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Notícias de Bonito MS

Na noite do último domingo, 53 candidatos a guia de turismo participaram de uma reunião na AGTB (Associação de Guias de Turismo de Bonito) para discutir o possível egresso no curso que terá início neste ano.

Com o objetivo de obter informações mais detalhadas sobre os candidatos e esclarecer dúvidas sobre o curso, a reunião também contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Augusto Barbosa Mariano.

O secretário falou sobre a importância do curso de guia de turismo para a cidade, exemplificando os trabalhos realizados e as conquistas alcançadas pela categoria em parceria com a secretaria e a Câmara Municipal. Durante sua fala, Augusto ainda explicou sobre a obrigatoriedade da permanência do aluno na cidade durante o curso.

O curso terá duração de dois anos, onde o aluno pagará mensalidade de R$ 150, incluindo viagens técnicas obrigatórias. As aulas destinadas a 40 alunos começarão no segundo semestre e serão realizadas no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Diretor do campus da instituição em Bonito, o doutor Noslin de Paula Almeida frisou que na próxima quarta-feira (19) haverá reunião ordinária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito) para a definição de detalhes pertinentes ao curso de guia de turismo.

Questionado sobre a forma de seleção dos candidatos, Noslin disse que ainda está sendo analisada uma metodologia, mas adiantou que o aluno deverá ter completado o ensino médio e que a seleção dos candidatos será de forma que não onere a instituição e o candidato.

O ex-conselheiro municipal de turismo representante da AGTB e guia de turismo responsável pela articulação do curso, Cícero Tomaz de Oliveira, está satisfeito com a realização da reunião onde foram constatados os perfis e o interesse dos candidatos.

Desde sábado (15), 14 integrantes do projeto Caravana Brasil estão em Corumbá conhecendo as potencialidades turísticas da região pantaneira. O grupo é composto por 10 agentes de viagem, dois representantes de agências operadoras de turismo, um integrante da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), e um técnico do Ministério do Turismo, parceiro da Prefeitura Municipal na ação. A principal meta da iniciativa é incentivar a comercialização de novos roteiros e produtos turísticos no mercado internacional.

"Corumbá é o polo indutor do turismo na região do Pantanal. Por isso, as cidades vizinhas, com Ladário e Miranda, também se beneficiam deste projeto, uma vez que estão incluídas como possíveis roteiros", explicou o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto. Além das belezas naturais, a caravana também leva em conta a gastronomia local e a qualidade do setor de serviços da cidade.

"A Caravana Brasil é fruto de um trabalho que começou ainda em 2005. Foram realizadas várias ações que culminaram na escolha da cidade como um dos 63 municípios indutores do turismo no Brasil e nesta visita que recebemos agora, que pode divulgar ainda mais o Pantanal, inclusive internacionalmente", continuou Porto. Às 19 horas desta segunda-feira (17), o grupo participa do Encontro de Conhecimento e Avaliação do projeto no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

Além de analisar as potencialidades do roteiro, o encontro é a oportunidade para que as agências instaladas na cidade e representantes da rede hoteleira fechem parcerias com os integrantes da caravana. No sábado, o grupo participou de um City Tour pelos pontos turísticos da área urbana de Corumbá, como o Cristo Rei do Pantanal, Morro São Felipe, Forte Junqueira, Jardim da Independência, Praça da Republica, Casa de Cultura Luís de Albuquerque, além de visitação de museus e do Centro de Convenções Miguel Gómez e do Casario do Porto.

Durante a noite, os integrantes da caravana fizeram uma viagem em um barco hotel até o Porto da Manga. Já no domingo (16), realizaram um passeio pela Estrada Parque, com paradas nas pousadas da região. Na manhã desta segunda-feira, o roteiro prevê um passeio de barco com vista para o Rio Paraguai e a visita a barcos hotéis e hotéis da cidade.

O projeto Caravana Brasil Nacional é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O objetivo é fomentar o crescimento e o desenvolvimento do mercado turístico nacional, apoiando a comercialização e estimulando a ampliação e a diversificação da oferta de produtos turísticos nacionais.

