Notícias de Bonito MS
Está a fim de conhecer um lugar lindo e cheio daquele charme das cidades pequenas? Então uma boa dica é aproveitar o clima totalmente friendly do 4º Gay Bonito, um fim de semana especial onde a cidade turística de Bonito (MS), com cerca de 18 mil habitantes, fica cheia das cores do arco-íris e atrai gente do Brasil e do exterior. Acostumados a receber todo tipo de turistas do mundo inteiro, os moradores do lugar vão te receber nos próximos dias 28, 29 e 30 sem problemas, com um sorriso no rosto e o típico sotaque carregado no R.
A novidade este ano é que o Poder Público abraçou a idéia do evento e passa a apoiá-lo por meio do Conselho Municipal do Turismo. Principal organizador da idéia, Ronald Rosa conta que Bonito já é por si só uma cidade atrativa e tolerante o ano todo. "Tem passeios e trilhas ecológicas, mergulhos e flutuação, além da natureza quase intocada", destaca, lembrando ainda que o município conta com uma lei anti-discriminação para garantir que o turista LGBT seja bem tratado.
Já na sexta-feira, os estabelecimentos comerciais da principal via da cidade, a Rua Coronel Pilad Rebuá, enchem seus espaços de bandeiras do arco-íris sinalizando que estão prontas para te receber. A programação do evento inclui uma grande aula de yoga na manhã de sábado, no Balneário Municipal (Estrada Jardim, Km 7), para relaxar o povo para mais à noite. A partir das 23 horas, o Bar Etílico, (Pilad Rebuá, 1437), recebe a festa oficial do Gay Bonito com animação da Banda Ônix, do lindo DJ Carlos Casagrande (Garage Club) e um convidado-surpresa para dividir as pick-ups.
Paralelamente, será realizado também o 7º Festival da Guavira, que reúne diversas manifestações culturais tendo a fruta (docinha e gostosa) como tema central. A programação rola na Praça da Liberdade, centro da cidade, e contará com apresentações musicais, de dança, teatro e literatura e exposição de artesanato local e comidas típicas do cerrado. Uma boa oportunidade para conhecer um lugar onde o nome já diz tudo.
O Ministério do Turismo foi uma das entidades convidadas a participar da última reunião do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) e pediu apoio dos hoteleiros para a campanha "Está na hora de conhecer o Brasil". Voltada para o público final, a campanha tem como objetivo forçar o brasileiro através de imagens a viajar pelo país.
Representando o ministro Luiz Barretto, o secretário do Ministério do Turismo Mario Moisés apresentou aos associados do Fohb detalhes da campanha e pediu ajuda para divulgar o produto: "O hotel é o estabelecimento que recebe o turista e nada mais justo do que as principais redes participarem deste programa. Contamos com o apoio de todos os membros do Fohb", disse ao Mercado & Eventos.
Segundo Moisés, os hotéis que aderirem ao programa do Ministério não terão nenhum tipo de custo já que todo o material preparado pela órgão já está pronto.
Para Rafael Guaspari, presidente do Fohb, o programa é excelente e vem no momento oportuno: "Chegou a hora de divulgar o Brasil para os brasileiros e o Ministério acertou em divulgar esta campanha. Vamos tentar ajudar no que for possível", prometeu.
Homenagens - A última reunião do Fohb foi marcada por homenagens a Caio de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, e Mauricio Bernardino, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), dois representantes que, segundo Guaspari, atuaram fortemente pelo desenvolvimento do setor.
"Caio dispensa apresentação. Há 30 anos vem lutando incansavelmente pelo setor e pela cidade de São Paulo. Se hoje estamos vivendo um ano excelente para a hotelaria, Caio de Carvalho é um dos responsáveis". Caio minimizou os elogios dizendo que o sucesso do trabalho dele acontece por causa da sua equipe, toda formada por técnicos na área de turismo.
Prof. Dr. Mário Beni, o representante das Américas no Conselho de Ética da Organização Mundial do Turismo - OMT - virá participar do Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo, que acontecerá de 07 a 10 de dezembro em Bonito-MS.
