Notícias de Bonito MS
O trem do pantanal além de abrir portas para a divulgação do nome do Estado de Mato Grosso do Sul na área turística, também pode se tornar um importante veículo de divulgação da cultura pantaneira, uma vez que a BWT operadora, A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Fundação de Turismo de Mato Grosso (Fundtur) de Sul, juntamente com a Secretaria de Estado Governo tem dialogado no sentido de agregar às viagens apresentações culturais de campos variados, como: teatro, literatura, música e dança, entre outras.
Os nomes selecionados surgiram após sugestões recebidas e avaliações efetuadas por parte dos organizadores do evento, os quais tentaram contemplar diferentes áreas e manter um padrão de qualidade que possa bem representar a cultura produzida no Estado.
Dentre os artistas selecionados que integram para a primeira viagem oficial depois da inauguração com o presidente Lula e comitiva, constam o ator e poeta repentista Ruberval Cunha, o grupo Bojo Male e o grupo de Leandro do Portal do Pantanal.
Segundo Ruberval a iniciativa pode ser muito interessante para todos os envolvidos: o governo, a operadora e os artistas. "A associação entre turismo e cultura é uma estratégia que já provou que dá certo em outros locais do país, não vejo motivos para que aqui também não dê, desde que haja seriedade, compromisso e boa qualidade. Turistas querem ver a cultura local em suas várias formas de manifestação. Tem tudo para ser um sucesso."
De acordo com Adonai, gerente comercial da BWT, "a intenção da operadora é tornar a viagem mais agradável e mostrar as belezas que o estado possui. A experiência adquirida em 12 anos no mercado, atuando em outras partes do país nos possibilita uma idéia do que o turista que faz o passeio no trem costuma procurar. Apresentações artísticas normalmente causam um impacto positivo."
No campo musical, o grupo Bojo Malê que é dirigido por Chico Simão é formados pelos músicos: Aline Duenha, Fabiano Gonçalves, Jayana Gomes, Evelyn Le Chuga, Carlos Anunciato, Isis Anunciato, Jonas Feliz e participação especial de Denis Duarte - SP. O trabalho é realizado com base em uma pesquisa direcionada aos ritmos brasileiros através da linguagem musical, o grupo apresenta composições próprias com muitos elementos e formas combinadas. Eventualmente é somado ao grupo, participações especiais trazendo novos elementos e influências musicais à apresentação. Ainda no campo da música o elemento marcante do grupo levado por Leandro será a Harpa Paraguaia, um dos pilares da música fronteiriça que exerce bastante influência em nossa formação musical.
Ruberval Cunha se fará presente com a performance "Feras Sem Jaula" (premiada em 1º lugar em Concursos Nacional e Internacional de Declamação e performance) realizará ainda o seu improviso guaicuru focado no tema pantanal e tocará berrante, resgatando um elemento típico do Pantanal.
A população de Miranda, cidade que fica a 205 quilômetros de Campo Grande, recebeu com muita festa a chegada do Trem do Pantanal. A primeira viagem do trem reinaugurada ontem pelo presidente Lula, até a cidade aconteceu hoje restrita a operadores de turismo e jornalistas.
As margens da ferrovia, moradores acenavam eufóricos para a locomotiva que se aproximava da estação revitalizada para receber o trem de passageiros.
A viagem que teve início às 7h na Estação do distrito industrial de Campo Grande, durou 12h. Ao longo do trajeto, os passageiros recebiam manifestações das pessoas que esperavam às margens da linha férrea a passagem do Trem do Pantanal.
Em Aquidauana, moradores também esperavam na estação o trem que foi recebido com festa com apresentação de banda musical.
Segundo estimativa da Polícia Militar, pelo menos 2 mil pessoas foram até a estação de Miranda, onde acontece diversas apresentações culturais. Maria Aparecida da Luz, de 64 anos, foi conferir de perto a chegada do trem.
Morando há 7 anos na cidade, ela conta que é a primeira vez que viu o Trem do Pantanal. Para ela, retorno às viagens trará desenvolvimento para a cidade e a revitalização da estação é a prova disso.
