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Notícias de Bonito MS

A Secretaria Municipal de Obras de Bonito efetuou na terça-feira (8) um intenso trabalho de limpeza das margens da rodovia que leva à Fazenda São Geraldo e à Barra do Sucuri, logo após o secador da empresa Agro Santo Antonio, antigo armazém da extinta Agrosul.

No local foram despejados clandestinamente ao longo do tempo toneladas de lixo, incluindo sacos fechados, restos de móveis, pneus, e mangueiras plásticas, que obstruíam as valetas de canalização para escoamento da água da chuva. A operação utilizou caminhões, retroescavadeira e pá carregadeira e contou com o trabalho de operadores de máquina, motoristas e auxiliares.

“O descarte irregular do lixo traz sérios prejuízos à comunidade”, afirma o secretário municipal de Obras André Nunes, lembrando que ele impede o escoamento correto da água e danifica e estrada. Outro prejuízo para a população é que a prática também favorece a proliferação do mosquito da dengue. “Vamos fiscalizar ainda mais para desestimular essa prática”, afirma André.

“A recomendação da Secretaria de Obras é que todo o lixo seja conduzido ao aterro sanitário da cidade”, afirma Nilsinho, responsável pelo setor de máquinas do órgão. “O despejo irregular acarreta, além de prejuízos aos moradores e ao trânsito, despesas desnecessárias para a prefeitura”, conclui.

O Ministério do Turismo promove, nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Brasília, em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB), o workshop Liderança Articuladora e Inteligência Competitiva para o grupo gestor do turismo de Brasília. Trata-se de um treinamento destinado aos gestores de turismo, dos setores público e privado, dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional.

"Neste workshop serão repassados novos conhecimentos para o desenvolvimento da capacidade gerencial dos integrantes dos grupos gestores e avaliada a evolução da competitividade do destino", explica a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro.

O workshop é a última etapa do projeto de Gestão dos 65 destinos, que tem como meta o apoio à estruturação de 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional. Brasília, além de destino indutor, é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Ecossistemas frágeis e complexos, as áreas úmidas – nome dado ao conjunto de lagos, lagoas, pântanos e outros tipos de áreas alagáveis, como o Pantanal – têm um papel importante na manutenção da biodiversidade.

Na quarta-feira passada (2 de fevereiro) foi comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. A data foi instituída pela Convenção de Ramsar com o objetivo de estimular a reflexão e aumentar o reconhecimento em todo o mundo sobre a importância das áreas úmidas para o planeta e para a vida das pessoas.

Este ano de 2011, em razão do Ano Internacional das Florestas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o tema escolhido para as comemorações foi Áreas Úmidas e Florestas. O tema traz um alerta sobre a necessidade de conservar as florestas que estão nessas áreas úmidas, pois elas têm um papel importante no sequestro de carbono e na manutenção da saúde ambiental das áreas úmidas e do planeta.

Áreas úmidas

Ecossistemas complexos e variados, as áreas úmidas vão desde as zonas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais. Alguns exemplos são os lagos, manguezais, pântanos e também áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas, entre outros.

As áreas úmidas estão presentes em todos os tipos de ecossistemas e são importantes para a manutenção da diversidade biológica e para a regulação do clima. Pelo fato de terem um ciclo hidrológico que se modifica o tempo todo e que exige adaptação constante, as áreas úmidas abrigam uma enorme variedade de espécies endêmicas.

Outro serviço importante prestado por essas áreas é a regulação do ciclo hidrológico, ampliando a capacidade de retenção de água da região onde se localiza e, com isso, promovendo o múltiplo uso das águas pelos seres humanos.

Apesar da riqueza ambiental que oferecem, essas áreas são muito vulneráveis, principalmente aos efeitos das mudanças climáticas. Situadas em uma área de transição entre os ecossistemas aquáticos e terrestres, sofrem muita pressão não somente pela ação direta do homem, mas também pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce adjacentes.

Convenção de Ramsar

A definição do conceito de Áreas Úmidas surgiu na Convenção de Ramsar. O tratado intergovernamental celebrado no Irã, em 1971, marcou o início das ações nacionais e internacionais para a conservação e o uso sustentável das zonas úmidas e de seus recursos naturais. Atualmente, 150 paíse são signatários do tratado, incluindo o Brasil.

