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Notícias de Bonito MS

Pleitos e proposições de empresários para o setor e ações do MTur tendo em vista Copa e Olimpíadas foram o foco da reunião

O ministro do Turismo, Pedro Novais, reuniu-se, nesta terça-feira (22/02), em Brasília (DF), com os membros da Câmara Empresarial de Turismo (CET) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na ocasião, o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, entregou ao ministro documento consolidado com os principais pleitos e proposições do setor de turismo. Novais falou sobre as ações e perspectivas de desenvolvimento do turismo tendo em vista a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
“A Copa do Mundo não é um projeto somente dos governantes. É um sonho brasileiro. Um sonho de todos. Por isso, há um esforço multisetorial entre governo federal, estados, municípios, entidades de classe e iniciativa privada. Nós somos uma tríplice aliança - ministério, CNT e Fornatur. O turismo só será grande com ajuda de vocês”, ressaltou Novais ao dirigir-se aos representantes de classes patronais do setor de turismo integrantes da CET.

Durante o evento, Novais destacou que, para o ministério, a Copa começou no instante que o Brasil foi apontado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como sede do mundial de 2014. Desde então, o ministério acelerou ações na área de qualificação de mão-de-obra e a articulação de linha de créditos para reforma, construção e ampliação de hotéis. Segundo Novais, este ano, a ideia é ampliar a linha de R$ 1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a hotelaria.

O presidente da CNC convidou os presentes a unirem-se na defesa do turismo do país. “A atividade social e econômica do turismo é a que mais cresce no Brasil e no mundo. O turismo será o carreador dos países emergentes e o país com mais condições é o Brasil”, enfatizou Santos.

Na ocasião, Santos lembrou que estão sendo instaladas câmaras de turismo em todos os estados. “Estamos formando uma massa crítica de defesa do turismo em todo o país”, finalizou. A CET, composta por 23 entidades representantes do comércio de turismo no Brasil, funciona como um centro de inteligência empresarial focada na definição de ações e estratégias para o fomento da atividade turística no país.

A diretora presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundetur), Nilde Brun, recebeu do diretor da Abrasel Pantanal, Geraldo Albaneze, o projeto do Festival Gastronômico-Sabores da América Latina. O principal objetivo do festival é estimular o intercâmbio e a integração de chefs, culinaristas, restaurantes da região, visitantes e a sociedade local. Contribuindo assim com o avanço da competitividade e a inovação de micro e pequenas empresas de alimentação.

O evento pretende reunir no município de Corumbá, chefs de países como Cuba, México, Peru, Brasil, entre outros, durante a realização do Festival América do Sul, que acontece entre os dias 27 a 30 de abril, na cidade branca.

Segundo Nilde, a proposta é positiva e vai contribuir com o turismo regional. “Com o Festival Gastronômico vamos atrair mais turistas estrangeiros e de outros Estados, que consequentemente desfrutarão das belezas naturais do estado e, com certeza vão levar grandes lembranças daqui tanto da gastronomia, quanto das paisagens naturais”, disse.

Conforme o diretor da Abrasel Pantanal, além da movimentação financeira que será gerada pelos visitantes, a Região do Pantanal vai apresentar sua gastronomia regional e proporcionar avanços no desenvolvimento profissional no setor de alimentação, além da integração dos países latino-americanos. “O Festival vai incrementar a atividade turística do Pantanal, enriquecer o Festival América do Sul e fortalecer a identidade Pantaneira”, garantiu.

A próxima ação de divulgação e promoção de Mato Grosso do Sul no exterior acontece entre os dias 23 e 27 de fevereiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL -, em Portugal. O evento funciona como uma plataforma do setor turístico que combina exposição de produtos, promoção e comercialização, além de propiciar o debate entre os diversos agentes do mercado, que encontram nesta feira um espaço para a realização de negócios e rede de relacionamentos.

O evento tem duração de cinco dias, sendo os dois primeiros reservados para profissionais, e os demais, abertos ao consumidor final. Paralelamente à feira ocorrem atividades de interesse dos profissionais do setor, ministradas por personalidades, que permitem a realização de novas redes de contatos com integrantes do trade turístico e formadores de opinião do setor turístico.

Portugal é o quarto país europeu que mais envia turistas para conhecer destinos brasileiros. Em 2009, 183.697 portugueses escolheram o País para visitar. Portugal é também o país europeu de maior oferta de conexão aérea para o Brasil com voos da TAP para Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Ao total são 70 frequências semanais. Grande parte dos turistas portugueses que visitou o País em 2009 - 74,3% - , já visitou o Brasil outras vezes, e 94% pretende voltar.

Com base nesses dados, e apostando nas afinidades culturais e facilidades proporcionadas pelo idioma, pelo quarto ano consecutivo Mato Grosso do Sul expões seus atrativos turísticos para o mercado português na Bolsa de Turismo de Lisboa. Em 2010, os números da BTL registraram a participação de 980 expositores, 1.100 visitantes profissionais estrangeiros e mais de 70.000 consumidores.

