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Notícias de Bonito MS

Neste ultimo domingo o Programa Eliana do SBT mostrou o Bonito e Pantanal, será uma séria e três programas ainda mais dois domingos para registrar as belezas e reportagens inéditas sobre os dois destinos de ecoturismo mais em alta no Brasil, Bonito e Pantanal.

A equipe do SBT com Eliana ficou uma semana em nossa região e viajaram com a Agência Ar que idealizou todo o roteiro junto à equipe do SBT inclusive os personagens para reportagens exclusivas como com o lendário Sr. Marcondes um dos homens mais importantes em comitivas no MS. Esta entrevista provocou emoção em todos os presentes.

Este projeto em conjunto mostrando as belezas de nosso estado elaborado pelo SBT e Agência Ar conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, Companhia Aérea GOL, da Fazenda San Francisco, do hotel Arizona e dos atrativos turísticos, Rio Sucuri, Aquário Natural, Buraco das Araras, Projeto Jibóia e Rio do Peixe.

Segundo a Eliana foi um dos programas mais emocionantes em sua nova emissora o SBT tanto que ficará no Ar durante um mês em rede nacional todos os domingos.

Não se esqueçam de assistir nos próximos domingos no SBT a partir das 15h.

A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está presente na Expo MS 2009, exposição agropecuária realizada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). O evento iniciou na última sexta-feira (2) e vai até o dia 12, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Com um espaço de 6 m² montado dentro do pavilhão da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), a Unidade levou ao evento diversas publicações dirigidas à produção pecuária - grande filão da feira, entre folders, cartilhas e livros, além de instalações demonstrativas, como os moldes de pegadas de mamíferos do Pantanal.

A solenidade de abertura ocorreu no sábado (3) e teve a presença do governador do Estado, André Puccinelli, e dos presidentes da Acrissul e APBO, Francisco Maia e Leonardo de Barros, respectivamente, e diversas lideranças políticas e do setor produtivo no Estado.

Puccinelli visitou o estande da Embrapa Pantanal e foi recebido pelo chefe geral da Unidade, Comastri Filho, acompanhado da chefe administrativa, Odilza Soares. Os dois conversaram por alguns minutos sobre o papel da Embrapa na pecuária sustentável no Pantanal. Comastri apresentou a Puccinelli as publicações 'Portifólio de Tecnologias da Embrapa Pantanal: Bovinos de Corte' e 'Guia para estimativa da taxa de lotação e pressão de pastejo em pastagens nativas do Pantanal'.

Os visitantes do estande foram presenteados com mudas de plantas produzidas pela Embrapa Pantanal.

A Expo MS continua até domingo, com palestras sobre vários temas, shows musicais, leilões de animais e estandes sobre todas as cadeias produtivas da região - bovinos, açúcar e álcool, mel, agricultura familiar, ovinos e piscicultura.

Em uma manhã, a estagiária de recursos pesqueiros na Embrapa Pantanal, Isabelle Mônaco, aluna de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), teve a chance de aprender novas técnicas para reconhecer e diferenciar as espécies de peixes que habitam os rios do Pantanal.

O curso 'Introdução e treinamento para identificação de peixes do Pantanal', realizado pelo pesquisador da Unidade especializado em recursos pesqueiros, Agostinho Catella, aconteceu na quinta-feira (1º). O treinamento teve a participação de estagiários e bolsistas que atuam na Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com explicações teóricas e exercícios práticos, por meio da observação de exemplares da coleção de peixes da Unidade, Agostinho demonstrou de forma participativa as técnicas de aferição para identificar espécies de peixes.

A principal técnica ensinada foi a chave de identificação de espécies. Por meio da listagem de características como formação e proporção de dimensões, usando como base a publicação 'Peixes do Pantanal', atualizada em 2007, é possível distinguir e identificar as diferentes espécies dos peixes observados.

"Esses mecanismos de aferição são muito úteis para alunos de ciências biológicas e pesquisadores que atuam no Pantanal, pois existem 270 espécies de peixes nesse bioma", afirma Agostinho.

"Para mim, que pretendo continuar trabalhando na área, foi uma excelente oportunidade de aprendizado, com uma ferramenta que será muito útil na minha vivência acadêmica e profissional", disse Isabelle.

Depois de trabalho para acabar com incêndio florestal, Mato Grosso do Sul registra hoje 50 pequenos focos de calor na região do Pantanal, informa o Ibama.

Segundo órgão, depois de 5 dias, os incêndios florestais em 3 fazendas da região já foram controlados pelas brigadas do Prevfogo do Ibama de Aquidauana.

Agora, só restaram apenas alguns pontos ativos, mas as equipes já começaram a deixar a região, que fica a cerca de 250 quilômetros da Capital.

O fogo consumiu 5 mil hectares de vegetação das fazendas Rio Negro, Estrela, Barranco Alto e Entre Rios, no Pantanal do Rio Negro.

A Rio Negro serviu de cenário para a novela Pantanal, e perdeu mil hectares de mata, com o incêndio.

A região é uma das mais preservadas e de difícil acesso, "que fica no coração do Pantanal", relata o Ibama.