Especialista em Turismo, mestre em Ciências Sociais, Doutor em Ciências da Comunicação com a tese Sistema do Turismo, Mário Beni, dará duas palestras no evento. Beni também é professor titular da Escola de Comunicação e Artes da universidade de São Paulo e Coordenador da Pós -graduação em Turismo da ECA/USP. Com vasta experiência na área, uma das palestras abordará a atividade de Ensino e Pesquisa na área de Turismo e Ecoturismo no Brasil. Como Conselheiro titular do Conselho Nacional de Turismo e autor de várias livros, entre eles: "Análise Estrutural do Turismo" ; "Globalização do Turismo, megatendências do setor e a realidade brasileira"; "Política e Planejamento de Turismo no Brasil" ; a outra palestra versará sobre os desafios para a gestão e a qualificação do Ecoturismo. Mario Beni também recebeu o Prêmio Turismo Award, pela AMFORTH (Associação Mundial de formação de recursos humanos em hotelaria e turismo), em 2004 e conta com mais de 237 conferências nacionais e internacionais.
O Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo é uma promoção da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul em parceria com o Bonito Convention & Visitors Bureau e de diversas entidades como o SEBRAE, SENAC-MS, Prefeitura Municipal de Bonito, Conselho Municipal de Turismo de Bonito, Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região- Atratur, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA. Assessoria de Imprensa Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo: Éricka Coelho (67) 40639173 - info@forumecoturismo.com.br.
Coordenação Científica: Jussara Coinete - Presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau.
O ministro do Turismo Luiz Barretto confirmou presença no lançamento do Salão do Turismo 2009, evento que aconteceu ontem à noite, em São Paulo, sede do evento. Barretto apresentou as novidades da próxima edição da feira, marcada para o início de julho.
Durante a cerimônia foi entregue aos participantes um relatório de atividades do 3º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que foi realizado este ano.
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e empresários do setor estiveram no Estado de São Paulo desde segunda-feira apresentando o produto turístico Pantanal e Bonito a cerca de 200 agentes e operadoras. O Workshop/Road Show começou na cidade de Ribeirão Preto, passou por Campinas e está agora na capital paulista, que teve uma apresentação quarta-feira e finalizou ontem à noite.
Uma das novidades apresentadas é o Trem do Pantanal. Com previsão de lançamento em maio de 2009, o novo produto turístico de Mato Grosso do Sul está sendo muito procurado pelas operadoras e agências de São Paulo, o maior pólo emissor de turistas para MS. Além do Trem, serão apresentados no Workshop/Road Show os roteiros de Bonito-Serra da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande, que são os três destinos indutores do turismo de MS, de acordo com o Ministério do Turismo. Os empresários sul-mato-grossenses estão tendo a oportunidade de fazer novos contatos, negócios e até orientar os empresários paulistanos sobre as peculiaridades do produto turístico de Mato Grosso do Sul.
A caravana, que está percorrendo as cidades em um ônibus de turismo, está composta por técnicos da Fundação de Turismo de MS e empresários do setor turístico sul-mato-grossense. As apresentações do destino Mato Grosso do Sul contam ainda com degustação de comidas típicas e apresentação cultural do músico Gabriel Sater, que leva um pouco da música pantaneira aos empresários paulistas.
O 7º Festival da Guavira de Bonito começa hoje (27) e vai até sábado (29) com expectativa de participação recorde da população local, de entidades e do grande número de turistas que se encontram na cidade.
O evento terá apresentações musicais, teatro, dança e uma feira de artesanato com 50 participantes. Como atrações principais estão Maria Cecília e Rodolfo, Campos e Maia e Marco Aurélio e Paulo Sérgio.
A culinária regional também estará presente no 7º Festival da Guavira de Bonito com o lançamento do Projeto Caminhos do Sabor ? que elege a carne de jacaré como prato típico da cidade. Já a presença de um grande número de barracas de comidas, bebidas e doces dará destaque à fruta símbolo do festival: a guavira.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2008 (QUINTA-FEIRA)
20h00 - Abertura Oficial c/Banda Municipal e Pernas de Pau
20h20 - Coral do Projeto Arte Para Todos
20h40 - Grupo de Flauta do Projeto Arte Para Todos
21h00 - Dança/Polca Country ? Projeto Arte Para Todos
21h20 - Companhia de Danças do BCG
21h30 - MARIA CECÍLIA E RODOLFO
23h00 - César e Rodrigo
23h20 - Grupo de Dança Interferência e TTBB ? Metamorfose
23h40 - Companhia de Danças do BCG
00h00 - Grande SHOW de PAGODE com o GRUPO TENTAÇÃO
DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2008 (SEXTA-FEIRA)
MANHÃ
09h00 Início da caminhada do Projeto BONITO PARA SEMPRE, do IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) com apoio de professores e alunos, tendo como ponto de reunião e de início a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) até a Praça da Liberdade. No trajeto serão distribuídas mudas de árvores regionais.
