imagem do onda

sexta, 02 de outubro de 2009

Economia da Experiência promoveu palestra sobre gastronomia

Imprensa Marca Brasil

A chef Ana Luiza Trajano falarou sobre inovação na gastronomia para os empreendedores que participaram do projeto na região no dia 28 de setembro, no Hotel Águas de Bonito Bonito recebereu uma palestra sobre inovação na gastronomia com a chef Ana Luiza Trajano, no Hotel Águas de Bonito.

O evento faz parte do projeto Economia da Experiência que está sendo realizado na cidade e em outros quatros destinos do País: Costa do Descobrimento (BA), Petrópolis(RJ), Belém (PA) e Região da Uva e Vinho (RS).

O objetivo da palestra é repassar aos empreendedores que participam do projeto em Bonito, os conceitos de inovação na gastronomia da chef Ana Luiza Trajano que é especialista na cultura e ingredientes brasileiros.

A idéia é fazer com que os empresários utilizem recursos típicos da própria cultura local para promover novidades aos turistas, o que vem ao encontro do conceito do EE. O projeto - O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional com gestão do Instituto Marca Brasil e os Sebraes Estaduais. Inicialmente desenvolvido na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, o projeto segue uma tendência de mercado que vem movimentando o turismo: os destinos estão sendo estruturados para proporcionar aos turistas experiências memoráveis, originais e únicas.

O objetivo é a adaptação da oferta turística de acordo com os conceitos inovadores da "Sociedade dos Sonhos" e " Economia da Experiência". As macro ações dessa proposta resultarão na diversificação da oferta turística, a ampliação do consumo turístico e da satisfação dos visitantes e o aumento da geração de emprego e renda na região. Cultura e Gastronomia Local - Ana Luiza Trajano iniciou em 2003 um trabalho de pesquisa científica sobre a cultura e a gastronomia brasileira.

Rodando o Brasil em busca de mais conhecimentos, de formas de preparo, de ingredientes e da importância cultural de cada prato, a pesquisadora foi acompanhada de um fotógrafo, de um cinegrafista e de uma ceramista para poder registrar todas as nuances da diversidade brasileira.

Nestes seis anos de pesquisa, estudo, dedicação, Ana Luiza já fez imersões em mais de 40 cidades em 20 dos 26 Estados brasileiros, observando moradores e cozinheiros locais, sendo seduzida pelas especificidades de cada um dos seus novos mestres e pelas alegrias das festas regionais.

A pesquisa deu origem ao livro de fotos e poesias, chamado Brasil a Gosto, a um projeto de documentários e ao restaurante Brasil a gosto, inaugurado em 2006. Nesse premiado restaurante, a chef traz para o mundo de cores, aromas e sabores todo o conhecimento adquirido nas incursões culinárias pelo País.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: