terça, 18 de maio de 2010
MS Notícias
Desde sábado (15), 14 integrantes do projeto Caravana Brasil estão em Corumbá conhecendo as potencialidades turísticas da região pantaneira. O grupo é composto por 10 agentes de viagem, dois representantes de agências operadoras de turismo, um integrante da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), e um técnico do Ministério do Turismo, parceiro da Prefeitura Municipal na ação. A principal meta da iniciativa é incentivar a comercialização de novos roteiros e produtos turísticos no mercado internacional.
"Corumbá é o polo indutor do turismo na região do Pantanal. Por isso, as cidades vizinhas, com Ladário e Miranda, também se beneficiam deste projeto, uma vez que estão incluídas como possíveis roteiros", explicou o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto. Além das belezas naturais, a caravana também leva em conta a gastronomia local e a qualidade do setor de serviços da cidade.
"A Caravana Brasil é fruto de um trabalho que começou ainda em 2005. Foram realizadas várias ações que culminaram na escolha da cidade como um dos 63 municípios indutores do turismo no Brasil e nesta visita que recebemos agora, que pode divulgar ainda mais o Pantanal, inclusive internacionalmente", continuou Porto. Às 19 horas desta segunda-feira (17), o grupo participa do Encontro de Conhecimento e Avaliação do projeto no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.
Além de analisar as potencialidades do roteiro, o encontro é a oportunidade para que as agências instaladas na cidade e representantes da rede hoteleira fechem parcerias com os integrantes da caravana. No sábado, o grupo participou de um City Tour pelos pontos turísticos da área urbana de Corumbá, como o Cristo Rei do Pantanal, Morro São Felipe, Forte Junqueira, Jardim da Independência, Praça da Republica, Casa de Cultura Luís de Albuquerque, além de visitação de museus e do Centro de Convenções Miguel Gómez e do Casario do Porto.
Durante a noite, os integrantes da caravana fizeram uma viagem em um barco hotel até o Porto da Manga. Já no domingo (16), realizaram um passeio pela Estrada Parque, com paradas nas pousadas da região. Na manhã desta segunda-feira, o roteiro prevê um passeio de barco com vista para o Rio Paraguai e a visita a barcos hotéis e hotéis da cidade.
O projeto Caravana Brasil Nacional é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O objetivo é fomentar o crescimento e o desenvolvimento do mercado turístico nacional, apoiando a comercialização e estimulando a ampliação e a diversificação da oferta de produtos turísticos nacionais.