Durante reunião realizada em Dourados para divulgação da Feira Internacional e 3º Salão de Turismo, a diretora presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, anunciou que pretende trazer quatro empresas aéreas regionais e nacionais para operarem no Estado.

A diretora tem agenda marcada em São Paulo, dia 22 (hoje), com a coordenação da Trip, Azul, TAM e Passaredo para apresentar as propostas de implantação dessas linhas nos municípios de Três Lagoas, Bonito e Dourados. Segundo ela, o interesse é que seja implantada uma nova linha direta de São Paulo. Três das quatro empresas aéreas que receberão as propostas fazem desembarque em Congonhas, exceto a Azul, que chega até Campinas.

Na proposta Nilde apresenta fatores positivos dos municípios como, as potencialidades econômicas da região, aeroportos, localização, entre outros dados que objetivam convencer as empresas sobre a viabilidade da instalação dessas linhas aéreas. A intenção é que essa nova linha possa fazer a integração entre Três Lagoas, Dourados e Bonito.

Viagens na Natureza – Edição Especial Revista Viagens e Turismo

O conceito de turismo responsável norteou esta edição especial, inteiramente assinada pelo fotógrafo Araquém Alcântara. São 13 destinos lindos no Brasil, que impressionam também pela preservação. Especialistas em meio ambiente e turismo ecológico também dão a dica e trazem as melhores atrações da Chapada Diamantina, Bonito, Fernando de Noronha, entre outras. E ainda: por que o Pantanal e a Amazônia são os melhores lugares do Brasil para ver bichos e o que Cataratas do Iguaçu, Lençóis Maranhenses, Chapada Diamantina e Aparados da Serra têm em comum. Veja também as dicas para quem quer escolher uma pousada ou passeio de maneira responsável.

Os 13 Destinos

Categoria: Sem Preguiça

Bonito – Ecoturismo multiuso

Tem grutas, tem cachoeiras, tem rapel, rafting e vôo livre. E rios e lagos com uma visibilidade incrível – mesmo quem só mergulha de snorkel consegue curtir a riqueza de peixinhos coloridos e formações rochosas subaquáticas. Bonito, no Mato Grosso do Sul, é o melhor lugar do Brasil para o ecoturismo com muita estrutura: há trilhas bem sinalizadas e com passarelas para facilitar a caminhada; todos os passeios devem ser acompanhados de guias credenciados, e a maioria deles inclui almoço na própria fazenda onde ficam as atrações (preços de R$10 a R$35).

Paisagem
A vegetação de Cerrado predomina, mas a maioria das atrações fica em áreas de mata densa. A excelente visibilidade da água dos rios e lagos é garantida pela concentração de calcário, característica da Serra da Bodoquena. Na gruta do Lago Azul, por exemplo, a dissolução do calcário resultou em estalactites e estalagmites.

Bichos

Na trilha do Buraco das Araras, tucnaos, araras, seriemas, biguás, emas, garças, periquitos e papagaios podem cruzar o caminho. No Parque Ecológico Baía Bonita, há lobos-guará, jacarés-de-papo-amarelo, cervos-do-pantanal e até jaguatiricas. Atração de algumas grutas, o camarão albino batizado de potiquara, de 7 mm, é único no mundo.

Quando ir
De dezembro a março, chove mais, a vegetação fica verde e os animais, mais visíveis. Para o mergulho, os melhores meses são os da seca (agosto, setembro e outubro), pois as águas ficam mais cristalinas.

O melhor passeio
O Abismo Anhumas. No meio da floresta, uma pequena fenda no chão anuncia a caverna. É preciso descer de rapel 72 metros e, lá dentro, passa-se o dia entre as curiosas estalagtites e os mergulhos no lago – submergir entre os cones gigantes, com até 20 metros de altura, parece cena de ficção científica.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, através da diretora-presidente, Nilde Brun, realizou reuniões nas Regiões da Grande Dourados, Bonito/Serra da Bodoquena, Campo Grande/Caminhos dos Ipês e Miranda/Pantanal para divulgação da Feira Internacional e o 3º Salão de Turismo. Na oportunidade apresentou também as proposições para o ano de 2011 para o desenvolvimento do turismo no Estado.

Conforme as diretrizes consideradas prioridades para esse ano, a diretora presidente destacou a Lei Nacional do Turismo, regulamentada no ano passado, que busca o desenvolvimento e estruturação do turismo no país. A Fundação de Turismo é o órgão oficial de fiscalização responsável pelo cumprimento das normas voltas ao turismo dentro do estado. Agentes fiscais de turismo serão designados para a fiscalização nos empreendimentos turísticos e caso sejam encontradas irregularidades, os prestadores de serviços estarão sujeitos às penalidades, aplicadas isolada ou cumulativamente, entre elas: advertência por escrito, multa, cancelamento da classificação, interdição do local e cancelamento do cadastro.