De acordo com o secretario de Turismo, Tuty Paiva, na obra foram empenhados aproximadamente R$ 800 mil. A estação, a população indígena local, estimada em 6 mil pessoas, servirá de mais um ponto de venda do artesanato hoje comercializado no centro cultural indigena.
Na avaliação do secretario, a cidade é ponto estratégico para turismo no Estado, pois esta localizada entre Bonito e Corumbá, roteiros consolidados do turismo.
O Pantanal mato-grossense experimenta, em 2009, o período mais seco dos últimos 35 anos e as mudanças climáticas podem tornar este tipo de fenômeno mais recorrente nas próximas décadas. O alerta é do pesquisador da Embrapa Pantanal, Ivan Bergier, em entrevista concedida ontem (9) ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
"Este ano será bastante atípico. Vai se realmente seco. Já temos detectados focos de incêndio e a incidência de queimadas deve ser alta até o fim do ano", afirmou Bergier.
Entre 1974 e 2008 o nível do Rio Paraguai se manteve sempre alto, na faixa entre 3 metros e 5 metros. Este ano a projeção dos especialistas é de que fique abaixo dos 3 metros. A última seca prolongada na região ocorreu entre os anos de 1963 e 1973. Não é possível afirmar que vá se repetir um ciclo parecido. O prognóstico indica até um aumento de precipitação na região até 2050. Entretanto, também não permite descartar a preocupação com novas situações atípicas.
"Hoje estamos vendo um ano muito seco e daqui para frente é uma incógnita. Pode haver manutenção de níveis máximos, mas as mudanças climáticas podem ter outros efeitos aqui [no Pantanal] como o aumento da ocorrência de eventos extremos", disse.
As chuvas acima da média histórica no Norte e Nordeste estão relacionadas, segundo Bergier, ao fenômeno La Niña, que amplifica as chuvas naquelas regiões e, ao mesmo tempo, torna o clima mais seco na Região Sul. As causas da seca vigente no Pantanal ainda não estão claramente detectadas.
"Ainda não temos uma explicação consistente. Pode ter relação com erupção vulcânica, mas ainda não existe um fenômeno compreensível para explicar esse período de seca", afirmou Bergier.
As passagens para o Trem do Pantanal já estão sendo comercializadas no exterior. A informação é do diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai de Arruda Filho. Inicialmente, os bilhetes estão sendo vendidos nos Estados Unidos e Canadá e, em breve, chegarão à Europa.
Após a inauguração, ocorrida ontem com a presença dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e do Paraguai, Fernando Lugo, hoje o trem faz sua primeira viagem completa, carregando a bordo jornalistas e agentes de viagem. A lotação máxima, de 280 pessoas, está completa. O trem sai de Campo Grande (estação Indubrasil) e segue até Miranda, passando por outros pontos como Terenos, Aquidauana e Palmeiras.
De acordo com a presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brum, as operadoras podem comprar o passeio pela internet, no site da Serra Verde Express.
Preços Os valores para viajar no trem são os mais diversos. De Campo Grande a Aquidauana, no vagão econômico, custa R$ 32 e de Aquidauana a Miranda, R$ 23. A viagem completa, ou seja, de Campo Grande a Miranda, sai por R$ 39.
Já o vagão turístico, que conta com serviço de bordo, lanche e refrigerante, custa R$ 61 para adultos, de Campo Grande a Aquidauana. Crianças pagam R$ 28,60.
De Aquidauana a Miranda o passeio sai por R$ 39 para os adultos e R$ 19,80 para crianças entre 5 e 12 anos. Já a viagem completa custa R$ 77 para adultos e R$ 37,40 para as crianças.
O vagão executivo é o que tem o preço mais salgado. De Campo Grande a Aquidauana, o passeio custa R$ 93. De Aquidauana a Miranda R$ 51 e o passeio completo R$ 126. Ele conta com comissário bilíngüe, lanches, refrigerante e cerveja.