O Memorial Serra da Bodoquena, um centro de eventos com anfiteatro para 130 pessoas e salas para realização de exposição do artesanato produzido na região Sudoeste do estado, foi inaugurado no dia 13. A obra foi realizada pela prefeitura com R$ 480 mil, dos quais R$ 400 mil viabilizados pelo parlamentar junto ao Ministério do Turismo.

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) que participou da inauguração disse que o centro de eventos cria uma nova alternativa para o crescimento do turismo no município. "Muitos turistas vem a Bodoquena em busca da beleza das cachoeiras de águas cristalinas e do turismo de aventura. Agora estamos começando uma nova era, porque o memorial permitirá a realização de congressos, feiras e seminários, o que irá atrair outro tipo de visitante, aquele que viaja para participar de eventos", afirmou.

O senador destacou ainda um outro investimento que favorecerá o turismo na região "Em breve, vamos aumentar ainda mais o fluxo do turismo, com a recuperação da BR-262 e a pavimentação da rodovia MS 178. Passará por aqui a interligação de duas regiões repletas de atrações, a beleza das águas de Bonito e Bodoquena e a riqueza da fauna e da flora do Pantanal. Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento econômico e a geração de postos de trabalho, que vão melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. Isso é cidadania", declarou Delcídio.

Os prefeitos de Miranda, Neder Vedovato (PSB), e de Anastácio, Cláudio Valério (PMDB), acompanharam Delcídio na inauguração do Memorial Serra da Bodoquena.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) irá contratar indígenas dos municípios do Pantanal para trabalhar nas brigadas de incêndios florestais.

Em Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho serão contratados dois esquadrões do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) que contarão com indígenas em seus quadros.

Em razão da forte presença indígena nessas localidades e por considerar seus territórios como unidades de conservação, o Ibama quer priorizar a formação das brigadas com contingentes de índios.

Além da preocupação do Ibama com o Pantanal, que demanda atenção especial do orgão, Miranda e Aquidauana concentram grande parte das populações indígenas nessa região do Estado.

Em Miranda, são cerca de 7.500 índios da etnia Terena distribuídos em nove aldeias, que ocupam mais de 5 mil hectares.

Em Aquidauana a população Terena é de mais de 13 mil índios que moram também em nove aldeias espalhadas por duas reservas, com pouco mais de 8 mil hectares.

As brigadas atuam em duas frentes: combate ao fogo, um dos principais emissores de gás carbônico na atmosfera, e na prevenção de novos desmatamentos.

Essas brigadas contam com apoio logístico das prefeituras locais e reforçarão o trabalho de proteção ambiental desenvolvido nos municípios.

Ao todo este ano estão sendo contratados 89 brigadistas que vão atuar também em Corumbá e Jateí.

O movimento Turismo Legal está em Campo Grande desde ontem (17) para orientar empresas do setor de turismo sobre a formalização de empregos e empresas, de como se tornar um microempreendedor individual, e também para estimular o cadastro no Cadastur. Os atendentes estão com um posto de informações na Morada do Baís.

O incentivo ao microempreendedor individual é uma iniciativa do Ministério do Turismo, junto com o Sebrae, e oferece inúmeras vantagens para o cadastrado: registro de empresa sem taxas ou custos, cobertura previdenciária, contratação de um funcionário com menor custo, menos burocracia para declarar faturamento, serviços bancários e linhas de crédito, redução da carga tributária, assessoria gratuita, entre outras.

O Cadastur é um sistema de cadastro on-line dos profissionais e empresas que atuam no setor do turismo. Criado pelo Ministério de Turismo e gerenciado em parceria com os órgãos oficiais de turismo das unidades federadas, é um sistema de referência nacional e internacional, premiado pela Organização Mundial do Turismo. Além de ser uma importante fonte de consulta para o turista, também traz inúmeros benefícios e oportunidade de negócios para seus cadastrados.

O movimento Turismo Legal é uma realização do Governo Federal, Ministério do Turismo e Fundação Universa, com o apoio do Sebrae. As empresas ou profissionais interessados podem entrar em contato até sexta (21) com os técnicos da Fundação Universa, na Morada do Baís, na Avenida Noroeste, 5140, ou nos telefones 3314 3693 ou (61) 8132 4557.