Segundo Nilde, a Fundação de Turismo iniciou o trabalho de orientação e divulgação da legislação em todos os municípios e diretamente aos empresários. “Não queremos sair multando, não é o nosso objetivo, por isso vamos orientar. A lei garante que tenhamos produtos de qualidade e empreendimentos capacitados para receber turistas”, destacou. A classificação hoteleira que também faz parte da Lei será realizada pelo Inmetro, que fará a classificação adequada para cada estabelecimento.

O Plano de reposicionamento de Mato Grosso do Sul no mercado nacional e internacional, com foco na Copa 2014, terá um olhar especial nas diretrizes. A diretora-presidente considera importante nesse período que o setor privado e o poder público organizem estratégias para atrair os turistas para Mato Grosso do Sul, com capacitação, identificação das potencialidades turísticas e investimentos na divulgação intensa dos nossos produtos. “Mesmo sendo a Copa em outros Estados, temos a oportunidade de atrair os turistas para Mato Grosso do Sul. Não somos sede, mas somos destino”, enfatizou.

Ela lembrou ainda a importância do preenchimento da Ficha Nacional Registro de Hóspedes (FNRH). Conforme Nilde, esses dados são transformados em números, que serão convertidos em índices de levantamento de hospedagens, procedência do turista, período de permanência, entre outras. Através dessas informações o Estado buscará fomentar sua participação no desenvolvimento do turismo.

Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou relatório do estudo de competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turísticos Regional, onde indicou Campo Grande, Corumbá e Bonito como rotas turísticas de destaque. Com esse indicativo a melhoria do índice de competitividade dos três destinos indutores junto ao Ministério do Turismo faz parte das diretrizes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul para que seja possível identificar e avaliar junto aos municípios todo processo de políticas públicas de investimentos que acarretem ações de curto, médio e longo prazo.

O Salão de Turismo também faz parte da proposta de fomento do turismo no Mato Grosso do Sul. Considerado o maior evento turístico do Estado, é uma excelente oportunidade de negócios, promoção e divulgação dos roteiros turísticos das regiões, além de proporcionar um contato direto com o público. Segundo a diretora-presidente da Fundação, o evento pretende mobilizar a população sul-mato-grossense, os municípios e empresários do setor para promover e valorizar nossas riquezas naturais. “Nosso turismo é diversificado e extraordinário, envolvendo cultura, lazer e negócios. Temos uma incrível gastronomia, artesanatos únicos e envolventes, lindas paisagens, e o Salão de Turismo tem o papel fundamental de, num só espaço, estimular nossa população a conhecer nossas belezas, além de promover e fomentar o turismo nacional e internacionalmente”, disse.

Complementando o processo de gestão 2011 também são prioridades para a Fundação de Turismo: Implantação de inteligência Comercial para o setor; Implementação do Selo de Qualidade nos produtos e serviços turísticos; Redimensionamento do Plano estratégico 2008-2020; Implantação do Projeto Parada Legal (rodovias de acesso à Bonito e Pantanal).

“Queremos uma gestão compartilhada, planejada e participativa integrando todo segmento, desenvolvendo e fortalecendo nosso turismo”, finaliza Nilde.

A música, a gastronomia e as imagens de Mato Grosso do Sul conquistaram o trade curitibano que participou do Workshop “Conhecendo Mato Grosso do Sul com o Trem do Pantanal”, promovido pela Serra Verde Express em parceria com a Fundação de Turismo de MS e BWT Operadora, no dia 16, em Curitiba.

Cerca de 200 pessoas, entre agentes de viagem, trade e guias de turismo, participaram do evento, que teve a música sul-matogrossense representada por Dila Alves e Banda e a gastronomia por aperitivos de isca de jacaré, filé de tilápia e carne seca com mandioca que incrementaram o cardápio do evento.

O diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, falou com alegria do sucesso do evento, “Hoje temos aqui uns 200 agentes de viagem que irão multiplicar as informações apresentadas. Uma coisa é apresentar o produto numa visita, outra é proporcionar essa experiência vivida aqui, com música e culinária regional. Aproveitamos o evento para lançar o pacote do feriado de sete de setembro “Bonito com o Trem do Pantanal”, saímos na frente, com certeza o destino Mato Grosso do Sul vai ser o primeiro a ser lembrado”, comemorou Adonai Filho.

Para o agente de viagem da Ag1 Turismo, Charles Oliveira, o evento foi importante para o entendimento do produto. “Não conseguíamos dimensionar a importância social do Trem do Pantanal, nem mesmo conhecíamos essa tradição cultural forte que o Mato Grosso do Sul tem, como a gastronomia, a música, sem mencionar as incríveis belezas naturais. Esse cunho cultural faz do Trem um produto diferenciado e atrativo não só para o curitibano, como para todos os brasileiros”, explicou Oliveira.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o Trem do Pantanal é mais do que um produto turístico: “Para o Mato Grosso do Sul o Trem do Pantanal representa um resgate cultural, além de gerar renda e movimentar a economia das comunidades que passaram a produzir artesanatos e alimentos motivados pela passagem do trem”.