Sítios de Ramsar no Brasil

Além do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (MT), o Brasil possui outras sete áreas classificadas como Sítios Ramsar: Estação Ecológica Mamirauá (AM), Ilha do Bananal (TO), Reentrâncias Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA), Lagoa do Peixe (RS) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal (MT).

Um aquário natural, em meio a grutas e cachoeiras, ambiente ideal para aventureiros e amantes da natureza. O destino sul-matogrossense, como o próprio nome já diz, faz bonito. Para promover o município no mercado nacional, a Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (Atratur), com apoio do Ministério do Turismo (MTur), realizou visitas a operadores e agentes de viagem de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Durante as visitas, foram distribuídos kits, produzidos com apoio do MTur, com folders promocionais, em inglês e espanhol, e DVDs, com informações sobre o destino e 24 sugestões de passeios pela região.

“A ação foi bem positiva, nós não tínhamos material promocional de qualidade. Durante as vistas às empresas, os agentes relataram que queriam vender o destino, mas não tinham informações suficientes”, destaca a secretária da Atratur, Nádila Pereira. Por meio da ação, foram produzidos, 15 mil folders e mil DVDs.

Segundo Pereira, o material foi bem recebido pelos empresários e a associação já espera incremento do fluxo turístico no médio prazo. “Em uma das visitas, um turista estava na agência para comprar um pacote e mudou o destino para Bonito, ao ver o vídeo promocional que estava sendo apresentado aos agentes”, conta Pereira.

Em levantamento realizado pela Atratur, os empresários apontaram a falta de informação como a maior dificuldade para vender o destino Bonito (MS), seguida pelo preço e acesso. Para solucionar os gargalos enfrentados pelo destino e buscar alternativas, a Atratur promoveu encontro com o Conselho Municipal de Turismo de Bonito.

A ação está entre os dez projetos selecionados pelo MTur, por meio do Processo de Seleção de Projetos de Apoio à Comercialização, realizado no final de 2009. Na ocasião, foram recebidas 181 propostas, entre as quais foram selecionadas dez distribuídas pelas cinco regiões brasileiras.

Segundo o coordenador-geral de Apoio à Comercialização, Bruno Reis, a ideia do processo de seleção foi agregar valor e apoiar a comercialização dos destinos brasileiros, por meio de ações de consolidação e divulgação da imagem dos destinos pelo país.

Para mais informações, acesse http://www.atrativosbonito.com.br/

O turismo em Bonito, destino mais famoso do Estado fechou o ano com aumento de 4,06% nas visitações. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, foram 276.164 visitações em 2010, sendo 10.767 visitas a mais que 2009. Segundo o secretário de turismo, Augusto Barbosa Mariano, o desafio para 2011 é aumentar em 5% esse resultado alcançado no ano passado.

Segundo o secretário, o incremento em 2010 foi resultado do trabalho de todos - iniciativa privada, poder público e sociedade, além do grande apoio, entrosamento e articulação com o Governo do Estado através da Fundação de Turismo de MS e Governo Federal, através do Ministério do Turismo. “Antes do Governador André Puccinelli não existia política pública para o turismo. Hoje contamos com planejamento, orçamento, recursos, metas e, consequentemente, obtemos bons resultado”, enfatiza Mariano.

Entre as obras de infraestrutura, Augusto Mariano destaca a pavimentação da estrada MS 178, que integra a região de Bonito e da Serra de Bodoquena com o Pantanal e é a principal rota de entrada de estrangeiros através da Bolívia; a drenagem e pavimentação das ruas da cidade e a instalação da seção de incêndios, que possibilitou o início da operação do aeroporto da cidade que hoje já conta com voos regulares às quintas e domingos.

As políticas públicas também foram de extrema importância para esses resultados. Exemplo disso foi o decreto de criação do Geoparque Bodoquena-Pantanal que garantiu a chancela da Unesco possibilitando estudos oficiais na região. O fortalecimento de instâncias de governança, do Projeto “65 destinos indutores” e do Fórum Bonito-Serra da Bodoquena também foram decisivos no processo que garantiu a Bonito, pelo nono ano consecutivo, o prêmio da Revista Viagem e Turismo de melhor destino de ecoturismo do Brasil.

A secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, lembra que a divulgação foi essencial para o resultado.“Bonito se fez presente nas principais feiras, eventos e road shows, além de feiras com grande alcance de público como o Salão do Automóvel e Salão Imobiliário. Representantes do setor turístico também estiveram em feiras internacionais, sempre munidos de materiais de divulgação, fortalecendo a rota Pantanal-Bonito. Isso demonstra que o Governo do Estado priorizou esse segmento”, enfatizou.

O secretário Augusto Mariano lembra que “ainda existem arestas a serem aparadas nesse sistema, mas sua eficiência já está consolidada. Somos hoje a segunda maior arrecadação do município, perdendo apenas para a atividade agropecuária”. Atualmente 50% da mão de obra do município está voltada diretamente para o turismo. São guias, agentes, remadores, monitores, recepcionistas, motoristas e demais pessoas que ajudam na realização dos sonhos de quem visita a cidade.

E a meta é garantir a melhor distribuição de demanda, isso é, atrair o turista também durante a baixa temporada, colocando Bonito na vitrine do Brasil para eventos. Para o alcance de bons resultados o município investe na parceria com a rede hoteleira (hoje com 5 mil leitos), com o Centro de Convenções (com capacidade para 3 mil pessoas) e o aeroporto.

O município também já começa a se preparar para atender a demanda de turistas que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas em 2016. Para receber bem esse público estão sendo feitos investimentos na profissionalização da mão de obra e no crescimento da rede hoteleira. Uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul garantirá a abertura esse ano de 44 novas vagas para o curso de guias de turismo, especializados em atrativos naturais.

A secretária Tereza Cristina finaliza afirmando que além dos tradicionais roteiros turísticos hoje o Estado já otimiza a diversidade de atrações, inclusive, vem acompanhando e já se prepara para incrementar a tradicional atividade agropecuária e seu processo de gestão com o turismo científico e tecnológico. "A Fundtur já está trabalhando no cadastro das propriedades rurais com atrativos agrotecnológicos. Inclusive, já há operadoras trabalhando com esse tipo de roteiro. O empresário rural precisa se atentar a esta grande oportunidade e se informar. Agregar a produção primária ao turismo pode somar uma importante fonte de renda além de elevar a fazenda a uma vitrine científica e tecnológica", explica Tereza.

A partir da próxima terça-feira (15), até sexta (18), a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul visita as regiões da Grande Dourados, Bonito/Serra da Bodoquena, Caminhos dos Ipês e Pantanal para divulgação da Feira Internacional e o 3º Salão de Turismo. A Fundação tem uma agenda programada de visitas às dez regiões turísticas do Estado, na qual apresentará e divulgará a estrutura e organização do evento. As regiões apresentarão seus roteiros turísticos na terceira edição do Salão de Turismo.

Na oportunidade, a diretora presidente, Nilde Brun, esclarecerá sobre a nova Lei Nacional do Turismo regulamentada no ano passado. A lei busca o desenvolvimento e estrutura do turismo no País. “A lei estabelece as atribuições das instâncias responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico, além das regras para cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Disciplina ainda as atividades das empresas do setor”, acrescenta. Segundo Nilde, a Fundação de Turismo fará um trabalho de orientação e disseminação da legislação em todos os municípios e diretamente aos empresários. A Fundação de Turismo é o órgão oficial de fiscalização, também responsável pelo cumprimento das normas definidas.

O Salão de Turismo é o maior evento turístico do Estado e é uma excelente oportunidade de negócios, promoção e divulgação dos roteiros turísticos das regiões, além de proporcionar um contato direto com o público. Segundo a diretora-presidente da Fundação, o evento pretende mobilizar a população sul-mato-grossense, os municípios e empresários do setor para promover e valorizar as riquezas naturais. “Nosso turismo é diversificado e extraordinário que envolve cultura, lazer e negócios. Temos uma incrível gastronomia, artesanato envolvente e lindas paisagens, e o Salão de Turismo tem o papel fundamental de, num só espaço, estimular nossa população a conhecer nossas belezas, além de promover e fomentar nosso turismo nacional e internacionalmente”, disse.

A Fundação de Turismo, por meio do gerente de Políticas e Programas para o Desenvolvimento do Turismo, Silvio Carlos Pereira, tem desenvolvido importantes ações que fomentam o turismo das regiões do Estado, através de planos estratégicos de desenvolvimento, estruturando os destinos turísticos. No setor de Programa de Regionalização os interlocutores desempenham projetos de assessoramento que visam consolidar as rotas turísticas, ou estruturar as possíveis.

