quinta, 25 de setembro de 2008
Mercado e Eventos
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promove nesta semana os destinos turísticos brasileiros em feiras internacionais de dois mercados importantes para o país, de acordo com o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional. Os dois eventos têm início dia 23/09: "IT&ME (The Motivation Show)", evento voltado para Negócios, Eventos e Incentivos que acontece até esta quinta-feira (25/09), em Chicago (Estados Unidos), e "Leisure (International Trade Fair for Tourism and Travel)", dedicada ao segmento de Luxo, realizada em Moscou (Rússia) até sexta-feira (26/09).
Ontem (24/09) a Embratur, por meio Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na Costa Leste dos Estados Unidos, promoveu um workshop na "IT&ME" sobre o Brasil para operadores de turismo, agentes de viagens das principais redes de distribuição e representantes de companhias aéreas. "O objetivo é dar continuidade ao aprimoramento das ações promocionais dos destinos turísticos do Brasil nos Estados Unidos", explica o executivo do EBT, Miguel Jerônimo. Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas ao Brasil, atrás apenas da Argentina.
No estande brasileiro de 139 m² o país está representado por 12 co-expositores, entre órgãos oficiais de turismo e empresas privadas do setor. Destaque para os destinos de Foz do Iguaçu, Pará, Rio de Janeiro, Recife e Santa Catarina. Os organizadores da "IT&ME" esperam receber nesta edição cerca de 2.500 entidades de classe, além de 10 mil buyers.
Já na feira russa Leisure, o estande do Brasil será palco de apresentações baseadas na diversidade cultural brasileira, como capoeira, samba e batucada. Os visitantes ainda poderão conferir símbolos culturais brasileiros, a exemplo do casal de mestre-sala e porta-bandeira, bonecos de Olinda e da baiana.
Assim como na "IT&ME", os profissionais de turismo locais também foram convidados para uma apresentação do destino Brasil durante o Latin American Day, na quarta-feira, dia 24, que será conduzida pelo executivo do Escritório Brasileiro de Turismo para Novos Mercados, Enzo Avezum. Foz do Iguaçu e Pará, destinos co-expositores no estande da Embratur, também farão apresentações no evento.
Especialmente voltada para o segmento de Luxo, a Leisure também abre espaço para demais segmentos da indústria de viagens, incluindo lazer, spa, Mice (Meetings, Incentives, Conventions and Events), aventura e viagens educacionais. A Rússia é considerada como um novo mercado para a promoção turística do Brasil.