinos de Foz do Iguaçu, Pará, Rio de Janeiro, Recife e Santa Catarina. Os organizadores da "IT&ME" esperam receber nesta edição cerca de 2.500 entidades de classe, além de 10 mil buyers.
Já na feira russa Leisure, o estande do Brasil será palco de apresentações baseadas na diversidade cultural brasileira, como capoeira, samba e batucada. Os visitantes ainda poderão conferir símbolos culturais brasileiros, a exemplo do casal de mestre-sala e porta-bandeira, bonecos de Olinda e da baiana.
Assim como na "IT&ME", os profissionais de turismo locais também foram convidados para uma apresentação do destino Brasil durante o Latin American Day, na quarta-feira, dia 24, que será conduzida pelo executivo do Escritório Brasileiro de Turismo para Novos Mercados, Enzo Avezum. Foz do Iguaçu e Pará, destinos co-expositores no estande da Embratur, também farão apresentações no evento.
Especialmente voltada para o segmento de Luxo, a Leisure também abre espaço para demais segmentos da indústria de viagens, incluindo lazer, spa, Mice (Meetings, Incentives, Conventions and Events), aventura e viagens educacionais. A Rússia é considerada como um novo mercado para a promoção turística do Brasil.
A Caravana Brasil Internacional, projeto da Embratur operacionalizado pela Braztoa, realizará mais quatro ações até dezembro. A primeira delas é a Caravana Grand Voyage - Crescendo Brasil, onde 22 agentes de viagem da Europa (incluindo países do leste europeu) visitarão o País entre os dias 7 e 14 de outubro e passarão por Salvador e Costa do Sauípe na Bahia, pelo Rio de Janeiro e por Foz do Iguaçu (PR).
Já no 30º Encontro Braztoa, a caravana internacional reunirá cerca de 60 operadores internacionais participarão da edição comemorativa da entidade, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em São Paulo. Na ocasião, ocorrerá um encontro de negócios com operadores brasileiros especializados em receptivo internacional. E também percorrerão o Brasil, visitando Natal (RN), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Estrada Real (MG), Bonito (MS), Rio de Janeiro, Paraty (RJ), Brasília e Pirenópolis (GO), além da cidade de São Paulo.
No Festival de Turismo de Gramado, 20 agentes da América Latina estarão no Rio Grande do Sul entre os dias 12 e 19 de novembro, participando da uma rodada de negócios. De lá, seguirão para Porto Alegre, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi.
E entre o final de novembro e o início de dezembro, os 100 Top Meiers's Weltreisen, ou seja, 100 agentes de uma das maiores operadoras alemãs visitarão outros destinos brasileiros.
Na abertura da II Semana Nacional do Turismo, o ministro interino do Turismo, Airton Pereira, afirmou que a temática da semana, "Mudanças Climáticas: o turismo em busca da ecoeficiência", é inovadora e caracteriza um desafio para o setor. "O desenvolvimento sustentável é inerente ao desenvolvimento turístico, pois o meio ambiente é nossa matéria-prima. Defendemos a utilização racional da natureza como forma de preservação", disse.
O ministro interino participou da abertura oficial do evento, na manhã da terça-feira (23) na Câmara dos Deputados, juntamente com o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Deputado Albano Franco (PSDB/SE), do 1º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Senador Adelmir Santana (DEM/DF), do presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Norton Lenhart, e do representante do Ministério do Meio Ambiente, Adelmir Paraguaçu.
A solenidade foi marcada pelo lançamento do Documento Brasileiro para o Dia Mundial do Turismo, em parceria com os Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, EcoCâmara e Sistema CNC/Sesc/Senac. O livreto aborda a busca pela ecoeficiência no setor turístico, alternativas para redução do impacto ambiental por meio de práticas sustentáveis, emprego de tecnologias limpas e produtos ecologicamente corretos, além de trazer informações sobre o impacto do aquecimento global na atividade turística brasileira.
Na ocasião foi aberta, ainda, exposição com 20 painéis fotográficos retratando as relações entre turismo e meio ambiente, instalados até sexta-feira (26) no Espaço do Servidor e Hall da Taquigrafia, Anexo II da Câmara dos Deputados, e também no Espaço Senado Galeria, Anexo I do Senado Federal.
A escolha do tema - os desafios do turismo frente às alterações climáticas - atende à recomendação da Organização Mundial do Turismo (OMT) para as comemorações do Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro. As ações desenvolvidas pelo setor de Turismo para minimizar os impactos sobre o meio ambiente será tema dos debates que se estendem até domingo (28).
Parques Nacionais - Pereira lembrou ainda que o programa Turismo nos Parques, lançado dia 13 de setembro em Petrópolis (RJ) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), vai investir R$ 28 milhões na estruturação e promoção do turismo em parques nacionais. "O turismo tem na natureza de sua atividade a premissa do respeito ao meio ambiente. Vamos transformar nossos recursos naturais em produto turístico gerador de emprego e renda. Proteger o patrimônio natural é, em certa medida, reforçar as estratégias de desenvolvimento do Turismo", resumiu.
Pela segunda vez consecutiva, o Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu o primeiro lugar como a "Melhor Atração do Guia Brasil 2009" pelo Guia 4 Rodas
O Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado no entorno do Pantanal, na cidade de Jardim, Mato Grosso do Sul, recebeu pela segunda vez, na última segunda-feira, 22 de setembro de 2008, no Citibank Hall, em São Paulo o primeiro lugar como a "Melhor Atração do Guia Brasil 2009". O concurso foi promovido pelo Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, que durante dois meses realizou uma enquete pelo site Viajeaqui.