Para chegar ao ponto dos incêndios, mais de 8 horas foram necessárias. Mais de cem homens participaram da ação.

Extratos de contratos firmados entre a Agesul (Agência de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e construtoras, publicados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, mostram que a implantação de pontes na região do pantanal custará R$ 15,9 milhões aos cofres públicos.

Uma das pontes, que vai exigir investimento de R$ 14, 8 milhões, será edificada sobre o Rio Miranda, no Passo do Lontra. Serão 240 metros de comprimento por 10,8 de largura em concreto armado, na MS-184. A obra será executada pela Construtora Cowan e o prazo é de 540 dias.

Outra ponte, de madeira, será construída no ramal da MS-243, sobre o Nabileque, em Corumbá, com extensão de 198 metros. O contrato foi assinado com a JL Construtora e Comércio Ltda no dia 28 de setembro e o prazo para execução da obra é de 210. O orçamento de R$ 1.027.383,29.

A cidade de Bonito, distante 257 quilômetros de Campo Grande, foi citada como cidade referência para instalação de novos empreendimentos pela pesquisa de geomarketing da SD e W, empresa nacional de grande destaque na área de consultoria.

De acordo com Sueli Daffre, sócia-diretora da SD e W, metrópoles desenvolvidas (exceto Rio de Janeiro e São Paulo), centros urbanos, polos de agroindústria e pequenas cidades focadas no setor agropecuário e com estrutura rural desenvolvida - especialmente no Centro-Oeste, como Bonito - concentram mais firmas de pequeno porte.

O geomarketing é análise das variáveis relevantes para o marketing que permite através da visualização desses dados em mapas geográficos. Isso faz com que empresa conheça melhor o seu mercado, identificando e delimitando geograficamente quais os locais de maior potencial de um produto ou serviço.

Dependendo de sua profundidade, a análise "oferece respostas quase prontas", mas, mesmo assim, não exclui a observação no local, segundo afirmou Roberto Cannavan, engenheiro de negócios de uma empresa de sistemas de localização, à reportagem da Folha de São Paulo.

Alguns empresários como Aurélio Carmona, diretor de operações de uma rede de beleza, alegam que para abrir novas lojas, investem em dados estatísticos. Depois, conversam com moradores, entrevistam possíveis consumidores e fazem pesquisa com a concorrência na região.

Cidades como Bonito, de acordo com Sueli Daffre, representam 54% do PIB (Produto Interno Bruto) e concentram 75% das pequenas empresas. No entanto, a empresária salienta que é necessário estar pronto culturalmente e tecnologicamente para enfrentar a concorrência nesses locais.

A chef Ana Luiza Trajano falarou sobre inovação na gastronomia para os empreendedores que participaram do projeto na região no dia 28 de setembro, no Hotel Águas de Bonito Bonito recebereu uma palestra sobre inovação na gastronomia com a chef Ana Luiza Trajano, no Hotel Águas de Bonito.

O evento faz parte do projeto Economia da Experiência que está sendo realizado na cidade e em outros quatros destinos do País: Costa do Descobrimento (BA), Petrópolis(RJ), Belém (PA) e Região da Uva e Vinho (RS).

O objetivo da palestra é repassar aos empreendedores que participam do projeto em Bonito, os conceitos de inovação na gastronomia da chef Ana Luiza Trajano que é especialista na cultura e ingredientes brasileiros.

A idéia é fazer com que os empresários utilizem recursos típicos da própria cultura local para promover novidades aos turistas, o que vem ao encontro do conceito do EE. O projeto - O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional com gestão do Instituto Marca Brasil e os Sebraes Estaduais. Inicialmente desenvolvido na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, o projeto segue uma tendência de mercado que vem movimentando o turismo: os destinos estão sendo estruturados para proporcionar aos turistas experiências memoráveis, originais e únicas.

O objetivo é a adaptação da oferta turística de acordo com os conceitos inovadores da "Sociedade dos Sonhos" e " Economia da Experiência". As macro ações dessa proposta resultarão na diversificação da oferta turística, a ampliação do consumo turístico e da satisfação dos visitantes e o aumento da geração de emprego e renda na região. Cultura e Gastronomia Local - Ana Luiza Trajano iniciou em 2003 um trabalho de pesquisa científica sobre a cultura e a gastronomia brasileira.

Rodando o Brasil em busca de mais conhecimentos, de formas de preparo, de ingredientes e da importância cultural de cada prato, a pesquisadora foi acompanhada de um fotógrafo, de um cinegrafista e de uma ceramista para poder registrar todas as nuances da diversidade brasileira.

Nestes seis anos de pesquisa, estudo, dedicação, Ana Luiza já fez imersões em mais de 40 cidades em 20 dos 26 Estados brasileiros, observando moradores e cozinheiros locais, sendo seduzida pelas especificidades de cada um dos seus novos mestres e pelas alegrias das festas regionais.

A pesquisa deu origem ao livro de fotos e poesias, chamado Brasil a Gosto, a um projeto de documentários e ao restaurante Brasil a gosto, inaugurado em 2006. Nesse premiado restaurante, a chef traz para o mundo de cores, aromas e sabores todo o conhecimento adquirido nas incursões culinárias pelo País.