Cerca de 65% dos empregados na cadeia produtiva do turismo são informais. É esta realidade que o Ministério do Turismo (MTur) pretende mudar com o projeto Empresa Formal, Turismo Legal, lançado ontem, dia 17/05, em Natal (RN). A iniciativa tem como objetivo sensibilizar empreendedores e profissionais para a importância e vantagens da formalização e do cadastramento no sistema Cadastur.

O projeto, iniciativa do MTur em parceria com a Fundação Universa e o Sebrae Nacional, começa hoje a percorrer os 65 destinos indutores do desenvolvimento regional. A ação nos municípios, denominada Movimento Turismo Legal, ocorrerá de 17 a 25 de junho, contemplando todas as regiões do país. Em cada município, o atendimento aos prestadores de serviços e a distribuição de materiais informativos durarão cinco dias.

Em Natal, acontece também, nesta segunda, o Dia do Empresário Legal, com a realização de palestras para estímulo à formalização de empresas e empreendedores do setor de turismo. O evento será levado às outras 11 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

O turista hoje tem expectativas que vão além da contemplação passiva dos atrativos.

Bonito (MS) carrega em seu nome o status das belezas naturais que encantam turistas do Brasil e do mundo. Por conta de belas paisagens, mergulhos nos rios, cachoeiras, grutas e cavernas, o turismo é a principal atividade da cidade, que busca evoluir com mínima intervenção na natureza. De 6 a 16 de maio, agentes e operadores de viagem participam do Famtour para conhecer o Tour da Experiência na região, um roteiro de vivências memoráveis e originais criadas a partir do projeto Economia da Experiência, parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae com gestão do Instituto Marca Brasil e dos Sebrae estaduais.

Para o Secretário Nacional de Políticas do Turismo do MTur, Carlos Silva, o Economia da Experiência é um dos projetos mais importantes do segmento. "O turismo no Brasil passa por um momento especial e projetos como esse oferecem lazer, alegria e bem-estar ao turista e incentivam as parcerias público-privadas", afirma.

A diretora do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt, afirma que o objetivo da viagem é que os profissionais do setor conheçam o turismo de Bonito reformatado pelo projeto Economia da Experiência. "O turista hoje tem expectativas que vão além da contemplação passiva dos atrativos. Esse novo perfil de turista, ativo e criativo, quer viajar e se sentir um ator importante na construção do destino visitado. O Tour da Experiência proporciona a oportunidade para que o visitante partilhe o ambiente da comunidade visitada e a cultura local, vivenciando experiências inesquecíveis", avalia.

O projeto Economia da Experiência é um tipo de oferta turística baseada nos conceitos da "Sociedade dos Sonhos" e "Economia da Experiência", em que o principal objetivo é promover vivências únicas e originais aos turistas. O projeto foi criado para satisfazer uma nova demanda que busca ser envolvida, emocionada e surpreendida e foi implantado em Bonito (MS), Petrópolis (RJ), na Costa do Descobrimento (BA), em Belém (PA) e na Região da Uva e Vinho (RS).

Gastronomia, história e reciclagem

Em Bonito, será possível sentir o aroma do Pantanal e o aconchego de uma casa de fazenda com luxo e conforto, relaxando em uma banheira com cromoterapia e acordando ao som de pássaros com uma visão de um amplo jardim. Além disso, poder desfrutar da sala de leitura, e conhecer as lendas e influências do Boi em todo o Brasil, com destaque ao Boi Marruá.

Outra atividade do Tour da Experiência em Bonito é o Buraco das Araras. Lá, pode-se conhecer o viveiro de mudas do cerrado, aprender as curiosidades das espécies da região e até levar uma muda para casa. Tomar um tereré, bebida típica do destino, é parte da experiência no local e uma oportunidade singular de conhecer um pouco mais da cultura de Bonito.

No Restaurante Casa do João, será possível apreciar um almoço especial com diferentes opções de pratos, destaque para a moqueca de arraia e traíra sem espinho podendo ainda conhecer um pouco mais sobre os peixes da região por meio do cardápio. Outro destaque da visita a Bonito é a ida a ONG Brazil Bonito, onde irão se inspirar fazendo um passeio pela estrutura da ONG e participando de uma oficina de papel reciclável.