Os interlocutores do Programa de Regionalização estarão presentes nas reuniões nos municípios, representando a Grande Dourados a interlocutora, Cristiane Ferrari, GeanCarlo de Lima Merigue, interlocutor da Regiã de Bonito-Serra da Bodoquena e Caminhos dos Ipês, Jaqueson Mário Borges Santos, da Região do Pantanal.

Confira abaixo a programação:

15/02 Dourados
16/02 Bonito
17/02 Miranda
18/02 Campo Grande

Evento:

A Feira Internacional e 3º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul acontecem de 8 a 12 de junho, no Pavilhão Albano Franco, na Capital, com entrada franca.

Dez Regiões turísticas:

Caminho dos Ipês – Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti;

Atrativos: Prédios históricos, parques urbanos, pousadas, pousadas rurais, pesqueiros e balneários.

Bonito - Serra da Bodoquena – Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Nioaque, Caracol, Porto Murtinho;

Atrativos: Balneários públicos e privados, Rio Formoso, Rio da rata, dolinas, lagoas, grutas, abismos, flutuação e mergulho em águas cristalinas, circuito de arvorismo, trilhas, rapel, cachoeiras, cavernas, Rio Paraguai, torneios de Laço Comprido e pontos históricos da Retirada da Laguna (maior epopeia bélica do Exército Brasileiro).

Caminhos da Fronteira – Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru;

Atrativos: Contexto histórico ligado à Guerra da Tríplice Aliança, magníficas quedas d’água, rios de águas, rios de águas cristalinas, trilhas, grande diversidade da fauna e flora, formando um exuberante cenário ecológico.

Cone sul – Juti, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo;

Atrativos: Parque Nacional de Ilha Grande, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Parques naturais municipais, bosques, cachoeiras, praias de água doce, museu e festas.

Grande Dourados – Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Caarapó;

Atrativos: Exposições agropecuárias, eventos, pesqueiros, aldeia indígena, parques urbanos, prédios históricos e balneários.

Vale das Águas – Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu;

Atrativos: Unidades de conservação, pesqueiros, sol e praias de água doce.

Costa leste – Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia;

Atrativos: Sol, praias do Rio Sucuriú e Paraná, pesca nos rios Paraná, Verde, Sucuriú, Pardo e nos grande lagos balneários, públicos e privados, Usinas hidroelétricas, marinas, áreas rurais e industriais.

Rota norte – Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel d´Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica;

Atrativos: Nos Rios Coxim, Correntes, Piquiri, Sucuriú e Taquari, belas cachoeiras intactas e preservadas, riachos, córregos, ribeirões e piscinas naturais, rochas de milhões de anos lapidadas pelo vento, sítios arqueológicas, grutas com inscrições rupestres, serras, morros, cânions e cupins luminosos.

Pantanal – Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário, Anastácio;

Atrativos: Observação da fauna e flora, safári, fotográfico, cavalgadas, culinária pantaneira, passeios a cavalo, passeios de barco, pesca e pousadas pantaneiras.

Vale do Aporé - Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Chapadão do Sul.

Atrativos: Fazendas agrotecnológicas, eventos regionais e culturais, boia-cross, balneários, pesqueiros, cachoeiras, praia de água doce, trilhas, prédios histórios e museus.

Os proprietários de motos BMW têm um programa imperdível no próximo sábado. A Baviera Motors, em conjunto com a BMW Motorrad, realiza o primeiro encontro de motos, sendo que o grupo segue viagem para Bonito.

Serão 260 quilômetros para aproveitar a beleza do caminho, com passeios pela Serra da Bodoquena. Passeios como este já são realizados em vários estados brasileiros e em diversos países, principalmente na Europa.

Os organizadores do evento dizem que os proprietários de motocicletas da marca BMW estão ansiosos para o primeiro passeio de motos Baviera/BMW Motorrad, já que a sensação de liberdade que uma viagem de moto oferece é indescritível. “Muitos clientes atenderam prontamente o chamado e vão participar”, disse Risley Smith e Tom, executivos de vendas da Baviera e organizadores do passeio, com a apoio da BMW Motorrad.