Dentro do Recanto ecológica localiza-se a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Prata, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, conservação e ecoturismo. O passeio oferece aos visitantes atividades como cavalgadas, observação de pássaros e trilhas onde podem ser observados animais típicos da fauna pantaneira e ainda levam os turistas ao principal atrativo da RPPN, o mergulho nas águas cristalinas do rio da Prata um dos principais mananciais hídricos e de belezas cênicas da região da Serra da Bodoquena.
Eduardo Folley Coelho, proprietário da RPPN, avaliar que aliar conservação e produção é um desafio para os proprietários rurais que decidem proteger os recursos naturais da propriedade. É preciso dedicação, empenho e, sobretudo parceria. "Acredito que a Associação de Proprietários de RPPN do MS (REPAMS) tem papel fundamental neste processo. Por meio do apoio técnico-financeiro temos conseguido bons resultados em conservação e sustentabilidade o que é importante porque conseguimos cumprir nosso papel enquanto protetores da natureza e ainda temos a oportunidade de incentivar outros proprietários a acreditar e apoiar essa idéia." Avalia Coelho.
No ano de 2006 a RPPN concluiu seu o seu Plano de Manejo, por meio de recursos aportados pelo Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal, uma parceira REPAMS e CI-Brasil. O estudo que consiste em levantamento de fauna, flora, uso turístico da área, entre outros levantamentos auxiliou o proprietário nas tomadas de decisões sobre o manejo da reserva. Neste caminho, em 2008 a RPPN foi contemplada novamente com recursos do Programa e trabalhará ações baseadas nas atividades previstas no Plano por meio de um programa de sustentabilidade econômica que visa à restauração da vegetação nativa na zona de recuperação da RPPN através de plantio de mudas que serão realizadas pelas escolas da região, criação de um banco de sementes nativas da RPPN, aquisição de materiais para combate a incêndios florestais e implantação de armadilhas fotográficas como método de constatação de fauna da RPPN.
O mergulhador Lawrence Wahba, que já fez filmagens em 47 países, captou imagens de uma sucuri de sete metros na região de Bonito e Jardim.
A sucuri, considerada uma das maiores cobras do mundo, foi encontrada no Rio Formoso. Mas após alguns poucos minutos sendo filmada, ela acabou fugindo.
No Rio Formoso também foi encontrado um filhote de sucuri de um metro e de arraias de água doce que possuem veneno no ferrão, mas não atacam. No local conhecido como Brejão do Rio Formoso o mergulhador filmou e ficou lado a lado com uma sucuri de 5,5 metros.
O mergulho próximo a cobra aconteceu no último dos 10 dias da expedição comandada por Lawrence, que começou os trabalhos na nascente do Rio Olho D'água, no Recanto Rio da Prata, em Jardim.
No local foram encontrados um Jacaré de Coroa e um filhote de sucuri de aproximadamente 60 centímetros.
Esta foi a segunda vez que o mergulhador fez imagens nos rios de Bonito e Jardim. Em 1996 a equipe de Lawrence fez um documentário sobre a fauna e a flora da região e encontrou uma sucuri de 3,5 metros.
As imagens foram exibidas no Domingão do Faustão no último domingo, 14.
O secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Airton Nogueira, disse que o desenvolvimento sustentável é uma premissa para a atividade turística no País, especialmente porque existem no Brasil biomas de interesse mundial, como a Amazônia. "Degradação ambiental e turismo são incompatíveis porque boa parte das pessoas buscam o turismo em área ambiental e, presumidamente, natural sustentável, sem degradação", disse o secretário, que participou hoje do lançamento da 2ª Semana Nacional do Turismo no Congresso (22 a 28 de setembro).
Airton Nogueira também ressaltou que o turismo gera opções de trabalho e combate a miséria e a pobreza, reduzindo a degradação ambiental. Já o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado Albano Franco (PSDB-SE), lembrou que a preocupação ambiental pode atrair mais turistas ao País.
Desafios do setor
Durante o evento, foi divulgado um documento sobre turismo sustentável produzido pelas comissões de Turismo e Desporto da Câmara e do Senado, em parceria com o Senac e os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente. Segundo o documento, um dos desafios do setor de turismo é reduzir o impacto ambiental de suas atividades por meio de ações como controle do consumo de energia, melhoria da eficiência energética e aumento da utilização de fontes de energia renováveis.
O documento cita um relatório, produzido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM), que é considerado a primeira tentativa de calcular as emissões de dióxido de carbono (CO2) no setor de turismo.
O relatório informa que os subsetores turísticos de transporte, alojamento e atividades turísticas representaram 4,9% das emissões mundiais de gases do efeito estufa em 2005. O documento lembra, no entanto, que já existem práticas de gestão ambiental adotadas por empresas de turismo para reduzir esse impacto.
Lei Geral do Turismo
No evento, o secretário de Políticas de Turismo também destacou o esforço do Congresso Nacional para aprovar a Lei Geral do Turismo (11.771/08). Para o deputado Albano Franco, a lei vai ajudar a impulsionar a atividade turística no País, trazendo incentivos e créditos para o setor.
O deputado lembrou que, atualmente, o turismo representa apenas 2,6% do PIB nacional, o que deixa o Brasil atrás de 58 países.
Reflexão mundial
As atividades da 2ª Semana Nacional do Turismo no Congresso fazem parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), instituído pela Assembléia Anual da Organização Mundial do Turismo para estimular a reflexão em todo o planeta sobre o impacto das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global sobre as atividades turísticas.
A programação da 2ª Semana ainda inclui uma exposição sobre o tema com 20 painéis fotográficos, que poderão ser visitados até o próximo domingo (28). Os painéis estão instalados no Espaço do Servidor e no hall da Taquigrafia, no anexo 2 da Câmara, e no Espaço Senado Galeria, no anexo 1 do Senado.