Crianças até 2 anos não pagam passagem.
A estação de Indubrasil, distrito de Campo Grande, está equipada com duas lojas de artesanato, sala vip, lanchonetes e duas bilheterias.
Pela previsão meteorológica, a sexta-feira (8) teria chuva. Mas até o tempo ajudou a criar o clima perfeito para o lançamento oficial do Trem do Pantanal. A solenidade que aconteceu na Estação do Indubrasil contou com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, do governador André Puccinelli, do prefeito Nelson Trad Filho e diversas autoridades.
Com a fala bastante emocionada, o governador André Puccinelli foi emblemático ao expressar o que significa a volta do Trem do Pantanal. "Esse trem é a nossa marca para o Brasil e o mundo de que o Pantanal é aqui. E o presidente Lula pode ver a euforia das pessoas, desde Aquidauana, que esperavam por essa volta. O Trem do Pantanal só é realidade pelo clamor da população", disse André.
Um grande número de pessoas da região e de toda a cidade estava ansioso pela chegada do trem, que aportou na estação pouco depois das 17 horas. Antes disso, o prefeito Nelson Trad Filho afirmou que o trem é a peça no resgate da história e da memória de muita gente.
"O Trem do Pantanal vai incrementar o turismo, essa indústria sem chaminé que movimenta muito a economia e a geração de emprego. Não quero me antecipar à decisão da Fifa [que no dia 31 deste mês irá divulgar a decisão pelas 12 sub-sedes da Copa de 2014], mas estamos mais que prontos para sediar os jogos de 2014", declarou Nelsinho.
Após participar da viagem inaugural do Trem do Pantanal, na sexta-feira (8 de maio), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou, na estação ferroviária de Campo Grande (MS), que o trem será um divisor de águas na história do Estado. "Daqui a 10 anos as pessoas vão observar o que mudou na história de Mato Grosso do Sul", disse, animado. Assim como esperam os prefeitos dos municípios que estão na rota, Lula acredita que a passagem da composição será definitiva para alavancar o turismo na região.
Lula, acompanhado do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, do presidente da ALL, Bernardo Hees, e comitiva, percorreu o trecho entre Aquidauana e o distrito de Palmeiras, um percurso de 35 quilômetros. Ele destacou o empenho da ALL na reestruturação da malha viária, revitalização de vagões e locomotivas para colocar o trem de passageiros de volta aos trilhos, após 14 anos da última viagem. "Graças a Deus a ALL resolveu investir no trem", disse. Da mesma forma ressaltou a importância da atuação da empresa Serra Verde, operadora do trem.
O presidente da República garantiu que será o "garoto-propaganda" do Pantanal em todo o mundo e que assim que o trecho for ampliado virá, na condição de turista, para passear acompanhado da primeira dama, Marisa Letícia. O presidente lembrou que o trem é um meio de transporte bastante seguro e enfatizou em especial a estrutura do Trem do Pantanal. Para que o projeto virasse realidade, a ALL firmou parceria com o governo do Estado e a empresa Serra Verde.
A ALL investiu R$ 18 milhões na revitalização da malha ferroviária, troca de dormentes, recuperação de locomotiva e de vagões. O trabalho envolveu 400 colaboradores durante 12 meses. O trajeto inicial da composição é de 220 quilômetros, saindo do distrito de Indubrasil, em Campo Grande, parando na estação de Aquidauana e depois Miranda. A segunda etapa do projeto inclui o município de Corumbá.
Sobre a ALL
Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL - América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.060 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões, entre próprios e agregados. Conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga, atuando como operadora logística para clientes dos segmentos agrícola e industrial em operações ferroviárias, rodoviárias dedicadas e intermodais.
ALL no MS
Desde que assumiu a malha ferroviária no Mato Grosso do Sul, em maio de 2006, a ALL, implantou uma série de medidas para melhorar a produtividade e a segurança da operação ferroviária na região. Com investimento acumulado de R$150 milhões, promoveu a revitalização dos 900 quilômetros de ferrovia, com a substituição de trilhos e dormentes, além da instalação de detectores de descarrilamento ao longo da malha e computadores de bordo nas locomotivas, hoje monitoradas via satélite.
