imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A cidade de Bonito, situada no Mato Grosso do Sul, teve incremento de 60% no número de visitações entre 2008 e 2009. "Ano passado foi o melhor ano para o setor", declara Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio da cidade.

Ele acrescenta que, "o movimento representa um volume de recursos ao redor de R$ 70 milhões. É o dobro do orçamento anual do município", finaliza Mariano.

A América Latina Logística - ALL e Serra Verde Express promovem uma Páscoa diferente neste ano. O dia 30 de março será marcado pela "Páscoa no Trem do Pantanal", no qual 150 crianças carentes farão um passeio de trem, com saída prevista de Campo Grande às 7h30, e destino a Aquidauana, com direito a lanche, chocolate, almoço e entretenimento.

Trata-se de um trabalho social já realizado pelas duas empresas responsáveis administração da linha férrea de Mato Grosso do Sul. Além desse passeio, a Serra Verde organiza a campanha do Agasalho em Curitiba, onde administra o trem Serra Verde, que desce o litoral paranaense. Mais informações sobre o trem do Pantanal no site:www.pantanalexpress.com.

A partir de abril começa o processo de certificação de empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil. Participam do processo empresas que aderiram formalmente às ações do Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (MTur).

A ABNT Certificadora será a empresa responsável pelo processo de Avaliação da Conformidade (Certificação) nas empresas participantes do Aventura Segura.

As visitas começam em abril em Brotas (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). O Aventura Segura abrange ações diretas em 16 destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, presentes em 13 estados brasileiros.

O cronograma das avaliações está sendo elaborado pela equipe da Assistência Técnica da ABETA. Informações serão disponibilizadas nos sites www.observatoriodaaventura.com.br e www.aventurasegura.org.br.

A certificação é voluntária, mas a obtenção do certificado ou selo atesta se o produto ou serviço da empresa segue à risca os procedimentos de segurança, o que acaba sendo um diferencial de mercado.

Os produtos e atividades de Turismo de Aventura das empresas serão certificados por um Organismo Certificador (OTA) autorizado pelo Inmetro. Este organismo realizará auditoria nas empresas e avaliará se os seus produtos estão em conformidade com as exigências da norma técnica ABNT NBR 15331 - Sistema de Gestão da Segurança.

Benefícios da certificação

Melhor aceitação no mercado, redução de múltiplas avaliações por parte dos clientes, maior credibilidade no mercado nacional e internacional, melhor comunicação com clientes, diferenciação positiva no mercado e proteção contra a concorrência desleal. O INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial, é o responsável por autorizar os Organismos Certificadores.

A iniciativa do MTur é em parceria com o Sebrae Nacional e executada pela ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

A cidade, que já é conhecida como modelo de ecoturismo, agraciada por inúmeros atrativos naturais, desde rios de águas transparentes a cachoeiras e cavernas, pouco a pouco vem demonstrando sua inclinação às artes.

O paraíso ecológico já é palco de um dos mais charmosos festivais de inverno, que em 10 edições já recebeu artistas de renome nacional.

Mas dessa vez, o autor Marcelo Gil da Silva, que adotou Bonito (MS) como sua cidade, lança o livro "O Conquistador de Sonhos", através da Editora Virtual Books e, que tem como tema o interesse de Deus na realização dos nossos sonhos.

O autor, nascido na capital paulista, vive há pouco mais de 15 anos na cidade que vem recebendo o título de "Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil (Revista Viagem & Turismo). Além de guia de turismo, possui diversas publicações em jornais impressos e eletrônicos, porém agora lança seu primeiro livro.

O lançamento será no sábado da Páscoa, 3 de abril, na Praça da Liberdade, em Bonito (MS), local que abriga uma importante obra de arte, o Monumento das Piraputangas, assinada pelo Cleir, um renomado artista plástico sul-mato-grossense.

A festa será animada pela cantora gospel Neide Sanábria, também de Bonito (MS), tendo já se apresentado em diversas cidades do Brasil, além de ter já seu primeiro CD gravado e um projeto para o segundo CD ainda em 2010.

O evento promete atrair um grande público, moradores e turistas, tendo em vista o feriado. Dessa forma, além do lançamento do livro "O Conquistador de Sonhos", será celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.

Lançamento de "O Conquistador de Sonhos", com show de Neide Sanábria

Local: Praça da Liberdade - Bonito (MS)

Data: Sábado, 3 de abril de 2010.

Hora: 20:00

Abrigando uma parcela considerável da população ribeirinha do município de Bonito, o distrito de Águas de Miranda, tem registrado índices de co-habitações (famílias distintas que moram na mesa residência).