.
10h00 Apresentações artísticas com a participação do músico Bolinha e do Grupo Teatral Brazil Bonito. Plantio simbólico (na praça) de uma muda de árvore nativa e sorteio de brindes do projeto (camisetas, blocos de notas, etc.).
TARDE/NOITE
17h40 - Concurso de roupas feitas com materiais recicláveis - organizado pelo IASB. Participação da PESTALOZZI e de escolas publicas e privadas.
19h40 - Escola de Tambores do Instituto Família Legal
20h00 - Banda Municipal
20h20 - Violão/Arte Para Todos
20h40 - Dança/Arte Para Todos
21h00 - Viola/Arte Para Todos
21h20 - Grupo de danças/Arte Para Todos
21h40 - CAMPOS E MAIA
23h10 - Gaúcho e Gauchinho
23h30 - Reinaldo e Aléssio
23h50 - Bolinha apresenta Ednaldo & Zé Ligeiro
Dia 29 de novembro de 2008 (SÁBADO)
19h00 - Apresentações esportivas
19h50 - Osvaldo Silva (músico)
20h05 - José Félix (músico)
20h20 - APRESENTAÇÃO DO PROJETO CAMINHOS DO SABOR
20h40 - Grupo Afro Quilombola ALABÊ de Águas do Miranda
21h00 - Grupo Jovem Fogo e Poder (Águas do Miranda)
21h20 - Leo Oliveira ? violão e percussão
21h40 - MARCO AURÉLIO E PAULO SÉRGIO
23h10 - Zé Goiano e Rodrigo da Viola
23h30 - Thiago Peres
23h50 - Peça Guariroba, do Tupiniquim e do Tupinambá-Águas do Miranda
00h10 - Irineu e Amaral, com participação especial de Vitor Lima
O Instituto Família Legal terá stand para divulgação do projeto Escola de Fábrica, desenvolvido pela entidade e a Associação Pestalozzi montará uma área de lazer para crianças, com brinquedos diversos.
Serviço:
Contatos: Augusto Mariano (Secretário de Turismo, Indústria e Comércio) - 9986-4360; Divisão de Cultura de Bonito (67) 32255-3528).
Um dos maiores países do mundo territorialmente, o Brasil tem hoje apenas um geoparque com chancela da Unesco, localizado ao Sul do Ceará. No entanto, pesquisas do Serviço Geológico do Brasil pretendem criar uma rede brasileira de geoparques chancelados pela própria Unesco. Em Bonito (MS) esse processo já está adiantado. Além das pesquisas, foram realizados alguns seminários, sendo o último entre os dias 11 e 13 de novembro.
A idéia é além de um roteiro geológico amplo, que ultrapassa os limites da Cidade, explorar assuntos na arqueologia, paleontologia, história e cultura de modo geral. Neste último Seminário da Serra da Bodoquena, realizou-se uma oficina para integrar o artesanato local com a proposta do geoparque, explorando o tema dos animais já extintos do período chamado Pleistoceno, como o Tigre de Dente de Sabre e o Bicho Preguiça Gigante, que chegava até 4 metros de altura.
Estiveram presentes muitas pessoas da Comunidade Bonitense, além do Secretário de Turismo do Município, Augusto Mariano, e convidados como Dr. Alexandre Sales (Universidade Regional do Cariri - Urca-CE), Margareth Lima (Iphan-MS), Geancarlo Merigue (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Euza Camargo (Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social de Nioaque (MS) e Mário Brother (Prefeitura de Bodoquena-MS).
Para saber um pouco mais sobre o assunto, basta acessar o site da rede social Geoturismo Brasil (www.geoturismobrasil.ning.com).