O resultado é um crescimento de 51% no volume transportado entre 2007 e 2008, além da redução de 183% no índice de acidentes ferroviários entre 2006 e 2008. A empresa também viabilizou a implantação de projetos especiais nos segmentos agrícola e industrial, junto a clientes como MRC e VCP. Em 2009, a ALL marca definitivamente sua história no Mato Grosso do Sul como a empresa que viabilizou o retorno do Trem do Pantanal, uma parceria com o Governo do Estado e a Serra Verde Express.
Foram vários os contratempos que marcaram a viagem inaugural do Trem do Pantanal. O mais grave, uma pane no sistema de energia deixou quatro vagões sem ar condicionado. Só no vagão em que viajava o presidente Lula e outras autoridades o ar refrigerado foi mantido. Explicação da empresa Serra Verde é de que houve um problema no gerador de energia.
Os contratempos começaram pelo atraso de quase uma hora da chegada do presidente a Aquidauana. Com isso, parte das atividades programadas deixaram de acontecer. A banda marcial que estava a postos, em frente à estação ferroviária, não teve a chance de tocar para o presidente. Também as crianças terenas haviam ensaiado a dança do bate pau para homenagear Lula, mas ele nem as viu. Tão logo chegou à estação, cortou a faixa e embarcou no trem.
Dentro do trem continuaram as queixas. Não se sabe o critério que o Cerimonial usou para definir quem viajaria ao lado do presidente, no primeiro vagão. O senador Delcídio do Amaral (PT) estava lá, já o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT), não teve acesso e reclamou. Com a composição já em movimento, Delcídio conseguiu levar Biffi para o vagão vip.
Sem água
Outra marca triste desta viagem inaugural ficou por conta do bifê contratado para o serviço de bordo. O vagão em que viajavam os jornalistas estava no meio da composição, entre o vagão VIP e o restaurante. Os garçons passavam pelos repórteres com os petiscos e bebidas destinados às autoridades, e aos jornalistas sequer água foi servida. Nem com os protestos dos representantes da empresa Serra Verde os garçons reconsideraram.
A viagem também demorou muito mais do que os 90 minutos previstos. O trem partiu às 10h55 de Aquidauana e só chegou às 13h20 ao distrito de Palmeiras. Ou seja, duas horas e 25 minutos. No desembarque, mais confusão, empurra-empurra e o extremismo dos seguranças da Presidência.
Lula decidiu quebrar o protocolo e cumprimentar os moradores do pequeno distrito de Palmeiras, que pela primeira vez na história estavam recebendo um presidente. Descontrolados, os seguranças tentaram impedir que os jornalistas se aproximassem do presidente. Empurrões, gente caindo e alguns até com pequenos ferimentos.
Por fim Lula embarcou no helicóptero e voou de volta à Base Aérea de Campo Grande, onde chegou já perto das 14h, almoçou rapidamente e rumou para a estação do Indubrasil. Ali acontece a cerimônia oficial de lançamento do trem do Pantanal e a entrevista coletiva com o presidente
A viagem
Antes da partida do Trem, o presidente descerrou a faixa inaugural e, sentado na cadeira do maquinista, acionou a busina do veículo. Momento em que esteve acompanhado do presidente do Paraguai Fernando Lugo, do governador André Puccinelli (PMDB) e do presidente da ALL, Bernardo Hess.
Acompanharam o presidente da República grande comitiva de autoridades, entre elas três ministros, os senadores Delcídio do Amaral (PT) e Valter Pereira (PMDB), o prefeito da Capital Nelsinho Trad, o presidente da Assembléia, deputado Jerson Domingos os deputados federais Geraldo Resende (PMDB) e Waldemir Moka (PMDB) e o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman.
Alessandra Carvalho
A população acompanhou a saída do trem. Dos dois lados dos trilhos, havia pessoas tirando fotografias com máquinas digitais e pelo telefone celular.