Com objetivo de atenuar esta realidade, o vereador Pedrinho da Marambaia esteve na noite da última quarta-feira (24), na secretaria de Estado de Habitação e das Cidades, para entregar ao secretário Carlos Marun um requerimento feito por ele e aprovado pela Câmara do município, solicitando a construção de 30 moradias no distrito de Águas de Miranda.

Segundo Pedrinho é preciso que o distrito receba a construção de casas populares, já que abriga diversas famílias de pescadores. "Realizei algumas visitas naquela região e constatei que os moradores do distrito sonham com a possibilidade de terem uma moradia digna. Em alguns casos existem 3 ou 4 famílias morando na mesma residência", explicou o Vereador.

Marun disse que irá levar o requerimento ao governador para juntos estudarem a viabilidade de garantir casas no distrito de Águas de Miranda. O secretário informou que o governo do Estado já destinou para o município de Bonito 240 unidades habitacionais, sendo 212 urbanas, 28 rurais e recentemente garantiu a construção de mais 30 moradias urbanas do Programa Minha Casa Minha Vida.

"Os recursos garantidos através de parcerias entre o governo federal, estadual e municipal, somam mais de R$ 3,8 milhões investidos em moradia no município de Bonito. O trabalho não para por aqui, ainda estamos trabalhando para buscar junto ao Ministério das Cidades recursos para construção de mais moradias em Mato Grosso do Sul", finalizou o secretário.

O vice-prefeito de Corumbá, Ricardo Eboli, conseguiu garantir junto ao deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), a inclusão do Pantanal como área prioritária para receber compensação financeira e fiscal como contrapartida em manter a sua cobertura vegetal nativa.

Eboli, que na última quarta-feira (24) proferiu palestra, em Brasília, durante audiência pública realizada pela Comissão especial criada na Câmara Federal para estudar alterações no Código Florestal Brasileiro, considerou que a alteração no Código Florestal será oportunidade para a correção de equívocos e injustiças com a planície pantaneira. "Quando foi criado em 1965, o Código Florestal não levou em consideração as peculiaridades do Pantanal, as cheias anuais, precisamos corrigir, Pantanalizar esta lei" afirmou.

A lei não previu que as inundações fazem do pantanal uma rede hídrica interligada por corixos, baías e vazantes em uma grande área de preservação permanente - APP e, conforme o texto atual, essas áreas estariam impossibilitadas de qualquer ocupação.

Há mais de 200 anos os produtores rurais da região pantaneira convivem com um modelo de sustentabilidade que confere ao município de Corumbá a condição de município com maior extensão territorial de áreas com cobertura vegetal intacta, ao mesmo tempo em que é reconhecido como o maior produtor de gado magro do País. "Estamos dando um exemplo de produção e conservação, infelizmente não permitido pelo código" disse Eboli.

Uma das preocupações apresentadas na palestra foi a transferência de propriedades dos pantaneiros para produtores de outras regiões do Brasil, "As fazendas estão sendo vendidas e os novos proprietários, com uma cultura produtiva do planalto, de alta tecnologia, não admitem uma ocupação conforme os pantaneiros fazem - com densidade de uma cabeça de gado adulto para 3 (três) hectares de capim nativo, então desmatam introduzindo pasto exótico".

A forma inicial proposta pelo Vice-Prefeito de manter os pantaneiros nas propriedades seria garantir recursos financeiros mediante o arrendamento da cobertura vegetal das áreas de pastagem nativa da planície, pelos proprietários das fazendas situadas no planalto que não possuem reserva legal e de inviável restauração, através do instituto da Servidão Florestal.

"Será uma forma de compensar os estragos feitos pelos exterminadores do passado, premiando os preservadores do presente e do futuro" disse o vice-prefeito, ao final da reunião.

A comissão da Câmara dos Deputados criada para analisar as 11 propostas de alterações ou revogação quer uma solução para agradar tanto ruralistas como ambientalistas. Até agora foram 39 audiências públicas em 18 Estados.

Pela primeira vez Mato Grosso do Sul participa da Feira Internacional de Turismo de Gotemburgo, na Suécia. O evento, que acontece dos dias 25 a 28 deste mês, levará duas técnicas da Fundação de Turismo do Estado para promover o roteiro turístico Foz do Iguaçu/Pantanal/Bonito.

No ano passado, cerca de 53,8 mil visitantes passaram pela feira, que conta com 1,9 mil empresas de 103 países. Nos dias reservados aos negócios são esperados mais de 20 mil empresários.

A Fundação de Turismo participa da feita para vender o Estado como destino turístico no mercado europeu. No início deste mês, o turismo sul-mato-grossense esteve presente na Feira Internacional de Turismo de Berlim, para divulgar a rota turística Pantanal/Bonito.